Fãs de remoção de fumaça: como escolher e instalar?
Os ventiladores de fumaça são um elemento importante dos sistemas de proteção contra fumaça e são amplamente utilizados na construção de sistemas de ventilação de edifícios residenciais e edifícios industriais.
Finalidade e escopo
O papel da proteção contra fumaça na ventilação de vários objetos é difícil de superestimar. No caso de uma fonte de ignição, há uma liberação acentuada de mistura de fumaça de gás, que representa uma séria ameaça à vida humana. A fim de remover os produtos de combustão das instalações o mais rápido possível, são necessárias instalações poderosas com a função de evacuação de fumaça forçada. Esses dispositivos eficazes são ventiladores de remoção de fumaça que podem substituir o volume de fumaça na sala com ar limpo em um curto período.
A relevância do uso de ventiladores de remoção de fumaça nos últimos anos aumentou rapidamente. Isso se deve ao uso de materiais modernos de construção e acabamento, muitos dos quais, quando queimados, liberam toxinas mortais para os seres humanos. Os dispositivos são um dos principais elos do sistema de proteção contra incêndio e, desde a sua aparição, salvaram um grande número de vidas humanas.
Instalação de ventiladores de remoção de fumaça é necessária em alta, janelas que não possuem janelas, em edifícios sujeitos a significativa carga de vento, bem como em túneis subterrâneos, porões e semi-porões. Os ventiladores são obrigatórios para instalação em sistemas de ventilação de emergência com ativação artificial, localizados em edifícios altos, armazenamento de livros, arquivos, bibliotecas e depósitos de combustível. A única restrição no uso de dispositivos de remoção de fumaça é a presença de inclusões no ar bombeado, tais como poeira pegajosa, explosivos, vapores agressivos e grandes partículas fracionadas com uma concentração de mais de 100 mg / m3.
Dispositivo e princípio de funcionamento
Os ventiladores de remoção de fumaça consistem em um motor elétrico, filtros e um impulsor com bicos laminados.Os dispositivos fazem parte do sistema de ventilação e funcionam em conjunto com dutos de ar, sensores de temperatura e válvulas. Os requisitos para tais instalações são bastante elevados. Os dispositivos devem suportar temperaturas de até 600 graus e estar sempre em boas condições. Para fazer isso, os sistemas de ventilação de emergência são inspecionados regularmente por especialistas e passam por testes de trabalho.
Com manutenção oportuna e uso adequado, a vida útil dos ventiladores de remoção de fumaça pode durar décadas. Às vezes, os modelos são montados em um sistema de ventilação comum e, na ausência de situações anormais, eles são operados como condicionadores de ar convencionais. No entanto, neste caso, deve-se ter em mente que, quando ocorre uma ignição, os dispositivos não funcionarão mais tão eficientemente quanto suas contrapartes emergenciais. Isso se deve ao fato de que o design dos modelos não implica seu uso contínuo.
Os dispositivos foram especialmente desenvolvidos para trabalhos curtos mas intensivos em situações críticas. Portanto, muitos dispositivos podem ligar somente quando ocorre um incêndio e, em outros momentos, ficam inativos.
O princípio de operação dos dispositivos de remoção de fumaça é criar uma zona descarregada, seguida pela entrada de fumaça e monóxido de carbono. Ao mesmo tempo, a linha de remanso fornece um fluxo de ar limpo, garantindo assim uma substituição completa do volume de ar. Os sistemas de combustão são conectados a dutos de ar por meio de conexões de flange, no entanto, em vez de flanges, o uso de insertos de metal flexível é permitido. A ventilação de emergência é iniciada após os detectores de fumaça instalados na sala emitirem um sinal para serem ligados. Para uma operação mais eficaz do sistema, é necessário instalar pelo menos quatro detectores.
Ao instalar os ventiladores, deve ser lembrado que a ativação simultânea de qualquer sistema automatizado de extinção de incêndio e removedor de fumaça é inaceitável.
Pontos fortes e fracos
O uso de ventiladores de remoção de fumaça tem pontos fortes e fracos. As vantagens de operar tais modelos incluem vários fatores.
- Os fãs proporcionam uma alta taxa de sobrevivência de pessoas e animais de estimação na sala durante a fumaça.
- O acionamento instantâneo de sensores leva à ativação automática dos dispositivos. Isso permite que você inicie o processo de remoção de fumaça dos primeiros segundos de um incêndio.
- A capacidade de conectar equipamentos a uma fonte de energia de backup permite que você execute o sistema mesmo em uma queda de energia.
- Uma ampla gama de modelos de ventiladores facilita muito a seleção e permite que você compre um dispositivo de qualquer tipo e energia.
As desvantagens do uso de modelos de remoção de fumaça incluem instalação complexa, que requer conhecimento especial e certa experiência, bem como a necessidade de verificar regularmente o sistema para operação.
Espécie
Os ventiladores de remoção de fumaça são classificados de acordo com vários sinais, e a determinação de qual é o tipo de construção. De acordo com este critério, os dispositivos são divididos em modelos de canal, parede e teto.
- Dispositivos de duto Eles se distinguem pelo tamanho pequeno, alto desempenho e baixo nível de ruído. O ventilador do canal consiste em um impulsor localizado no mesmo eixo com o motor, as almofadas de vibração e um alojamento. Os modelos são projetados para instalação em sistemas de ventilação de qualquer tipo, portanto, estão disponíveis com seções redondas e quadradas.Além disso, os dispositivos de canal podem funcionar não apenas na saída, mas também no suprimento de ar. O custo dos modelos varia de 12 a 138 mil rublos.
- Ventiladores de parede Consiste em um motor elétrico, um invólucro isolado termicamente, um quadro com um impulsor e um tubo conectando o dispositivo com o duto de ar. Os ventiladores deste tipo podem ser conectados a vários dutos de uma só vez, o que os torna mais populares quando instalados em sistemas de ventilação que possuem uma extensa rede. O trabalho de modelos de parede é reconhecido como o mais eficaz entre os análogos. Isto deve-se à localização da parede do dispositivo e à possibilidade de remoção instantânea de ar poluído devido à conduta mais curta. Você pode comprar um modelo de parede para 38-170 mil rublos.
- Ventiladores de telhado instalados nos telhados e são trabalhos altamente eficientes em grandes áreas. Os dispositivos são controlados com uma proteção localizada em um armário especial localizado na sala. Até recentemente, o modelo foi considerado o mais eficaz, no entanto, com o advento dos aparelhos de parede, desapareceu em segundo plano.De acordo com o método de captura e transmissão do fluxo de ar, os dispositivos do teto são divididos em radiais, axiais e diagonais.
- Ventiladores radiais (centrífugos) incluem um invólucro em espiral, uma roda com pás, um motor e um alojamento equipado com aberturas de entrada e saída. Os modelos são capazes de trabalhar com ar poluído com partículas sólidas, o principal é que sua concentração não exceda 100 mg / m3. Os dispositivos não possuem estabilidade a altas temperaturas e são projetados para interagir com o fluxo de ar, cuja temperatura não excede 80 graus. Além disso, devido às características da estrutura das pás, os modelos produzem muito ruído, razão pela qual são utilizados apenas em instalações industriais. A faixa de preço dos modelos radiais é bastante ampla. O dispositivo mais simples e de baixo consumo pode ser adquirido por apenas 7 mil rublos, enquanto os modelos industriais de alto desempenho custam a partir de 100 mil rublos.
- Ventiladores axiais muito mais forte radial e capaz de trabalhar a uma temperatura de 400 graus por pelo menos duas horas. Quando a temperatura da fumaça sobe para 600 graus, o dispositivo pode funcionar por cerca de uma hora, o que permitirá que as pessoas sejam retiradas da sala e tomem medidas para extinguir o fogo.Os dispositivos são altamente resistentes a compostos químicos e podem ser instalados nas empresas das indústrias química e farmacêutica. Os modelos são equipados com motores assíncronos trifásicos e são capazes de bombear até 120 mil metros cúbicos de fumaça por hora. O custo dos dispositivos varia de 3 a 158 mil rublos.
- Fãs diagonais eles são uma modificação mais avançada dos instrumentos axiais e são distinguidos por uma saída diagonal do ar de admissão, enquanto que para instrumentos axiais ele se move ao longo de um eixo. Os dispositivos têm um baixo nível de ruído e alto desempenho.
Dicas para escolher
Ao selecionar um exaustor de fumaça, é necessário guiar-se pelo número de andares do edifício, sua finalidade funcional, layout e carga de calor esperada. Assim, para edifícios de um único andar, os modelos axiais são adequados, capazes de desviar grandes volumes de fumaça com baixa resistência aerodinâmica da rede. Apesar do fato de que a pressão máxima de trabalho de tais modelos não exceda 1 kPa, os instrumentos têm uma eficiência bastante alta. Para arranha-céus, recomenda-se a compra de modelos radiais.
Os dispositivos são capazes de operar com alta resistência aerodinâmica, suportando facilmente uma pressão de 2,85 kPa.
A carga de calor estimada também afeta significativamente a escolha do ventilador. Assim, em instalações residenciais, pode chegar a 300 graus, o que significa a necessidade de adquirir um dispositivo projetado para operação estável por uma hora a 400 graus. Em edifícios públicos com uma variedade de instalações para diferentes fins, é aconselhável usar ventiladores que possam suportar temperaturas de 400 graus por duas horas. Armazéns de combustível e garagens de carro precisam comprar modelos que podem suportar até 600 graus por uma hora.
Assembly
Os modelos de canal são instalados na ruptura do duto e sua instalação não é difícil. A instalação do ventilador de teto é um pouco mais complicada e ocorre em vários estágios. Para instalar de forma independente o modelo de telhado, você deve:
- formar um buraco no telhado;
- instale uma válvula de retenção no orifício;
- equipar o dispositivo com estrutura de absorção de vibração;
- instale a bandeja e o próprio ventilador;
- Trate todas as juntas com selante à prova de fogo.
A vida e a saúde das pessoas dependem inteiramente da instalação adequada do ventilador de remoção de fumaça. Portanto, é melhor confiar a instalação de sistemas de segurança contra incêndios a especialistas.
Na instalação da instalação do sistema de remoção de fumaça D + H, veja o seguinte vídeo.