Como escolher e instalar a válvula de ventilação?

Como escolher e instalar a válvula de ventilação?

A válvula de ventilação de entrada é uma parte importante da rede de ventilação e é amplamente utilizada em sistemas de ventilação individuais. O dispositivo participa da organização de instalações de troca de ar e contribui para a criação de um microclima favorável nele.

O que é isso?

O papel das válvulas de ventilação é difícil de superestimar. Tendências de economia de energia de construção moderna, muitas vezes levam ao fechamento absoluto das instalações, em conseqüência do que há uma violação da troca de ar entre a rua eo espaço dos edifícios. Isso muitas vezes implica estagnação das massas de ar, formação excessiva de umidade e, como conseqüência, a aparência de mofo e bolor.

Além disso, nas salas fechadas, é difícil ser: como resultado de uma diminuição no nível de oxigênio enquanto aumenta simultaneamente a quantidade de dióxido de carbono, a eficiência diminui e a condição geral da pessoa piora. Uma solução prática para este problema é instalar uma válvula de ventilação. Isso permite que você assegure um fluxo constante de ar fresco e faça sem a compra de unidades de tratamento de ar caras ou ar condicionado.

Além disso, o ar que passa pela válvula é limpo de areia, insetos, poeira e pequenos detritos mecânicos. Uma característica importante dos modelos é uma poderosa função de isolamento de ruído. As válvulas impedem a penetração do ruído da rua na sala e proporcionam o nível máximo de conforto.

Esta é a principal vantagem de usar válvulas do tipo fresco antes de arejar a sala com a ajuda de saídas de ar e travessas. Além disso, a abertura das aberturas no período de inverno pode causar uma diminuição perceptível na temperatura do ar dentro da sala. Usando a válvula de entrada, esse problema é fácil de resolver. É suficiente colocar o dispositivo acima do radiador de aquecimento e o ar que entra será misturado com fluxos quentes que sobem de baixo para cima.

Princípio de funcionamento

O design da válvula de entrada é bastante simples.O dispositivo inclui um duto de ar, um corpo cilíndrico com uma seção de 6-14 cm, um filtro grosso e um material isolante de calor. Os modelos mais caros e modernos são equipados adicionalmente com sensores térmicos, controladores de umidade, ventiladores e um sistema de controle remoto. Lá fora, o aparelho é fechado por uma grade de ventilação, que serve para proteger o duto das aves, roedores, folhas caídas e precipitação.

O material mais adequado para o fabrico da grelha é o alumínio. Tem alta resistência à corrosão, é leve e tem uma longa vida útil. Alguns modelos são equipados adicionalmente com uma inserção anti-mosquito feita de material polimérico. Do lado da sala, a válvula é fechada com uma tampa decorativa, equipada com uma alça para regular a passagem de massas de ar. Para conter fortes rajadas de vento, muitos modelos permitem a instalação de anéis de vedação equipados com um amortecedor.

O princípio de funcionamento da válvula de entrada de ar é o seguinte: o ar exterior, penetrando através da grelha de ventilação, é alimentado ao filtro grosso, após o que se desloca ao longo do canal de isolamento térmico e acústico e aquece um pouco.Em seguida, o fluxo repousa sobre um amortecedor ajustável, após o qual ele entra na sala com a ajuda de buracos tecnológicos. No entanto, com janelas fechadas, a intensidade da passagem de ar através da válvula será mínima. Para aumentar a velocidade do movimento do ar deve ser deixado ligeiramente janelas abertas.

Você pode verificar a condição dos canais de exaustão, trazendo uma folha de papel para a grade decorativa. Se a tração for boa, a folha será atraída para o canal. Se a folha cair, isso significa que o duto provavelmente está bloqueado e precisa de limpeza. Execute este teste deve ser na estação fria e com as janelas abertas. Assim, com ventilação adequada e uma queda na pressão externa e interna de 10 Pa, as válvulas de entrada podem passar até 30 metros cúbicos de ar por hora, o que satisfaz plenamente os requisitos sanitários.

Vantagens e desvantagens

Alta demanda do consumidor e popularidade do uso de uma válvula de abastecimento devido a um número de vantagens inegáveis ​​destes dispositivos.

  1. Reduzindo a carga nos encaixes da janela. A válvula de entrada fornece ar fresco para a sala, por isso não há necessidade de abrir janelas e janelas com freqüência.
  2. O excelente isolamento de ruído da válvula não permite que o ruído da rua entre na sala.Graças a esta capacidade, as válvulas de admissão são a solução ideal para organizar a ventilação dos quartos e quartos das crianças.
  3. A capacidade de controlar a taxa de fluxo também distingue favoravelmente o uso de válvulas de entrada da ventilação usando um respiradouro.
  4. A aparência estética da grade decorativa permite que você coloque a válvula em qualquer sala sem o risco de estragar o interior.
  5. Devido à camada isolante de calor localizada dentro do tubo, o ar na sala não é tão frio como nas aberturas.
  6. O baixo custo dos dispositivos permite uma pequena quantia de dinheiro para organizar o fluxo de ar purificado e fresco sem a compra de equipamentos caros.

As desvantagens de usar válvulas do tipo fresco incluem a necessidade de arranjar um furo de passagem, a probabilidade de congelamento da parede em caso de instalação inadequada e a impossibilidade de usar o sistema em invernos frios. Além disso, o filtro grosso precisa de limpeza regular de pequenos detritos e, se necessário, uma substituição completa. Além disso, a eficiência de ventilação da sala diminui acentuadamente quando a temperatura externa se eleva acima de 5 graus.

A operação da válvula de abastecimento nos meses de verão só é possível com a exaustão com circulação de ar forçada.

Espécie

As válvulas de ventilação de entrada são classificadas de acordo com vários sinais, dos quais o local de instalação da unidade é fundamental. De acordo com este critério, os dispositivos de parede e janela são distinguidos. Válvulas de parede são distinguidas por uma chaminé estendida e um invólucro isolado termicamente. Os modelos podem ter execução redonda e quadrada e são subdivididos, por sua vez, em industrial e doméstico. Os eletrodomésticos são projetados para instalação em apartamentos e casas particulares, enquanto aparelhos industriais sérios são capazes de servir piscinas, academias e instalações de produção.

Válvulas de janela ao mesmo tempo eram muito populares e antes do advento dos condicionadores de ar foram amplamente utilizados em hospitais, estabelecimentos de restauração e creches. Os dispositivos são caracterizados por dispositivos simples e baixa produtividade, não excedendo 7 metros cúbicos por hora. Os dispositivos são montados na parte superior da janela e podem ser instalados tanto em molduras de janelas de plástico como de madeira.Uma condição importante para o funcionamento eficaz da válvula é a disposição da sala com uma cobertura com circulação de ar natural e uma porta de entrada bem fechada. Caso contrário, as massas de ar que entram criam um calado, vão para a entrada. Ao mesmo tempo, as portas interiores, na ausência de um intervalo entre a folha da porta e o chão, devem ser mantidas abertas.

A segunda característica importante pela qual a classificação das válvulas de entrada ocorre é o método de fornecer massas de ar para a sala. De acordo com este critério, distinguem-se dispositivos com pitch natural, o que se torna possível devido à diferença entre pressão externa e interna, e modelos com ventilação forçada. E se a primeira funcionar por conta das propriedades físicas das duas mídias, então as últimas são equipadas com um ventilador integrado para uma operação mais eficiente. O uso de tais dispositivos elimina a necessidade de instalar uma válvula de retenção. Isto é devido ao fato de que o ventilador em tais modelos é capaz de funcionar tanto para o fornecimento de ar para a sala e sua saída.

As válvulas artificiais são muito mais produtivas.do que suas contrapartes tradicionais, e são capazes de passar por hora até mil metros cúbicos de ar. Válvulas com ventilador são equipadas com filtros adicionais. Isso se deve ao grande poder de sucção do dispositivo e à probabilidade de poeira e suspensões fracionais finas. Muitas vezes, esses dispositivos são equipados com aquecedor embutido. Isso protege o dispositivo de congelamento, para que eles possam ser usados ​​durante todo o ano. Além disso, modelos modernos instalam um higrômetro - um dispositivo que regula a umidade do ar fornecido.

Como escolher?

Antes de começar a comprar a válvula de entrada, você deve decidir o tipo de modelo. Deve-se ter em mente que as luminárias de parede são muito mais poderosas e mais produtivas do que os dispositivos de janela, no entanto, sua instalação leva mais tempo e é muito mais demorada do que com os modelos de janela. Depois que o tipo de válvula é determinado, é necessário escolher a potência do futuro dispositivo. Assim, é necessário levar em conta o volume da sala, o número de moradores e o objetivo desta sala. De acordo com os padrões sanitários, a troca de ar deve ser de pelo menos 3 metros cúbicos por hora por metro quadrado.Além disso, cada sala precisa de sua própria unidade de ventilação, portanto, várias válvulas devem ser adquiridas em apartamentos de vários cômodos ao mesmo tempo.

O próximo critério de seleção deve ser o modo térmico do dispositivo. A faixa de temperatura para a qual uma determinada válvula é projetada é sempre indicada na documentação anexa. Portanto, ao escolher um modelo, é necessário comparar esses dados com as condições climáticas da sua área e adquirir um dispositivo cujas temperaturas de trabalho correspondam às temperaturas médias da região. Caso contrário, quando uma válvula “amante do calor” é colocada em condições frias de inverno, o condensado se forma dentro do dispositivo, que congelará rapidamente e bloqueará a operação do dispositivo.

Outro ponto importante na compra de uma válvula é o método de controle. Os mais convenientes de usar são os modelos automatizados. Tendo estabelecido uma vez o indicador necessário de temperatura e umidade (normalmente é de 40 para 60%), é possível não se preocupar sobre a abertura da válvula. Quando os pontos de ajuste aumentam, o flape sobe automaticamente, e após a estabilização das leituras - fecha.

Além disso, ao escolher, preste atenção ao comprimento do tubo interno, que depende da largura da parede (ao comprar uma válvula na parede) e do nível de isolamento de calor e ruído.

Ao escolher uma válvula para as regiões do norte, é melhor se debruçar sobre modelos equipados com capas térmicas adicionais. Isso minimizará o risco de congelamento do duto de ventilação e garantirá a operação ininterrupta da válvula.

Instalação

A instalação da válvula de entrada começa com a seleção do local. A melhor opção é a seção da parede entre o radiador de aquecimento e a janela. Esta colocação do dispositivo contribuirá para o aquecimento do ar de alimentação e tornará a válvula pouco perceptível. É melhor dar a preferência à parede de suporte de uma casa de moradia, e fazer uma saída em um loggia ou sacada, contanto que não vão a uma rodovia ocupada ou zona industrial. Ao instalar a válvula acima da janela, é necessário recuar da inclinação de 30 cm - isso impedirá o congelamento do canal de ventilação.

Depois que o local for selecionado, você poderá prosseguir para o trabalho de instalação. Para fazer isso, siga uma série de ações sequenciais.

  • Prepare a parede.No caso de revestimento do lado externo da parede com placas cerâmicas de granito, a cobertura deve ser temporariamente removida. Do lado da sala deve marcar, delineando o contorno do tubo de duto com um lápis.
  • Faça um buraco. Para uma remoção de poeira mais eficaz, é possível equipar um coletor de pó. Para fazer isso, use uma fita adesiva para colar o saco na parede, substituindo-o por um copo de plástico. No topo da embalagem, você deve prender uma mangueira de vácuo e, em seguida, ligar o aspirador de forma síncrona com a furadeira. Ao mesmo tempo grandes pedaços de concreto ou tijolo cairão no copo, e poeira fina será sugada com um aspirador de pó. A perfuração deve ser realizada com uma inclinação para fora: isso evitará que a umidade entre na sala. A área de trabalho precisa ser umedecida de vez em quando.
  • Em climas frios, a abertura é recomendada para ser um pouco mais ampla. Isto é necessário para arranjar uma camada adicional de isolamento, que é realizada usando um polímero em espuma.
  • Instale a luva da válvula. A instalação é realizada do lado da sala pelo método de aparafusar.
  • Substitua a caixa e a tampa e instale e fixe a grelha pelo lado de fora.
  • Fixe a carcaça e o painel do lado da sala e, em seguida, coloque o filtro no lugar com a aba.
  • Tampa de bloqueio.

Cuidado

A manutenção das válvulas de entrada consiste na limpeza do dispositivo, que é recomendado para ser realizado na primavera e no outono. Além disso, você deve limpar regularmente a poeira da grade decorativa com um aspirador de pó. Os filtros sintéticos precisam ser removidos periodicamente e lavados em uma solução com sabão. O material de isolamento térmico também requer monitoramento constante de sua condição e, se necessário, substituição oportuna, o que deve ser feito a cada dois ou três anos.

Ao realizar reparos ou outras atividades que produzem uma grande quantidade de poeira, recomenda-se vedar a válvula de admissão com celofane ou fita de construção. Válvulas para ar fresco proporcionam ar fresco para os quartos e tornam as acomodações confortáveis ​​e agradáveis.

Para obter informações sobre como selecionar corretamente a válvula de ventilação, consulte o vídeo a seguir.

Comentários
Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto