Características de ventilação forçada no apartamento

 Características de ventilação forçada no apartamento

Hoje, a maioria das pessoas em nosso país vive em apartamentos localizados em prédios de cinco andares ou altos construídos durante a existência da União Soviética. Para muitos, essa moradia é bastante confortável, embora alguns não gostem muito dela. Se possível, eles estão tentando melhorá-lo, fazendo reparos, comprando novos equipamentos e assim por diante. Muitas pessoas muitas vezes esquecem o que respiram - ou seja, a pureza das massas de ar. E hoje vamos falar sobre as características do sistema de ventilação forçada no apartamento, o que permitiria tornar o ar o mais limpo e agradável possível.

Dispositivo e princípio de funcionamento

Como já ficou claro, para tornar as massas de ar neste tipo de sala limpas e seguras, um sistema de ventilação de alta qualidade deve ser feito. Pode ser:

  • natural;
  • ingestão;
  • forçado.

Apesar do fato de que será uma questão de uma decisão forçada, notamos que qualquer ventilação deve atender aos seguintes requisitos:

  • massa de ar dentro da sala deve ser transportada da parte residencial para a cozinha e banheiro;
  • Os ventiladores passivos devem estar a pelo menos dois metros de distância do chão, de modo que não haja ar poluído na sala;
  • A saída do Ventshakhta deve estar localizada acima do teto da casa.

A opção forçada será necessária no apartamento quando a solução habitual, por certas razões, não lidar com a responsabilidade atribuída a ela e for incapaz de fornecer o fluxo de ar necessário. Mas, na maioria das vezes, a ventilação forçada em um apartamento é associada não apenas às ações negativas de seus proprietários (instalação de janelas de plástico, isolamento térmico inadequado na sala, instalação de uma porta térmica), mas também à atividade inadequada das concessionárias.Monitorar o correto funcionamento dos dutos de ventilação e a necessária limpeza dos dutos de ar, se feito, é muito raro.

A propósito, falando de janelas de plástico, notamos que são os tipos de instalações que precisam urgentemente de ventilação de ar fresco. O fato é que o aperto das janelas de plástico no quarto ou na cozinha viola significativamente o microclima nos quartos, e é por isso que a ventilação neste caso é obrigatória.

O dispositivo deste mecanismo na sala é uma combinação de certas partes para diferentes propósitos, juntos realizando uma única tarefa. Estes são os seguintes elementos:

  • ventiladores, criando um movimento constante de ar nas linhas de ventilação;
  • Absorvedores de som que absorvem o ruído dos mecanismos, bem como o ruído aerodinâmico;
  • dutos de ar;
  • válvulas de ar que são necessárias para regular o fluxo de ar fornecido pelo lado de fora - quando está frio, protegem o sistema contra ventos;
  • filtros que executam a purificação de ar de abaixo e pó; existem mesmo soluções que não permitem a passagem do pólen;
  • grelhas de admissão que protegem as linhas de ar dos roedores,insetos e vários itens;
  • aquecedores de ar que aquecem o tipo de suprimento de ar no inverno;
  • unidades de automação que realizam a ativação e desativação de aquecedores e ventilação.

O princípio de operação do sistema de ventilação forçada é que uma grande caixa de metal com tubos saindo em direções diferentes é geralmente montada em um local discreto. Em um tubo, o ar vai da rua para a instalação, e no resto - o contrário. Ou seja, não apenas o sistema de ventilação de suprimento de ar forçado, mas também o suprimento e o ar de exaustão podem fornecer o principal. Então, através de um cano, entra ar fresco na sala e através de outro cano - ele sai. O "coração" deste sistema será a mesma caixa grande com um grande ventilador localizado no interior. A propósito, tais soluções muitas vezes usam-se para a ventilação de uma oficina ou oficina.

Vantagens e desvantagens

As vantagens de tal mecanismo serão os seguintes pontos.

  • Esta versão do sistema de ventilação, equipada com um sistema de filtragem, permite efectuar uma limpeza preliminar do fluxo de ar proveniente da rua, o que será muito importante para a formação de um microclima de alta qualidade em salas onde vive um grande número de pessoas.
  • Com um planeamento adequado da utilização de tal sistema, existe a possibilidade de se extrair calor dos gases de combustão e aquecer o ar que entra. Esta solução permite reduzir significativamente os custos de aquecimento e recuperar cerca de 60% da perda de calor devido ao processo de recuperação.
  • O autocontrole sobre o fluxo de ar, que reage à presença de pessoas na sala, também reage à intensidade da troca de ar, reduzindo-a quando não há ninguém no apartamento.
  • Alto desempenho.
  • Silenciamento

Tal sistema, como qualquer outro, tem suas desvantagens.

  • Oversize Para apartamentos com tamanhos pequenos, seria uma boa decisão instalar uma pequena cópia do mecanismo de fornecimento e exaustão, isto é, uma pequena unidade de ventilação de peça única.
  • Instalação difícil. Tal instalação geralmente cabe apenas na varanda ou até mesmo instalada em um suporte fora da janela, e dutos de ar atrás do teto suspenso. Sim, e a instalação deve ser realizada antes mesmo da decoração final do apartamento, ou seja, tudo isso é feito durante o reparo.

Espécie

Deve ser dito que a ventilação forçada pode ser implementada de acordo com vários critérios. Existem duas grandes categorias:

  • na direção do ar;
  • por função e propósito.

Agora devemos considerar essas categorias em algum detalhe.

Na direção do movimento de ar

Então, se você olhar a direção do movimento das massas de ar, Sistema de ventilação forçada pode ser:

  • ingestão;
  • escape;
  • ar forçado e exaustão.

Ventilação do primeiro tipo será uma excelente solução para a questão da ventilação da sala. Será uma opção ideal, realizando injeção forçada, filtragem e posterior purificação de massas de ar. Como regra geral, tais soluções também são equipadas com um aquecedor de ar elétrico, que permite ajustar a ventilação em diferentes épocas do ano. Além disso, pode ser uma fonte adicional de calor neste design.

Para garantir o funcionamento de tal mecanismo, é necessário criar um sistema de dutos de ar no apartamento, bem como grades, que permitirão fornecer massas de ar limpas e quentes ao apartamento. A baixa complexidade da implementação deste tipo de trabalho permite otimizar o processo de criação de tudo o que você precisa no estágio de construção do prédio ou durante a reforma do apartamento.

Se falamos de opção de escape, então esta solução será uma boa opção para salas com ar sujo e alta umidade. Por via de regra, tais quartos serão um banheiro e uma cozinha.E a ventilação natural aqui nem sempre é eficaz. Para verificar a sua eficácia, você deve tirar uma tira de papel e trazê-lo para a grade de ventilação. Se estiver preso, a ventilação natural é ativada. E se não, então você tem que fazer a opção forçada. Para este efeito, os exaustores domésticos devem ser instalados de modo que a umidade e os odores diversos nos quartos não sejam retardados.

Capas de parede que são fáceis de instalar são usadas como capuzes. Basta desmontar a grade e depois mudá-la para um ventilador adequado. Ele empurrará as massas de ar através do canal.

Se falamos sobre o sistema de abastecimento e exaustão, ele é projetado para equilibrar o fluxo de ar que se move entre o ambiente externo e um determinado apartamento. Por um lado, o apartamento deve sempre ter ar limpo, para que seus habitantes fiquem o mais confortável possível e, por outro lado, o ar sujo deve ser removido para fora. Para isso e as soluções necessárias de fornecimento e exaustão. Além disso, essas plantas podem utilizar e usar a energia das massas de ar que chegam, transformando-as em calor.Eles limpam perfeitamente o ar de germes e poeira.

Por função e finalidade

Existem outros tipos de ventilação. Descrito anteriormente, não vamos mencionar novamente. A primeira opção, que eu quero dizer, é o chamado sistema de ventilação de incentivo híbrido. Ele usa defletores, ventiladores, grades, ejetores, cata-vento, aquecedores de canal. A maior parte do tempo, eles são usados ​​como de costume, e o impulso será ativado somente quando houver cargas de tipo de pico ou se não houver tração.

Sistema de ventilação mecânica ou artificial é usado, onde o poder do usual objetivamente não é suficiente. Em tais mecanismos, geralmente são utilizados equipamentos e equipamentos, que permitem transportar, limpar e aquecer as massas de ar. Essas soluções de ventilação podem limpar ou fornecer massa de ar em um apartamento ventilado, independentemente da situação externa. E se falarmos sobre o lado prático da questão, então nas instalações de escritórios e apartamentos é melhor usar apenas este ou o mesmo sistema de ventilação híbrido.

Local local é projetado para fornecer massa de ar fresco para alguns lugares ou para remover o ar sujo dos locais de formação de várias emissões.Este tipo de sistema de ventilação é usado quando os locais de emissão de substâncias nocivas são localizados e podem ser feitos de modo que não se espalhem pela sala. Nesses casos, o uso de ventilação local não será apenas o mais eficiente possível, mas também barato. Essa ventilação é geralmente usada na produção. Em condições de vida, eles geralmente usam ventilação geral.

Esta opção de ventilação, em contraste com a categoria anterior, destina-se à ventilação de toda a sala. Este tipo de ventilação pode ser de fornecimento ou exaustão e com uma válvula de retenção.

Cálculo do sistema

Se houver necessidade de ventilação forçada com as próprias mãos, o sistema deve ser calculado com antecedência. Tudo vai depender do esquema de ventilação. Vamos contar alguns detalhes dos cálculos. Os mais difíceis serão os cálculos necessários para a ventilação do plano de abastecimento forçado e tipo de exaustão. Neste caso, você precisará dos dados:

  • poder e número de fãs;
  • seção de via aérea;
  • desempenho;
  • a presença de ruído;
  • poder de vários equipamentos auxiliares.

O cálculo da multiplicidade será muito importante. Este valor é um dos principais, necessário para calcular o sistema de ventilação forçada. Esse parâmetro possibilita entender quantas vezes o ar deve mudar no local de interesse em 60 minutos. Ou seja, se a multiplicidade é três, isso significa que em 60 minutos o ar no apartamento mudará 3 vezes. Este cálculo é adequado para pessoas que decidiram fazer independentemente o tipo de ventilação em um apartamento ou casa particular.

Também um parâmetro importante será o cálculo da área dos canais de ventilação. Isto é necessário para o funcionamento eficaz do mecanismo de ventilação forçada. O tamanho deste indicador será influenciado pela velocidade da massa de ar que é desviado e seu volume.

Instalação de equipamentos

Agora vamos falar sobre como instalar tal sistema pessoalmente. Primeiro, faça a válvula de suprimento. Para isso, várias ações devem ser tomadas:

  • faça um buraco na parede com um tamanho de cerca de sete centímetros, depois insira o tubo ali;
  • agora ela precisa ser coberta com uma grade, protegendo-a de pequenos objetos e detritos da rua;
  • os espaços entre o tubo e o furo são soprados com espuma de montagem;
  • dentro de casa, um duto é montado no tubo, que tem isolamento de ruído.

Depois disso, a instalação do ventilador é necessária. Esse sistema de ventilação será relevante tanto para a cozinha quanto para o banheiro ou banheiro. O melhor de tudo, se o ventilador emitir um ruído mínimo. Como regra, estamos falando das chamadas soluções centrífugas.

Agora você precisa colocar o duto. Facilite esse esquema.

  • Compramos as peças necessárias para criar ventilação. Estamos falando de tubos para dutos de ar, peças de conexão, bem como vedações. Tudo isso deve ser diluído de acordo com um esquema pré-planejado para a construção.
  • Depois disso, a instalação da grade de entrada e a grade de saída para o ar usado é levada a cabo. A instalação de ambas as grades deve ser feita em lugares opostos.
  • Agora conectamos o equipamento forçado ao mecanismo geral de ventilação.
  • Conecte cuidadosamente os dutos de ventilação para que, quando estiverem conectados, os elementos não se dispersem devido à pressão adicional.

Além disso, não seria supérfluo falar sobre a instalação de tal ventilação na cozinha,tantas pessoas enfrentam problemas. Por alguma razão, há uma opinião errônea de que uma capa será suficiente lá. Na verdade, não é.

Para garantir uma boa troca de ar, você deve primeiro determinar a localização do capô e do orifício de entrada. É melhor fazer furos na cozinha na parede onde a janela está localizada, mais perto do teto. Depois disso, você deve executar essas ações.

  • Faça furos com um diâmetro de 12 centímetros para ventilação e exaustão. E faça-os o mais próximo possível um do outro.
  • Nos furos feitos para instalar tubos com um viés no exterior para remoção de condensado, que deve ser formado. Se houver lacunas, elas devem ser seladas com espuma.
  • Quando a espuma endurecer, deve-se instalar uma válvula de retenção no tubo localizado mais perto da parede da cozinha na qual o móvel será instalado.
  • O próximo passo - colocar o duto para o capô na cozinha. Para este propósito, vários elementos rotativos são usados, os quais são interconectados por um selante à base de silicone.
  • Em seguida, realizamos a extração de tubos de ar para suprimento de ar.A localização da grade é determinada, após o que é instalada no teto. Agora nós executamos a estrada lá e fazemos concessões para o nível do teto suspenso.

Isso conclui o processo de instalação.

Recomendações dos mestres

Antes de iniciar a criação do sistema de ventilação em questão, é necessário verificar novamente todos os cálculos feitos várias vezes para evitar um erro, que pode ser caro mais tarde. Além disso, o mestre aconselha a usar apenas componentes comprovados de fabricantes de renome. Caso contrário, existe o risco de um ventilador falhar, o que interromperá todo o funcionamento do sistema de ventilação.

Se for impossível realizar qualquer procedimento com suas próprias mãos, não hesite em entrar em contato com um especialista. É melhor gastar um pouco de tempo e dinheiro em consultar um profissional do que cometer um erro por conta própria, o que pode atrapalhar todo o sistema.

Para aprender como instalar ventilação forçada no apartamento, veja o seguinte vídeo.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto