Como escolher a porta para o chuveiro: tipos e especificações
Cada vez mais em modernos apartamentos e casas particulares instalam chuveiros. Na maioria dos casos, isso se deve à compactação de tais estruturas e à capacidade de aumentar a área útil do banheiro. Além disso, cabines modernas são dispositivos multifuncionais que possibilitam não apenas procedimentos higiênicos, mas também procedimentos de SPA (hidromassagem, diferentes tipos de chuveiros) e sauna, enquanto as características técnicas, facilidade de uso e durabilidade dos modelos dependem muito do tipo. porta usada.
Tipos de desenhos
Dependendo do método de bloqueio, existem vários tipos de portas para o chuveiro.
Swing
Represente uma tela abrindo para os lados.Os modelos de asa única e dupla são diferenciados, enquanto o último também pode ser destravado por dentro. Um modelo de porta única geralmente abre apenas para uma sala. As portas articuladas são montadas em dobradiças, cuja vantagem é a durabilidade e a resistência ao impacto físico: as dobradiças não pularão para fora, elas não serão danificadas, mesmo que você empurre a porta com força.
Para a construção deste tipo, podem ser utilizados diferentes tipos de portas: quadradas, retangulares, semicirculares (também chamadas de radiais), ovais.
A peculiaridade das portas de vaivém é a sua versatilidade. - são igualmente estéticos e funcionais para as cabines de canto e pentagonais. O tamanho ideal é 90x90, 100x100 cm.
A desvantagem dos modelos swing é que eles precisam de espaço para abrir, então eles raramente são usados em salas de pequeno porte.
Deslizando
O princípio de abrir tal porta é semelhante ao princípio do guarda-roupa. A tela é equipada com persianas que se movem ao longo de guias especiais. O número de asas é geralmente de 1 a 4. Ao mesmo tempo, quanto menores as válvulas, mais espaço livre permanece na cabine.No entanto, este design será menos durável que o analógico com um grande número de válvulas.
Se compararmos esta versão da porta com os modelos swing, então os últimos têm maior confiabilidade. As opções de deslizamento, por sua vez, são ideais para banheiros pequenos, porque não exigem espaço livre para abertura.
Ao escolher estruturas deslizantes, é dada preferência ao fato de que elas são equipadas com elementos de roletes metálicos, uma vez que são caracterizadas por uma margem de segurança maior que a do plástico.
Folding
Esta opção também é boa para salas pequenas, pois o desbloqueio é feito girando uma das abas. Dependendo do modelo, a faixa só pode ser girada em um ou ambos os lados. Há também construções equipadas com várias abas que se dobram em direções paralelas e, desta forma, se assemelham a um ventilador aberto.
Apesar da ergonomia, esses modelos exigem espaço livre., como ao abrir a faixa não deve entrar em contato com outros elementos do banheiro.
Girando
Montado nas seções estáticas do painel na área da borda da cabine no laço magnético. O diâmetro padrão de rotação das válvulas é de 1,2 m, embora existam modelos com um diâmetro menor de 90 cm, cabinas com uma lâmina rotativa podem ser de armação e sem armação. Uma característica do primeiro é um vidro mais fino e características de resistência menores. Modelos sem moldura são mais confiáveis e, portanto, mais caros.
"Acordeão"
Em tais mecanismos, várias partes são formadas em um único plano. Essa porta também é chamada de "livro". Se materiais macios são usados para a tela, suas partes se juntam para formar dobras.
Recursos de design permitem que você deixe a porta entreaberta (por exemplo, para secagem e ventilação), enquanto a tela não ocupa o espaço do banheiro. Tais portas são freqüentemente usadas para modelos de cabine de canto. No entanto, este sistema não pode se gabar de altas características de isolamento térmico, já que seus mecanismos estão longe de serem perfeitos.
Um tipo especial de chamados estandes são considerados em um nicho. Eles são usados se houver um nicho no banheiro, entre quais paredes uma porta é instalada.
Naturalmente, um palete é instalado dentro da cabine, todas as comunicações necessárias são montadas. Uma cabine de duche com um nicho é uma grande oportunidade para tornar o desconforto, à primeira vista, a disposição da casa de banho tão ergonómica e funcional quanto possível.
Se falamos sobre os materiais utilizados, os mais comuns são as seguintes opções.
- Vidro temperado. No processo de produção, o vidro é aquecido a altas temperaturas, após o que resfria instantaneamente. O resultado é um material que é resistente a danos mecânicos, umidade e mudanças de temperatura. Mesmo se tal vidro estiver danificado, não causará cortes, uma vez que os fragmentos não possuem arestas vivas.
- Triplex - um tipo caro de vidro temperado. No entanto, o preço mais alto é plenamente justificado por melhores características técnicas. Representa 2-3 camadas de vidro com um material especial colocado entre elas. Em caso de dano, os fragmentos não se separam, mas permanecem neste interlayer. Todos os modelos de vidro são retos e curvos, em forma de semicírculo.
- Vidro orgânico. Parece uma versão experiente, mas tem uma margem menor de segurança. Além disso, com manuseio descuidado, aparas e arranhões aparecem em sua superfície. A desvantagem é sua inflamação fácil.
- Plástico Eles são baseados em poliestireno, o que causa um pequeno peso das portas, sua menor espessura, facilidade de manutenção. Modelos mais caros são cobertos com composições poliméricas, de modo que as gotículas de água drenam rapidamente da superfície, não deixando listras ou estrias. Rachaduras, amassados e outros danos podem ocorrer se forem atingidos ou negligenciados. Porta de plástico não é adequada para os amantes de chuveiros quentes, bem como para modelos com um gerador de vapor ou sauna, porque o plástico pode deformar sob a influência de altas temperaturas.
Tais projetos podem ser sólidos e translúcidos, ter um tom ou padrão. O padrão pode ser aplicado de várias maneiras: por jateamento de areia, por impressão de fotos ou pela aplicação de um padrão com corantes impermeáveis especiais.
As portas do chuveiro podem ser emolduradas com um perfil de plástico.Nesse caso, eles são chamados de perfil. Variantes que não possuem esse perfil são sem perfil.Os últimos parecem mais atraentes, mas são mais caros.
Formulários
As portas do chuveiro podem ser simétricas e assimétricas. Os primeiros diferem nos mesmos parâmetros de todos os ângulos. Eles podem ser quadrados ou retangulares. As portas assimétricas possuem dados diferentes em comprimento e largura.
A escolha depende das preferências do usuário e do tamanho do banheiro. As portas semicirculares que se abrem para fora são boas para uma pequena sala.
Modelos simétricos são também chamados de equiláteros. Seus tamanhos padrão são 80x80 ou 90x90 cm.Em regra, essas estruturas têm uma forma reta, não convexa e são ideais para salas pequenas. No entanto, as portas quadradas ao abrir abrem mais espaço do que as portas de outras formas.
Dimensões
A escolha do tamanho da porta devido às dimensões da abertura, quando se trata do design em um nicho. Isto é devido ao fato de que é impossível mudar o espaço delimitado pelas paredes. Neste caso, o tamanho da porta corresponde ao tamanho deste espaço, levando em conta a instalação dos componentes necessários. Quanto à altura da tela, pode atingir o teto ou ter uma altura de 2100-2200 mm.
Se a abertura for muito larga, é possível montar uma inserção rígida na estrutura para reduzi-la. É possível conseguir a atratividade de um desenho, usando não uma, mas duas inserções, tendo-as organizado simetricamente em dois lados de uma porta.
Para cabines de tamanho padrão, as portas também são selecionadas com base na largura da abertura e, via de regra, são estruturas prontas do fabricante. Se for necessário substituir a tela, não será difícil encontrar uma nova, se você contatar o mesmo fabricante e conhecer os parâmetros da porta.
Quando se trata de um projeto individual, a largura da abertura da porta e, consequentemente, a porta é selecionada levando em conta os parâmetros do tamanho total do usuário. Por via de regra, os tamanhos flutuam dentro de 800-1200 mm. A largura padrão das portas pode ser 700-1100 mm, altura - de 1850 a 1950 mm, espessura de vidro 4-8 mm, em casos raros, pode chegar a 10 mm.
Como escolher?
Em média, a porta da casa de banho abre e fecha 8-10 vezes por dia, pelo que o critério de fiabilidade da porta deve ser decisivo. Deve ser dada preferência aos fabricantes europeus.
A duração do período de operação também depende da espessura do material da porta. Recomenda-se que seja pelo menos 4 mm. Colocar uma película especial do lado de fora da porta ajudará a prolongar a vida útil da porta para a estrutura do chuveiro - reduzirá a resistência do impacto mecânico e, se o vidro estiver danificado, não permitirá que desmorone. Esses filmes estão disponíveis em variações transparentes e coloridas.
Se a escolha é na porta de plástico da cabine, então você deve abandonar o uso de tela colorida, porque depois de um tempo sua sombra vai desaparecer, e o design em si se tornará um visual desleixado e desleixado.
Calculando o tamanho da porta, não se esqueça da necessidade de deixar pequenos espaços de 1-1,5 cm para a instalação de vedações. Eles são necessários para facilitar a abertura, eliminando o som desagradável de rangidos.
Como instalar e ajustar?
Se a cabine de duche estiver instalada para além da casa de banho, é necessário contactar o BTI para a documentação para reabilitação. Nesse caso, se a cabine substituir o banheiro, esses documentos não serão necessários.
Antes de instalar a estrutura, você precisa cuidar da organização do sistema de eliminação de águas residuais.Para fazer isso, é conveniente usar uma mangueira flexível, e a saída para o sistema de esgoto está localizada mais perto do orifício de drenagem.
Os especialistas recomendam primeiro realizar uma montagem experimental da estrutura sem o uso de um selante - isso ajudará a avaliar a qualidade da cabine, ver se todos os elementos estão funcionando corretamente, se os consumíveis sobressalentes são confiáveis.
No caso de um casamento ser detectado, você pode facilmente substituir o dispositivo. Se você usar um selante, a apresentação da unidade poderá ser quebrada e sua troca terá problemas.
Apesar do fato de que todos os sistemas têm um plano de conexão típico, você deve estudar cuidadosamente as instruções para estar ciente das recomendações do fabricante.
Para a instalação, primeiro monte o palete. Para fazer isso, instale os pés e ajuste a posição do palete. Seu desvio é inaceitável - o palete deve estar localizado estritamente paralelo ao chão.
Se a estrutura não tiver um palete, é necessário obter uma perfeita planura do piso. Para isso, é conveniente usar um acoplador.
O próximo passo é montar cercas de vidro e painéis. Para trabalhar de forma mais conveniente, você precisa imediatamente decidir sobre a parte superior e inferior do vidro (há mais orifícios na parte superior), classificar os painéis superior e inferior (os primeiros mais largos).Depois disso, você pode inserir o vidro nos perfis, definindo suas ranhuras. Quando o trabalho estiver concluído, aperte firmemente o parafuso no calcador.
Então você precisa fixar as guias nas prateleiras e fixar a vedação no vidro. Depois disso, as superfícies são seladas, e as superfícies traseira e lateral são fixadas no palete, a porta é fixa. O ajuste permite alcançar fácil abertura e fechamento de portas, montagem de alta qualidade nas dobradiças. Trabalho final - vedação de juntas, verificando o correto funcionamento dos aparelhos elétricos.
Se estamos falando de instalar um canto, é necessária uma preparação mais cuidadosa do espaço para a cabine. As paredes devem estar em um ângulo de 90 ° em relação ao chão.
É melhor fazer o acabamento das paredes adjacentes ao chuveiro com antecedência - será inconveniente fazer isso após a instalação do palete. O trabalho adicional é realizado estritamente de acordo com as instruções.
Veja como a porta do chuveiro é instalada no vídeo abaixo.