Características de aquecedores para ventilação
Os aquecedores são uma parte importante dos sistemas de ventilação de abastecimento e exaustão e são amplamente utilizados em sua instalação. Os dispositivos aquecem as correntes de entrada de ar e garantem a criação de um microclima favorável.
O que é isso?
O aquecedor para ventilação de entrada é feito na forma de um trocador de calor no qual as massas de ar que saem da rua são aquecidas na temperatura desejada. O dispositivo é um dispositivo separado que está instalado no sistema de forma independente ou já instalado na unidade de ventilação. Depende das características de design da unidade de ventilação e é determinado pelas possibilidades técnicas de instalação e pelas preferências pessoais do consumidor.
Em sistemas modulares modulares, todos os itens são adquiridos separadamente., após o que eles são conectados a uma única rede de ventilação, enquanto em instalações monobloco os elementos já estão instalados e ajustados. Além de aquecedores, o sistema de ventilação inclui um sistema de filtração e umidificação, que permite a obtenção de ar na entrada da sala, atendendo a rigorosos padrões sanitários e higiênicos. Alguns sistemas modernos são equipados adicionalmente com dispositivos para desinfecção e ionização do fluxo de ar.
Dispositivo e princípio de funcionamento
Estruturalmente, o aquecedor é um aquecedor, no qual elementos de aquecimento podem ser usados como uma fonte de calor ou um sistema de tubos com um transportador de calor líquido. Os elementos de aquecimento são colocados em uma caixa de metal e podem ser ligados de maneira forçada e automática.
O arranque automático do aquecedor é possível em instalações modernas e dispendiosas, equipadas com sistema de climatização, que liga o elemento de aquecimento quando a temperatura externa desce abaixo do valor de referência.
Depois de ligar o aquecedor, o fluxo de ar através do dispositivo aquecee o ventilador embutido começa a distribuir o ar quente pela sala. Aquecedores elétricos são considerados os mais eficazes, no entanto, devido à grande quantidade de eletricidade consumida, eles não são usados para atender grandes instalações. Em tais casos, recorra a um método mais econômico de aquecer as correntes de entrada - a água.
Espécie
Aquecedores de ar fresco são classificados por tipo de fonte de calor e são água, vapor e eletricidade.
Modelos de água
Eles são usados em todos os tipos de sistemas de ventilação e podem ter execução de duas e três linhas. Os dispositivos são instalados no sistema de ventilação das instalações, cuja área excede 150 metros quadrados. Este tipo de aquecedores é absolutamente à prova de fogo e consome menos energia, devido à possibilidade de usar água do sistema de aquecimento como refrigerante.
Os modelos são equipados com um sistema de controle e monitoramento automático. Isso permite que você defina a temperatura desejada do ar de exaustão e, devido à presença de um termostato, ajuste-o conforme necessário.
O princípio de funcionamento dos aquecedores de água é o seguinte: o ar externo é aspirado através das grades de entrada de ar e é alimentado através do duto para os filtros grossos. Lá, as massas de ar são limpas de poeira, insetos e pequenos detritos mecânicos e entram no aquecedor. Um trocador de calor de cobre, consistindo de unidades localizadas em um padrão quadriculado e equipado com placas de alumínio, é instalado no corpo do aquecedor. As placas aumentam significativamente a transferência de calor da bobina de cobre, o que aumenta significativamente a eficiência do dispositivo. Solução de água, anticongelante ou água-glicol pode atuar como um transportador de calor que flui através de uma bobina.
Fluxos de ar frio passam pelo trocador de calor, retiram o calor das superfícies de metal e o transferem para a sala. O uso de aquecedores de água permite que você aqueça o fluxo de ar até 100 graus, o que oferece amplas oportunidades para seu uso em instalações esportivas, shopping centers, estacionamentos subterrâneos, armazéns e estufas.
Juntamente com as vantagens óbvias, os modelos de água têm várias desvantagens. As desvantagens dos dispositivos incluem o risco de congelamento da água em tubulações com uma queda acentuada na temperatura e a incapacidade de usar o aquecimento no verão, quando o sistema de aquecimento não está funcionando.
Modelos de vapor
Instalado nas empresas do setor industrial, onde existe a possibilidade de produzir grandes quantidades de vapor para necessidades técnicas. Nos sistemas de ventilação de fornecimento de ar doméstico, tais aquecedores não são usados. O papel do transportador térmico dessas instalações é o vapor, o que explica o aquecimento instantâneo das correntes de passagem e a alta eficiência dos aquecedores a vapor.
Um pré-requisito para o funcionamento de tais modelos é garantir a estanqueidade total dos tubos do permutador de calor. Caso contrário, o vapor começará a sangrar, sairá para a sala com ar e, eventualmente, quebrará o trocador de calor.
Para evitar isso, todos os trocadores de calor no processo de produção são submetidos a um teste de vazamento. Os testes são realizados com a ajuda de jatos de ar frio fornecidos sob uma pressão de 30 bar. Neste caso, o trocador de calor é colocado em um tanque com água morna.
Modelos elétricos
Eles são a variante mais simples de aquecedores e são instalados em sistemas de ventilação que servem pequenos espaços. Ao contrário dos aquecedores de água e vapor, o aquecedor de ar elétrico não implica o fornecimento de comunicações adicionais.Para ligá-los, basta ter uma tomada de 220 V. O princípio de funcionamento dos aquecedores de ar elétricos não difere do princípio de funcionamento de outros aquecedores e consiste no aquecimento de massas de ar que passam pelos elementos de aquecimento.
Uma das condições de operação obrigatórias para aquecedores elétricos é atender ao fluxo de ar mínimo através do dispositivo.
Mesmo com uma ligeira diminuição deste indicador, ocorre o sobreaquecimento do elemento de aquecimento elétrico e a sua quebra. Modelos mais caros são equipados com interruptores térmicos bimetálicos, desligando o elemento em caso de superaquecimento aparente.
As vantagens dos aquecedores elétricos são a instalação simples, a necessidade de conduzir o gasoduto e a independência da estação de aquecimento. As desvantagens incluem alto consumo de energia e instalação inadequada em sistemas de ventilação poderosos que atendem grandes espaços.
Cálculo de potência
Antes de proceder à escolha do aquecedor, é necessário calcular os indicadores principais, como a potência e a temperatura do fluxo de ar na saída da instalação.Além disso, é necessário levar em conta várias características, dependendo do uso de diferentes tipos de energia e do número de fases. Portanto, ao conectar um aquecedor elétrico de 5 kW, é necessário equipar uma conexão trifásica.
O consumo de corrente máximo permitido é calculado de acordo com a fórmula I = P / U, onde P denota potência e U é a tensão na rede de alimentação. Com conexões monofásicas, U é igual a 220 e com conexões trifásicas - a 660 V.
Além de cálculos elétricos, é necessário descobrir a temperatura dos fluxos de entrada ao usar um aquecedor de uma determinada potência. Para cálculo, a fórmula T = 2,98xP / L é usada, onde L é a capacidade do sistema e P é a potência do elemento elétrico. Indicadores padrão para a potência dos aquecedores de apartamentos e residências particulares são de valores entre 1 e 5 kW, enquanto a potência dos dispositivos instalados nos sistemas de ventilação de grandes empreendimentos industriais é de 5 a 50 kW.
Diagrama de conexão e controle
A conexão de aquecedores elétricos deve ser feita em conformidade com todos os requisitos de segurança. O diagrama de ligações da resistência eléctrica é o seguinte: quando prime o botão “Start”, o motor arranca e o aquecedor é ligado.Neste caso, o motor é equipado com um relé térmico, que em caso de problemas com o ventilador, abre instantaneamente o circuito e desliga o aquecedor elétrico. É possível ligar os elementos de aquecimento separadamente do ventilador, fechando os contatos de bloqueio. Para garantir o aquecimento mais rápido possível, todos os elementos de aquecimento são ligados simultaneamente.
Para melhorar a segurança do aquecedor elétrico, um indicador de emergência e um dispositivo estão incluídos no diagrama de fiação que impede a troca de elementos de aquecimento quando o ventilador é desligado. Além disso, os especialistas recomendam a inclusão de fusíveis automáticos no circuito, que devem ser colocados no circuito junto com os elementos de aquecimento. Mas na instalação de ventiladores de máquinas, pelo contrário, não é recomendado. O aquecedor é controlado a partir de um armário especial localizado perto do aparelho. Além disso, quanto mais próximo estiver, menor a seção transversal do fio que os conecta.
Ao escolher um esquema de conexão de aquecedor de água, é necessário focar na colocação de unidades de mistura e unidades com equipamento automático. Portanto, se essas unidades estiverem localizadas à esquerda da válvula de ar, a designação à esquerda estará implícita e vice-versa.Para cada versão, a localização dos tubos de conexão corresponde ao lado da entrada de ar com a válvula instalada.
Existem várias diferenças entre o posicionamento da esquerda e da direita. Assim, com o desempenho correto, o tubo de abastecimento de água está localizado na parte inferior e o “tubo de retorno” está no topo. Nos diagramas do lado esquerdo, a entrada vem de cima e o tubo de saída fica na parte inferior.
Ao instalar um aquecedor, é necessário equipar a unidade de tubulação necessária para monitorar o desempenho do dispositivo e protegê-lo contra o congelamento. Enrole a tubulação chamada de gaiola de reforço, regulando o fluxo de água quente para o trocador de calor. Aquecedores de água são amarrados com duas ou três vias válvulas, cuja escolha depende do tipo de sistema de aquecimento. Assim, em circuitos aquecidos por uma caldeira a gás, recomenda-se instalar um modelo de três vias, enquanto que para sistemas com aquecimento central, uma versão de duas vias é suficiente.
O controle do aquecedor de água consiste em regular a saída de calor dos dispositivos de aquecimento. Isso é possível graças ao processo de mistura de água quente e fria, que é realizada usando uma válvula de três vias.Quando a temperatura sobe acima de um valor predeterminado, a válvula lança uma pequena porção do líquido arrefecido no permutador de calor, que é retirado na saída.
Para melhorar a eficiência do sistema, é recomendável incluir uma bomba de circulação no diagrama de fiação. O dispositivo é instalado na saída do trocador de calor, o que permite que ele trabalhe com a solução de glicol já resfriada ou água.
Além disso, a instalação de aquecedores de água não prevê um arranjo vertical de entrada e saída de tubos, bem como a localização da entrada de ar no topo. Tais requisitos são devidos ao risco de neve caindo no duto de ar e a água derretida fluindo para as automáticas. Um elemento importante do diagrama de fiação é um sensor térmico. Para obter leituras corretas, o sensor deve ser colocado dentro do duto na seção de sopro, e o comprimento da seção plana deve ser de pelo menos 50 cm.
Instalação e operação
A instalação de aquecedores em sistemas domésticos de abastecimento e ventilação pode ser realizada de forma independente. Aquecedores domésticos têm pequenas dimensões e são bastante leves. No entanto, antes de executar o trabalho, você ainda deve verificar a força da parede ou do teto.As superfícies de concreto e tijolo são as bases mais fortes, as do meio são de madeira e as divisórias de gesso são suportes absolutamente inadequados para pendurar os dispositivos.
A instalação do aquecedor começa com a instalação do suporte ou da estrutura, tendo um número de furos compatíveis para a fixação do dispositivo. Em seguida, o próprio dispositivo é instalado e os tubos, equipados com um conjunto de válvulas ou uma unidade de mistura, são conectados.
Se as capacidades técnicas permitirem, recomenda-se que uma parte da montagem seja conectada antes que o aquecedor seja colocado na parede.
O trocador de calor é conectado ao circuito do sistema de aquecimento usando conexões ou soldagem. O método soldado é mais preferível, porém, na presença de uma conexão flexível, sua aplicação é impossível. Após a conexão, é recomendável processar todas as conexões com um vedante resistente ao calor e, antes de conduzir o primeiro teste, remover as acumulações de ar dos canais, verificar as válvulas e ajustar a posição das persianas guia.
Após testes bem-sucedidos e início de ventilação, é importante seguir uma série de regras que prolongar a vida útil da instalação e tornar o gerenciamento do sistema fácil e seguro.
- É necessário monitorar regularmente a condição do ar na sala.
- Não permita que a temperatura do líquido nos aparelhos de água suba acima de 190 graus.
- A pressão de trabalho do sistema deve ser monitorada e não deve ser superior a 1,2 MPa.
- O primeiro arranque do sistema, bem como a inclusão do aquecedor após um longo intervalo, deve ser feito com muito cuidado. O aquecimento deve ser aumentado suavemente, não mais que 30 graus por hora.
- Durante a operação de dispositivos de água, não é permitido abaixar a temperatura do ar dentro da sala abaixo de 0 graus. Caso contrário, a água nos tubos congelará e quebrará o sistema.
- Ao instalar aquecedores elétricos em ambientes com alta umidade, o nível de proteção contra umidade do dispositivo deve estar de acordo com a classe IP 66.
A escolha correta do aquecedor para o sistema de ventilação de entrada garantirá o aquecimento uniforme e efetivo das massas de ar de entrada e tornará a acomodação em ambientes internos agradável e confortável.
Como calcular a potência do aquecedor para ventilação, veja abaixo.