Tanque de drenagem: causas e soluções

O vazamento da cisterna do banheiro invariavelmente causa muitos problemas. Devido a isso, o zumbido do líquido que flui é constantemente ouvido, a superfície da taça é coberta por corrosão, o condensado acumula-se gradualmente nos tubos, devido a que o molde é formado. Além disso, as contas de água aumentam significativamente.

Para evitar todas essas conseqüências desagradáveis, todo o fluxo do tanque deve ser eliminado o mais rápido possível. By the way, a maioria dos problemas são fáceis de resolver por si mesmo, sem recorrer aos serviços de encanadores. No entanto, para isso, você precisa ter pelo menos uma compreensão mínima da operação desse sistema e de todos os seus componentes.

Arranjo do mecanismo

A fim de eliminar rapidamente os danos, você deve se familiarizar com os fundamentos teóricos do dispositivo de equipamento sanitário, a saber, como funciona a saída de água do dispositivo sanitário.

Independentemente dos parâmetros operacionais do vaso sanitário, absolutamente qualquer modificação tem duas partes básicas - uma tigela e um tanque de drenagem. A bacia é geralmente localizada no chão, mas nos últimos anos os produtos embutidos nas paredes tornaram-se cada vez mais populares. O tanque de água está sempre localizado acima da tigela. No núcleo do mecanismo de drenagem de água, o princípio básico do "obturador hidráulico" - assumindo que o vazamento sob a influência da pressão gerada pela pressão na alavanca (botão) funciona.

Hoje em dia, lojas de encanamento podem ostentar a mais ampla seleção de uma variedade de banheiros e cisternas de todas as modificações. Este último, a propósito, pode diferir dependendo de qual atributo é tomado como base da classificação.

O método mais comum de montar a tigela, cuja relevância não vem declinando há muitas décadas, envolve a instalação de uma estrutura única que combina tanto o vaso sanitário quanto a tigela, que são um todo único. A vantagem indubitável de tal encanamento é a falta da necessidade de tubos que ligariam esses dois elementos.Os modelos “compactos” pertencem ao mesmo grupo - eles são presos à borda traseira do vaso sanitário com a ajuda de parafusos através de uma junta.

Nos últimos anos, as estruturas montadas tornaram-se muito populares quando o tanque é instalado a uma certa altura da cuba. Isso garante uma pressão de água bastante forte e, consequentemente, uma descarga eficaz. Tais projetos são bastante duráveis ​​e duráveis, eles parecem elegantes e são considerados um dos mais convenientes de usar, além disso, eles podem economizar significativamente espaço no banheiro. O único inconveniente da instalação pode ser chamado, talvez, o som alto da descarga, ouvido no momento da descida das águas.

Construções ocultas são modelos da categoria “instalação”, uma das tendências mais modernas. Esses produtos são ideais para apartamentos e casas com reparos de qualidade europeia. Ao mesmo tempo, o tanque de drenagem é montado na parede e fechado com a ajuda de painéis e uma parede simulada, o que o torna quase imperceptível, e o lançamento do sistema ocorre devido à pressão de um painel especial.

Por tipo de descarga, os tanques são condicionalmente divididos em duas categorias.

  • Alavanca - Este sistema é amplamente representado nos modelos dos tipos antigos.Aqui, o fornecimento de água quando flui é regulado por uma alavanca especial, cuja elevação abre uma abertura para drenagem.
  • Botão de pressão - dispositivos com dois botões que estão em maior demanda entre os consumidores. O sistema permite que você economize água, porque tem dois modos de operação - quando pressiona um botão, apenas metade da água no tanque é derramada, e ao pressionar os dois botões - o volume total.

O fluxo de fluido é regulado pelo uso de válvulas, que, por sua vez, é dividido em vários tipos.

  • Lateral - este tipo é mais comum entre os modelos domésticos de encanamento e assume a localização das conexões na parte superior, não na parte inferior. A vantagem inquestionável de tais modelos é um preço bastante baixo, e as desvantagens estão associadas a uma coleção excessivamente ruidosa de água, o que reduz significativamente o nível de conforto na sala.
  • Inferior - Estes são modelos mais caros que aumentam o ruído para o ponto mais baixo. Modelos com um delineador como esse são produzidos na Rússia e no exterior.

A drenagem de água para a bacia é regulada por válvulas, é isso que impede o vazamento sem necessidade especial.O mecanismo de ação aqui é simples: como o tanque é preenchido com líquido, a água cria pressão, o que leva a uma pressão perceptível da válvula embutida no dreno na tigela, devido a isso, o fluxo de água para o vaso sanitário pára. Portanto, em uma situação em que a água no tanque repentinamente começa a funcionar mesmo após o enchimento do tanque, pode-se afirmar com absoluta certeza que a falha está relacionada a uma violação da funcionalidade das válvulas de fechamento.

O papel do "regulador" do nível de fluido no slushbachke realiza a válvula. Ao atingir uma determinada marca de água, o fluxo é direcionado para o tanque. Um indicador peculiar neste caso é um flutuador especial, que é conectado à válvula de entrada por meio de uma haste de latão.

Se os primeiros modelos de mecanismos de drenagem sugeriram colocar a válvula lateralmente e a bóia horizontalmente, os produtos mais modernos são caracterizados pela posição vertical da bóia e pela instalação da válvula no compartimento inferior do tanque de drenagem.

A drenagem e o transbordamento da água também são supervisionados por um mecanismo especial que evita que a água transborde quando há problemas com a válvula de gatilho.

Cada um desses elementos pode eventualmente falhar e exigir reparo ou substituição. Não revisaremos os problemas associados a danos mecânicos diretamente no alojamento do tanque. A prática mostra que tais falhas requerem a substituição de todo o tanque, uma vez que mesmo os adesivos muito resistentes são ineficazes quando surgem divisões sérias.

O que está fluindo e como eliminar?

O vazamento do tanque pode ocorrer por uma variedade de razões, com absolutamente todo o projeto do mecanismo de drenagem é caracterizado por características individuais, portanto, a maneira de eliminar os problemas em cada caso será individual. No entanto, a instalação mais comum é um modelo de tipo fechado, e é por isso que consideramos as causas mais comuns de vazamento usando o exemplo desse design.

Despressurização

A primeira razão pela qual o tanque fluiu - despressurização. Neste caso, ocorre um vazamento na área da junção do tanque e do próprio vaso sanitário. Como regra geral, a causa aqui é a deformação ou abrasão do selo de borracha.

Você pode consertar o vazamento instalando uma nova junta.

Este trabalho é realizado da seguinte maneira:

  • a válvula de pressão de água está fechada e, consequentemente, o fornecimento de água pára;
  • toda a umidade residual é removida do tanque com uma esponja e pano absorvente;
  • Em seguida, desaparafuse a porca de drenagem, que é colocada diretamente sob a tampa do gatilho;
  • todos os parafusos com os quais o tanque está preso à sanita, desapertar;
  • o tanque é desmontado;
  • então é necessário desparafusar a contraporca que segura o dreno e, em seguida, o último é retirado;
  • junta nova montada;
  • o mecanismo de descarga é fixado com novas contraporcas;
  • tanque pára em seu lugar e garantido com hardware.

Todas as juntas são feitas para modelos específicos de vasos sanitários, eles têm formas diferentes e diferem em tamanho, por isso é extremamente importante escolher o tamanho que você precisa para o seu mecanismo específico. Se a junta for menor ou maior que o necessário, o problema de vazamento não irá a lugar nenhum.

Raramente, mas as causas da despressurização podem estar em outro lugar - quando o ferrolho que fixa o tanque no vaso sanitário está enferrujando ou o isolamento que é responsável pela estanqueidade do furo para este parafuso está se desgastando.Nesse caso, você precisa parafusar um novo parafuso e colocar a goma isolante.

O procedimento é o seguinte:

  • abastecimento de água é interrompido;
  • a capacidade do lavador é completamente drenada;
  • todos os parafusos são retirados e removidos dos locais de pouso.

Uma arruela hermética de vedação é presa a cada parafuso, após o que eles retornam à junta e são apertados com porcas.

Às vezes até a substituição do isolamento não é necessária - basta apenas apertar a porca solta. No entanto, não seja zeloso - se você apertar o parafuso muito apertado, a louça de barro pode simplesmente rachar.

Todas essas ações são bem possíveis para uma pessoa sem experiência com encanamento, enquanto a economia será tangível: a substituição de materiais você precisará de cerca de 200 rublos para a instalação e cerca de 100-300 rublos para um conjunto de parafusos (a preços de 2017). E a chamada do mestre custará pelo menos 1200-1400 rublos.

Offset

A segunda causa de vazamento está associada ao deslocamento da alavanca. Para remediar a situação, basta devolvê-lo à sua posição original - horizontalmente na horizontal, logo abaixo do nível da conexão do tubo.

Para eliminar outros vazamentos associados à alavanca, você deve:

  • levante a tampa do tanque;
  • levante ligeiramente o flutuador e tente ajustá-lo.

Se depois disso a água não fluir mais e não pingar, então você precisa descomprimir o eixo do flutuador ou substituí-lo por um novo. Se o fluxo não parar, observe a válvula.

Pêra

Quando o tanque não retém água e vazamentos, o motivo pode estar no dano à pêra. Neste caso, o fluido continua a fluir para o banheiro, mesmo após a lavagem. Como regra geral, a razão para isso se deve ao fato de que à medida que o componente de borracha está em uso, ele perde sua elasticidade, torna-se rígido, deixa de ter a forma desejada e começa a desmoronar. Não faz sentido repará-lo - a pêra não pode ser restaurada, apenas uma substituição do elemento pode ajudar aqui.

Ao escolher a pêra certa, dê preferência ao produto mais macio. Tais modelos podem ser usados ​​por algum tempo até que também endureça. Para começar, a pêra deve ser girada no sentido horário - isso removerá a linha no fixador e depois a girará novamente, mas no sentido anti-horário, durante a montagem.

Dica: até que você tenha comprado uma pêra, você pode usar uma carga suspensa em uma haste, por exemplo, com qualquer porca pesada.Ela vai pressionar a pêra, fixando-a à sela.

Válvula

O problema com a válvula de fechamento geralmente é o motivo pelo qual o tanque está vazando. Você pode consertar isso. Para fazer isso, ajuste o grau de pressão da escotilha no elemento do tubo de drenagem, virando sua extremidade. Mas todas essas ações requerem um grande investimento de tempo e esforço e, além disso, treinamento, caso contrário a situação não só não pode ser corrigida, mas também piorada.

Seria melhor substituir o tanque inteiro ou seu nó de dreno. Para fazer isso, como de costume, para o início, desligue a água e drene o tanque e, em seguida, remova todos os parafusos de fixação. Em seguida, o próprio tanque é desmontado e a junta de borracha é substituída, as porcas de bloqueio são desenroscadas e todo o mecanismo anterior é removido. Ele é substituído por um novo e todas as ações são repetidas na ordem inversa.

Por favor, note que o novo mecanismo de drenagem deve ser do mesmo modelo que o antigo, ou em caso de emergência, do mesmo fabricante. Por exemplo, se o seu tanque quebrado é fabricado pela Cersanit, então um novo deve ser feito na mesma fábrica.

Em princípio, esse trabalho é simples: qualquer artesão doméstico que possua chaves cativas e um par de três peças ajustáveis ​​pode substituir o tanque.Se você não está confiante em suas habilidades, use a ajuda de um profissional. Verdade, seus serviços devem ser pagos, em 2017, o cheque médio para esse trabalho foi de 1600-1800 rublos.

Parafusos

Uma ruptura generalizada que leva ao vazamento da cisterna é a deformação dos parafusos que ligam o vaso sanitário e a cisterna. Os prendedores de plástico estouram e o metal está coberto de ferrugem - isso causa vazamentos.

Para corrigir a situação, você precisa inspecionar cuidadosamente todas as válvulas. - É altamente provável que um único parafuso seja substituído. No entanto, um especialista é recomendado para comprar um conjunto de parafusos. Em qualquer caso, cada um deles é útil durante o uso do banheiro.

Se a maioria dos parafusos estiver enferrujada e não for possível desenroscá-los e removê-los, você poderá cortá-los com uma serra, depois o tanque voltará para trás e a prateleira localizada na braçadeira será removida. Depois disso, os restos de parafusos enferrujados são removidos e a corrosão remanescente nos furos é removida. Novos selos são instalados para montagem e novos parafusos são aparafusados. Ao fixar o último, tente não permitir nenhuma distorção, todos os movimentos devem ser suaves,sem esforço e prensagem dura, caso contrário, você pode esmagar o barro e, em seguida, o reparo exigirá quantidades muito maiores.

Estouro

O transbordamento e a quebra do tanque de descarga podem ter outros motivos. Por exemplo, comprando um design com peças de baixa qualidade. Se o problema é este, então você precisa comprar um novo item, mais confiável e de qualidade. No entanto, você pode tentar corrigir alguns defeitos "no local". Por exemplo, se um pequeno orifício aparecesse no flutuador, ele poderia ser vedado com o polietileno mais simples ou um pedaço de plástico. Para isso, o material é aquecido por um fogo mais leve, após o qual o defeito é “fechado”. No entanto, tal reparo só pode ser uma solução temporária para o problema, substituindo um flutuador que permite que o fluido passe para um novo será necessário em qualquer caso.

Rachaduras

E finalmente, as rachaduras nas laterais da cisterna ou no fundo. Se o dano for pequeno, você pode tentar cobri-los com um selante de alta qualidade. Mas, como o método anterior, este método é projetado para uma solução temporária para o problema, o produto servirá por um tempo muito curto e você ainda precisará substituir a cisterna e o vaso sanitário.

Mecanismo com um botão: recursos

O mecanismo com o botão requer uma abordagem ligeiramente diferente. Para começar, nos concentraremos nos recursos de tais sistemas.

Eles são de vários tipos:

  • com um único botão - enquanto a água drena no momento em que o botão é pressionado;
  • com um botão, quando o dreno começa no primeiro toque curto e dura até o segundo;
  • com dois botões - enquanto cada um deles produz um volume diferente de água com um fluxo de pressão diferente.

O mecanismo de ação é diferente, mas o princípio é o mesmo. Quando a válvula é pressionada, o dispositivo que bloqueia o dreno se eleva. Ao mesmo tempo, a arquibancada permanece imóvel - essa é toda a diferença.

Se a água fluir de tal instalação, antes de tudo, é necessário determinar em qual posição o interruptor está, e então tentar estabelecer a causa da falha: quando o botão permanece na mina, a mola de retorno provavelmente perdeu sua elasticidade. A tampa de tal barril sempre será mantida na posição "aberta".

O resto da subsequência é o mesmo aqui:

  • remova a tampa e troque;
  • instale uma nova mola;
  • centre o assento - ele está localizado diretamente sob o furo na tampa do tanque;
  • remontar.

Prevenção: Dicas

Para o problema do encanamento e, em particular, com o banheiro aconteceu o mais raramente possível, os especialistas recomendam um conjunto de medidas preventivas. Para isso, é aconselhável limpar completamente o mecanismo do vaso sanitário e o tanque de drenagem a cada seis meses. Faz sentido monitorar regularmente a condição real de conexões e válvulas.

Os sanitários toleram muito mal as quedas de temperatura e os danos mecânicos.e se um ou outro ocorreu, a condição do encanamento deve ser cuidadosamente verificada, mesmo que externamente pareça útil.

a prevenção oportuna prolonga significativamente a vida de todo o sistema. Se ocorrer algum vazamento, os defeitos simples são eliminados primeiro, e somente depois disso eles começam a corrigir problemas mais sérios.

Na maioria das vezes, o fluxo da cisterna pode ser eliminado sem o envolvimento de especialistas. O design em si é bastante simples. Sua montagem / desmontagem não requer ferramentas especiais e habilidades profissionais, e peças de reposição podem ser compradas em qualquer loja. Como regra, seu custo é baixo.

Analisamos as causas mais comuns de vazamento.Em 95% dos casos, seu problema está relacionado a um deles. Mas se você substituiu todas as peças danificadas, apertou os parafusos e selou as rachaduras, e a água ainda flui, então você deve entrar em contato com o encanador.

E, claro, um fator importante que afeta a vida do banheiro, é a qualidade do design. Para um banheiro prático você deve ir a uma grande loja de encanamento com uma boa reputação - lá você pode escolher modelos para todos os gostos e carteira para seu banheiro. Ao mesmo tempo, você pode ter certeza de que todos os produtos apresentados são diferenciados pela sua força e alta qualidade.

Ao comprar um desenho, você precisa prestar atenção a vários pontos:

  • não deve haver nenhum defeito externo, lascas e rachaduras na privada e vaso sanitário, o produto deve ser coberto uniformemente;
  • o kit deve incluir todos os componentes necessários para a instalação;
  • o produto deve necessariamente ser acompanhado de instruções que lhe permitam montar a instalação corretamente, o que impedirá o rápido aparecimento de vazamentos.

Visão geral dos fabricantes

Em conclusão, vamos informá-lo com a revisão dos fabricantes de vasos sanitários e tanques de drenagem, cujos produtos têm se provado no mercado como confiável, prático e durável.

Sanita - uma marca russa que trabalha desde meados do século passado - mesmo nos anos de guerra, a empresa produzia cerâmicas para as necessidades do exército e, em tempo de paz, a empresa readaptava suas instalações de produção e se dedicava à produção de louças sanitárias.

A vantagem dos produtos desta marca é relativamente baixo custo, bem como:

  • materiais de alta qualidade utilizados;
  • instalação de acessórios suíços;
  • função de descarga de chuveiro.

As desvantagens incluem uma ameixa fraca, no entanto, é característica apenas para certos modelos da marca.

IDDIS - outro fabricante nacional que tem vendido com sucesso seus produtos no mercado de encanamento por mais de 10 anos. Entre os consumidores russos, são os sistemas DDIS que estão em maior demanda devido à facilidade de uso, facilidade de instalação e preço baixo.

Alguns modelos podem ter fixadores não padronizados e isso é uma desvantagem, mas, no entanto, eles não afetam a operação do mecanismo de drenagem.

A categoria "conforto" inclui produtos dos principais fabricantes europeus.

Gustavsberg - uma empresa da Suécia que dominou a produção de vasos sanitários há mais de 5 anos.

Estes produtos elegantes têm excelentes parâmetros operacionais:

  • facilidade de instalação;
  • facilidade de uso;
  • consumo econômico de água;
  • operação silenciosa;
  • componentes de alta qualidade.

Ao mesmo tempo, os modelos são muito estreitamente representados no mercado russo, razão pela qual problemas com a aquisição de peças sobressalentes podem surgir se os sistemas falharem. Além disso, os produtos desta marca são frequentemente forjados no nosso país, pelo que a aquisição de uma instalação dispendiosa pode implicar o risco de se tornar proprietária de uma cópia defeituosa.

Jika - fabricante da República Checa. A empresa tem estado envolvida no lançamento de vasos sanitários desde a década de 90. Durante esse tempo, os produtos da marca conseguiram se estabelecer nas posições de líder da indústria e conquistar alguns corações de consumidores na Rússia. Hoje, a fábrica faz parte do grupo de empresas Roca e vende com sucesso artigos esportivos na maioria dos países do continente eurasiano.

Vantagens dos produtos Jika:

  • durabilidade;
  • design estético;
  • consumo econômico de água;
  • grande faixa de preço.

As desvantagens podem ser atribuídas ao alto custo de reparos e peças de reposição, se ocorrer um colapso ou vazamento, então uma quantidade bastante significativa será necessária para eliminá-lo.Bem, além disso, nas lojas, muitas vezes há uma escassez de kit, por isso, tenha cuidado e verifique tudo, sem sair do balcão.

Para modelos premium incluem Jacob Delafon. Este é um fabricante da França, que começou a produção, incluindo cerâmicas sanitárias no século XIX. A linha de produtos de encanamento desta marca tem mais de 1000 itens, produtos da marca podem ser encontrados nas mais caras casas, hotéis e restaurantes do mundo.

As vantagens são óbvias: é excepcionalmente de alta qualidade, design impecável, operação silenciosa e consumo econômico de água. As desvantagens também estão relacionadas ao nível do produto - pouquíssimas pessoas se comprometem a reparar esse produto, e é muito difícil encontrar componentes para o encanamento.

Como eliminar o vazamento no tanque de drenagem com suas próprias mãos, veja o próximo vídeo.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto