Grelha de ventilação ajustável: características, tipos e instalação
A grelha de ventilação ajustável é uma invenção conveniente e funcional e não é apenas altamente prática, mas também tem excelentes propriedades decorativas.
Dispositivo e finalidade
A grade estruturalmente ajustável é um dispositivo que consiste em uma estrutura (quadro) com um mecanismo de obturador de veneziana fixa e uma sobreposição de treliça. Alguns modelos são equipados com válvulas de gaveta mecânicas móveis, que são placas internas planas e, quando giradas, orifícios abertos. As blinds podem ter uma execução de uma ou duas linhas e estar localizadas vertical ou horizontalmente. Os modelos de duas carreiras são considerados os mais convenientes, permitindo um ajuste mais preciso do fluxo de ar, alterando o ângulo de inclinação da persiana.
O objetivo principal das grades ajustáveis é controlar o fluxo de entrada de ar e a remoção de massas já gastas. Com a ajuda de grades, você pode mudar a direção do ar fresco, reduzir ou aumentar a intensidade de seu fluxo, ou fechar a entrada para ele. Devido à capacidade de travar de forma confiável a ventilação, as grades são capazes de evitar que o cheiro desagradável, poeira e pequenos insetos entrem na rua, bem como para excluir a perda de calor da sala quando as temperaturas externas diminuem.
Além disso, as grades não permitem a reversão de correntes de ar, eliminam correntes de ar e contribuem para uma distribuição uniforme de massas de ar por toda a sala. Os modelos efetivamente apagam a velocidade dos fluxos gravitacionais e reduzem o zumbido.
A função decorativa das grades também é difícil de superestimar - os modelos são a conclusão lógica do sistema de ventilação e ocultam o buraco inestético do duto.
As redes são feitas em execução interna e externa e podem ser instaladas em paredes externas e internas, no piso ou no teto. De acordo com o método de controle, as grades ajustáveis podem ser mecânicas ou inerciais.Os primeiros são ativados pelo esforço físico, e os últimos são fechados por conta própria na ausência da tração necessária. Existem também modelos com acionamento elétrico, o processo de abertura e fechamento em que é totalmente automatizado.
Além de grades domésticas tradicionais, existem produtos especializados, cuja operação leva em conta as especificidades das instalações. Tais dispositivos podem ser dotados de mecanismos anti-vandalismo, resistentes a temperaturas extremamente altas e baixas, estar equipados com uma função de recuperação de calor e estar equipados com isolamento acústico. Alguns modelos estão equipados com um amortecedor que evita que o dispositivo chameje durante a operação.
O âmbito de aplicação das grades ajustáveis é muito amplo: os modelos podem ser instalados em todos os tipos de sistemas de fornecimento e ventilação de exaustão e usados em instalações de qualquer finalidade. Devido à sua capacidade regulatória, os dispositivos são convenientes para uso em espaços que não implicam um influxo constante de ar fresco. Por exemplo, uma treliça instalada no subsolo de uma casa de habitação ou adega, em clima seco, permitirá que as massas de ar no interior, e em tempo chuvoso, atuem como uma barreira à penetração de umidade e impeçam a umidade da fundação.
Em garagens, armazéns e porões, recomenda-se o uso de treliças de lóbulos galvanizados, nos quais a intensidade da passagem de massas de ar é regulada pela válvula e é realizada girando-a no sentido horário.
Princípio de funcionamento
A essência da ação das grades ajustáveis é bastante simples: devido à sua capacidade de alterar a posição dos trilhos da grelha, as grades direcionam o fluxo de ar para o local desejado, e a forma do produto em si é responsável pela distribuição uniforme das massas de entrada. Nas redes equipadas com válvulas, a função de ajustar a direção dos jatos de ar é ausente. Tais modelos só podem limitar a vazão e não afetam a distribuição uniforme do ar.
O princípio de operação das grades inerciais é que quando ocorre uma inversão de fluxo ou quando não há movimento de ar, os blinds fecham. A instalação de tais modelos em sistemas de ventilação com tubulação natural elimina a necessidade de usar uma válvula de retenção, que é necessária para eliminar o efeito da tração do duto. O uso de grades inerciais ajuda a eliminar completamente a penetração de odores deinstalações.
Nos modelos de transferência instalados entre salas adjacentes, são fornecidas venezianas em forma de V. Este design impede a penetração de luz de sala em sala e torna confortável a sua permanência. O princípio de operação das grades externas com recuperação de calor é que o ar que sai transfere sua energia térmica para o ar que entra, como resultado do qual o condensado formado não congela e não interfere na operação de ventilação.
Vantagens e desvantagens
O uso de grades de ventilação ajustáveis tem seus pontos fortes e fracos.
As vantagens dos modelos incluem a compactação e a leveza dos dispositivos. O peso das grades domésticas varia de 800 g a 1,3 kg, graças ao qual os dispositivos podem ser instalados em divisórias leves de gesso cartonado. A gama de dispositivos oferece produtos com seções redondas e quadradas, o que facilita a instalação de modelos em qualquer configuração de dutos. Além disso, o custo das grades é muito menor do que o custo de difusores e anemostáticos.
As vantagens também incluem segurança de uso, operação silenciosa e a capacidade de regular o fluxo.Os produtos são produzidos em uma ampla variedade de cores e desenhos, o que simplifica muito a seleção e permite que você compre a grade para qualquer interior.
As desvantagens da grade ajustável incluem a tendência à corrosão de modelos de metal e a baixa eficiência da distribuição uniforme de massas de ar em comparação com anemostats e difusores.
Espécie
As grelhas de ventilação ajustáveis são classificadas por localização e podem ser externas, internas ou transbordadas.
Modelos externos são instalados em dutos de ar do lado de fora dos edifícios e são frequentemente equipados com mosquiteiros e uma função de aquecimento. Esses produtos são divididos em vários tipos:
- grades dianteiras são projetadas para fornecer ventilação de sótãos e distinguem-se por uma borda de decoração estendida;
- modelos de porão são instalados nos dutos de ventilação dos porões e são caracterizados pela construção durável e proteção contra roedores;
- grades de porta funcionam como uma válvula de retenção e são usadas em sistemas de entrada natural;
- modelos de piso são instalados em sistemas de ventilação que fornecem ar para a sala a partir de baixo,também diferem na alta durabilidade e resistência ao desgaste.
Modelos internos são instalados em ambientes internos e estão disponíveis em várias versões.
- Modelos de cozinha. Essas grades são equipadas com uma válvula de retenção e têm persianas inerciais, o que elimina completamente o fluxo reverso do ar de exaustão para o interior.
- Modelos de lareira são usados para circular ar quente de lareiras ou fogões para salas adjacentes.
- Grades entalhadas são geralmente instaladas sob o teto ou colocadas entre o interior. Os modelos diferenciam-se nos tamanhos pequenos de uma superfície de trabalho e são quase imperceptíveis na instalação.
- Os modelos tradicionais aéreos são usados em qualquer local e caracterizam-se pelo design moderno e baixo custo.
Grades de fluxo são instaladas nas divisórias e portas interiores, servem para garantir a circulação do ar interior.
Diferencie a estrutura e o material de fabricação. A matéria-prima mais fácil e barata é o plástico. Modelos de plástico têm uma ampla gama, uma grande variedade de cores e aparência estética.As desvantagens de tais produtos incluem a incapacidade de operar em condições de altas e baixas temperaturas, bem como a probabilidade de queima de modelos de cores. Deve-se notar que, além de plástico, para a fabricação de grades utilizadas de latão, aço galvanizado e cromo, bem como alumínio.
Grelhas de metal são caracterizadas por uma longa vida útil e confiabilidade do mecanismo rotativo dos estores. As desvantagens incluem muito peso e a probabilidade de ferrugem. Os mais caros e atraentes são os modelos com folheado de madeira. O quadro e persianas em tais produtos são feitos de metal ou plástico. Versões de madeira têm uma aparência incomum e são usadas para instalação interna.
Critérios de Seleção
Ao escolher um modelo, você precisa se concentrar em vários fatores importantes.
O tamanho do produto é completamente determinado pelas dimensões do duto de ar do sistema de ventilação. A largura dos produtos varia de 5 a 24 cm e a altura pode chegar a 24 cm Para dutos totais com um comprimento lateral ou seção superior a 30 cm, a fabricação das grades é feita de acordo com a ordem individual.
A forma da estrutura da grelha também depende dos parâmetros iniciais da conduta e pode ser redonda ou quadrada. A tampa superior pode não coincidir com a forma da moldura e ter um design redondo, retangular ou elipsoidal.
O mecanismo regulador é selecionado de acordo com o propósito da sala. Em espaços que não envolvem a presença constante de pessoas, você pode obter as válvulas mecânicas, acionadas por uma alavanca. Em espaços residenciais e públicos, é aconselhável usar modelos equipados com persianas giratórias. Ao escolher um modelo para cozinhas e banheiros, deve-se atentar para a presença de uma função de válvula de retenção no produto.
Instalação
A instalação de grades é muito simples e é o seguinte:
- a armação do modelo é instalada no final do duto e fixada à parede, piso ou teto com buchas ou parafusos;
- a junta do quadro e do duto é equipada com juntas de borracha e é selada com selante de silicone;
- instalação de espaçadores de mola é feita de acordo com as instruções;
- após o vedante ter sido completamente ajustado, a cobertura decorativa é colocada no lugar e fixada aoajuda de parafusos auto-roscantes ou grampos especiais.
As grades ajustáveis são uma parte importante da rede de ventilação. Eles são fáceis de instalar, fáceis de usar e ajudam a manter um microclima favorável na sala.
Como funciona a grade de ventilação ajustável, veja o vídeo a seguir.