Recursos e dispositivo de ventilação em uma casa de madeira
Qualquer edifício está exposto a fatores físicos e climáticos. Frio, calor, quedas de temperatura - tudo isso afeta negativamente o estado de qualquer edifício. Isto tem um efeito particularmente negativo nas casas de madeira, uma vez que responde mais fortemente às categorias de impacto mencionadas. Por esse motivo, esses edifícios precisam de ventilação.
Preciso de circulação de ar?
Muitos especialistas argumentam que os edifícios feitos de madeira estão "respirando", eles não precisam de criação especial de sistemas de ventilação. Em sua opinião, é suficiente que o ar entre no prédio através das janelas, assim como os espaços entre os elementos de madeira. Anteriormente, talvez pudesse ser.
Mas hoje, os edifícios de madeira são construídos de tal forma que a ventilação natural na casa de madeira é simplesmente ausente. Construtores estão tentando fazer uma casa tão eficiente quanto possível e para evitar a presença de lacunas e correntes de ar, a fim de preservar o calor, tanto quanto possível. A instalação de janelas e portas também é realizada com a maior firmeza possível, e as juntas e lacunas são tratadas com substâncias especiais. Isto é, em tal casa simplesmente não há possibilidade de massas de ar fresco entrarem nas instalações. Outro problema aparece - o ar de exaustão também deve ir a algum lugar. Pelo menos, já por estas razões, deve haver um mecanismo de ventilação em uma casa particular.
Mas isso não é tudo, porque Existem outras razões.
- A madeira absorve a umidade com muita facilidade, o que pode causar sua destruição e deterioração. Devido à umidade, fungos e mofo podem ocorrer.
- Apesar do fato de que a madeira é mais capaz de passar ar do que concreto, sem formação especial do mecanismo de ventilação, não há nenhum efeito disso.
- Mantenha o equilíbrio de temperatura. É graças à ventilação que é fácil usar as massas de ar usadas para aquecer a sala.
- Água, calor e dióxido de carbono não podem ser removidos pela árvore, o que significa que é impossível fazer sem o sistema de circulação de ar.
Em geral, como você pode ver, a necessidade de circulação de ar em uma casa de madeira é muito, muito alta.
Dispositivo e princípio de funcionamento
Para ser bom estar em tal edifício, é necessário não só a presença de ar limpo, mas também a temperatura adequada. E o ar deve chegar a uma certa velocidade. E quanto menor esse indicador, mais confortável é estar dentro do prédio. A troca de ar com o uso de um sistema de ventilação mecânica com exaustão de ar será significativamente maior do que no caso da contrapartida natural. Para um sistema onde existe um capuz, este número varia na faixa de 3-5 metros cúbicos por hora, e na versão com o natural não ultrapassa um metro cúbico durante o mesmo tempo.
Por esse motivo, a ventilação natural proporciona condições um pouco mais confortáveis. Mas há casos em que você não pode passar sem um sistema de tipo mecânico. Quanto menor for a velocidade do transporte aéreo na tubulação, maior será a seção transversal.Para o mesmo volume do passe, se for utilizada uma ventilação natural, será necessário um canal com seção transversal maior do que a versão com ventilação mecânica.
Para o escape, cuja capacidade excede trezentos metros cúbicos por hora, um canal com diâmetro de 35 centímetros será necessário para o transporte natural. Para um tipo mecânico, será necessário um canal com um diâmetro de apenas 20 centímetros. Nem sempre um grande canal pode ser colocado na parede. Mas sua instalação ao longo da parede ou sob o teto, do ponto de vista estético, pode não ser a solução mais bem-sucedida.
Tipos de sistemas
Como exatamente a troca de ar em uma determinada casa de madeira, você deve pensar antes do início da construção e antes mesmo do início da fase de projeto. A ventilação em tal casa é geralmente organizada por um método natural. A opção passiva envolve o fluxo de ar através de vários canais:
- vias aéreas especiais que são feitas no piso térreo;
- lacunas de janela em janelas de madeira, embora essa opção não seja mais relevante hoje;
- mecanismo de microcirculação em novas janelas de plástico;
- janelas abertas e aberturas no verão;
- válvulas de entrada, que são soluções modernas bastante interessantes.
O primeiro tipo de ventilação, que deve prestar atenção - passiva. A ventilação passiva fornece a liberação de ar usado através dos canais do tipo vertical além do teto. Um clássico é a criação de canais de exaustão do banheiro e da cozinha. Nos últimos anos, a melhor solução é colocar extratos verticais de minas separadamente para instalações residenciais, cozinhas e banheiros. E se houver um impulso reverso, isso evita o perigo de misturar cheiros.
A circulação de massa de ar entre as salas, neste caso, será fornecida com a ajuda de uma folga do piso na parte inferior da folha da porta. A entrada do poço de escape estará localizada no topo da parede. Para a colocação da própria mina, é melhor usar tubos feitos de metal com um número mínimo de curvas ou plástico com uma superfície lisa. As vantagens de tal sistema incluem:
- baixo custo de arranjo;
- durabilidade;
- facilidade de instalação;
- confiabilidade;
- baixo custo dos componentes, que inclui tubos de ventilação, válvulas de entrada,grelhas de ventilação;
- não há necessidade de gastar dinheiro com eletricidade;
- facilidade de uso;
- facilidade de limpeza de dutos.
Mas uma casa de madeira, cuja ventilação é feita por tecnologia passiva, tem sérios inconvenientes:
- a incapacidade de ajustar com precisão as características de temperatura e umidade;
- a eficiência da troca de ar durante o período de verão é significativamente reduzida.
Outra opção é a ventilação ativa. Esta solução tem uma alta eficiência de troca de ar, a capacidade de determinar com precisão os valores de temperatura e umidade. Neste caso, o equipamento de entrada é usado com um ventilador, mecanismos de umidificação, filtros de limpeza e absorvedores de ruído. Se tal sistema for instalado em uma casa com piso de sótão, você poderá aumentar sua eficiência colocando um ventilador tipo exaustão. Usando o sistema permite-lhe fornecer as melhores condições em qualquer tempo e tornar a sua estadia no quarto confortável. Mas tal sistema também tem desvantagens significativas:
- alto custo;
- dificuldade de instalação;
- altos custos de eletricidade e operação de tal sistema.
Outra opção que pode ser feita é uma solução combinada. Tal solução será especialmente eficaz se você melhorar a taxa de empate usando ventiladores de categoria axiais na entrada dos veios de ar verticais. Neste caso, o ar na sala é realizado por tecnologia natural, e um aparelho será instalado na saída do sistema de ventilação, o que provoca um fluxo de ar poderoso.
Projetando
A criação de um mecanismo de ventilação eficaz no tipo de edifícios em consideração implica a necessidade de determinados cálculos baseados nos seguintes fatores:
- o número de pessoas que vivem no prédio;
- ar no edifício;
- a técnica aplicada que forma um campo eletrostático, razão pela qual a composição do ar muda e os aeroons desaparecem.
O esquema de criação do projeto começará a partir dos cálculos de troca de ar. Este parâmetro será fundamental e dará a oportunidade de decidir sobre a categoria de ventilação. Se pertencer ao grupo natural, então a velocidade de movimento dos fluxos de ar será algo em torno de um metro cúbico por hora.Se falar de um sistema de abastecimento e exaustão, o valor aumentará para três metros cúbicos por hora. Levado em consideração e a velocidade de movimento das massas de ar. Ao projetar a ventilação natural do tipo de exaustão em uma casa feita de madeira, assume-se que a velocidade de transporte dos fluxos de ar será menor que a forçada.
Quanto maior essa característica, menor será a seção do duto. Como exemplo, notamos que para a passagem de 300 metros cúbicos de ar por hora através do escape do mecanismo compulsório, uma seção de 16 por 20 centímetros ou um diâmetro de 20 centímetros será suficiente. Falando de circulação natural, a seção transversal deve ser de 25 a 40 centímetros ou o diâmetro de 35 centímetros. O cálculo deve ser feito de acordo com as seguintes características:
- exigências sanitárias e higiênicas;
- frequência de troca de ar;
- área construída.
A propósito, a multiplicidade de troca de ar estará diretamente relacionada à designação do edifício. Ventilação de cozinha no tipo de edifícios em consideração tem um fator de multiplicidade de 1. Pelo menos, se estamos falando de um valor normativo.Se houver um erro, o valor final deve ser arredondado para baixo.
Deve-se notar que é possível fornecer boa circulação de ar sem o envolvimento de especialistas. Mas você precisa ser capaz de lidar com as ferramentas. Primeiro, como já mencionado, todos os indicadores do sistema de ventilação em uma casa de madeira devem ser calculados. É necessário entender o quão intenso é o fluxo de ar, para depois calcular a taxa necessária de troca de ar. Normalmente, os valores são suficientes para 150 a 200 metros cúbicos por hora. Agora, determinamos a frequência da troca de ar, ou seja, quantas vezes a renovação completa do ar ocorrerá no edifício.
Para aumentar a eficiência do sistema de ventilação, o tamanho do edifício é levado em conta., assim como o número de pessoas que vivem nele de forma permanente. Para melhor troca de ar, não será supérfluo suplementar cada quarto, incluindo o banheiro e o banheiro, com as válvulas de admissão. De acordo com muitos, esses dispositivos fazem muito barulho, o que de fato não é inteiramente verdade. A razão é que eles são equipados com um material especial do tipo isolante de ruído.Além disso, a ventilação de tal casa também significa que muitas vezes será necessário instalar pessoalmente as válvulas de admissão de um tipo caseiro. Mas será necessário somente quando o isolamento não estiver no duto, mas apenas na saída. Você pode escolher a categoria de exaustor com uma reserva de energia, o que lhe dará a oportunidade de equipar as instalações da casa com os dispositivos mais silenciosos.
Se desejado, a ventilação em tal edifício pode ser fornecida por um sistema monobloco com filtros de várias limpezas, bem como a possibilidade de baixo consumo de energia elétrica. Geralmente isso é conseguido devido à presença de um trocador de calor embutido. Neste caso, certifique-se de considerar o padrão de movimento dos fluxos de ar. Então o ar quente, de acordo com as leis da física, se elevará e o frio permanecerá abaixo. Por esta razão, a ventilação de piso e sub-base será extremamente importante, e isso também deve ser levado em conta nos cálculos que serão realizados.
Também deve estar ciente das normas de troca de ar ideal, que são estipuladas no SNiP. Esses padrões devem ser rigorosamente seguidos. Só então a ventilação pode proporcionar conforto na casa. Se falamos especificamente sobre as várias salas, deve-se dizer que:
- no banheiro, o valor será de 30 metros cúbicos por hora;
- na cozinha 50, se um fogão elétrico estiver instalado, e 70 se um fogão a gás estiver instalado;
- nas instalações comerciais, esse número é de 15 metros cúbicos;
- em áreas residenciais - 30;
- no banheiro - 50.
Como definir suas próprias mãos?
Agora vamos falar sobre como fazer a ventilação na casa de madeira com as próprias mãos. Vamos mostrar isso pelo exemplo de um prédio de 150 metros quadrados e usando um mecanismo de distribuição de ar com dutos flexíveis do tipo corrugado.
É melhor colocar os mecanismos de ventilação no sótão para que, sem danificar o telhado, o torne tão eficiente quanto possível. E no riser e sob o teto nos tetos para fazer estradas escondidas para o fornecimento e saída de ar em vários andares do edifício. Você pode, é claro, fazer uma conclusão através da parede, mas neste caso foi decidido fazê-lo de forma a preservar a beleza do edifício.
A instalação do mecanismo começa com a instalação de caixas de distribuição para 10 soquetes. A primeira caixa será responsável pelo suprimento de ar e a segunda - pela conclusão.Além disso, eles desempenharão o papel de silenciador, já que as caixas são envolvidas por uma camada de dois centímetros de material supressor de ruído.
Agora a instalação de dois silenciadores e uma unidade de ventilação, equipada com um permutador de calor. Sua parede pode ser facilmente desmontada para substituição de filtros de ar. Agora a marcação é realizada e uma passagem é feita através da parede de rolamento de madeira para a rua para a montagem de um ramo, que fornecerá ar fresco para a casa.
O próximo passo é conectar a unidade de ventilação com silenciadores, isolar as linhas de suprimento e descarga de ar e depois instalá-las. Se a entrada de ar fosse feita ao lado da casa, a remoção do ar de exaustão deveria ter sido feita através do teto. Em seguida, seria realizada a instalação do chamado elemento passar. Para fazer isso, passe pelo telhado. Depois de instalar o fungo, um tubo é conectado a ele, através do qual o ar de exaustão será descarregado. Logo abaixo, já na parede da casa, é necessário fazer um furo redondo para a entrada de ar, que deve ser fechada pela grade de ventilação.
O próximo passo é conectar-se ao sistema de derivação. Para este propósito, a conexão é realizada com o tubo isolado da instalação e a parte de passagem no teto. Agora outra tomada de aquecimento está sendo organizada nas proximidades. Ele será responsável pelo fornecimento e remoção de ar. Um tal tubo pode ligar um exaustor com a instalação através de uma tomada de cozinha. O próximo passo é colocar e instalar as crostas do teto. Isso deve ser feito de acordo com o projeto de ventilação. Posteriormente, durante as obras de acabamento, o teto pode ser feito, e então a parte saliente das caixas será cortada, após o que serão instaladas válvulas de assento especiais.
Quando isso é feito, dutos flexíveis de corrugados devem ser preparados. É necessário identificar a estrada, medir o comprimento desejado e cortar tudo exatamente. Agora os conectamos com anéis de vedação de borracha especiais e um conjunto de travas fortes. Ninhos que precisam ser deixados livres, feche os plugues. Consertando o duto, conseguimos uma rodovia pronta. Depois disso, terminamos de conectar todas as caixas do tipo teto e passamos por soluções de passagem planas através da parede.
Para instalação nós os personalizamos em espessura, prendamos e colocamos a grade.Se desejar, você pode alterar a inclinação da estrutura, que direcionará o fluxo de ar em uma determinada direção. A segunda parte do duto nós trazemos para as caixas de junção, que foram montadas no telhado.
Cada duto cai em seu ninho. Ou seja, uma parte fornece ar para as instalações e a segunda leva o ar. E assim deve ser para todas as estradas. Nesta instalação do sistema de ventilação em uma casa de madeira conclui-se. O toque final será a instalação de válvulas de disco após a conclusão dos trabalhos de acabamento e a grade de ventilação externa, que também deve ser instalada no final do trabalho.
Como fazer ventilação em uma casa de madeira, veja o seguinte vídeo.