O que é ventilação forçada e como organizá-la?
Todos os dias, mais e mais casas e apartamentos adquirem modernas janelas de plástico. E isso é compreensível, porque eles são completamente selados, o que torna possível garantir um alto nível de isolamento térmico e, assim, economizar dinheiro em contas de serviços públicos. Ninguém argumenta com o fato de que portas de metal e janelas de plástico para lidar plenamente com suas obrigações.
No entanto, no inverno, certos problemas podem surgir. Se as janelas e portas estão bem fechadas, o apartamento pode ter problemas sob a forma de alta umidade, o que certamente levará ao aparecimento de fungos. Sem troca de ar regular na sala, boas condições de vida não podem ser garantidas. Os canais do sistema de ventilação, que estão equipados em salas como cozinha ou casa de banho, não têm capacidade para desviar as massas de ar residual. A solução ideal é usar ventilação de ar fresco, que é considerada uma das versões mais eficazes e populares de tais sistemas. Ao longo dos anos, conseguiu estabelecer-se como um dos sistemas de ventilação mais fiáveis, que estão simplesmente equipados e servem durante muito tempo.
Como isso funciona?
Ventilação de ar fresco é um sistema único que é necessário para fornecer ar para um apartamento ou uma casa de campo do lado de fora. Muitos estão inclinados a acreditar que o arranjo de tal sistema é um desperdício de tempo e dinheiro no entanto, um nível insuficiente de troca de ar pode ter as seguintes conseqüências:
- com a falta de oxigênio nos seres humanos, os problemas começam com os sistemas nervoso e cardiovascular;
- a eficiência cai ao mínimo, o que afeta a produtividade das pessoas na sala;
- a umidade na sala está crescendo, ou seja, é considerada a principal causa de fungos e a reprodução de bactérias nocivas;
- a quantidade de substâncias perigosas no ar aumenta.
Assim, existem muitas razões pelas quais é necessário equipar este tipo de sistema de ventilação num apartamento ou outra instalação residencial. Dependendo da variedade, esse sistema pode incluir um grande número de elementos.
O primeiro lugar nesta lista é tomado por um fã, cuja essência é extrair ar para a sala. É melhor não economizar nesse dispositivo, pois seu poder tem um impacto direto no desempenho do sistema como um todo. É claro que, se o sistema incluir apenas um ventilador, dificilmente será diferente de uma janela articulada comum. Junto com o ar limpo na sala será sujeira, poeira, bactérias e frio.
É por isso que muitas vezes é instalado um filtro compacto que impede a entrada de lã, gases e gases na sala. Existem muitos filtros de ar no mercado de construção que são adequados para uso no processo de criação de um sistema de ventilação. Algumas opções permitem lidar com até mesmo pequenos contaminantes. Aqui você deve levar em conta as características da área em que a casa está localizada.
Um sistema típico de ventilação de entrada inclui os seguintes elementos.
- Grelha de entrada de arenviando ar diretamente para o sistema de ventilação. Essas redes, como o resto do sistema, podem ter a forma de um retângulo ou uma forma arredondada. A maioria das pessoas acredita que este componente desempenha apenas um papel decorativo, mas também fornece proteção eficaz contra a entrada de água e vários objetos.
- Válvula de ar. É necessário, a fim de não permitir que o ar se infiltre incontrolavelmente na sala, caso a ventilação de entrada seja desligada. Este elemento é indispensável no inverno, já que o ar frio entra regularmente na sala. Uma solução ideal é instalar uma válvula operada eletricamente, que possibilita automatizar totalmente o controle do sistema. Em outras palavras, se o ventilador está funcionando, a válvula está no estado aberto, e quando o ventilador está desligado, ele fecha automaticamente.
- Aquecedor de ar. Este elemento só é necessário se o equipamento de ventilação for utilizado no inverno. O aquecedor é água e elétrico. Este último é considerado uma opção melhor para sistemas pequenos, já que sua instalação não requer grandes investimentos.Se a sala é caracterizada por grandes dimensões, é melhor instalar um aquecedor de água, caso contrário, o custo da eletricidade será enorme. Se você quiser economizar tanto dinheiro quanto possível, você pode instalar um trocador de calor especial. Este é um dispositivo único que permite aquecer o ar devido à troca de calor com o ar removido da sala.
- Silenciador Considerando o fato de que o ventilador é uma fonte de ruído, é necessário cuidar da presença de um silenciador próximo a ele. Caso contrário, os sons da operação da unidade serão distribuídos por todo o sistema.
- Dutos de ar. Para estes fins, é utilizada uma rede de condutas de ar, que inclui as condutas e acessórios de ar. No processo de sua seleção, devem ser levados em consideração parâmetros como a área seccional, forma e rigidez.
A maioria das pessoas prefere este tipo particular de sistema de ventilação, pois tem muitas vantagens. Entre suas vantagens distintivas são as seguintes:
- Fatores externos não afetam a quantidade de entrada de ar em um apartamento ou casa, independentemente da diferença de temperatura ou do número de aberturas de janelas instaladas. Na casa em uma base regular será ar fresco e limpo.
- A capacidade de reduzir o custo do sistema de aquecimento. O uso da ventilação permite não apenas remover o excesso de ar, mas também preservá-lo, o que certamente afetará a temperatura em todos os ambientes.
- Mesmo os menores sistemas são equipados com filtros especiais que proporcionam uma limpeza de ar confiável contra poeira e sujeira. É extremamente importante para quem sofre de alergias.
- Automatismo Para eliminar o ar usado, não é necessário abrir constantemente janelas e portas, porque o sistema poderá conduzir a troca de ar por conta própria.
Apesar do grande número de vantagens deste sistema, ele também tem certas desvantagens que devem ser levadas em conta antes da instalação. Entre eles estão os seguintes.
- Dificuldade para instalar. Considera-se que o caminho ideal é pensar no sistema de ventilação antes de começar a construção de uma casa de campo. Mas na casa já terminada ou instalação de apartamentos será bastante complicada.
- Nem sempre é possível encontrar uma quantidade suficiente de espaço para a instalação de equipamentos, que é bastante grande em tamanho.
- Elementos do sistema emitem fortes ruídos e vibrações, portanto, você precisa cuidar do isolamento acústico antecipadamente, o que reduzirá ainda mais a área útil da sala.
- O edifício deve estar equipado com dutos de ar e o projeto projetado deve ser competente com cálculos precisos.
Inicialmente, parece que a instalação é bastante simples e o sistema é tão eficiente que nenhum problema surgirá durante a operação. No entanto, o ar sem aquecimento especial não será caracterizado pelo conforto, mesmo que esteja frio lá fora. Além disso, a ventilação de entrada fornece a instalação de filtros especiais que prendem a poluição, poeira e substâncias nocivas. Equipamentos para tal ventilação devem ser necessariamente isolados, sem os quais a temperatura cai fora do acampamento, causando condensação e alta umidade, o que, por sua vez, levará à ocorrência de fungos.
Todos esses pontos devem ser levados em conta para que o sistema não seja apenas eficaz, mas também confortável de usar.
Espécie
Hoje, há um grande número de tipos de sistemas de ventilação, cada um com suas próprias vantagens e pontos fortes.Tal sistema pode ser doméstico e axial, montado na parede, aquecido e sem ele. Dependendo da instalação de condutas de ar, este sistema pode ser dos seguintes tipos.
- Channelless. A essência de tal sistema é que aberturas especiais nas aberturas de portas e janelas são usadas para fornecer oxigênio.
- Canal. Aqui o ar é fornecido através de um aparelho especial.
Se levarmos em conta as características de projeto de ventilação, pode ser:
- equipe, quando o sistema inclui muitas partes diferentes que são conectadas através de um duto de ar;
- monobloco - em um caso os principais elementos são combinados.
Além disso, o sistema pode ser dividido em tipos, dependendo do método de ventilação.
- Local Sua essência reside no fato de que o ar é fornecido apenas para determinados cômodos.
- Integrado Uma característica distintiva é que o ar é distribuído uniformemente.
- Emergência Prevê a presença de dispositivos especiais que não permitem a propagação de fumaça em caso de incêndio.
Parâmetros básicos
Para que este tipo de sistema de ventilação seja capaz de cumprir suas obrigações ao máximo, é necessário calcular e definir corretamente os parâmetros para cada um de seus componentes.Primeiro de tudo, você deve prestar atenção ao equipamento para aquecer o ar. Para um apartamento, geralmente é suficiente instalar um aquecedor cuja potência é de 5 kW. Mas, no caso de uma casa particular, tudo é muito mais complicado: será necessário realizar alguns cálculos, levando em conta a temperatura do ar externo e a potência do equipamento.
É extremamente importante determinar corretamente a carga na rede elétrica de um apartamento ou uma casa de campo com um estado operacional da rede elétrica. Lembre-se de que muita carga na rede pode causar uma emergência. Se é errado calcular os parâmetros do dispositivo para aquecer o ar, então com fortes geadas não terá tempo para aquecer até à temperatura desejada, em resultado da qual o ar frio penetra no interior do apartamento. Para lidar com este problema só será possível se a velocidade do ventilador for reduzida. Quanto mais lenta a massa de ar se mover, mais tempo o aquecedor terá que aquecer.
Para garantir que o funcionamento do sistema de ventilação não tenha qualquer impacto negativo no conforto da vida,É necessário calcular corretamente os parâmetros da potência acústica do equipamento. Os especialistas identificam três indicadores: a entrada, a saída e o corpo. Atenção cuidadosa deve ser dada à emissão de ruído. Se esse valor for alto, você também poderá instalar um absorvedor de ruído especial. Este elemento será capaz de executar todas as funções atribuídas a ele somente se seu comprimento for maior que 90 cm.
A ventilação forçada não funciona normalmente sem automação. Mesmo as variantes mais primitivas deste sistema são equipadas com dispositivos especiais para controle independente da temperatura do ar e da velocidade da pá do ventilador. Mas o uso de automação mais avançada permite que você faça configurações para diferentes momentos do dia. Por exemplo, se à noite é necessário reduzir a temperatura do ar fornecido, bem como reduzir a velocidade do ventilador, já que a necessidade de ar nesta hora do dia é mínima.
Para o controle mais confortável, é melhor escolher dispositivos que tenham as seguintes características:
- o ventilador possui 5 ou mais velocidades;
- a capacidade de controlar a velocidade em tempo real;
- controle dos filtros e possibilidade de controle remoto.
Cálculos
O cálculo da troca de ar pode ser realizado sob certas condições: o cálculo da remoção do excesso de calor, o cálculo da limpeza e a entrada de sujeira. Cálculos profissionais são necessários somente se o sistema for projetado para shopping centers e outros imensos prédios comerciais. No caso dos alojamentos, as coisas são muito mais fáceis. Entre os principais critérios são tais.
- Área do quarto - um valor que determina quantas vezes em cada hora um quarto ou apartamento recebe a quantidade necessária de ar do lado de fora.
- Multiplicidade - para levar a cabo este cálculo é necessário levar em conta duas figuras - a velocidade da provisão de ar e o tamanho do quarto. Ao mesmo tempo, o número de pessoas que moram em uma casa ou apartamento de madeira não importa. O principal é simplesmente saber o tamanho da sala, o que permitirá calcular o volume e os indicadores de desempenho da ventilação.
- Padrões sanitários - nestes cálculos deve ser entendido que para cada pessoa que está na sala, 60 m3 / h de ar são necessários.
Deve-se notar que os SNiPs, GOSTs e o restante da documentação regulamentar e técnica necessariamente incluem fórmulas para realizar cálculos no processo de criação de um sistema de ventilação. Normalmente, o esquema indica quanto a câmara de ar e outros elementos produzem.
Assembly
Dependendo de como exatamente a unidade de tratamento de ar, diferindo em pequenas dimensões, será montada, o processo de instalação pode ser significativamente diferente. Portanto, se você usar um equipamento de ventilação comum, que inclui uma grade de entrada de ar, uma válvula e vários filtros, o processo será bastante simples e direto.
Para que o sistema funcione adequadamente no futuro e cumpra plenamente as suas obrigações, deve prestar-se muita atenção ao trabalho preparatório. Primeiro de tudo, é necessário certificar-se de que o sistema geral de ventilação do edifício está em condições de funcionamento. Prevenção e limpeza oportuna de ventilação em um prédio de apartamentos - o trabalho da empresa de gestão ou o dono da casa.
Após o trabalho preparatório e a seleção do equipamento mais adequadoVocê pode prosseguir para a instalação, que inclui as etapas a seguir.
- Determine o local para instalar o equipamento. Esta é uma etapa muito importante e crucial, uma vez que o desempenho e a eficiência de todo o sistema dependem disso. Os especialistas aconselham escolher um lugar perto das janelas.
- Determine o local em que a perfuração será realizada.
- Tipo de canal de furos de perfuração, cujo diâmetro não deve ser superior a 125 mm. Os mestres aconselham fazer esses buracos com um pequeno declive para evitar a entrada de umidade.
- Fabricação e instalação de ventilação de ar. Ao mesmo tempo, a válvula deve necessariamente estar do lado de fora e ser colocada verticalmente.
- Instalação da caixa deste sistema de ventilação na parede usando furos pré-fabricados e um conjunto para fixadores.
- Instalação do elemento de aquecimento e filtros para limpeza de ar forçada.
- Montar uma grade que protegerá o sistema em uma parede externa.
- Conexão de equipamentos à rede elétrica.
Deve-se notar que a instalação do sistema de ventilação de entrada em um apartamento ou casa de campo com suas próprias mãos pode ser feita usando uma válvula de admissão comum, que inclui uma grade e um duto de plástico.Além disso, se necessário, você pode usar elementos e filtros isolantes de calor. Neste caso também, o trabalho preparatório deve ser realizado para assegurar que a ventilação seja conectada ao sistema geral da casa. Você também pode criar um painel de controle que, a julgar pelas revisões, simplifica bastante o processo de monitoramento.
No que diz respeito à instalação, o melhor local para a localização da válvula será a distância entre o radiador do sistema de aquecimento e a estrutura da janela. O fluxo de ar é controlado alterando o sinal de virada da aba.
Especial atenção é dada ao sistema de ventilação com trocador de calor. Se até recentemente o sistema mecânico em apartamentos ou casas não era popular, então com o desenvolvimento de tecnologias avançadas no mercado, tal sistema se tornou extremamente popular. O princípio da sua operação é baseado na realização de recuperação de calor. Graças a este trocador de calor, o ar usado na sala retorna uma certa quantidade de calor para o ar fornecido.
A instalação deve receber atenção especial, uma vez que o desempenho correto e competente de todo o trabalho de instalação permite garantir o fornecimento de ar limpo da rua e aquecê-lo até a temperatura ideal.Esse sistema não só será fácil de gerenciar, mas também poderá servir por um longo tempo, fazendo bem o seu trabalho. É melhor usar blocos de qualidade que não necessitem de reparo ou manutenção, mesmo após anos de trabalho.
Assim, a ventilação de entrada é um sistema de alta qualidade que não apenas fornece ar fresco para a sala, mas também realiza várias outras funções, incluindo o aquecimento do ar e a limpeza de substâncias nocivas. O mais importante é calcular e instalar corretamente os elementos do sistema, pois isso afeta diretamente sua eficiência e produtividade. A automação de tal sistema permite não se preocupar com seu trabalho e manutenção.
Para obter informações sobre como montar a ventilação de entrada para um apartamento com as próprias mãos, consulte o vídeo a seguir.