Classificação de sistemas de ventilação e suas características
Nem sempre é possível obter o fluxo de ar necessário através das janelas e portas, por vezes, as condições meteorológicas impedem isso. E é por isso que são criados dispositivos especiais - complexos de ventilação, que fornecem uma solução para um problema semelhante. Mas uma enorme variedade de condições práticas leva ao fato de que esses sistemas são divididos em vários tipos.
Documentação regulamentar
Um tipo de comunicação tão importante, como a ventilação, é estritamente regulado por regulamentos. Os principais requisitos estão contidos no SNiP 41-01-2003. Como afirmado pelos desenvolvedores do ato, ele regula:
- desempenho ambiental;
- impacto na situação sanitária do edifício;
- nível de segurança contra incêndio;
- conservação de energia;
- Estabilidade do trabalho sob condições de projeto.
Todos esses momentos devem ser fornecidos estritamente, independentemente do formato específico de ventilação e da variedade de tarefas por ele resolvidas. Recentemente, mais e mais atenção tem sido dada à melhoria da ventilação mecânica e sua conexão com os sistemas de ar condicionado. Os criadores do SNiP confiaram nas disposições do GOST relativas a:
- segurança acústica (12.1.003-83);
- propriedades aéreas em locais de trabalho e residenciais (12.1.005-88);
- dimensões transversais padrão dos equipamentos aéreos (24751-81);
- microclima em edifícios residenciais e administrativos (30494-96).
O requisito padrão para o ar fornecido às salas de estar é aquecer a pelo menos 15 graus no inverno. Edifícios públicos e instalações administrativas exigem pelo menos 12 graus de calor. E nas lojas de produção não estão autorizados a fornecer ar, cuja temperatura seria inferior a 5 graus. A tarefa de design pode fornecer uma temperatura do ar mais baixa durante a estação fria. Todos os pipelines são instalados apenas para que possam ser facilmente reparados ou substituídos.
Todas as aberturas para dispositivos de recepção de ar podem ser colocadas a uma altura de pelo menos 1 m acima de uma linha estável de cobertura de neve. É necessário determinar este parâmetro levando em conta os dados dos serviços meteorológicos que monitoram o clima em uma determinada área. Onde tempestades de areia ocorrem, essas câmeras devem ser cercadas por dispositivos que prendem partículas prejudiciais. Os sistemas de recepção de ar devem ser separados para cada compartimento de incêndio. Ao calcular a necessidade de ar, tome a base dos maiores números.
Classificação do sistema
Por meio de arquivamento
Por este parâmetro, tipos naturais e artificiais de ventilação são distinguidos. O movimento natural é fornecido por:
- diferenças de temperatura entre o exterior e o ar da casa;
- diferenciação de pressão entre a sala e o defletor no telhado;
- pressão criada pelo vento.
A primeira opção é melhor usada onde há muito calor. Na maioria das vezes estamos falando de plantas de produção, o ar que contém uma pequena quantidade de gases tóxicos e partículas de poeira. A aeração terá que ser abandonada se necessitar de uma preparação sofisticada do ar que chega, bem como quando a sua entrada provoca a aparência de névoa, condensação.A ventilação natural, que funciona por meio de um desequilíbrio de pressão entre dois pontos, exige a criação de uma diferença de altura de pelo menos 3 m É aconselhável instalar setores de dutos horizontais não superiores a 300 cm para limitar o fluxo de ar a 1 m por segundo.
O sistema eólico funciona no caso em que partes do edifício voltadas para o vento são submetidas a um aumento de pressão, e no local oposto é reduzido. Naturalmente, o ar corre de uma área mais densa para lugares onde há vácuo; para entrar, requer a presença de aberturas nas cercas. Quanto mais rápido o fluxo do vento, maior a diferença de pressão e, portanto, o ar fluirá para dentro em maior volume. Qualquer um dos sistemas de ventilação descritos é caracterizado pela simplicidade e sem necessidade de corrente elétrica. Mas, como as forças motrizes são muito instáveis e a pressão do ar acaba sendo muito pequena, não será possível contar com uma solução bem-sucedida de toda a gama de problemas.
A saída é o uso de equipamentos especiais que facilitam e aceleram o movimento do ar em distâncias substanciais. O aumento das possibilidades de ventilação mecânica muitas vezes se transforma em custos substanciais para a energia elétrica. Você pode extrair o ar de certos locais ou adicioná-lo, se necessário, independentemente das condições ambientais instáveis. Outra vantagem é a capacidade de concluir o processamento, inclusive aumentando a umidade ou removendo a poluição. Para eliminar problemas, muitas vezes usam ventilação mista, que é capaz de trabalhar de forma forçada ou natural.
Para destino
Este parâmetro permite selecionar os sistemas de fornecimento e exaustão. Os nomes já caracterizam eloquentemente sua essência. Graças ao equipamento de alimentação, é possível fornecer ar limpo ao ar livre em vez de massa a ser removida. Em certos casos, o ar que entra é tratado (limpo, mais úmido ou aquecido). Os sistemas de exaustão são projetados para limpar a parte gasta do ar.
Na prática, esses dois tipos de sistemas são usados simultaneamente., tentando garantir um equilíbrio entre o fluxo de ar e sua descarga para o exterior. Há casos em que apenas um capô ou influxo é montado.Em tais situações, as principais aberturas estruturais da própria sala ou partes adjacentes do edifício são usadas para trocar ar com o ambiente externo. Os desenvolvedores podem fornecer a entrada e remoção da mistura de gases de escape para toda a instalação como um todo. Mas às vezes a colocação deles é usada apenas em determinadas áreas.
Por meio de troca de ar
Existem esses tipos de troca de ar como opções locais, gerais, de emergência, combate a incêndios e combinadas. Qualquer sistema que forneça porções de ar para locais específicos ou remova a massa contaminada de áreas problemáticas individuais apenas entra na categoria de ventilação local. Uma variante do fluxo local são os chuveiros aéreos. Como seus análogos de água, eles direcionam o fluxo de maneira concentrada, aumentando sua velocidade. Basicamente, esses sistemas são necessários para reduzir o aquecimento do local de trabalho e esfriar as próprias pessoas que estão em risco de insolação.
Os chamados oásis aéreos tornaram-se bastante difundidos. Eles são formados separando certas partes da sala do restante de seu volume usando partições móveis.Cada oásis deve ser abastecido com um fluxo de ar relativamente frio (comparado com a massa do solo). Nas instalações industriais onde existem aparelhos e máquinas que criam calor, cortinas de ar são frequentemente usadas. A vantagem inquestionável da ventilação local é que ela é mais econômica do que os sistemas de capital.
Mas o uso de tais complexos em todas as partes dos edifícios nem sempre é apropriado. Afinal, isso complica muito o design e a instalação, requer uma coordenação cuidadosa de segmentos de ventilação separados entre eles. Portanto, mesmo em empresas sérias, o papel principal pertence ao sistema global. Unidades locais são usadas somente nos locais de trabalho onde há necessidade de um modo especial de circulação. Quanto aos extratos locais, eles são necessários para que as fontes locais de poluição não vazem para o restante do edifício.
Muitas opções para remover sistemas localizados foram desenvolvidas:
- guarda-chuvas;
- cortinas;
- armários de sucção;
- caixas em máquinas individuais e assim por diante.
Os dispositivos de sucção estão sujeitos a requisitos muito rigorosos. Então, devemos tentar cobrir todo o espaço que está sujeito ao entupimento.Se isso não for possível, é necessário garantir a remoção da maior parte possível da instalação, criando substâncias nocivas. Além disso, as bombas de sucção devem necessariamente eliminar a interferência no funcionamento total da empresa como um todo e de seus funcionários individuais.
Para reduzir o consumo de energia, é necessário direcionar as substâncias nocivas para o mesmo lugar aonde elas iriam. Não aberto, mas a sucção entreaberta é preferível. Sua vantagem é que requer uma quantidade muito menor de ar para limpar a atmosfera. Exaustores locais devem ser equipados na entrada com dispositivos que removem a poeira. Importante: se o fluxo de trabalho cobrir toda a sala ou envolver o movimento de pessoas, será necessário um sistema geral de ventilação.
Um trocador comum permite que você retire o ar uniformemente da sala ou distribua-o uniformemente.
As seguintes tarefas principais são resolvidas:
- eliminação do excesso de calor e umidade;
- abaixar volumes perigosos de substâncias gasosas;
- manutenção de padrões sanitários previstos nos cálculos de projeto;
- proporcionando conforto para trabalhar em determinados lugares.
Se ao coletar dados para um projeto, aconteceque não há calor suficiente na sala, o fluxo de ventilação geral deve ser equipado com aceleradores mecânicos e dispositivos que aquecem o ar. É desejável, neste caso, libertar a massa de ar do pó. Afinal, qualquer equipamento de aquecimento, com raras exceções, só aumenta sua quantidade. E se as partículas de poeira caírem em fogo aberto ou em uma superfície aquecida, um cheiro desagradável pode aparecer. Como as emissões em várias produções contêm gases de alta densidade, poeira e o próprio equipamento praticamente não produz calor, nesses casos eles instalam dutos no piso ou no subsolo.
Mas muitos objetos industriais funcionam de tal forma que muitos tipos diferentes de substâncias nocivas aparecem. Neste caso, geralmente eles ainda entram na sala de forma desigual. Nesta situação, é necessário combinar a ventilação local e geral. Separadamente, esses dois sistemas não irão lidar, mesmo que seu projeto e instalação sejam executados perfeitamente.
Por projeto
Há uma gradação simples no canal e não possui sistema de canais. Canais chamavam de dutos de ar.
As opções de Channelless são bastante diversas:
- em alguns casos, os ventiladores são montados diretamente nas paredes;
- em outros - os mesmos fãs estão escondidos no teto;
- no terceiro, o movimento natural das massas de ar é usado.
Natural e Mecânica
É útil considerar mais profundamente as diferenças no dispositivo de ventilação natural e mecanizada. Em qualquer caso, primeiro você precisa calcular a intensidade da troca de ar, descobrir qual deve ser a seção transversal dos canais de ar. Acredita-se que o tipo natural de ventilação seja mais confortável para as pessoas. Além disso, a limitação da taxa de fluxo não permite quase nenhum receio de rascunhos. Nomeadamente, este factor é o "iniciador" de muitas doenças respiratórias.
Mas o problema é que a redução da velocidade do ar exige (com o mesmo volume) o aumento do tamanho do canal. Isso não só complica o trabalho e aumenta o custo dele. Muitas vezes, simplesmente não é possível aplicar pipelines do tamanho necessário. Isso cria dificuldades técnicas ou de design. Porque apenas assim abandonar dispositivos mecânicos é impraticável.
O geral entre o movimento natural e mecânico do ar é que você precisa pensar sobre o fluxo dentro de uma casa ou de um prédio grande. Normalmente, esse objetivo é alcançado com a instalação de grades especiais nas portas no caminho de fluxo desejado. Profissionais acreditam que o lugar mais sujo deve ser eliminado por último. Para um edifício residencial, tal zona é uma unidade sanitária; é precedido por uma cozinha.
Se a opção de grade não for adequada, você pode deixar uma lacuna da parte inferior da porta até o chão. Seu tamanho deve ser uniforme - não menos de 2 cm em todo o comprimento, independentemente do tipo de piso e do uso pretendido dos quartos conectados pela abertura. Quando a grade (lacuna) não estiver, nenhum investimento no sistema de ventilação será justificado. Se o banheiro tiver um capuz, o aumento de pressão complicará a abertura da porta. Importante: ao levar em conta o fluxo natural de ar, é necessário levar em conta a parte que se esgueirar pelas fendas e aberturas nas paredes externas e outras estruturas.
Se as janelas de madeira não são apertadas (e ainda permanecem em muitos lugares), em uma hora após 1 quadrado. m de superfície eles vão dentro de 20 kg de ar Em casas particulares e apartamentos, cuja área não exceda 150 metros quadrados. m, isso é suficiente para atender às necessidades de higiene.Especialmente quando você considera que algum influxo passa por juntas soltas nas portas e até mesmo através das paredes. Se os quartos são envidraçados com plástico moderno, janelas de alumínio, eles são muito mais herméticos. Mas aqui é necessário introduzir alterações à intensidade de aeração e microairing de acordo com a documentação do fabricante.
Movimentação mecânica geral
Ar fresco
As construções do tipo influxo, em sua maior parte, têm projeto de dutos e consomem uma quantidade considerável de eletricidade. Mas fornece um suprimento completo de ar até mesmo nos lugares mais inacessíveis. Portanto, o custo de organizar tais comunicações no menor tempo possível compensa. Como a taxa de bombeamento de ar com a ajuda de sistemas mecânicos é bastante alta, o influxo deve compensar tudo o que a retirada levou. Uma exceção é feita apenas para locais onde exista uma substância tóxica ou inodora.
Nesses pontos, menos ar é necessariamente adicionado do que é extraído de lá. Para compensar a diferença, use paginação através das janelas ou de áreas onde a atmosfera é mais limpa. Os componentes básicos são:
- aparelho de admissão;
- limpador;
- aquecedor de ar;
- fã;
- linhas de ar;
- tubos para bicos com os bicos necessários.
Existem situações em que não é necessário aquecer o ar que entra. Neste caso, ele ignora o aquecedor e se move ao longo da rota de bypass. No processo de concepção, o fornecimento de ventilação mecânica é equipado principalmente com salas limpas ou quase limpas. Para bombeamento de ar pode ser usado ejetores ou ventiladores convencionais. A escolha entre eles em um caso particular é feita por razões de engenharia.
Exaustão geral
Exaustão Geral - No processo de cálculo de tais sistemas, o objetivo é encontrar a configuração, o que permitiria, após a substituição do ar deslocado, reduzir a concentração de substâncias nocivas ao nível do MPC ou menos. O uso de sistemas com dutos de ar alongados é permitido. Quando o comprimento total de um tal gasoduto for superior a 30-40 m, é legítimo recear a perda excessiva de pressão. Você pode compensá-los, substituindo os ventiladores axiais por centrífugos, que impulsionam o ar mais forte. Em alguns casos, os elementos que fornecem aeração vêm em auxílio do sistema geral de desenho de troca.
Abastecimento e exaustão
A opção de ar forçado e exaustão destaca-se favoravelmente em comparação com o já excelente desempenho. Existem duas maneiras de formar um sistema de abastecimento e exaustão.
No primeiro esquema, o ar é misturado da seguinte forma:
- um ventilador girando em alta velocidade atrai porções frescas da rua;
- na sala, o ar velho e o novo são misturados;
- o excesso evapora através de uma válvula especial e um tubo conectado a ela.
Para acomodar os fãs, escolha uma posição no teto ou em si mesmo. Mas há outra solução que envolve empurrar o ar de exaustão com uma massa com vazamento. Já haverá fãs com baixa velocidade, e eles serão colocados abaixo. Um tubo de escape é montado na parede externa, que é conectada às válvulas de escape usando canais especiais. Válvulas e canais estão localizados no topo.
Quando o ventilador está funcionando, novas porções de ar são sugadas pelo lado de fora. Essa parte, que já está na sala, consegue aquecer. Ao mesmo tempo, torna-se mais fácil, sobe até o teto, onde é mecanicamente empurrado através da válvula. É fácil entender por que essa construção é melhor implementada em residências com tetos altos.Para não provocar uma diferença de pressão, é necessário equilibrar muito bem os elementos de tração e sucção, caso contrário o seu trabalho será mal coordenado.
Um ponto importante: a formação de áreas com pressão alta ajuda a eliminar a entrada de maus odores de cozinhas e banheiros em salas adjacentes. Nestes locais, o influxo deve ir mais ativamente do que a sucção de ar. Na maioria das regiões da Rússia, a adição de ventilação de fornecimento e exaustão com meios de recuperação de calor é apropriada. Alguns desses dispositivos reduzem a perda total de calor, removendo quase todas as massas de ar. De fato, a recuperação de calor é fornecida por trocadores de calor, nos quais o ar externo absorve parte do calor da massa que sai, sem se misturar com ele.
O próximo passo lógico é equipar as unidades recuperadoras com dispositivos que aumentem a umidade do ar e filtros adicionais. Mas o problema é que nem todos os especialistas podem montar dispositivos simples. Além disso, é impossível criar ventilação com as próprias mãos, que utiliza um trocador de calor com opções adicionais. Eles também complicam o faturamento e a manutenção subsequente.Portanto, antes de tomar uma decisão final, é necessário pesar todas essas circunstâncias.
Em caso de acidente
Se você precisar desmontar a ventilação quebrada e, em seguida, restaurá-la, é preciso levar os negócios muito a sério. Primeiro você precisa descobrir exatamente o tipo de caixa instalada em uma sala específica. O teste decisivo, que identifica com precisão falhas graves, é feito manualmente, sem o envolvimento de especialistas. Só é necessário ver se a luz se desvia para o canal de ar ou não.
O trabalho de restauração começa com a análise de pisos e paredes. É muito importante selecionar exatamente os materiais que atendem aos requisitos padrão. Na maioria das vezes usado lajes de gesso e blocos com base em concreto de espuma. Não estreite demais a caixa de ventilação para não executar o trabalho do zero. A conveniência de materiais individuais não justifica seu uso para a formação de ventilação.
Contra a fumaça
Ventilação de combate a incêndio tem um papel especial. A remoção de fumaça é especialmente importante em áreas ativamente usadas por pessoas e em rotas de fuga. Primeiro, eles fazem um plano de evacuação e, de acordo com isso, um esquema de ventilação evacuadora de fumaça é preparado. Sistemas apropriados devem ser separados de outros dispositivos. Certifique-se de instalar canais antifumo:
- em instituições comerciais;
- em prédios altos de qualquer tipo;
- em edifícios administrativos;
- em escritórios, instituições educacionais e culturais;
- em hotéis e pousadas.
Recentemente, foram feitas correções no arcabouço regulatório federal, que prescreve a instalação de canais antifumo em estacionamentos subterrâneos, em garagens públicas e em armazéns. Projetos de remoção de fumaça devem garantir:
- evacuação rápida, suave e eficiente;
- salvando o maior tempo possível a integridade da propriedade;
- manutenção de condições relativamente favoráveis (na medida do possível em caso de incêndio) para as ações das equipes de resgate;
- bloqueando o movimento de produtos gasosos e sólidos de combustão no interior do edifício, a sua saída para o exterior.
Frequentemente praticado forçando ar sob alta pressão. Isso é garantido pelo uso de ventiladores especiais. Dependendo das condições específicas, as substâncias nocivas podem ser retiradas naturalmente e mecanicamente. Mas quase sempre usam mecânicas especiais para acelerar o trabalho e aumentar a eficiência.Na maioria das vezes, a verificação da qualidade da instalação de sistemas de ventilação contra incêndio é combinada com um alarme de incêndio de treinamento.
Tipos de dutos
Os canais através dos quais o fluxo de ar é dividido por:
- geometria;
- material aplicado;
- características específicas;
- método de ligação de bloco.
O tipo retangular de duto é prático, mas dentro do ar forma um redemoinho. Se aplicarmos um canal ventilado arredondado, o fluxo começará a deslizar livremente. Isso só é alcançado quando a superfície é suficientemente lisa. Quanto ao método de atracação, determina os custos financeiros e de tempo e, ao mesmo tempo, a qualidade das costuras que estão sendo criadas. Se você quiser esticar um tubo redondo, aplique uma bandagem.
Para a produção de tubos usados:
- graus de aço inoxidável e galvanizado;
- polietileno;
- plástico metálico;
- tecidos especiais;
- fibra de vidro;
- alumínio.
Decisivo na escolha entre essas opções é a sua resistência térmica e mecânica. O escopo é determinado pela rigidez da estrutura. A pressão é considerada baixa se não exceder 0,9 kPa. Anuncie alta pressão acima de 2 kPa.Indicadores intermediários se enquadram na categoria intermediária.
Para instalações residenciais e industriais
As diferenças entre a ventilação nesses casos estão relacionadas não apenas ao fato de que existem poucos reagentes nocivos nas casas. A diferença se deve ao fato de que o volume de ar bombeado é muito diferente. Em edifícios industriais, a ventilação deve garantir a purificação da atmosfera interna a partir de:
- partículas de poeira;
- inclusões microscópicas;
- vapores tóxicos.
Relativamente recentemente, na sala e até na varanda foram utilizados para arejar lugares soltos em molduras de madeira. Mas os modernos sistemas de ventilação, apesar de poderem substituí-los com vidros completos, funcionam bem apenas no caso de isolamento de alta qualidade. Primeiro de tudo, o aquecimento da estrutura é necessário fora para reduzir a formação de condensado. O tipo de ventilação mais frequente neste local são as válvulas de admissão-escape, que são:
- quase sem olhos;
- ocupar um mínimo de espaço;
- excluir o aparecimento de rascunhos;
- não requer fonte de alimentação;
- gerenciado por dispositivos simples.
O arranjo de canais de ventilação na parede de um sótão quente tem suas próprias características.Os aeradores da cobertura direcionam a massa de ar de suprimento na área dos beirais. A maioria das pessoas escolhe os sofitos com orifícios especiais para serem instalados no lobo inferior dos beirais. Projetos perfurados, passando golpes frescos, bloqueiam a passagem de insetos. Graças aos holofotes, é possível criar uma aparência impecável e garantir a funcionalidade.
Os sótãos frios são ventilados predominantemente pelos meios que criam sozinhos. Para este propósito, a passagem do ar através de:
- grades e janelas de gable;
- cumes de telhado;
- patins de gelo;
- beirais de beirais.
Sistemas de canais e canais
Os dispositivos de ventilação da Channelless não dão um bom resultado em todos os casos. Nem todo apartamento pode ser ventilado dessa maneira. Mas as garagens, salas de utilidade - completamente. Se o edifício é dividido em um número de zonas que diferem em seus parâmetros, será necessário usar apenas complexos de canais. Importante: a configuração channelless é totalmente compatível, além de possuir tubulações, com incentivo mecânico e natural ao curso do ar.
O método natural de ventilação é, em princípio, incontrolável, não permite controlar o processo. Além disso, leva a um consumo de calor substancial. O influxo mecânico sem o uso de canais implica o uso de ventiladores especiais ou condicionadores de ar. Por execução, isso é semelhante aos oásis e véus já descritos. Devido ao alto poder dos dispositivos necessários que impulsionam o fluxo, é necessário instalar dispositivos que suprimam o som.
Elementos principais
Entre as partes indispensáveis do sistema de ventilação estão as aberturas de exaustão e de entrada de ar. Seu tamanho é determinado individualmente, levando em conta a necessidade de entrada e saída. De acordo com o tamanho dos furos, tanto as grades quanto a tubulação são selecionadas. Para manter as áreas abertas (penduradas sem suporte sólido), suportes especiais são usados para manter o canal na parede ou no teto. O papel dos adaptadores é interligar tubos de seções diferentes, na formação de curvas e interseções.
Controladores e painéis de controle são usados principalmente em casas e outros objetos sérios. Além disso, você pode aplicar:
- difusores de teto;
- portões;
- ventiladores axiais e radiais;
- silenciadores de câmara tubular;
- água e aquecedores elétricos.
Para aprender a instalar sistemas de ventilação em casa com as próprias mãos, veja o vídeo a seguir.