Características e instalação de ventilação na cozinha
Uma cozinha é uma sala especial de várias maneiras. No entanto, isso não se aplica apenas ao design das instalações e à colocação de móveis, mas também é importante prestar atenção à ventilação. É produzido usando ventilação cuidadosamente projetada.
Por que preciso ventilar a cozinha?
A cozinha é geralmente cheia de sabores de comida e refeições prontas. Mas nem sempre são agradáveis, especialmente se esses cheiros não forem removidos em tempo hábil. Quando janelas de madeira foram empurradas para fora por vidros plásticos, o problema se tornou muito mais agudo.É impossível manter as janelas abertas o tempo todo, especialmente quando está frio e úmido lá fora. E se a cozinha estiver equipada com um fogão a gás, a concentração de umidade aumentará rapidamente.
Uma fonte adicional de problemas é a saturação do ar com dióxido de carbono e monóxido de carbono. Mais importante, a ventilação quando o fogão não está funcionando corretamente. Os fogões elétricos são um pouco melhores a esse respeito do que os fogões a gás, mas não se pode fazer sem ventilação, mesmo quando usados. Mas, é claro, é necessário usar um sistema de ventilação selecionado aleatoriamente, mas somente com cuidado. É necessário prestar atenção às normas e regulamentos dos padrões.
Padrões e requisitos
Deve-se reconhecer que em edifícios residenciais e apartamentos a qualidade da ventilação nem sempre atende aos requisitos regulamentares. Fumantes podem fazer um teste simples: fumar um cigarro e voltar depois de 20 minutos. Se o cheiro de fumaça ainda é claramente detectado, isso significa que a ventilação não está funcionando corretamente. Mas uma maneira tão bárbara de avaliar sua ação não funcionará, é claro, ao projetar - simplesmente não é suficientemente informativa. Provisões padrão para a cozinha com um fogão a gás são as seguintes:
- uma ranhura larga sob a porta de entrada é obrigatória (com uma área total de 25 cm²);
- deve haver aberturas especiais para a entrada e saída de massas de ar;
- a entrada deve estar localizada a uma altura de pelo menos 2 m acima da fundação;
- o canal de saída deve terminar com um buraco localizado no telhado (com uma elevação de 0,5 m acima do teto).
Usando padrões típicos, calcule a área da seção transversal de canais retangulares. Na maioria das vezes eles são formados de aço inoxidável com a superfície mais lisa. Supõe-se que tanto a entrada quanto a saída estejam cobertas de grades. Em seguida, o perigo de entupimento dos dutos de ventilação e da própria sala será minimizado. No inverno, os canais pelos quais o ar entra pelo lado de fora, terão que ser aquecidos.
É importante! Cozinha capô, mesmo o mais poderoso e confiável, não pode substituir um sistema de ventilação de pleno direito. Ele não lida com a tarefa principal - a remoção de contaminantes que se espalharam longe da placa. Não importa quantas vezes o próprio ar tenha mudado sob o capô por uma hora, as massas de ar distantes permanecerão inacessíveis ao sistema. Equipamentos de alta qualidade devem garantir a descarga de todo o ar sujo para o exterior, enquanto dependem que ele seja equipado com sistemas de ventilação com filtros especiais.
Espécie
Existem muitos tipos de ventilação na cozinha, cada um dos quais resolve seus problemas específicos. O equipamento embutido (também incorporado) é vantajoso, pois cabe na cozinha com móveis arbitrários, com qualquer tipo de solução de interiores. Na maioria das vezes, esses dispositivos são montados dentro dos armários de parede. No entanto, existem soluções mais originais, por exemplo, a localização dentro da tabela. Se você não pode combinar o eixo do capô com um buraco, o tubo de conexão é fácil de disfarçar com móveis.
Um bom resultado é mostrado pelos exaustores de canto e suas contrapartes planas. Estruturas de parede devem ser colocadas nas paredes, diretamente acima das lajes. A vantagem de tais produtos é uma grande variedade de suas características de projeto. Além disso, existem capas de ilha. Tais sistemas podem ser usados livremente em qualquer sala. Os dispositivos de puxar cúpula são considerados uma solução clássica. Mas os projetos gradualmente inclinados e verticais estão ganhando popularidade, pois se distinguem pelo aumento das capacidades técnicas.
É importante! A configuração não afeta os aspectos tecnológicos do capô.Em qualquer caso, é necessário obter a coincidência da entrada do canal de derivação e do eixo da coifa. Diretamente para fazer isso nem sempre é possível, uma vez que a localização da placa pode ser arbitrária. O mascaramento do tubo que os conecta geralmente é feito com a ajuda de uma caixa de teto de papelão de gesso. O fato é que basicamente é impossível colocar um cano dentro de uma parede.
Outra classificação dos sistemas de ventilação envolve dividi-los em um tipo de fluxo e circulação. O primeiro tipo há muito tem sido reconhecido por especialistas para ser mais eficaz, mas esses extratos podem funcionar normalmente apenas na presença de filtros de carbono.
Dispositivo e princípio de funcionamento
Esses momentos estão intimamente interligados. A ventilação natural é o dispositivo mais simples - aproveita ao máximo os processos naturais para a organização da troca de ar. Isto é, se é bastante simples de descrever, o ar frio e pesado da rua entra em um buraco, e quando fica quente e entupido, deixa o quarto através de outro buraco. Tal sistema pode ser implementado com segurança em casas de campo e até mesmo naquelas que não estão conectadas à rede elétrica.Se as possibilidades de ventilação natural sozinhas não forem suficientes, elementos adicionais vêm para o resgate: um exaustor ou uma válvula para entrada.
Mas tais medidas nem sempre são suficientes para fornecer ventilação completa, então você tem que usar um sistema mecânico. Pode ser complementado com componentes auxiliares que fornecem os seguintes objetivos:
- aquecimento;
- limpeza;
- hidratante;
- secagem;
- massas de ar de arrefecimento.
Ventilação mecânica tem as seguintes vantagens:
- raio de cobertura ampla;
- retenção de parâmetros ótimos do microclima;
- possibilidade de automação de trabalho.
Os sistemas de abastecimento e exaustão são merecidamente considerados as melhores subespécies de sistemas de ventilação mecânica. Eles resolvem de forma igualmente eficaz os dois principais problemas de transmissão das instalações através de um par de canais mutuamente independentes. O movimento do ar é organizado por dutos cuidadosamente preparados. Para facilitar o gerenciamento da rede e seus elementos individuais, aplique automação. Filtros nos circuitos de entrada e jato de ar são usados sem falhas.
O último momento é muito importante: deve-se ter cuidado não apenas com a limpeza vinda de fora, mas também com o ar descarregado para o exterior. Isso ajudará a melhorar a situação ambiental em uma determinada localidade. Na maior parte da Rússia, o uso de recuperadores é apropriado. Eles reduzem os custos de aquecimento e, ao mesmo tempo, melhoram os parâmetros do ar bombeado para o período frio. Tal equipamento também pode ser usado como parte de sistemas de ventilação natural.
Trabalhe com ventilação de ar
Como em muitos prédios de apartamentos é criado um sistema de ventilação centralizado com um eixo no meio, é necessário atravessar a parede quase completamente, se você estiver procurando por um canal aleatoriamente. Portanto, é muito importante conhecer maneiras mais práticas, convenientes e seguras de encontrar um lugar na parede para a tomada. Na maioria das vezes a mina passa ou dentro da parede mais grossa, ou na parede, onde há uma fratura inexplicável por considerações construtivas. Antes de bater nas paredes, especialmente para furar ou quebrá-las, é necessário estudar a documentação técnica, consultar os moradores dos apartamentos vizinhos.
As pessoas costumam perguntar se é possível reduzir o orifício de ventilação na cozinha. O fato é que, para muitos, parece - ocupa muito espaço. Às vezes isso está ligado à necessidade de usar uma rede menor (é difícil encontrar uma estrutura de tamanho adequado). A resposta dos especialistas é bastante previsível: eles dizem que uma redução no tamanho de uma estrutura em uma dimensão é permissível, mas somente sob a condição de que a seção transversal total não mude. A única exceção será a situação em que a quantidade estimada de ar pode ser obtida através de um canal reduzido.
Instalação do sistema
Em uma casa particular
A instalação adequada de comunicações de ventilação em uma casa de campo não é tão simples quanto parece. Para uma troca cheia do ar em cozinhas com um fogão a gás, é necessário pôr pelo menos 1 janela com uma abertura e um canal com uma capa embutida. A velocidade do ar ao longo do canal deve ser de pelo menos 140 metros cúbicos. m Ao usar fogões elétricos, esse número diminui para 110 metros cúbicos. m por hora.
Todas essas figuras são típicas apenas para sistemas de ventilação natural. Se for decidido retrabalhar e instalar equipamentos mecânicos, as velocidades recomendadas serão significativamente maiores.Os dispositivos de exaustão não são levados em conta ao planejar e calcular os sistemas de ventilação natural. A própria ventilação natural dá bons resultados quando o edifício é feito de madeira, argila, concreto aerado, concreto de espuma ou concreto de argila expandida. Também dará bons resultados em construções feitas de blocos de concreto ou tijolos.
O capuz utilizado nas cozinhas deve estar localizado a uma certa altura acima do fogão, e não apenas "em algum lugar próximo". A distância para os queimadores de gás é normalmente de 0,6 a 0,8 m Ao usar um fogão elétrico, esses números serão de 0,5 a 0,7 m Se você instalar o exaustor acima, será um belo dispositivo externo, mas completamente inútil. Recomenda-se a instalação de capas com caixas de alumínio - este metal é o mais durável e prático.
Com a intenção de fazer com suas próprias mãos um sistema de ventilação mecânica na cozinha de uma casa particular, é impraticável colocar o ventilador mais potente. Caso contrário, os dutos de ar, incapazes de perder um fluxo tão intenso, serão inúteis. Resíduos gasosos e maus odores de cozinha podem se espalhar em outras salas. Se a cozinha é muito grande (a partir de 15 metros quadrados.e mais), faz sentido preparar 2 canais de exaustão em vez de um. Então a limpeza da atmosfera nesta sala será mais eficiente e completa.
No apartamento
Arranjo de ventilação no "Khrushchev" é fundamentalmente diferente do desempenho deste trabalho em uma casa particular. Mesmo com a mesma área e número de inquilinos, os recursos específicos não podem ser ignorados. Nos antigos prédios de apartamentos, a ventilação natural das cozinhas era amplamente praticada. Mas esta decisão é difícil de reconhecer como uma escolha adequada, uma vez que o principal problema na cozinha do apartamento não é o fornecimento de ar do exterior, mas a sua descarga. A capacidade de um tubo de ventilação regular é limitada, e é necessário adaptar-se a eles. Tanto para entrada como para saída, o sistema de apartamentos deve funcionar no máximo com os mesmos parâmetros quantitativos que a rodovia geral.
Se o ar começar a sair muito depressa, o duto de ar geral em casa não dará conta. Talvez as massas sujas começarão a fluir de volta para outros apartamentos, o que imediatamente causará reclamações. Na área da cozinha de 5-7 quadrados. m é quase sempre suficiente sistema de exaustão, mas é necessário fornecer pressão de ar na entrada.Se este requisito for violado, a rotação mais intensiva do ventilador não permitirá mover as massas de ar. O fluxo necessário é necessário para fornecer usando a função de micro-ventilação da janela. Mas acontece que isso não é suficiente - e neste caso resta apenas abrir a janela em si.
É necessário escolher o ventilador em si, levando em conta os seguintes recursos:
- diâmetro do poço de ventilação;
- desempenho exigido do sistema (levando em consideração a frequência das mudanças de ar na cozinha);
- volume durante a operação do dispositivo;
- adição da rede que impede os insetos.
Antes de instalar o ventilador, você precisa descobrir exatamente onde ele deve ficar. Neste ponto, um buraco da seção transversal necessária é formado - para o tubo. Se houver uma lacuna entre o equipamento instalado e o tubo, ele é fechado com espuma de montagem. Treliça colocada do lado de fora. Somente fazendo tudo isso, você pode ligar o ventilador e aproveitar o resultado.
Para garantir o fluxo de ar, não é necessário instalar ventiladores dentro da janela. Existem soluções mais práticas e modernas - ventiladores. Eles também podem ser colocados na janela, embora existam modelos instalados na parede.A parte externa de tais dispositivos bloqueia a penetração de insetos e também limpa ligeiramente o ar. Interno é projetado para regular o volume de entrada (manualmente ou usando automação).
Mas mesmo que tudo seja calculado e executado corretamente, podem surgir problemas. Muitas vezes é necessário lutar com uma borda em um canto, inventando esquemas sofisticados, como contornar isso. A saída torna-se a instalação da estrutura ao usar técnicas de design. Tendo decidido o tamanho necessário da conduta de ventilação, pode encomendar um conjunto de cozinha de configuração individual. Essa circunstância deve ser levada em conta ao planejar toda a composição.
Outra técnica é esconder a caixa sob o trim. Mas você pode vencê-lo, transformá-lo em um elemento decorativo original. Uma condição: para ter sucesso, você tem que pensar em tudo desde o começo. É apropriado cobrir o duto de ventilação com os mesmos materiais que as superfícies adjacentes.
Você pode aplicar as seguintes técnicas:
- Deitado de um mosaico ou telha cerâmica;
- cubra com um painel de vidro com efeito tridimensional;
- colar papel fotográfico;
- colocando caixas sob o teto de estiramento.
Dicas de cuidado
Não importa quão bom o capô e os dutos de ar fossem, não importa o quão cuidadosamente eles foram projetados - muitas vezes essas estruturas se tornam fontes de problemas. A falta de cuidados sistemáticos para ventilação na cozinha leva a um mau cheiro. Se filtros de acrílico estiverem instalados no interior, eles terão que ser substituídos a cada 3 meses. Não há como limpá-los. Vale a pena prestar atenção se o capô funciona tão ativamente quanto possível, a troca de filtros será necessária com mais frequência.
Estruturas metálicas são removidas mensalmente e cuidadosamente lavadas. Você não precisa fazer isso manualmente, você também pode usar uma máquina de lavar louça. Mas neste caso, é necessário definir o modo apropriado. Filtros de carbono precisam ser trocados anualmente porque eles trabalham exclusivamente com reciclagem. Se você sabe que este modo não será usado, você pode fazer sem eles.
Importante: antes de iniciar o trabalho com ventilação, você precisa desenergizar o exaustor.
Qualquer parte externa deve estar livre de fuligem e poeira. Depois disso, é seco. Limpe e limpe os painéis de controle. Limpe o gabinete com uma toalha seca.O cumprimento dessas recomendações ajudará a prolongar a vida útil do sistema.
Elementos de decoração
Para ocultar o cachimbo, visualmente e lindamente fechá-lo de olhares indiscretos de uma forma arbitrária não vai funcionar.
Vale a pena seguir os seguintes requisitos claros:
- a estrada localizada perto de fogões a gás não deve ser coberta com revestimento de vinil ou papel de parede;
- Onde a pia está localizada perto de você, materiais que colapsam da umidade não podem ser usados.
A fim de não pegar o revestimento por um longo tempo e não gastar dinheiro com o caro conjunto original, você pode comprar um conjunto de móveis de cozinha em forma de L. Este é a solução ideal para cozinhas de até 9 metros quadrados. m) Se as paredes da caixa forem fortes o suficiente, você pode usá-las como suporte para painéis de plasma.
Você também pode mascarar a protuberância usando esses elementos:
- balcão de bar;
- ilha de cozinha;
- transformação da linha de ventilação na coluna;
- revestimento de superfície com gesso texturizado.
Como fazer a instalação de ventilação com suas próprias mãos, veja o vídeo abaixo.