Tipos de insertos flexíveis para ventilação e suas características
Ventilação em uma casa particular é uma coisa bastante complicada em sua estrutura. Não pode ser reduzido apenas a tubos e fios e entradas visíveis externamente. Deve haver outros equipamentos, entre os quais atenção especial foi dada à inserção flexível para ventilação.
Características e opções
Para criar o fluxo de ar mais eficiente, são usadas máquinas de sopro de ar especiais. Sob a ação de seu bombeamento ocorre muito mais rápido e em maior volume. Mas, como essas máquinas inevitavelmente contêm peças em movimento durante a operação, a vibração também surge. Uma das maneiras de combater o efeito negativo das oscilações vibracionais é apenas uma inserção de vibração para sistemas de ventilação.Existem tipos especiais de tais dispositivos.
O formato de inserção de flange é formado, como já segue a partir de seu nome, por um par de flanges. No intervalo de um para o outro flange é uma parte flexível. Suas propriedades são projetadas para que o design possa se mover um pouco. Como resultado do movimento, a maior parte da energia das oscilações de vibração é descarregada no ar. O flange em si não se move - seu movimento não pode ser fixado nem mesmo pelos instrumentos mais precisos. Como uma parte macia, uma fita de vedação auto-adesiva baseada em polietileno é preferivelmente usada. Também no design inclui têxteis ou neoprene.
Para fazer os flanges, use os seguintes materiais:
- alumínio;
- folha de alumínio;
- aço com uma camada externa de zinco (aplica-se apenas a redes que desviam a fumaça).
Inserções flexíveis modernas têm um dispositivo que funciona há décadas. Os construtores alcançam acima de tudo o equilíbrio ideal de simplicidade e eficiência. Mas uma solução universal ainda não foi proposta - segue até mesmo as instruções do GOST.A abordagem geralmente aceita é que, para todos os tipos de ventiladores, as inserções de dobra devem ser escolhidas especificamente. Ainda há uma diferença na geometria: os produtos são produzidos em configurações redondas e retangulares para fornecer o acoplamento com tubos de conexão e dutos de ar.
A grande maioria dos flanges é feita de aço, porque esse metal é o mais durável e prático. As inserções são calculadas principalmente para bombear ar, cuja temperatura não é inferior a -30 e não superior a +85 graus. Para este propósito, os materiais já descritos e suas combinações são suficientes. Mas na realidade existem situações em que tais características não são suficientes. Tipos especiais de pastilhas podem ser projetados para aquecimento a 650 graus, para isso, os flanges são feitos de aço inoxidável, e fibra de vidro é usada no elo de conexão.
Como escolher e usar?
Para não ser confundido com a definição do tipo de inserção, é necessário focar no chamado número de ventilador e seu tipo. Esses elementos podem ser colocados na entrada e saída. As principais dimensões que você precisa prestar atenção - este é o comprimento e seção transversal.Deve-se ter em mente que nem todas as inserções são montadas nos tubos. Muitos deles são montados nas lacunas entre os setores individuais dos dutos, porque também é necessário enfraquecer os processos de vibração.
Quanto maior o fluxo de ar que passa por um segmento separado da tubulação, maior a intensidade da vibração. Portanto, é necessário calcular cuidadosamente todos os parâmetros. Outra opção são inserções que compensam a expansão térmica. Graças a eles, o problema da proteção contra a distorção de temperatura da estrutura é efetivamente resolvido. Uma instalação típica envolve anexar a inserção de uma extremidade à ventilação e da outra extremidade ao duto.
Por um princípio semelhante, a conexão também é organizada com um dispositivo de mamilo. Para avaliar o quão bem as pastilhas vibratórias estão montadas, você precisa verificá-las em operação. Os especialistas devem ter instrumentos de medição especiais que registram os níveis de vibração e a sonoridade sonora. É muito importante que esses indicadores sejam registrados simultaneamente. E mais uma coisa: o teste deve ser realizado sob quaisquer modos de operação possíveis do equipamento,garantido para eliminar surpresas desagradáveis.
A inserção retangular destina-se a um local onde o ar é forçado a partir do exterior. É montado na interseção do exaustor e duto de ar. Mas a peça redonda deve ser comprada para instalação nos locais onde o duto de sucção do ventilador e o duto de ar estão conectados. Destacam-se as características do material de fitas auto-adesivas de vedação utilizadas em dutos de ar.
De acordo com as instruções do GOST e os requisitos da prática, este material e as estruturas feitas a partir dele devem permitir:
- selar as costuras dos elementos;
- fazer juntas impermeáveis de seções individuais;
- melhorar a eficiência dos sistemas de abastecimento e exaustão.
Um ponto muito importante - a propensão mínima para absorver água. A fita não deve estar saturada com mais de 2% da massa. Ao mesmo tempo, a resistência à água, ao oxigênio ultravioleta e atmosférico é obrigatória. Outra nuance - resistência aos óleos lubrificantes e a capacidade de trabalhar em um ambiente quimicamente agressivo. Em temperaturas de -50 a 100 graus, a fita deve agir sem falhas, sem perder a resistência mecânica ou as propriedades do plástico.
Um dos lados dos elementos colados interflange é coberto com um adesivo especial. Sua receita e distribuição devem ser tais que seja fácil e conveniente consertar a estrutura. Isso não isenta os consumidores da obrigação de limpar e desengordurar a superfície com antecedência. Os fabricantes modernos usam amplamente o neoprene, que perfeitamente retém a água e o calor. Ao comprar vale a pena imaginar como o produto está em conformidade com os padrões de segurança contra incêndio.
Mais informações sobre as propriedades da fita auto-adesiva usada em sistemas de ventilação são descritas no vídeo abaixo.