Como coletar corretamente o sifão para a pia?

Substituir o sifão do coletor é uma tarefa fácil se você seguir as recomendações dos especialistas. Ele pode ser montado de várias maneiras, então você precisa saber como desparafusar e conectá-lo em cada caso.

    Propósito

    Sifão é um tubo com curvas através do qual a água de drenagem flui do banho, pia, máquina de lavar roupa para o sistema de esgoto.

      O propósito dos sifões pode ser o seguinte:

      • quando drenando, uma pequena quantidade de água permanece no sifão, que serve como um reservatório especial, impedindo assim a penetração de odores desagradáveis, gases e ruído de esgoto na habitação;
      • não permite criar várias bactérias;
      • impede a formação de bloqueios de origem diferente.

      Tipos: Prós e Contras

      Existem vários tipos principais de sifões. É necessário considerar algumas de suas características, desvantagens e méritos.

      Tipo de tubo

      É um dispositivo simples na forma de um tubo rígido, dobrado na forma de uma letra em inglês U ou S. Esse tipo pode ser sólido ou dobrável. Existem opções em que uma abertura especial é fornecida no ponto mais baixo para a extração de várias partículas sólidas. No tipo de tubo de um sifão, é necessária a precisão aumentada de sua montagem. A vantagem deste tipo é que, para a sua limpeza, não é necessário desmontar todo o sifão, remover completamente o "joelho" inferior. A desvantagem é que, devido à pequena válvula hidráulica, com uso pouco frequente, podem ocorrer odores; devido à falta de mobilidade, não pode ser instalado conforme necessário.

      Tipo de garrafa

      É o mais comum em comparação com os outros, embora seja a construção mais complexa de todas. Adquiriu seu nome devido ao fato de que na área do portão de água tem a forma de uma garrafa.Suas principais vantagens incluem a instalação rápida e conveniente, mesmo em um espaço confinado, a desmontagem é bastante fácil, a limpeza não leva muito tempo, as pequenas coisas que entram não vão ao ralo e afundam no fundo da garrafa. Só pode ser usado para ligar uma máquina de lavar roupa ou máquina de lavar louça, sem inventar um sistema de drenagem adicional para eles. Uma desvantagem significativa é que a poluição se acumula na junção do sifão com o tubo de esgoto e faz com que ele se obstrua.

      Tipo de papelão ondulado

      É um tubo flexível que pode ser dobrado em qualquer direção. Esta é uma das suas principais vantagens, quando pode ser instalada em locais inacessíveis aos dois anteriores. Suas vantagens incluem um preço relativamente pequeno e o número mínimo de vazamentos devido a um cruzamento. A menos é uma superfície irregular que recolhe vários depósitos de lama em si, eles só podem ser removidos quando a estrutura é desmontada. Não despeje água quente pelo ralo se o sifão for de plástico.

      Materiais e equipamentos

      O material do sifão deve ser resistente a agressores químicos e térmicos, portanto é feito de policloreto de vinila, latão cromado ou bronze, e também de propileno. Construções feitas de latão ou bronze são bastante caras, parecem esteticamente agradáveis ​​e são bastante prestigiosas, mas mesmo assim são resistentes à corrosão, a vários oxidantes. Dispositivos feitos de PVC, polipropileno e plástico são muito mais baratos, e também têm uma montagem simples, a estabilidade dos compostos, mas não particularmente durável.

        Um conjunto típico de qualquer sifão consiste nos seguintes elementos:

        • recintos;
        • almofadas de borracha com uma espessura de 3 a 5 mm, de preferência de plástico resistente a óleo (branco) ou silicone;
        • grade de proteção com um diâmetro de 1 cm;
        • nozes;
        • tubo (escape ou ramal) para instalar a junta. Tem 2-3 anéis distintos, um lado e também pode ser equipado com um lay-out para conectar uma máquina de lavar louça ou máquina de lavar roupa;
        • drenagem para esgoto;
        • parafuso de conexão de aço inoxidável com um diâmetro de até 8 mm.

        Como escolher uma cozinha e banheiro?

        O sifão para a cozinha ou banheiro deve ser escolhido, seguindo, é claro, propósitos práticos.Mas as características da sala também devem ser consideradas.

          No banheiro, o sifão deve garantir a ausência de odores do sistema de esgoto, bem como rapidez e pontualidade na descarga do esgoto. Sifões que têm elementos de conexão feitos de materiais sólidos são melhores para não adquirir, pois a instalação será difícil. Nessa situação, um tubo corrugado de dreno é uma opção adequada. Devido à flexibilidade do dispositivo, não será difícil instalá-lo e alterá-lo em locais de difícil acesso na casa de banho, sendo ainda mais fácil substituir o sifão.

          Para a cozinha é mais adequado tipo de garrafa sifão, porque várias partes de gordura e restos de comida não cairão no sistema de esgoto e contribuirão para seu entupimento, mas afundarão no fundo do frasco. Além disso, se o próprio dispositivo ficar entupido, ele pode ser limpo de maneira fácil e conveniente. Para pias na cozinha com dois furos de drenagem são tipos perfeitos de sifões, além disso, equipados com transbordamentos.

          É possível, é claro, usar outros tipos de sifões, mas apenas raramente e em condições de espaço limitado, porque os odores podem ocorrer, pois eles têm um bloqueio hidráulico bastante curto.

          Montagem e Instalação

          Montagem e instalação de estruturas de sifão para um lavatório, pia ou banho geralmente não leva muito tempo e também não requer habilidades especiais. No entanto, você deve levar em conta as várias pequenas coisas, de modo a não refazer tudo algumas vezes, seja a instalação de uma lavadora ou lava-louças, bem como outros equipamentos diversos. Ao comprar um sifão, você precisa verificar se todos os elementos estão presentes e também desmontar com o manual de instruções.

            Para lavar

            O sifão pode até ser montado por alguém que nunca o fez.

            No entanto, algumas nuances devem ser consideradas.

            • Todas as conexões devem ser estanques. É necessário realizar uma verificação de impermeabilidade com o bujão inferior, geralmente sob pressão do esgoto. Quando você compra um sifão, ele deve ser bem verificado quanto à presença de um casamento, o que pode violar a integridade da gaxeta.
            • Ao comprar um sifão montado, é necessário verificar a presença de todas as juntas nele, para garantir que os elementos do dispositivo estejam bem fixados e apertados.
            • A montagem do sifão da cozinha deve ser feita manualmente para controlar a força de fixação, bem como para não quebrar o produto.
            • Ao instalar todas as conexões do sifão, especialmente o bujão inferior, as gaxetas do dispositivo devem ser bem fixadas para que não haja vazamentos. Aqui o selante se aproximará. Os elementos aparafusados ​​do sifão devem ser feitos até o final, não pressionando com força.
            • Tendo completado a conexão do tubo de saída, devido ao qual a altura de montagem do próprio sifão é ajustada, é necessário apertar o parafuso de fixação, removendo o excesso de vedante.

            Antes de instalar o sifão, o trabalho preliminar é realizado para começar. Por exemplo, há um novo tubo de metal na cozinha, então ele precisa ser conectado a um sifão, mas antes de fazer essa conexão, ele precisará ser limpo de depósitos de lama e colocar uma junta de borracha. No entanto, se um tubo de plástico for instalado, primeiro você deve retirar o seu final para um determinado nível (não mais do que meio metro), só então um adaptador especial deve ser colocado nele.

            Além disso, o sifão obsoleto é desmontado usando uma chave de fenda para desparafusar o parafuso de montagem. Deve ser cuidadosamente limpo de depósitos de gordura, sujeira e ferrugem para o plantio de um novo sifão. Depois de todas essas manipulações, você pode colocar um sifão na pia.O componente principal do sifão precisa ser conectado manualmente ao tubo embaixo da pia. Nos manuais de sifão, recomenda-se imediatamente a instalação de uma lavadora ou lava-louças, mas é necessário antes de tudo conectar a estrutura com o sistema de esgoto, para realizar um teste inicial, no qual as torneiras auxiliares são fechadas com plugues especiais que fazem parte do conjunto sifão.

            Depois disso, uma inspeção é realizada, durante a qual não deve haver vazamento. Só então é possível acoplar equipamento adicional, cujas mangueiras de drenagem são fixadas com braçadeiras. Ao instalar, é importante que a mangueira de drenagem que sai do sifão não esteja torcida ou dobrada.

            Para lavatório

            Como de costume, você precisa desmontar o dispositivo antigo. Desaperte o parafuso enferrujado na grade de drenagem ou remova a seção inferior do sifão obsoleto. Em seguida, limpe o orifício de drenagem.

              A montagem pode ser feita da seguinte maneira:

              • selecione a abertura mais larga do dispositivo de drenagem, fixe a junta plana mais larga a ela e a tampa de cobertura no lado;
              • parafuse a porca de união no bico, aperte a junta cónica com a ponta romba do bico que encaixa na abertura dorsal. E aperte o tubo.Algumas opções incluem a combinação do bico com um funil de pia;
              • a gaxeta e a porca são montadas em um tubo de drenagem corrugado, que é então aparafusado ao sifão;
              • Não aperte demais os elementos do sifão durante a montagem para não danificá-los.

              Tendo completado com sucesso a estrutura de montagem, você pode continuar sua instalação.

              • Acima do lavatório, você deve colocar uma grade de metal com um anel. Forjar um dispositivo de drenagem sob o buraco da pia, segurando e endireitando-o com cuidado.
              • Aparafuse o parafuso de ligação na rede.
              • A estrutura resultante é conectada ao sistema de esgoto, usando um tubo corrugado, que deve ser esticado para obter o comprimento necessário.
              • Faça uma verificação em que o dispositivo deve ser preenchido com água, fornecendo um bujão de água. Não haverá vazamento se a estrutura estiver montada e instalada corretamente.

              Para banho

              O sifão do banheiro é montado quase da mesma maneira que os dois anteriores. Instalando um novo sifão na banheira, você precisa começar com uma lixa para limpar todos os seus orifícios de drenagem para uma boa conexão de juntas no futuro.

                Depois disso, é necessário aplicar o seguinte plano de ação ao montar e instalar a estrutura no banho:

                • Usando uma mão, pegue o estouro inferior, no qual a gaxeta já está instalada, conecte-a ao corredor de drenagem. Neste caso, a outra mão nesta passagem é aplicada bacia de drenagem, unindo com um parafuso, coberto com uma camada de cromo. Além disso, enquanto segura o elemento inferior do pescoço, o parafuso deve ser apertado até o final;
                • de um modo semelhante para montar a passagem superior, durante a montagem, na qual o tubo derivado utilizado para drenar os resíduos de esgoto deve ser especialmente puxado na direcção do elemento de drenagem da estrutura, para que depois seja conveniente ligá-los;
                • os corredores superior e inferior devem ser conectados com uma mangueira corrugada, que deve ser fixada a eles com juntas designadas com porcas;
                • Uma válvula de drenagem também deve ser anexada à passagem de drenagem. Para que não haja sobreposições durante a instalação dos elementos, eles são verificados quanto à presença de defeitos, o que pode interferir na boa fixação do esgoto:
                • Em seguida, a conexão do tubo corrugado, que conecta o sifão ao esgoto, à válvula de água.Deve-se notar que algumas variantes de sifões estão diretamente conectadas ao tubo de esgoto, e outras - apenas com a ajuda de um manguito de vedação.

                Use: Dicas

                As dicas a seguir devem ser aplicadas ao usar diferentes tipos de sifões:

                • Não é recomendado usar produtos de limpeza diários. Isso contribui para danificar o tubo de drenagem;
                • Para evitar o acúmulo de depósitos de lama ou a formação de detritos no sifão, é necessário usar uma grade protetora na pia;
                • feche a válvula completamente após o seu uso, porque a constante gotejamento da água leva ao desgaste do sifão;
                • requer limpeza periódica do dispositivo contra depósitos de calcário e lama;
                • lave a pia e drene-a com jato de água quente, mas não fervendo;
                • Se o sifão tiver vazado, certifique-se de substituir a junta;
                • Não ligue imediatamente a água quente após o frio, pois ela também pode danificar o sifão.

                Instruções detalhadas para montar o sifão do coletor no vídeo abaixo.

                Comentários
                 Autor
                Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

                Sala de entrada

                Sala de estar

                Quarto