Como reparar portões de correr?

Portões deslizantes são cercas modernas, cuja construção, na maioria dos casos, é caracterizada pela simplicidade e confiabilidade. No entanto, até mesmo esses dispositivos funcionais e práticos às vezes falham. Hoje vamos falar sobre as falhas mais comuns dos portões de correr e como eliminá-los.

Por que os problemas ocorrem?

A necessidade de reparar o portão pode ocorrer quando os seguintes fenômenos desagradáveis:

  • movimento irregular da folha da porta;
  • a cortina da porta se move com empurrões ou pára;
  • aproveita o mecanismo;
  • operação de portão é acompanhada por sons estranhos ou a unidade é muito alta;
  • a folha da porta fecha incorretamente, isto é, não cai na posição fechada na "armadilha".

Em geral, o sistema retrátil ou retrátil dessas portas automáticas opera de acordo com o princípio de recuar a folha da porta para a esquerda ou para a direita devido ao esforço desenvolvido pelo motor de acionamento.

Portanto, também pode haver falhas como a impossibilidade de fechar a cortina da porta depois de abri-la, ou a absoluta imobilidade do sistema.

No primeiro caso, a causa do mau funcionamento são fotocélulas inoperantes ou posições finais derrubadas, no segundo - dano aos rolos, mau funcionamento da unidade de controle, falha da caixa de engrenagens de acionamento. Outras razões podem ser uma mudança na posição do rack, a entrada de detritos ou gelo dentro dos trilhos de guia.

Principais avarias

Os exemplos mais comuns de falhas no sistema de portas deslizantes são:

  • a impossibilidade de fechar ou abrir esses portões;
  • falta de resposta aos comandos do dispositivo de controle remoto;
  • falha no dispositivo de controle;
  • dano mecânico à folha da porta;
  • falha completa do sistema para fazer qualquer movimento quando o inversor estiver funcionando.

Os prováveis ​​fatores que causam esses problemas são:

  • falha da unidade de controle;
  • falha dos disjuntores de segurança finais;
  • desagregação dos rolos de suporte;
  • falha da caixa de transmissão em um acionamento eletromecânico;
  • baixo teor de óleo ao usar uma transmissão hidráulica;
  • desgaste da engrenagem de acionamento;
  • distorção / contaminação do feixe transportador;
  • apoiar rolhas de rolos ou mudanças mecânicas na fundação;
  • fusível queimado;
  • falha do sistema do motor e do transformador abaixador;
  • avaria do painel de controle e configuração incorreta do acionamento elétrico.

Reparar

Se não houver resposta aos comandos do controle remoto, as opções mais prováveis ​​são uma falha na fiação elétrica ou uma bateria descarregada no painel de controle. Estes problemas são facilmente corrigidos com a substituição dos elementos relevantes. Um controle remoto usado (ou botões nele) pode ser substituído em lojas ou instituições especializadas.

É melhor confiar a reparação de portões de correr (incluindo o automático de baloiço ou seccional) aos centros de assistência adequados.

É quase impossível para a esmagadora maioria dos proprietários de tais sistemas eliminar o mau funcionamento devido à sua complexidade tecnológica relativamente alta.

Para eliminar os problemas acima, os especialistas do centro de serviço verificarão o receptor, controle remoto e fiação, substituir os elementos e configurá-los, verificar as fotocélulas e fixar a fiação, testar o funcionamento do interruptor e da unidade de controle.

Para corrigir problemas mecânicos, técnicos qualificados verificarão a caixa de engrenagens e a quantidade de óleo, inspecionarão a estrutura quanto a manchas de óleo, verificarão o movimento dos rolos de suporte e a condição do transportador, a presença de desvios de deflexão da horizontal e o aceno durante o movimento, inspecionar o rack e o inversor roda de engrenagem. Se necessário, eles consertarão ou substituirão a caixa de engrenagens, o óleo, a engrenagem de acionamento e ajustarão o trilho do rack.

Você deve estar ciente de que a substituição do feixe transportador no local não é feita, porque ao realizar trabalhos de soldagem pode levar a altas temperaturas.

Se a porta deslizante foi danificada devido ao impacto mecânico, como bater em um veículo ou deslocar o solo sob a fundação da comporta, os especialistas terão o problema de verificar se há deformação e barreiras horizontais na viga.Se necessário, durante o trabalho, é possível substituir o revestimento da porta, encher o solo, desmontar e substituir o feixe transportador, o que só pode ser feito sob condições de produção pelo motivo acima.

Prevenção

Para evitar possíveis danos nos portões automáticos deslizantes, é necessário observar alguns truques durante a operação.

Observando-os, você reduzirá a probabilidade de quebra a um mínimo, assim a construção durará mais:

  • Os veículos de condução devem passar pelas folhas totalmente abertas da porta.
  • Certifique-se de que não haja objetos estranhos no setor e mecanismo de movimento.
  • Atenção deve ser dada ao som emitido pelo gate no momento de sua abertura / fechamento, já que o aparecimento de efeitos sonoros estranhos pode ser um sinal dos problemas encontrados.
  • Para evitar avarias, é necessário lubrificar regularmente os elementos móveis do portão com uma frequência, por exemplo, uma vez a cada 3 meses. Uma ferramenta especial para fins profiláticos deve ser aplicada à superfície previamente limpa.
  • Outra forma de evitar avarias é ajustar a folha da porta.Esta manipulação, em contraste com a lubrificação realizada pelo proprietário por conta própria, deve ser realizada por especialistas profissionais.
  • Uma vez por ano, o proprietário deve prestar atenção à inspeção diagnóstica do portão. Este procedimento simples e regular permitirá que você mantenha um portão com qualidade adequada e, nesse caso, é hora de entrar em contato com o serviço. O cuidado adequado permitirá que você opere a estrutura por tempo suficiente.
  • O portão deve ser mantido limpo, e no inverno as condições devem ser constantemente limpas de gelo ou neve. Particular atenção deve ser dada à superfície da cremalheira dentada e à reversão da zona de trabalho. O trabalho da estrutura não deve ser perturbado por objetos estranhos, por exemplo, troncos ou aterros.
  • Deve-se notar que você deve monitorar o status da fiação e dos cabos. Eles devem estar isolados da chuva. É desejável fixar firmemente a sua posição, a fim de preservar a integridade. Ao detectar o desgaste de quaisquer elementos de automação, eles devem ser imediatamente substituídos por novos.

De tempos em tempos, é necessário apertar as porcas soltas da estrutura, e um estabilizador deve ser usado para proteger a rede elétrica contra surtos de tensão.Ao instalar chaves fim de curso eletromagnéticas, sua segurança deve ser monitorada.

Em conclusão, podemos concluir que o trabalho de reparo de estruturas deslizantes é melhor para ser confiado a profissionais envolvidos profissionalmente na produção e instalação de tais estruturas. Às vezes intervenções mecânicas independentes podem levar a resultados indesejáveis ​​até a falha de todo o sistema.

O processo de conserto de portões de correr pode ser visto no próximo vídeo.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto