Características e subtilezas da instalação de silenciadores para ventilação

Características e subtilezas da instalação de silenciadores para ventilação

A operação de equipamentos de ventilação está associada a alguns aspectos negativos, um dos quais é um alto nível de ruído. As principais fontes de sons estranhos são o trabalho da própria unidade, bobinas, diafragma, bem como o ruído proveniente de salas adjacentes ou da rua. Além disso, as massas de ar, devido à sua turbulência, atuam como fontes poderosas de poluição sonora. Para se livrar do zumbido constante, você precisa instalar silenciadores especiais que possam reduzir o nível de ruído para uma faixa confortável de 20 a 25 dB.

Dispositivo e princípio de funcionamento

Apesar do fato de que o silenciador é uma invenção relativamente nova, rapidamente ganhou popularidade e se tornou um instrumento bastante popular. O dispositivo é utilizado com sucesso em instalações de exaustão e admissão de sistemas de ventilação poderosos. Eles são instalados em grandes empresas industriais e centros comerciais, bem como em condicionadores de ar domésticos.

Estruturalmente, o silenciador é uma unidade que consiste de um corpo, flanges de conexão instalados dentro do revestimento de células ou placas, e o material de absorção de som localizado no mesmo lugar. Ele fornece ondas sonoras de amortecimento. O tamanho da seção transversal dos silenciadores produzidos varia de 102 a 1 mil mm, e o comprimento pode chegar a 120 cm O dispositivo pode operar a uma temperatura de 30 a 100 graus e suportar uma pressão máxima de rede de 2400 Pa. O dispositivo de um silenciador retangular não é muito diferente do silenciador redondo.

A instalação de atenuadores de som pode ser feita dentro e fora das instalações e depende da localização do equipamento de ventilação. Nos sistemas de exaustão, a unidade é freqüentemente instalada na área entre o duto central e o ventilador.Nas unidades de tratamento de ar, localizadas perto das aberturas das janelas, o silenciador é colocado diretamente atrás da válvula de admissão de ar.

O princípio de operação dos silenciadores é alterar os parâmetros do fluxo de ar à medida que passam pelos materiais que absorvem ruído. O resultado da operação dos instrumentos é uma diminuição notável nas vibrações e vibrações sonoras que surgem durante a operação do equipamento mecânico. O mais eficaz é o trabalho de silenciadores em instalações com movimento forçado de massas de ar. Em sistemas com circulação de ar natural, a instalação de um silenciador pode causar uma diminuição nos indicadores de velocidade do movimento do jato e uma queda na pressão no sistema.

Espécie

A classificação dos supressores de ruído é feita de acordo com três sinais: de acordo com o local de instalação, forma e tipo de construção.

No primeiro sinal do modelo são divididos em dois tipos.

  • Silenciadores flexíveis pretenda instalar em telhados planos e planos. Os produtos são altamente resistentes a fatores ambientais agressivos e durabilidade.
  • Modelos de canais montados diretamente atrás da fonte de ruído, distinguem-se pela capacidade de amortecer completamente as vibrações sonoras dentro do duto.

A forma dos produtos é exatamente igual à forma do duto e é redonda e retangular. Modelos redondos são usados ​​em combinação com dutos circulares com um diâmetro de até 500 mm, e modelos retangulares são usados ​​com sucesso em dutos quadrados ou retangulares.

Silenciadores são divididos em tubular e placa.

Os silenciadores lamelares são dispositivos de alto desempenho, cujo corpo é feito de aço galvanizado. A forma da seção repete exatamente a configuração das superfícies internas dos dutos. Partes internas são representadas por placas e células, alternando entre si e cobertas com material de isolamento acústico de cima. O passo entre as células adjacentes é de 75 a 300 mm e depende do tamanho e da potência do dispositivo. O uso de várias fibras orgânicas, feltro e lã mineral é permitido como isolante acústico.

Os melhores indicadores de vibrações sonoras de amortecimento são apresentados por silenciadores a frequências até 250 HzNo entanto, com um aumento nesse valor, a eficiência dos instrumentos começa a diminuir. O princípio de operação dos dispositivos tipo placa consiste em sua capacidade de dividir o fluxo principal de ar em correntes um pouco mais fracas. Ao mesmo tempo, a velocidade do movimento das massas diminui, vibrações de vibração e ondas sonoras são absorvidas.

Silenciadores tipo placa são amplamente utilizados na construção de sistemas de ventilação industrial. Geralmente instale várias unidades em série. Isso permite reduzir o nível de ruído aos índices permitidos pelos padrões sanitários e aumentar o conforto de permanecer em ambientes fechados. O custo dos silenciadores depende inteiramente do seu desempenho e varia de três a 35 mil rublos.

Os modelos tubulares são uma estrutura multicamada composta por dois tubos de diferentes diâmetros encaixados uns nos outros. Além disso, o tubo interno é perfurado em todo o seu comprimento. A distância entre a superfície externa do tubo pequeno e as paredes internas do grande é colocada com um material isolante, coberto com plástico fino. Os modelos são amplamente utilizados no arranjo de exaustores domésticos e podem ser instalados em dutos de ar cujo diâmetro não exceda 50 cm.

Os dispositivos tubulares são feitos em três tamanhos - 60, 90 e 120 cm.Com uma ordem individual, o tamanho do modelo pode ser alterado. Este tipo de supressores de ruído, bem como dispositivos lamelares, está disponível em seção transversal redonda e retangular, o que permite escolher o dispositivo para qualquer configuração do duto. O custo das unidades varia de um ano e meio a 14 mil rublos.

Como escolher?

Ao escolher um dispositivo para um apartamento, você precisa prestar atenção a vários pontos importantes. Por exemplo, se um absorvedor de som é selecionado para desenhar na cozinha, então primeiro de tudo é necessário descobrir a temperatura máxima permitida do ar na qual ele pode ser operado. Também é necessário observar o caudal máximo admissível para o qual o silencioso foi concebido, compará-lo com a velocidade máxima do seu escape. Se o silenciador é comprado para empresas industriais ou laboratórios químicos, você precisa descobrir se várias impurezas são permitidas nos fluxos de ar.

Também é necessário observar a posição de instalação do dispositivo. Isso se deve ao fato de que além dos modelos universais, que podem ser instalados tanto na direção vertical quanto na horizontal, existem modelos altamente especializados.Eles podem estar localizados apenas em uma das provisões. Além disso, o tamanho da seção transversal do produto deve ser totalmente compatível com o tamanho da seção transversal do duto, caso contrário, o isolamento será ineficaz. O trabalho do silenciador é considerado de qualidade apenas se o nível de ruído puder ser reduzido em 10-15 dB do nível original.

Assembly

A instalação de um silenciador de ventilação deve ser executada simultaneamente com a instalação de equipamentos de exaustão. A instalação do dispositivo deve começar com a escolha do local. A partir da exatidão de sua definição depende da eficiência do dispositivo. O local mais adequado para instalar um silenciador é a área entre o ventilador e a parte principal do duto. Além disso, os dispositivos são frequentemente instalados perto da unidade de distribuição de ar ou imediatamente após o canal de exaustão da grelha. Em alguns casos, para garantir maior isolamento acústico, o silenciador é envolvido com uma camada de material isolante, e os enrolamentos são colados para melhorar a resistência.

Se um silenciador estiver instalado em um exaustor, através do qual se supõe que passe ar com alto teor de partículas sólidas, é necessária uma instalação adicional de um sistema de filtragem, que é colocado na frente do dispositivo.Depois que o local é selecionado e os filtros são instalados, você pode começar a trabalhar. Para fazer isso, o dispositivo é inserido no duto de folga e preso com segurança. Grampos e parafusos são usados ​​como fixadores e, se necessário, as emendas de junção. Para assegurar o melhor força de selagem e de fecho, o espaço da articulação do silenciador e a camada de ar com um vedante à prova de água e resistente ao calor, em seguida, deixar o sistema num estado de repouso até à solidificação completa da composição.

Como fazer você mesmo?

Apesar do fato de que o mercado moderno de equipamentos de ventilação oferece uma ampla seleção de vários silenciadores, você pode fazer o dispositivo sozinho.

Para isso, você precisa estocar vários itens.

  • Levará dois tubos de corte de diferentes diâmetros de pelo menos um metro. tamanho em corte na peça de trabalho de acordo com o tamanho da secção de conduta transversal e o diâmetro do tubo exterior - para ultrapassar esta figura 7 cm.
  • Como aquecedor, você pode usar lã mineral, lã de vidro ou qualquer outro material. A única condição para sua adequação é sua incombustibilidade.
  • Vai precisar de grampos e pregos de plástico.Das ferramentas você precisa levar uma tesoura para metal, alicate, um martelo e uma pistola de rebite.

O primeiro passo na fabricação de um silenciador será a realização de furos no tubo interno. Para esses propósitos, você pode usar uma broca ou furadeira ou fazer furos na peça de trabalho com um martelo e uma unha grande.

Eles devem ser feitos a uma distância de um centímetro um do outro, partindo da borda de 10 cm.Quando a perfuração do tubo é concluída, é necessário manchar uma folha de isolamento com cola e cola-lo para o vazio interno. A espessura do material isolante não deve exceder 5 cm, e a partir da borda do tubo é necessário recuar 8 cm, após isso, deve ser bem apertado em vários locais com braçadeiras plásticas.

Em seguida, você precisa pegar o tubo externo, medir 6 cm da borda e desenhar uma linha. Então, com a ajuda de uma tesoura para metal, é necessário fazer cortes longitudinais da borda da peça de trabalho até a linha traçada. As pétalas resultantes devem ser dobradas para dentro e posicionadas perpendicularmente à superfície externa do tubo. Então, em cada pétala, você precisa fazer uma marca e delinear 3 cm da borda, dobrar o metal ao longo da linha delineada paralelamente à superfície externa da peça de trabalho.

Se tudo for feito corretamente, então dentro de um tubo grande você terá uma passagem direta com um diâmetro de 6 centímetros. Depois você precisa colocar o espaço em branco no interior. Isto deve ser feito de tal maneira que as pétalas sirvam como limitadoras para o movimento do pequeno tubo e ao mesmo tempo que o seu suporte. O mesmo trabalho precisa ser feito na segunda extremidade do tubo grande, após o qual a cavidade interna será fechada. Após a conclusão da fabricação do silenciador, você pode proceder à sua instalação, que é realizada pelas mesmas regras que a instalação de modelos de fábrica.

Atenuadores de som para ventilação são uma parte importante dos sistemas de ventilação. Os dispositivos reduzem significativamente o nível de ruído dos exaustores domésticos e industriais, o que garante uma estadia humana confortável em salas ventiladas.

Como fazer silenciadores para ventilação, veja o seguinte vídeo.

Comentários
Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto