Características de ventilação de exaustão para o apartamento

 Características de ventilação de exaustão para o apartamento

Fornecimento e exaustão de ventilação para o apartamento é um sistema de escape popular e é amplamente utilizado em edifícios de apartamentos. A essência do trabalho desta instalação é a remoção do ar poluído das instalações e o transporte de ar fresco para o mesmo.

Por que você precisa?

A boa aparência do apartamento é uma das principais condições para uma vida confortável e tem um impacto tangível no bem-estar das pessoas. Em caso de troca de ar insuficiente, a capacidade de trabalho é notavelmente deteriorada, uma sensação de cansaço e letargia aparece. Mais recentemente, o problema da ventilação dos apartamentos foi resolvido com a ajuda de um sistema que funciona devido ao impulso natural, que foi criado devido à diferença de temperatura externa e interna.Um pré-requisito para o funcionamento eficaz de tais redes era o fluxo de ar das janelas de madeira, o que causava um calado e proporcionava desejos naturais. No entanto, hoje em dia, com o advento das janelas de plástico, o problema da ventilação dos apartamentos tornou-se muito agudo. Devido à alta estanqueidade, os pacotes de vidro não permitem correntes de ar, o movimento das massas de ar pára e a ventilação natural torna-se impossível. O surgimento de unidades de tratamento de ar ajudou a resolver efetivamente o problema de criar condições confortáveis ​​para os residentes.

Dispositivo e princípio de funcionamento

Estruturalmente, o sistema de ventilação de abastecimento e exaustão é um dispositivo complexo que consiste em dispositivos interagindo uns com os outros. Cada elemento tem seu próprio propósito funcional e é parte integrante de uma cadeia de trabalho.

  • O duto de ar é considerado o "esqueleto" do sistema de ventilação e serve para transportar o ar poluído para a rua e fornecer massas de ar limpas à sala. Consiste em um sistema extensivo de tubos, unidos em uma rede comum por meio de acessórios: tees, cotovelos e cotovelos.O duto de ar pode ter uma seção transversal redonda ou retangular e ser flexível, rígido ou semi-flexível. O tamanho da seção do tubo é escolhido individualmente e depende da potência da unidade de ventilação, da área da sala e da velocidade máxima do fluxo de ar. O material para a fabricação de dutos é o aço galvanizado, folha de alumínio e polímeros sintéticos, que são mais frequentemente poliisobutileno e plástico vinílico. Os modelos de plástico são geralmente instalados com alta probabilidade de condensação ou quando a umidade natural do ar é muito alta. Tais modelos não estão sujeitos a corrosão e poderão servir até 20 anos. De cima, os dutos de ar são envolvidos com isoladores de calor e som, após o que eles estão escondidos em tetos falsos.
  • O ventilador também é uma parte importante do sistema.e é responsável pela vazão / fluxo de ar e pelo nível de pressão dentro dos dutos.

Pode ser de dois tipos.

  1. Nas unidades de tratamento de ar de casas particulares e casas de campo, geralmente são instalados modelos centrífugos. Eles são equipados com rodas de pás localizadas em cilindros ocos.As partes laterais das rodas estão equipadas com pás localizadas paralelamente ao eixo de rotação. As rodas giram, empurram o ar para a periferia do dispositivo e o apertam, após o que, sob a influência da força centrífuga, o ar entra na caixa espiral e, a partir daí, flui para a porta de injeção. O dispositivo tem uma eficiência não muito alta, mas é suficiente para exaustar o ar em sistemas com duto de ventilação individual.
  2. Para instalação em edifícios de apartamentos, é melhor usar modelos do tipo axial. Os instrumentos consistem em rodas de pás e caixas. As lâminas estão firmemente fixadas nas mangas no ângulo reto, o que permite capturar primeiro o fluxo de ar e depois movê-lo na direção do eixo. A eficiência e a produtividade dos instrumentos axiais são muito superiores aos dos modelos centrífugos, o que permite que sejam instalados em sistemas com canais de ventilação internos.
  • Válvula de ar impede a entrada de ar externo na sala durante a ventilação desconectada. As válvulas são equipadas com acionamentos elétricos, o que torna o processo de abertura / fechamento totalmente automatizado.Alguns modelos estão equipados com função de aquecimento elétrico, o que elimina completamente o congelamento no inverno.
  • Sistema de filtração Também é um elemento importante de ventilação e fornece proteção confiável da sala contra insetos, poeira e pequenos detritos mecânicos. Em sistemas domésticos geralmente instalam um filtro grosso, mas se você quiser, pode adicionar modelos muito sensíveis de limpeza fina que podem capturar partículas de até 0,1 mícrons de tamanho.
  • Aquecedores instalados nas unidades de ventilaçãosão água e eletricidade. Os dispositivos servem para evitar que o condensado congele e aqueça o ar fornecido durante o período de inverno. Para pequenos apartamentos, você pode obter instalando um modelo elétrico, enquanto que para uma casa grande, é melhor usar um modelo de água.
  • Recuperadores são a solução ideal para o problema do aquecimento do ar frio, quando comparado com os aquecedores, eles consomem muito menos eletricidade. A essência do funcionamento dos dispositivos baseia-se no aquecimento do ar de entrada com a ajuda do calor gerado pelas massas de ar exauridas.Nos meses de verão, o dispositivo é capaz de trabalhar no resfriamento dos fluxos de entrada, o que elimina a necessidade de instalar um condicionador de ar.
  • Supressores de ruído extinguem ruídosdecorrentes do funcionamento de ventiladores elétricos, além de bloquear o zumbido criado pela turbulência dos jatos de ar. Estruturalmente distinguir modelos tubulares e lamelares. A escolha da unidade desejada depende da potência da unidade de ventilação, do comprimento e das qualidades aerodinâmicas do duto, bem como do material de que é feito. No entanto, os supressores de ruído não são obrigatórios para a instalação e podem ser substituídos com sucesso por um conjunto de medidas destinadas a reduzir o ruído. Por exemplo, reduzindo a velocidade do fluxo de ar, aumentando a eficiência do ventilador ou envolvendo o dispositivo com qualquer material à prova de som.
  • Grelhas de entrada de ar protege o duto de ar de itens pequenos e precipitação, e distribuidores de ar são usados ​​para dispersão uniforme de massas de ar na sala.
  • Sistema de controle o sistema de ventilação é necessário para ligar e desligar o ventilador e o aquecedor, abrir a válvula de ar, ajustar o volume do fluxo e alertar tempestivamente sobre falhas e avarias.Os modelos mais modernos estão equipados com uma função de temporizador e um sensor térmico incorporado. Gestão e controle é realizado por controle remoto. O sistema de controle inclui o sistema de segurança do dispositivo. Graças aos fusíveis incorporados, o circuito abre e desliga o aquecedor e a ventoinha em caso de sobreaquecimento crítico dos enrolamentos dos seus motores.

O princípio da ventilação de fornecimento e exaustão é a substituição controlada do volume de ar das instalações através da entrada e remoção de massas de ar. É o processo de troca que distingue o princípio de funcionamento dos sistemas de ventilação do princípio de funcionamento dos sistemas de ar condicionado, em que o ar fresco é muitas vezes completamente ausente ou limitado. A ventilação funciona na junção do espaço fechado da sala e do ambiente externo externo, e fornece circulação contínua e simultânea de massas de ar entre elas. A possibilidade de organizar uma extensa rede de condutas permite que a ventilação forneça qualquer número de quartos no apartamento. Além da principal função de substituir ar sujo por ar limpo, os sistemas de abastecimento e exaustão são freqüentemente equipados com dispositivos adicionaisO trabalho de que permite não só a limpeza do ar, mas também umedecendo, ionizando, aquecendo e desinfetando-o.

Espécie

O moderno mercado de equipamentos de ventilação oferece uma ampla seleção de modelos modulares desmontáveis ​​e monoblocos. Unidades modulares consistem em elementos individuais que são comprados como produtos independentes e, em seguida, montados em uma rede comum. Este método de instalação permite que você crie um sistema que atenda às necessidades de um determinado consumidor e equipe-lo de acordo com seus desejos. A desvantagem dos projetos modulares é a necessidade de cálculos complexos, desenvolvimento de projetos e seleção cuidadosa de elementos compatíveis entre si. Além disso, os sistemas de tipografia exigem testes profissionais e ajuste fino. Para realizar atividades de comissionamento, você terá que usar os serviços de especialistas, o que causará custos financeiros adicionais e aumentará o tempo de trabalho.

Para instalação de ventilação em apartamentos ou casas particulares, a opção mais adequada é monoblocos - estes são sistemasinclui todos os dispositivos necessários e ultrapassa a configuração de fábrica. O consumidor só precisa instalar corretamente a estrutura e proceder ao seu funcionamento. As vantagens dos sistemas de ventilação monobloco são a sua compactação e bom isolamento acústico. As desvantagens incluem a impossibilidade de escolher um ou outro componente a seu gosto, bem como a complexidade de equipar o sistema com dispositivos adicionais. Isso se deve ao fato de que todos os principais componentes do sistema são verificados quanto à compatibilidade e estão configurados, a instalação de um novo dispositivo exigirá reconfiguração e ajuste de todos os outros.

Estruturalmente, as instalações monobloco são divididas em vários tipos.

  • Modelos individuais Concebido para servir um pequeno quarto. O sistema não possui dutos e é instalado diretamente no duto de ventilação. O desempenho de tais dispositivos não excede 100 m³ / h, e a instalação é bastante simples e rápida. As vantagens dos modelos são a sua compactação e baixo custo. As desvantagens incluem o isolamento acústico deficiente e a possibilidade de localizar o sistema somente em ambientes fechados.
  • Modelos de canais são mais poderosos e produtivos. Eles são projetados para fornecer e descarregar massas de ar através do sistema de dutos. O desempenho dos modelos pode chegar a 500 m³ / h, o que permite instalá-los em grandes apartamentos de dois andares e casas particulares em vários andares. As vantagens dos modelos de canal incluem a manutenção eficiente de grandes áreas e longa vida útil, e as desvantagens incluem a necessidade de equipar modelos especialmente poderosos com aquecedores de água, o que, por sua vez, requer a conexão da unidade de ventilação ao sistema de aquecimento. Tal necessidade deve-se ao facto de, durante a estação fria, o consumo de electricidade para aquecimento do fluxo de entrada ser muito grande. Por exemplo, para aquecer o fluxo de ar em dispositivos potentes de alto desempenho de até +18 graus, ele consumirá até 5 kW de eletricidade.
  • Sistemas de Recuperação de Calor pode reduzir significativamente o consumo de energia para o aquecimento do fluxo de ar. A eficiência de muitos tipos de trocadores de calor chega a 90%, o que permite dispensar a instalação de um aquecedor elétrico ao operar a instalação em um clima não muito frio.As desvantagens dos recuperadores incluem o alto custo de muitos modelos e a probabilidade de misturar pequenas porções dos fluxos de entrada e saída, o que leva a um odor desagradável na sala. No entanto, esse efeito negativo é observado apenas nos modelos de câmara. Dispositivos de mistura de ar rotativos, tubulares e de placas não permitem e podem ser usados ​​com segurança na ventilação doméstica.
  • Sistemas de ar condicionado assumir a colocação conjunta do condicionador e do ventilador no bloco uniforme. O dispositivo é equipado com automação e pode funcionar em vários modos de ventilação e ar condicionado. Os modos são ativados automaticamente devido ao controlador climático, decidindo independentemente qual instrumento iniciar.

Instalação do sistema

Ao executar uma sequência clara de trabalho e observar as precauções de segurança, até mesmo um mestre principiante poderá instalar a ventilação de suprimento e exaustão. O primeiro passo será perfurar buracos com diâmetro igual ao tamanho da seção do duto. Em seguida, um duto de ar é inserido nesse orifício e a preparação para a instalação do corpo da instalação é iniciada.Para fazer isso, conecte as cordas de segurança ao dispositivo e somente depois disso comece sua fixação. Depois que o gabinete é instalado, a unidade do sistema é conectada ao duto. Além disso, furos são feitos na parede para a colocação do cabo elétrico, após o que os fios de alimentação são conectados, o suporte do difusor é montado e o painel de controle é montado. A instalação de modelos individuais é realizada de acordo com um esquema simplificado e consiste na instalação do dispositivo diretamente no duto de exaustão.

Dicas e truques

A julgar pelo feedback dos consumidores, a operação dos sistemas de abastecimento e exaustão requer monitoramento regular e substituição oportuna dos filtros. Além disso, é necessário monitorar a condição dos dutos de ar. Isto é especialmente verdadeiro para modelos corrugados que são propensos à formação de depósitos de gordura e acúmulo de poeira em suas superfícies internas. Os tubos são limpos com a ajuda de escovas rígidas, com respingos preliminares de líquido dissolvente na tubulação. Além da limpeza dos tubos e filtros, é necessário monitorar a integridade do duto.

No caso de uma ruptura do tubo, o aperto do sistema deve ser imediatamente restaurado.Usando um ferro de solda para tubos de solda ou selante resistente ao calor. Se algum dos elementos eletromecânicos falhar, pare imediatamente de operar a unidade de ventilação e chame o assistente. No entanto, a melhor maneira de prolongar a vida útil da ventilação é a prevenção em tempo hábil. Para fazer isso, uma vez por ano é necessário convidar um especialista que irá testar as unidades principais e, se elas funcionarem incorretamente, eliminará rapidamente a falha. Fornecimento e ventilação de exaustão é uma solução prática para criar um microclima confortável em um apartamento. Com a sua ajuda, você pode ventilar rapidamente a sala, fornecer aquecimento de ar frio no inverno e, sem recorrer à instalação de um aparelho de ar condicionado, refrescar o ambiente no verão.

Para aprender como instalar a ventilação no apartamento, veja o seguinte vídeo.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto