Válvula de fundo no misturador: o que é isso?
No mercado doméstico de equipamentos sanitários, a válvula de baixo apareceu relativamente recentemente. Embora a princípio tenha sido percebido com desconfiança, descobriu-se que o dispositivo era bastante confortável, tinha uma aparência agradável e poderia economizar significativamente o consumo de água.
O que é isso?
A válvula inferior nas torneiras é um projeto que serve para bloquear o buraco no fundo da pia, se você precisar de uma certa quantidade de água. No exterior, a questão do consumo de água é bastante aguda, por isso as pessoas estão acostumadas a ter cuidado com esse recurso, e a válvula inferior é exatamente o dispositivo que pode ajudar nisso. É uma opção mais confiável do que plugues de plástico e borracha, que, quando usados, frequentemente falham e desgastam-se rapidamente.
Um dispositivo simples é montado na parte inferior do lavatório., para o seu orifício de drenagem e, se necessário, bloqueia o tubo de ligação com o abastecimento de água. Ao mesmo tempo, uma torneira comum é instalada com duas válvulas regulando a água fria e quente.
Espécie
Dois tipos de válvulas inferiores são subdivididos.
- O tipo mecânico funciona com base no mecanismo da mola. O dispositivo não tem nada a ver com o funcionamento do misturador, o que pode ser considerado sua vantagem.
- A segunda opção é uma válvula inferior com um mecanismo de alavanca completo com um misturador. A sobreposição do dreno ocorre pressionando a alavanca.
Adaptação com sistema de alavanca devido ao uso conveniente é mais popular.
Essa técnica inclui os seguintes detalhes:
- rolha para bloquear o dreno;
- alavanca de controle;
- conectar a válvula e a base da alavanca na forma de uma haste;
- sifão para drenar a água no esgoto;
- conectando o elemento rosqueado para a instalação do sifão.
O sistema mecânico da válvula Push Open não é tão higiênico. Para abrir a rolha, você precisa colocar as mãos na água. No entanto, também tem suas vantagens - devido à falta de peças desnecessárias em geral, essa válvula inferior parece mais esteticamente agradável.
Em termos de design, as tampas podem diferir em forma, cor, o que não é decisivo, portanto, a gama de cores é limitada - estas são tons de metal prateados, dourados e bronze.
Vantagens e desvantagens
A relevância dessa técnica se deve à possibilidade de uso multifuncional do coletor. Nele você pode lavar, molhe pequenas coisas por um tempo, lave os pratos.
Existem outras vantagens deste dispositivo:
- aparência mais atraente - em vez do buraco você pode ver uma bela tampa de válvula de metal;
- conveniência e facilidade de uso - o bloqueio é controlado por um movimento;
- facilidade de limpeza;
- resistência da válvula aos efeitos da água e do molde, ao contrário das rolhas de plástico e borracha;
- prevenção de odores irritantes do dreno;
- instalação rápida e fácil;
- a economia ideal de água é provavelmente a principal vantagem da válvula inferior.
Quanto às deficiências, elas estão praticamente ausentes, além do fato de que é necessário monitorar o nível da água e regular seu fluxo e descarregar a tempo. Particularmente esquecido, pode ser aconselhável comprar um lavatório com transbordamento para evitar inundações acidentais.
Incomum a este método de uso dificilmente pode ser chamado de uma desvantagem. Tendo-se habituado e a sua família a preocupar-se com o consumo de água, dificilmente alguém se queixará do inconveniente, especialmente com poupanças óbvias.
Procedimento de instalação do equipamento
A instalação da válvula pode ser feita de forma independente, sem habilidades especiais, mas você deve sempre prestar atenção à instalação do mixer, que está localizado próximo ao dispositivo.
É importante realizar todos os trabalhos sequencialmente, começando com a instalação do guindaste.
- primeiro você deve passar pelas mangueiras que combinam a válvula de pé (sua alavanca) e a válvula;
- em seguida, o misturador é fixado na pia e fixado com uma porca especial, em ambos os lados entre ele e a pia, uma junta de borracha é colocada com a torneira para máxima vedação;
- de modo que nas juntas as dimensões das mangueiras e tubos coincidam completamente, em alguns casos há necessidade de aparar e descascar, tomando cuidado para que as partículas cortadas não caiam no mecanismo de drenagem - isso pode levar a falhas em sua operação;
- As conexões do tubo e da mangueira são seguras com vedações com porcas, cuidadosamente, evitando curvas do tubo, como regra, a colocação em forma de U é usada.
Se acontecer de os cavacos de metal ainda entrarem no dreno e o abastecimento de água não funcionar no misturador, você precisa desmontar o aerador. Depois disso, o corte é lavado sob alta pressão de água.
Em seguida, faça a instalação da válvula inferior:
- o dispositivo se encaixa perfeitamente no buraco;
- o dispositivo tem duas agulhas cruzadas de fixação, elas devem ser fixadas com uma cruz de plástico;
- em seguida, eles devem ser conectados à orelha da válvula e à sua alavanca de modo que, quando a pressão for aplicada a ela, a agulha feche e abra o plugue.
Somente depois disso, o sifão para uma pia ou um bico corrugado, que está presente em algumas torneiras, é conectado ao equipamento instalado. O sifão é enrolado por baixo e a mangueira é conectada ao sistema de esgoto.
Verificação e manutenção de vazamentos
A facilidade de manutenção do equipamento é verificada por etapas. Ligando o suprimento de água, você precisa ter certeza de que não há vazamentos nas juntas, assim como no projeto do próprio misturador. Se a água vazar, uma fita fluoroplástica Fum especial é usada adicionalmente para o fio, e as porcas também devem ser apertadas.
Para verificar o aperto do sifão, desparafuse a válvula inteira. Ao mesmo tempo, é necessário certificar-se da operação normal da válvula. Para fazer isso, abra e feche a tampa 2-3 vezes, colete e drene a água na pia. Executar essa verificação é uma condição necessária para a operação contínua e ininterrupta do sistema. A resistência e confiabilidade das mangueiras e tubos não atrapalham a verificação mesmo antes da instalação do misturador e da válvula.
Como escolher?
Projetos diferentes são adequados para necessidades específicas. Tudo depende de onde a válvula inferior é necessária. Se for necessário para um chuveiro ou banheira, é preferível escolher um modelo mecânico. É possível comprar o dispositivo completo com um sifão ou separadamente.
Em relação aos sumidouros utilizados para a lavagem, é adequado um kit com válvula automática de produção em fábrica, que também é equipado para um bidê. Comprando uma válvula e uma válvula separadamente, você pode ficar em modelos com um revestimento cromado, esta combinação será ótima.
Os principais critérios para navegar:
- sistema de travamento de qualidade, alavanca ou mecânica;
- dispositivo de transbordamento (sua presença ou ausência);
- estética da aparência;
- fabricante de produtos.
By the way, quase todas essas nuances afetam o custo da construção. Naturalmente, o mais importante é a alta qualidade e durabilidade, portanto, esse equipamento é escolhido apenas por fabricantes comprovados. Como regra geral, isso significa um alto grau de firmeza, a imunidade das partes aos efeitos agressivos da água quente, os sais contidos nela. Qualquer produto deste tipo deve ter um certificado de qualidade e outra documentação importante com a qual você precisa ler. Em caso de quebra dentro do prazo estabelecido, o aparelho pode ser substituído, graças ao cartão de garantia.
A válvula inferior é um fone de ouvido funcional que ajuda a tornar o fluxo de água mais econômico e conveniente de operar e, graças às instruções, é possível realizar a instalação com suas próprias mãos.
Como instalar uma válvula de pé, veja o vídeo abaixo.