Variedades e características do uso de difusores de ventilação
O microclima ideal num apartamento ou numa casa privada é um ponto importante que tem um forte impacto na saúde e bem-estar das pessoas que vivem nele. O ar fresco desempenha um papel importante na criação de uma área de estar confortável. Para este efeito, difusores de ventilação são instalados nas casas.
O que é isso?
O difusor é um dos elementos do sistema de distribuição de ar do apartamento. É visível e cobre o orifício de ventilação, através do qual o ar limpo penetra e é removido da sala. O difusor é um pouco semelhante à grelha de ventilação padrão, mas tem um design completamente diferente, o que permite que você realize a tarefa principal - a distribuição de massas de ar.
Sem um difusor de ventilação, será difícil obter uniformidade na entrada de ar fresco, e isso é preocupante com a ocorrência de correntes de ar e estagnação do ar em algumas partes da sala.
A parte externa do produto pode ter uma grande variedade de cores e formas. Além disso, o número e o formato dos furos são diferentes. O interior do dispositivo tem um passo que permite instalá-lo facilmente no "socket".
Você pode instalar o difusor em qualquer sala - ele só se beneficiará dele. Além disso, esses produtos são usados ativamente não apenas em edifícios residenciais, mas também em instalações de produção e armazenamento. Muitas vezes, esses dispositivos podem ser vistos em academias, lojas, hospitais e outras instituições estaduais e municipais. No entanto, em edifícios de apartamentos bem equipados para atender o difusor - uma raridade.
O fato é que nos apartamentos (com raras exceções) não há dispositivos de ventilação de entrada. Portanto, colocar o difusor não faz sentido. O ar fresco é acessado por meio de janelas abertas ou por meio de válvulas especiais (por exemplo, aberturas alpinas), e o ar antigo é puxado pelas grades instaladas no banheiro, no toalete e na cozinha.
Difusores são usados nos seguintes sistemas:
- aquecimento;
- condicionamento;
- ventilação natural ou artificial.
Dispositivo e princípio de funcionamento
Cada ventilação O sistema funciona de acordo com o princípio padrão.
- O ar limpo da rua entra na sala com a ajuda de ventiladores ou condições naturais (por exemplo, temperatura ou diferencial de pressão).
- O suprimento de ar é feito por vários dutos de ar (tanto do tipo duro quanto macio).
- A distribuição uniforme de ar através das salas é organizada com a ajuda de dispositivos especiais - difusores.
Existem duas tarefas principais que os ventiladores fazem bem:
- fornecimento e remoção de ar dos quartos;
- misturando correntes de ar, a fim de criar umidade e temperatura ideal na sala, bem como para garantir um microclima saudável na casa.
A propósito! Alguns modelos de difusores permitem ajustar a quantidade de ar fresco fornecido, bem como bloquear completamente o fluxo, se necessário. E isso é tudo - além das funções básicas.
Os difusores modernos são atraentes e uma grande variedade de modelos permite que você escolha os dispositivos que melhor se adaptam a qualquer ambiente.
Distribuidores de massas de ar têm suas vantagens, entre eles:
- facilidade de instalação;
- facilidade de manutenção;
- longa vida útil;
- regulação da direção e força do fluxo de ar;
- trabalho eficaz, que elimina a estagnação do ar interior;
- versatilidade - é possível usar tanto em pequenas salas de estar como em enormes armazéns.
Os difusores têm uma desvantagem: sob certas circunstâncias, um rascunho pode aparecer. Mas suas vantagens são óbvias.
Espécie
No mercado da construção moderna existe um grande número de difusores. Eles são feitos de dois materiais: plástico e metal (aço ou alumínio). Os produtos de metal são pintados com uma variedade de cores e são geralmente muito mais caros do que os modelos de plástico. Muito raramente pode ser encontrado na venda de difusores de madeira, eles são geralmente feitos por encomenda. Modelos de madeira se encaixam perfeitamente no interior de uma casa de campo, bem como saunas e banhos.
Difusores são classificados por:
- forma - redonda, retangular e quadrada;
- finalidade - teto, piso, parede;
- o princípio da operação - deslocamento ou mistura;
- dispositivo - externo e interno.
Também é costume distinguir os difusores pelo tamanho e forma dos orifícios de ventilação.
- Com fenda. Geralmente tem uma forma retangular com aberturas longas e estreitas. As lamelas podem ser posicionadas diretamente ou inclinadas, o que permite ajustar o fluxo de ar, direcionando-o diretamente ou em uma determinada direção. O ajuste das lamelas é realizado de forma independente, alguns difusores de ranhura têm a capacidade de ajustar cada lâmina separadamente. Ele é usado tanto para o fornecimento de ar fresco e para a remoção de idade. Os modelos com fenda podem ser instalados tanto na parede como no teto da sala.
Para o uso efetivo deste tipo de difusor, existem restrições quanto à altura máxima permitida - não mais do que 400 centímetros, e o mínimo - 260 centímetros.
- Bocal Este tipo de difusor é projetado para grandes áreas (por exemplo, armazém). A massa de ar entra no interior com um poderoso jato. Alguns distribuidores de massa de ar do tipo bocal podem ser equipados com ajuste da direção do movimento e ângulo de inclinação.
- Cupcake Estes são difusores redondos. Eles são um quadro com um círculo fixo em torno dele. O suprimento de ar é devido ao espaço entre o quadro e o círculo.
- Girando. Equipado com lâminas que giram no princípio de um ventilador e misturam perfeitamente massas de ar. O ar, passando pelo difusor de vórtice, gira em espiral e aumenta significativamente a velocidade de seu movimento. Eles são instalados em salas onde é necessária uma troca rápida de ar (por exemplo, um banheiro ou um vaso sanitário). Para evitar um rascunho, todos os modelos de vórtice estão equipados com uma câmara de pressão estática.
- Fan Representado por um complexo de difusores, que são combinados em um único sistema.
Destacam-se os difusores de baixa velocidade. Eles trabalham com o princípio de forçar o ar velho de uma sala. O ar limpo entra a baixas velocidades, o que significa que o risco de correntes de ar é mínimo. Além disso, a temperatura do ar fresco difere apenas alguns graus, o que torna esses difusores um dos mais confortáveis. Elas podem ser montadas na parede e no chão, bem como embutidas.Amplamente utilizado em museus, complexos esportivos, salas de concerto, cinemas. Muitas vezes eles são montados em escadas e degraus.
Difusores de teto - o modelo mais popular, amplamente utilizado em várias condições, incluindo a fabricação. Os tipos de piso de distribuidores de massas de ar são geralmente usados em conjunto com radiadores ou sistemas de aquecimento inteiros instalados no piso.
Usar um difusor nesses casos permite que você aqueça mais eficientemente a sala e alcance rapidamente uma temperatura confortável.
Os modelos de parede são usados muito raramente, pois geralmente instalam grades de ventilação convencionais nesses aviões.
Critérios de Seleção
Para não perder com a compra de um difusor, Ao escolhê-lo, você deve seguir algumas recomendações.
- O tamanho do canal do sistema de ventilação deve corresponder ao tamanho do distribuidor e suas dimensões.
- Pense no material antecipadamente. A opção mais confiável é de metal.
- É necessário determinar o modelo e a cor antecipadamente para que o difusor encaixe perfeitamente no interior.
- O modelo selecionado deve atender aos padrões de segurança higiênico-sanitária e de incêndio.
- É necessário considerar individualmente e calcular a área transversal necessária do difusor para que o nível de ruído não exceda as normas permissíveis (não superiores a 45-55 dBA). A velocidade ideal do ar no distribuidor não deve ser superior a 2 m / s.
Também vale a pena considerar que em instalações residenciais e de escritórios, geralmente são instalados difusores de teto ou parede feitos de plástico. Modelos de aço são mais adequados para o espaço industrial e de armazém.
Para que o difusor funcione eficientemente, também é necessário calcular suas dimensões ideais com base na área do edifício, no volume de ar e na velocidade do dispositivo. Um esquema de cálculo especial é usado, o que permite levar em conta todas essas nuances e selecionar o modelo correto.
Recomendações de instalação
A montagem do difusor é realizada após a conclusão de toda a decoração interior. Você pode instalar o distribuidor de ventilação das seguintes maneiras:
- diretamente na parede ou no teto (ventilação channelless);
- em mangueira flexível de metal;
- em uma caixa (desenho de ventilação rígida).
Ao instalar o difusor no teto deve ser considerado revestimento. Assim, na tensão e bases de placas de gesso suspensas podem ser montados produtos redondos e quadrados.
Recomenda-se a realização de trabalhos em paralelo com a instalação do revestimento:
- o local em que o distribuidor aéreo será localizado está planejado;
- usando uma máquina de moer com uma roda de diamante, um aprofundamento das dimensões exigidas no teto com uma abertura de 5 mm é feito;
- o corpo do difusor é inserido no orifício e marcado pontos de fixação;
- perfurador perfurado espaço para montagem do difusor;
- o produto é fixado com buchas;
- as ranhuras são revestidas com selante.
Preste atenção! Os difusores circulares praticamente não se projetam além da superfície instalada, de modo que podem ser instalados não apenas no teto, mas também nas paredes.
Os distribuidores quadrados podem ser instalados em tetos do tipo cassete. O difusor neste caso esconde-se sob o piso principal (telha decorativa). Tal dispositivo de teto permite que você execute livremente atividades de limpeza e reparos.
Para instalar o difusor em uma ondulação de metal, siga a seguinte sequência:
- um ventilador está ligado à extremidade livre das ondulações;
- caixa de metal colocada de volta no canal;
- para uma espera firme, pressione o difusor até ouvir um clique.
A instalação em uma caixa rígida é realizada da mesma maneira.
Instalação na parede é realizada da seguinte forma:
- um furo é planejado na parede para o difusor com uma margem de 10 mm;
- um ninho é montado na parede - um tubo de plástico ou de metal, cujo diâmetro coincide com o distribuidor, e a espessura deve ser igual à espessura da parede;
- o tubo é inserido no orifício e reforçado com espuma de construção ou unhas líquidas;
- um difusor é colocado no soquete, cujas bordas são lubrificadas com um selante.
Para que a instalação do difusor de ar de ventilação passe sem problemas, é necessário escolher ferragens de qualidade e materiais de construção (selante, espuma de montagem e pregos líquidos), e também seguir rigorosamente as recomendações. Então, mesmo a auto-instalação do difusor não será difícil no escape e no sistema de alimentação e exaustão.
Uma visão geral do difusor de ventilação universal no vídeo abaixo.