Shiber para ventilação: finalidade, classificação e design
Shiber é um elemento indispensável de muitas redes de engenharia e é amplamente utilizado na construção de ventilação. Apesar da simplicidade do design, o papel das portas nas instalações de escape é difícil de superestimar.
Finalidade e princípio de ação
O portão de ventilação é uma válvula capaz de bloquear completa ou parcialmente o movimento do fluxo de ar no duto. A tradução literal do alemão da palavra schieber é uma pegadinha. O nome divulga completamente o propósito funcional do dispositivo. O dispositivo é usado em redes de ventilação para aumentar a produtividade de seu trabalho, regulando a intensidade da passagem de massas de ar. O portão é às vezes chamado de "acelerador", mas este termo não se refere a todos os dispositivos, mas apenas àqueles equipados com um mecanismo rotativo de constipação.
O princípio de funcionamento do portão exatamente o mesmo princípio que o amortecedor de forno usado para regular o impulso no tubo de chaminé. Assim, quando o combustível é inflamado, a aba é aberta, proporcionando assim um poderoso movimento de fluxo de ar do soprador para o tubo. No processo da fase ativa da combustão, eles se sobrepõem ligeiramente, impedindo a queima instantânea do combustível, e depois que as últimas brasas estão esgotadas, a válvula é fechada quase completamente, deixando apenas uma pequena folga.
Assim, a válvula de fogão desempenha o papel de um regulador de impulso, permite controlar a velocidade e a intensidade da passagem de massas de ar através da chaminé. O mesmo princípio funciona como porta de ventilação. Ele então aumenta e limita a corrente de jatos de ar. Além disso, a válvula alinha a resistência do fluxo de ar dentro do duto, regula sua passagem de sua parte principal para os galhos. As válvulas de gaveta podem ser montadas em dutos de ar de qualquer material, incluindo plástico.
Especificações técnicas
O design dos portões depende inteiramente do local de instalação, da temperatura das massas de ar e da forma dos dutos de ar.Todas as válvulas têm uma superfície absolutamente lisa, que é ditada pelo trabalho em condições de queda de temperatura e pela necessidade de limpeza regular. Além disso, a válvula deve ser perfurada ou estar equipada com uma ranhura. Isso não bloqueará completamente o fluxo de ar fresco para a sala e garantirá a preservação de um microclima favorável.
Shibera são retráteis e rotativas. Os primeiros são usados em sistemas de ventilação com circulação forçada de fluxo de ar e são válvulas retas feitas de aço. Eles são definidos perpendicularmente à direção do fluxo. Este design permite controlar a quantidade de fluxo de ar e, se necessário, alterá-lo.
Modelos rotativos, chamados de aceleradores, podem ser instalados em uma ventilação com propulsão natural. Os modelos são apresentados na forma de uma placa fixa no eixo e são acionados por um botão rotativo. O cabo, por sua vez, é fixado na placa por meio de um parafuso e porca de cordeiro, e abre a válvula em 10 graus a cada volta. Todas as peças da válvula são feitas de aço galvanizado e, se necessário, são pintadas adicionalmente.
Nos sistemas de abastecimento e exaustão, a instalação dos portões é feita na abertura do duto em frente ao ventilador. Tal disposição da aba evita o sobreaquecimento do motor da ventoinha: quando a ventoinha arranca, a aba é fechada e, após o número de revoluções atingir os parâmetros operacionais, esta é aberta. Neste caso, o portão atua como uma válvula de partida, o que aumenta a eficiência do ventilador e prolonga sua vida útil.
Espécie
Além das diferenças construtivas, as portas diferem umas das outras de várias maneiras.
Formulário
A configuração dos amortecedores depende inteiramente da forma da seção do duto e é redonda e retangular. Os dutos de ar de seção redonda têm o melhor rendimento, no entanto, em alguns casos, a instalação de modelos quadrados e retangulares é praticada como medidas forçadas. Isso geralmente acontece se você quiser esconder o tubo de duto atrás de uma parede ou teto imaginário com um mínimo de espaço livre. A operação de aquecedores elétricos com seção transversal quadrada é também uma das razões para a instalação de tubos retangulares.Qualquer que seja a forma do duto, o portão deve repeti-lo exatamente.
Método de controle
Nesta base, a válvula de gaveta é dividida em vários tipos. Existem modelos com métodos de controle manual, automático, pneumático e hidráulico. A escolha depende das condições técnicas de instalação do sistema de ventilação e das preferências pessoais do hospedeiro.
Material de fabricação
Para o fabrico de válvulas de corrediça e borboleta com aço de alta liga, galvanizado ou cromado. Devido às características operacionais do material, os modelos de metal são caracterizados por alta resistência, longa vida útil e resistência a meios agressivos. Os aparelhos são bem tolerados pelos efeitos da temperatura e do vapor, podendo ser instalados nos sistemas de ventilação de qualquer tipo de edificação sem restrição.
Método de montagem
A instalação de portões pode ser feita de duas maneiras: flangeada e em forma de sino. O primeiro envolve o uso de flanges de montagem, e ao usar a segunda válvula é inserida no duto de folga usando soquetes.
Detalhes da instalação
Com uma instalação tubo-a-tubo montada em soquete, o amortecedor é montado nas extremidades do duto e não requeruso de fixadores. As costuras de encaixe são completamente revestidas com selante de silicone. Se for pretendida a captação de ar quente ou saturado, devem ser utilizados compostos resistentes ao calor e à água. É permitido usar a ventilação somente depois que o material estiver completamente endurecido. Além do selante, o uso de fita de borracha butílica capaz de suportar temperaturas de 100 graus ou mais dá bons resultados. Um manguito retráctil contendo uma camada adesiva de fusão a quente tem uma capacidade de resistência ao calor ligeiramente inferior. Este selo é capaz de trabalhar em alta umidade e temperaturas de até 80 graus.
O método de flange é usado ao instalar portas em dutos de ar de seção retangular e é regulado pelo SNiP 3.05.0185.
- A principal condição para a instalação é o uso de fixadores. Eles são feitos de materiais de alta resistência e são capazes de suportar os efeitos agressivos do ambiente externo.
- A fixação dos flanges deve ser feita com quatro ou mais parafusos, os quais devem estar localizados no mesmo lado do flange instalado.
- Ao colocar o dispositivo em planos horizontais, as cabeças dos parafusos de montagem devem estar no topo.
- Após a instalação, verifique o curso da válvula. O portão deve abrir e fechar livremente, sem balançar e não ficar preso.
- A junta de flange requer medidas de vedação obrigatórias, para as quais pode ser utilizada espuma de borracha porosa ou mastique termo-retrátil a partir de betume e polímeros.
- Na instalação de modelos com acionamento elétrico é necessário cuidar da presença de uma fonte de energia com voltagem de 220 volts próximo ao flape.
Graças à simplicidade de design e facilidade de instalação, os produtos deslizantes podem ser projetados independentemente. No entanto, o uso de modelos feitos por conta própria é permissível somente quando são instalados no sistema de ventilação. Ao planejar a instalação de válvulas de gaveta no sistema de remoção de fumaça de um fogão a lenha ou lareira, recomenda-se fortemente o uso de modelos de fábrica. Isso se deve aos requisitos de equipamentos de segurança contra incêndio, cujo rigor de execução é estritamente necessário.
A válvula de gaveta é uma parte importante do sistema de ventilação.Com sua ajuda, a intensidade do fluxo de ar que entra na sala é ajustada, a penetração de ar frio no inverno não é permitida.
O vídeo abaixo dá uma resposta detalhada para a questão de saber se um portão para a chaminé é necessário.