As sutilezas do isolamento acústico e piso de isolamento acústico

Um problema comum em um prédio de apartamentos é o ruído ambiente. Ele vem de cima, de baixo, por detrás das paredes, e isso nem sempre significa que os vizinhos começaram a consertar ou mover móveis à noite. Às vezes o problema é que a casa foi erguida com violações de códigos de construção, ou rachaduras apareceram dentro das paredes.

Seja qual for o motivo, a solução é estudar as sutilezas do isolamento acústico e do isolamento acústico do piso, e escolher o melhor material para o seu gabinete e o método de instalação.

Características especiais

Isolamento acústico e isolamento de ruído são diferentes. Proprietários de apartamentos não querem se aprofundar na essência dessa diferença - qualquer ruído é igualmente irritante. E esse é um dos principais erros que reduzem a eficácia das medidas na luta pelo silêncio.

Sons e ruídos têm uma natureza diferente de origem. Na prática, esta divisão é condicional, uma vez que Inicialmente, existia apenas o termo “isolamento acústico”, que levava em consideração apenas a propagação de vibrações mecânicas percebidas pelo ouvido.

  1. O isolamento acústico do piso implica proteção contra vibrações acústicas e aéreas (estruturais).
  2. Acústico causado pelo reflexo do som das paredes e teto da sala (voz, cachorro latindo, música).
  3. As vibrações do ar são o resultado de uma pessoa se movimentando pela sala: passos arrastados, portas de abertura e fechamento e ações similares.
  4. Vibrações sonoras se propagam através de rachaduras no teto do piso, caixas de saída, ventilação, tubulações.

Piso de isolamento acústico - esta é uma medida para combater as ondas de choque. Eles são causados ​​por um efeito mecânico em qualquer superfície. Vizinhos abaixo da unha cortina da janela - o som de sobreposições, baterias, paredes sobe e desce. As crianças pulam em seu quarto, alguém batendo na bateria com indignação é tudo vibração de choque.

Para combater os sons, você precisa de materiais reflexivos e de combater o ruído. Em um material, essas propriedades podem não ser combinadas,portanto, para resolver efetivamente o problema, eles precisam ser combinados e dispostos em camadas uns sobre os outros.

    Existem alguns aspectos mais importantes que deve ser considerado ao instalar a camada isolante no chão:

    • A escolha dos materiais determina o tipo de casa. Materiais de construção em si têm maior ou menor capacidade de transmitir sons de uma sala para outra. Depende da sua espessura, porosidade, integridade do espaço interno.
    • Fornecer bom isolamento pisos de concreto na casa, que é construído em conformidade com todas as normas. A espessura do piso de concreto é grande o suficiente para abafar as vibrações acústicas e de choque.
    • Sorte moradores de casas de tijolos. Este material é corpulento e denso, com sucesso abafa sons e ruídos sem esforços adicionais.
    • Painel e casas de estrutura monolítica já representam um problema. Muitas vezes eles estão indo apressadamente, em violação do SNiP.

    Como resultado, a espessura de sobreposição é apenas metade da norma, portanto, quaisquer sons são perdidos e as lacunas permanecem entre os elementos estruturais - um caminho direto para o ruído estrutural.

    Casa de estrutura monolítica
    O intervalo entre as placas
    • Casas de estrutura monolítica em termos de isolamento, eles são ruins porque são uma construção sólida. Ruídos de choque são bem distribuídos pelos andares. Se o piso térreo começou uma renovação, os inquilinos vão saber sobre isso até pelo menos o terceiro.
    • A altura do teto também é importante. Quanto maior a distância do chão ao teto, pior as vibrações do ar. Em um apartamento com tetos altos, boa acústica, por isso, se os vizinhos ouvirem música do fundo ou palavrões, os sons do chão se sobrepõem aos vizinhos de cima. Nesse caso, o ruído de impacto tem um efeito maior na direção oposta.
    • Da altura da sala depende da espessura admissível da camada isolante. Se a altura do teto do apartamento for de 270 cm ou mais, você pode montar com segurança uma camada de 10 a 20 cm de espessura, ninguém vai começar a descansar a cabeça no teto e se sentir desconfortável porque a sala ficou apertada. Mas para apartamentos com altura de teto inferior a 270 cm, uma perda de 15 cm pode se tornar crítica.
    • Paul não é o único caminho através do qual sons estranhos penetram o apartamento. Com um problema pronunciado com sons estranhos apenas com um acoplador de piso, não será possível corrigir a situação.Sim, será um pouco mais silencioso, mas os sons e ruídos ainda penetrarão em outros caminhos. Medidas adicionais são necessárias.

    Propósito

    Falando de vizinhos barulhentos, não se esqueça que em seu próprio apartamento há também fontes suficientes de sons e ruídos que podem incomodar os moradores dos apartamentos mais próximos. Se o problema do mau isolamento na casa é relevante, então é relevante para todos. Portanto, a finalidade do isolamento acústico e sonoro não é apenas aumentar seu próprio nível de conforto, mas também minimizar o desconforto de seus vizinhos.

    Indiretamente, ainda se preocupa com a sua tranqüilidade - não há motivo para um conflito com os vizinhos, se as crianças no apartamento gostarem de brincar com o cachorro, se alguém usar instrumentos musicais e se o silêncio da biblioteca não for apoiado.

    Outras razões:

    • O nível de ruído será menor.
    • Materiais isolantes revestem a base do piso. Em uma base plana, é mais conveniente montar o acabamento.
    • Uma variante comum de isolamento sonoro e sonoro do pavimento - betonilha. Qualquer um dos seus tipos (seco, semi-seco e molhado) é adequado para a montagem de um sistema de aquecimento de piso.Assim, resolve dois problemas ao mesmo tempo: silencie o ruído extra e aqueça o chão.
    • Um quarto com boa absorção sonora está em conformidade com os códigos de construção.

    Isso aumenta o preço do apartamento ao vender.

    • Aumento da liberdade de ação em seu próprio apartamento. O ruído de impacto é perfeitamente absorvido e amortecido quando os materiais isolantes estão na mesma sala que a fonte do ruído.

    Requisitos regulamentares

    Sobre a construção de códigos e requisitos (SNiP) tem sido dito repetidamente. No entanto, nem todo mundo sabe o que eles regulam e por que eles são necessários. Às vezes a casa tem um isolamento acústico tão ruim que parece que os desenvolvedores de edifícios residenciais também desconhecem a nomeação de um SNiP. E eles são necessários para que a habitação seja segura e confortável. Em relação ao isolamento acústico - é a proteção contra ruído.

    O conjunto de regras que regem as atividades dos desenvolvedores, estabelece uma "taxa" condicional de ruído e os indicadores máximos admissíveis.

    Requisitos obrigatórios para o projeto, construção e operação de instalações residenciais (e não apenas) desenvolvidas com base no GOST. A disposição contém muitas cláusulas e subcláusulas, das quais para o dono do apartamento apenas três são importantes:

    • Nível de ruído admissível. Entende-se como um nível que não causa preocupação aos inquilinos do apartamento, não tem efeito físico sobre o estado do corpo e seus sistemas funcionais, incluindo os analisadores auditivos. Considera-se válido todo o dia.
    • Nível máximo permitido. Infelizmente, o final não é o mesmo que "não é chato". Este é um nível que durante o horário de trabalho (até às 22:00) não causa doenças relacionadas e problemas de saúde. Vizinhos de baixo têm o direito de bater com um martelo em uma determinada hora do dia. Isso terá que aguentar.
    • Isolamento de choque e ruído aéreo. O SNiP os divide em duas categorias separadas, mas sem um especialista é difícil entender os indicadores e as fórmulas. A única coisa importante é que, de acordo com as normas, o nível de ruído admissível durante o dia é de 39 a 49 dB, à noite, 30 a 35.

      A sobreposição de piso de alta qualidade pode isolar de 50 a 55 dB de som. Os gritos de um adulto ou o choro de um bebê são de 70 a 75 dB. Assim, proteção adicional é necessária. Em média, os materiais de isolamento acústico tornam possível abafar 20 a 30 dB de ruído com a instalação adequada.

      Também nos requisitos SNiP para decks de piso são fixos:

      • A falta de ligações rígidas entre o piso e as estruturas de suporte do edifício.Ou seja, a mesa deve estar flutuando, sem pontes sonoras.
      • A base do piso de concreto ou madeira é separada das paredes ao longo do contorno por uma largura de 1 a 2 cm.

      Supõe-se que esta lacuna seja preenchida com materiais que mal conduzem ao som: fibra de madeira, espuma de poliuretano espumada, lã mineral e outros.

      • O plinto não deve ser um elo de ligação entre o chão e a parede. Está ligado à base da parede ou apenas à base do chão.
      • A mesa monolítica (molhada) é montada na camada impermeabilizante.
      • Os materiais das placas são colocados de perto, sem lacunas nas articulações.
      • Se não houver estoque para isolamento acústico do piso (o entreferro entre a mesa e o revestimento), os materiais devem ser usados ​​sobre uma base de espuma. Isso se aplica a capa mole na forma de linóleo e carpete. Sua base não deve ser fibrosa.
      • Tetos Interfloor entre salas residenciais e barulhentas são separados por uma estrutura grossa monolítica com isolamento acústico de 57-62 dB.

      Materiais modernos

      Materiais de isolamento acústico podem ser divididos em novos e obsoletos. A convencionalidade de tal classificação é explicada pelo fato de que muitos dos materiais antigos são considerados tradicionais, um tipo de clássico, e continuam a ser usados, apesar do surgimento de alternativas.

      Finalmente, sua serragem, espuma de borracha e poliestireno tornaram-se obsoletos. No entanto, suas versões modificadas são viáveis. Eles lidam com a tarefa, quando a casa já tem bom isolamento acústico, e só precisa ser reforçada. É fácil trabalhar com não-profissionais com esses materiais, e seu custo é várias vezes (às vezes dez vezes) menor do que o custo de materiais inovadores.

      Serragem
      Borracha de espuma
      Espuma de plástico

      Vata

      Isto, claro, não é sobre algodão medicinal, mas sobre materiais fibrosos de matérias-primas de origem mineral. Estes incluem minerais e lã de basalto, lã de vidro. Os materiais diferem uns dos outros, mas essas diferenças não são críticas. As vantagens e desvantagens da lã de construção de diferentes tipos são idênticas.

      Lã mineral
      Lã de basalto
      Lã de vidro

      Prós:

      • Baixo peso.
      • Isolamento adicional devido ao ar entre as fibras da lã.
      • Material universal para qualquer superfície.
      • Não acumula poeira.
      • Não queima.

        Contras:

        • O material é principalmente isolante, e apenas no segundo - insonorização.
        • Uma camada de pelo menos 10 cm de espessura será eficaz.
        • Não deforme as placas durante a instalação. Se você pressioná-los bem juntos até que as rugas ocorram,a lã perde suas qualidades.
        • Pode encolher ou deformar devido ao estresse mecânico no chão.
        • Com medo da umidade.

        Isopor

        Isto é o que o plástico de espuma “evoluiu”. Seu desempenho melhorou significativamente com as mudanças na tecnologia de produção, no entanto, ainda não é bom o suficiente.

        Prós:

        • Resistência à umidade, poeira, atividade de organismos vivos.
        • A estrutura celular do material não é ruim esconde o ruído.
        • Longa vida útil.

        Contras:

        • Fragilidade Placas celulares leves são muito mais adequadas para a insonorização do teto do que o piso, que é regularmente exercido por cargas de energia pontuais ao caminhar.
        • Perda de 10-15 cm da altura do teto. Uma camada mais fina não será eficaz.

        Painéis de cortiça

        Este material de folha é feito de madeira de sobreiro. Ele também vai para o processo na fabricação de tampas para garrafas de vinho. O folheado de madeira ou o miolo pequeno são usados, que é pressionado e colado em altas temperaturas em folhas sólidas. O verniz é mais caro, o bebê é mais barato.

        Fabricantes garantem redução de ruído de 20-30 dB, o que não é bem verdade. Sim, esses indicadores ocorrerão. Nos vizinhos.A capa de cortiça protege contra o ruído de choque, para aqueles que vivem no andar de baixo ficarão satisfeitos com o silêncio. No apartamento acima, onde há um engarrafamento no chão, ainda será perfeitamente audível a felicidade dos vizinhos se começarem a discutir em voz alta.

        Prós:

        • Facilidade
        • Força
        • Pequena espessura.
        • Fácil de cortar e montar.
        • Absorve a umidade mal.
        • Folhas de migalhas são baratas.

        Entre as desvantagens óbvias, apenas uma pode ser destacada - um mínimo de eficácia na luta contra sons estranhos. Materiais inovadores para a instalação de mesas de nivelamento são projetados para resolver este problema.

        Borracha de espuma acústica

        Não tem nada a ver com coletores de pó soltos e macios de tons amarelados, usados ​​para encher móveis. Borracha de espuma acústica é um material de placa para isolamento acústico profissional. Seu campo de aplicação - estúdios de gravação, cinemas, locais públicos.

        Vantagens:

        • Alta eficiência.
        • Peso pequeno.
        • Elasticidade
        • Base auto-adesiva.
        • Fácil de cortar em fragmentos do tamanho e forma desejados.
        • Não acumula poeira.
        • Bioestável

          Desvantagens:

          • Superfície de alívio.
          • Preço alto
          • Ele queima e contém toxinas que são liberadas durante a combustão.

          Membrana de isolamento acústico

          A membrana acústica é um substrato fino, mas durável e pesado, que consiste em polímeros, fibras e aglutinantes.

          Vantagens:

          • Pequena espessura e alta densidade.
          • Fácil de cortar em fragmentos.
          • Elástico e flexível.
          • Em base auto-adesiva.
          • Adequado para uso em superfícies verticais e horizontais, como base de mesa flutuante, seca e em equipe.
          • Ao mesmo tempo, é isolante térmico.
          • Dá um bom resultado.
          • Durável.

            Desvantagens:

            • Caro.
            • Não deve ser colocado em superfícies irregulares da sub-base. Anteriormente, terá que ser nivelado com gesso.

            As falhas das membranas são insignificantes, por isso são gradualmente eliminadas na liderança entre os materiais de isolamento acústico. Já é possível encontrar produtos de muitos fabricantes europeus e nacionais no mercado: Teksaund, Trocellen Akustik, Maxforte, Phonestar, Soundguard, Index e outros.

            Para reduzir o custo de construção, é possível combinar espuma e membranas com materiais de baixo custo, mas menos eficientes. Estes são os meios destinados principalmente ao isolamento térmico e já os segundos para o isolamento acústico: cortiça, drywall, lã mineral, OSB e aglomerado, espuma de poliestireno.Meios auxiliares: selante acústico para selar fissuras e juntas, fita de amortecimento.

            Dispositivo

            Para equipar o isolamento do piso de várias maneiras. A escolha do mais adequado depende de muitos fatores. Isso e a altura do teto, que permite ou não levantar o chão por uma dúzia ou dois centímetros, e o estado dos andares (suportam uma grande carga ou não), a urgência da questão e seu lado financeiro.

            Métodos comuns:

            Mesa flutuante

            É derramado ou derramado sobre um material isolante de calor e isolante acústico. A fundação do piso não se aplica a pisos e paredes, e deixa de ser um condutor para sons e ruídos do piso inferior. Consiste nos seguintes elementos:

            • Base de isolamento acústico. Podem ser membranas sólidas ou mais leves em termos de peso e materiais acessíveis: cortiça, contraplacado, lã mineral, espuma de poliuretano.
            • Fita amortecedora. É necessário que haja uma lacuna entre a mesa e a parede, e nenhuma ponte sonora é formada.
            • Composto de nivelamento. É seco e semi-seco.

            É feito com base em concreto, cimento, gesso, fibrovolokon sintético.

            • Impermeabilização. É necessário que a mistura líquida não caia nos materiais à prova de som, caso contrário, uma ponte sonora é formada.
            • Malha de reforço. Protege a betonilha contra rachaduras quando sua espessura é superior a 4 cm.
            • Materiais espumados para o interlayer entre o revestimento de acabamento e o empate. Isolamento acústico adicional.
            Impermeabilização
            Malha de reforço

            A vantagem da mesa flutuante é que ela permite construir a camada protetora mais espessa e grossa. Absorve cerca de 30 dB. Isso é mais que suficiente para um resultado efetivo. Esta mesa vai durar por décadas.

            As desvantagens deste método também são suficientes: longo (a mesa seca 30 dias), caro, trabalhoso, o peso total da estrutura dá uma grande carga no chão, e a altura eleva o chão em 5 a 15 cm. Com um erro de instalação, todos os esforços diminuirão. A desmontagem da mesa flutuante monolítica é um procedimento longo, empoeirado e caro. E extremamente barulhento.

            É importante usar uma betonilha de concreto flutuante quando os pisos estão em excelente condição, e eles podem receber uma carga adicional grande. Além disso, o método é adequado para subpavimentos irregulares com diferenças de altura e apartamentos, onde, além do isolamento acústico, é necessário dispor de um piso aquecido.

            Mesa seca

            "Seco" é chamado de uma mesa, cuja instalação impede o uso de uma solução líquida. Por definição, assemelha-se a uma alternância camada-a-camada de uma mesa monolítica, uma vez que é uma espécie de flutuação:

            • Barreira de vapor. Este é um filme fino que é necessário para proteger contra a condensação.
            • Fita de afiação. Evita pontes sonoras e inibe a pressão da mesa nas paredes. Se não existir, podem ocorrer rachaduras na superfície das paredes. Isso só aumentará o problema de ruído.
            • Preenchimento a seco. Este é um material que é preenchido a uma altura de 5 a 15 cm, formando uma almofada de absorção de ruído na qual a camada de nivelamento é colocada na forma de lajes. O enchimento é baseado em areia, concreto e escória. Argila expandida leve e porosa, perlita e vermiculita são populares.
            • Camada de nivelamento Estas são folhas ou chapas de material leve, mas durável, que é montado em duas camadas, criando uma superfície perfeitamente plana da sub-base.
            • Mastic ou cola, parafusos. Eles são necessários para a ligação entre duas camadas de nivelamento.
            • Impermeabilização. Filme de PVC que protege o aterro hidrofóbico e as folhas da umidade.

              O recheio a seco tem muitas vantagens: materiais baratos, instalação rápida e fácil (semana máxima), um peso relativamente pequeno não causa uma grande carga no chão.O processo pode ser interrompido porque não há materiais de endurecimento rápido.

              Adequado para uso em qualquer condição do piso, mesmo que seja muito irregular.

              As camadas leves, mas porosas da construção, devido à grande espessura e às lacunas de ar, proporcionam um isolamento de alta qualidade. A estrutura é fácil de desmontar. As desvantagens de um preenchimento a seco são que ele encolhe com o tempo. O chão pode ficar irregular se a camada de preenchimento não for suficientemente densa. Os materiais em si têm medo da água.

              Preenchimento a seco relevante para isolamento acústico em uma residência particular. A tecnologia de mesa úmida não é aplicável para pisos de madeira em uma casa de campo. A árvore absorve ativamente a umidade e começa a apodrecer, e se você não fizer uma argamassa, o problema de pisos rangentes se manifestará com o tempo. Betonilha de argila expandida densa e porosa resolve ambos os problemas.

              Equipe ou nivelamento

              Uma característica deste tipo de construção é que não implica componentes líquidos e a granel. A proteção contra sons estranhos fornece a estratificação de materiais de rolo, folha ou placa. Usado barreira de vapor e impermeabilização. Na borda da sala você precisa colocar uma fita amortecedora.

              Vantagens da mesa da equipe: instalação rápida do tipo "faça você mesmo", a capacidade de combinar camadas refletoras de som e de absorção sonora, a espessura mínima de materiais com alta densidade (ideal para apartamentos com tetos baixos), absorção acústica de mais ou menos 30 dB. A desmontagem e a substituição parcial de fragmentos são possíveis. O revestimento torna a base da sub-base uniforme e confortável para o acabamento final.

              Desvantagens: a base dos pisos deve estar limpa, seca e nivelada. O método é eficaz, mas caro. É impossível combiná-lo com um piso quente. O método é relevante para apartamentos com pisos finos e uniformes, que não suportarão a betonilha de concreto.

              Piso autonivelante

              Um método inovador, cujo principal objetivo é nivelar a superfície do piso. Ele não fornece isolamento acústico de alta qualidade, mas o aprimora. Como a primeira camada, você pode usar a maioria dos materiais de orçamento: cortiça, drywall, lã, espuma de poliuretano e outros.

              O dispositivo para piso autonivelante com isolamento acústico é um pouco diferente da mesa clássica:

              • Camada de barreira de vapor, que também serve como impermeabilizante, se a mistura vazar. Folhas colocar uma sobreposição de 15-20 cm, borda de chumbo na parede.
              • Na borda da cola fita de amortecimento. O objetivo do uso é o mesmo de qualquer outro acoplador. Além disso, a fita retém a barreira de vapor.
              • Camada isolamento em formato de folha ou chapa.

              Montado sem lacunas, os vazios podem ser preenchidos com selante acústico.

              • Impermeabilização. O piso a granel é uma mistura muito líquida com tecnologia de autonivelamento. Pode fluir para a camada inferior e formar uma ponte sonora.
              • 1-2 camadas mistura autonivelante.

              Além disso, o fato de trabalhar com uma solução é fácil, mesmo para um não profissional. A mistura é nivelada sob seu próprio peso. E também pode ter aditivos decorativos e ser, ao mesmo tempo, um pavimento rascunho e justo. Este é um revestimento perfeitamente liso em que você pode montar e linóleo macio e laminado e parquet e azulejo. A espessura das camadas é de 1 a 5 cm A falta de uma mistura é um preço alto. Quanto mais espessa a camada, mais caro é o preenchimento.

              Padrões de Montagem

              A prática mostra que usar apenas um material é menos eficaz do que combiná-los. Muitas vezes, uma mesa de cimento é combinada com bases leves e baratas, as membranas são montadas numa mistura autonivelante, a mesa é fechada no topo ou laminada com diferentes materiais de espessura, densidade e peso.Dependendo da espessura exigida da camada de insonorização, escolha um dos 5 esquemas eficazes.

              Esquema №1: com a base da membrana acústica

              É montado em camadas:

              1. Membrana de isolamento acústico (Teksaund, Trosellen Acoustics ou outro fabricante).
              2. Fita amortecedora na borda da parede para toda a altura da mesa.
              3. Betonilha de cimento. Sua altura deve ser de pelo menos 30 mm, caso contrário a solução rachará na secagem. Se a altura da mesa for maior do que 4 a 5 cm, aparecerá uma camada adicional - malha de reforço.
              4. Folhas de aglomerado, contraplacado ou folheado de cortiça.
              5. Terminando o chão.

              Esquema №2: com uma camada adicional de papelão de basalto

              Na verdade, é o mesmo “bolo” de insonorização, mas a primeira camada é o papelão de basalto, não a membrana acústica. Essa é uma proteção adicional necessária em casos difíceis.

              É importante montar o “bolo” para que a mesa não toque na parede. Fita de afiação pode ser colada em 2 camadas.

              Esquema número 3: baseado em betonilha de cimento

              A mistura de camadas dentro do “bolo” acústico torna possível desmontar e remontar a estrutura no futuro, enquanto a betonilha de cimento permanecerá intacta.A opção é adequada para resolver problemas com piso irregular irregular.

              Ele também se encaixa em camadas:

              1. Impermeabilização.
              2. Fita afiada, larga e densa.
              3. Betonilha baseada em cimento.
              4. A camada de reforço.
              5. Membrana acústica.
              6. Material à base de fibra de madeira leve e grossa.
              7. Terminando o chão.

              Esquema número 4: betonilha seca

              Adequado para casos em que você precisa fazer isolamento acústico, mas não há vontade de mexer com a solução e esperar 3 semanas até secar completamente. A alternação de camadas de “bolo acústico seco” pode diferir. Para betonilha seca com base de argila expandida, é necessária uma barreira de vapor, para um material mais moderno de amortecimento de vibrações - não. Considere uma versão mais moderna:

              1. Primer. É necessário para uma boa aderência de gesso granulado redutor de ruído com paredes e piso.
              2. Shumoplast Esta base de amortecimento de vibrações (absorve o ruído de choque de até 32 dB), para que você não precise colar as paredes com o edgeband. Você pode fazer isso por seguro, mas não há necessidade. Shumoplast é alinhado de modo que vá nas paredes acima do nível do revestimento final. A altura da camada é de 5 a 20 cm.
              3. Malha de reforço.
              4. Folhas GVL para nivelar a superfície. Coloque em duas camadas.Entre si, as camadas são coladas com mastique e fixadas com parafusos;
              5. Selagem de juntas com massa.
              6. Pavimentos

              Esquema número 5: insonorização nos troncos

                  Os desfasamentos são barras de madeira que se alinham à largura de uma sala de parede a parede, de modo que servem como uma moldura para preencher as lacunas com material de placa do tipo de lã mineral.

                  Dispositivo Screed em logs:

                  1. Camada de membrana acústica. Sob os registros, ele pode ser colocado em uma camada dupla.
                  2. Fica 50 x 50. Eles estão ligados à parede com suportes de absorção de vibração.
                  3. O espaço interior é preenchido com lã mineral com ressaltos.
                  4. A borda da parede é colada com uma fita de borda a uma altura ligeiramente maior que a altura do acabamento.
                  5. A primeira camada de madeira compensada. As lacunas são preenchidas com selante acústico.
                  6. A segunda camada de compensado é colocada em uma corrida - as costuras não devem ser as mesmas. Enchimento de lacunas com selante.
                  7. Acabamento

                  Ferramentas necessárias

                  Uma lista completa de ferramentas para montar um bolo acústico no chão depende da escolha da tecnologia e dos materiais. Então, para encher a mesa vai precisar de equipamentos especiais e faróis, e para montagem nos troncos - apenas uma chave de fenda.

                  Como os materiais modernos simplificam bastante o processo de instalação,Considere a lista de ferramentas para trabalhar com materiais de última geração para a instalação de betonilhas secas e modulares.

                  Primeiro de tudo, você precisa de equipamentos para limpeza: aspirador de pó, vassoura, pá de lixo, sacos de lixo, luvas.

                  No próximo estágio, uma fita métrica, ferramentas de desenho e um nível de construção serão úteis para marcar uniformemente as linhas da fita da borda.

                  Então, precisamos de ferramentas para cortar materiais nos segmentos desejados. Uma faca afiada ou tesoura vai lidar com a membrana, e com a fita de bainha, e com filme de barreira hidro e vapor.

                  Para alguns tipos de mesa seca, você precisará de um farol: um perfil de madeira e guias para alinhar a camada de aterro. Para instalar a camada de nivelamento, você precisa de parafusos, chave de fenda, mastique ou cola, selante acústico ou de silicone. Você pode precisar de uma serra-búlgara para um corte preciso de madeira compensada em fragmentos.

                  Como fazer você mesmo?

                  Instalar um bolo acústico no chão de um apartamento ou casa não requer habilidades especiais. Esta afirmação vale para muitos layouts de isolamento acústico. A exceção é a fundição da mesa. É melhor confiar os profissionais.Trabalhar com materiais modernos é simples, e as etapas de instalação podem ser chamadas de universais: preparação, instalação de camadas, acabamento final.

                  Primeira fase: trabalho preparatório

                  Inclui todo o trabalho de liquidação e preparação da fundação.

                  Os cálculos são realizados em várias etapas:

                  1. O cálculo do nível de isolamento sonoro e sonoro na divisão antes da instalação. Isso é necessário para determinar quanto é necessário “aumentar” o piso para um nível confortável de isolamento.
                  2. Cálculo do nível exigido de isolamento acústico em dB e a carga admissível no piso.
                  3. A seleção de materiais e o cálculo do seu número em toda a área da superfície do piso. É necessário comprá-los com uma pequena margem de 5 a 10%.

                  Imediatamente antes do início do trabalho de instalação, a superfície do piso deve ser limpa de detritos e poeira. Se a diferença de altura não for maior do que 3-5 cm, os materiais podem ser colocados imediatamente, e se a diferença for de 5 cm ou mais, o piso deve ser nivelado com gesso ou uma fina camada de cimento.

                  Em alguns casos, por exemplo, quando se trabalha com shumoplast, é necessário preparar a superfície do piso.

                  O segundo estágio: colocação de materiais em camadas

                  1. A base Se os materiais forem lajes ou laminados (exceto para membranas), é necessária uma barreira de vapor sob eles.Este é um filme de PVC fino, que é colocado sobre uma sobreposição de 15-20 cm e colado com fita de construção nas articulações. Protege materiais de condensação devido ao superaquecimento de baixo. Se forem materiais de amortecimento de vibrações, é necessário um primer em vez de barreira de vapor.
                  2. Instalação de fita de borda na borda das paredes.
                  3. Isolamento acústico. Membrana, folhas ou aterro.
                  4. A camada de reforço. Para shumoplast e cimento é malha de aço, para materiais de folha é uma camada de madeira compensada.
                  5. Camada de nivelamento É material durável e suave: madeira compensada ou GVL.

                  Pode ser único, mas é mais eficiente fazer o dobro.

                  O terceiro estágio: cobrindo capa decorativa

                  Para cada tipo de acabamento, suas próprias regras e etapas de instalação. As opções mais populares são laminado, linóleo, azulejo ou piso autonivelante.

                  Dicas e truques

                  Comentários de proprietários de apartamentos, que enfrentam o problema de ruído e sons estranhos na casa, sugerem que o isolamento acústico efetivo deve ser multi-camadas.

                  A melhor combinação é a alternância de materiais que refletem o som e absorvem o som.

                  Especialistas na área de reparo confirmam a exatidão deste método e dão várias recomendações sobre como obter o efeito máximo:

                  • Quanto mais baixo o teto, menor a espessura da camada de isolamento pode ser montada. A ênfase deve ser colocada não na espessura, mas no peso e densidade do material.
                  • Para um isolamento completo e eficaz, é necessário proteger não apenas o piso, mas também as paredes e o teto.
                  • Cuide da ausência de pontes sonoras quando colocar materiais. Isso significa que os materiais condutores de som (madeira, ferro, concreto) não devem tocar as paredes e o contrapiso. Entre eles, uma lacuna de absorção de vibração é necessária.
                  • Feche as rachaduras, juntas, fendas entre tubos e risers e a parede, isolando as aberturas em torno das tomadas e outras formas de penetração de ruído.
                  • Use um vedante não endurecido ou acústico para selar as juntas.
                  • Selecione e empilhe corretamente o material para acabamento. O revestimento macio criará proteção adicional e o laminado não profissional criará pontes sonoras.

                              Uma abordagem cuidadosa para a escolha de materiais à prova de som e à prova de som, instalação cuidadosa e conformidade com recomendações de profissionais no agregado dará um resultado tangível na luta pelo silêncio na casa.

                              Revisão de materiais para isolamento acústico e isolamento acústico, veja o seguinte vídeo.

                              Comentários
                               Autor
                              Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

                              Sala de entrada

                              Sala de estar

                              Quarto