Tipos e características de estufas com teto de abertura

O cultivo de vegetais, ervas e outras culturas não é uma tarefa fácil, pois certas condições climáticas são necessárias para o crescimento normal das plantas. Portanto, muitos proprietários preferem instalar estufas com tetos de abertura. Eles não apenas permitem que o interior da estrutura mantenha o nível exigido de umidade e calor, mas também são fáceis de montar. Devido à enorme variedade de formas e tamanhos, essas estruturas podem ser colocadas em locais de qualquer área.

Recursos e tipos

A estufa com teto de abertura é um projeto único que é muito popular e em demanda em atividades agrícolas.Um dos seus principais componentes é o telhado, que no inverno tem que suportar cargas de neve e vento. Devido ao impacto negativo de fatores externos, ele pode ser danificado e tornar-se inadequado para uso posterior. Portanto, seu quadro é feito de material durável que tem uma aparência desmontável.

No inverno, o telhado é coletado e desmontado no outono.

Essas estufas são projetadas para o cultivo precoce de mudas, hortaliças e outras hortaliças. A estrutura pode servir com segurança por mais de um ano, desde que seja equipada com uma estrutura robusta, revestida com lona ou filme, e também com desenhos com laterais removíveis. Muitas vezes cobrir estufas e policarbonato, que retém o calor dentro do edifício e passa o nível desejado de luz para as plantas. Graças ao teto removível da estufa, você pode controlar o regime térmico e, quando fica quente, o desenho é aberto. Se isso não for feito, a cultura devido à evaporação excessiva da umidade pode ficar amarela e abismal.

Para plantas de cultivo caseiro, como regra, são instaladas estufas de tamanho padrão de 2x4 m.Dependendo da estrutura da estrutura, existem vários tipos.

  • "Conversível". O telhado em tal estrutura não é removido, mas inclina-se para trás ou desliza pelas ranhuras. Externamente, o quadro lembra um celeiro. Se necessário, você pode abrir totalmente o telhado ou apenas algumas de suas partes.
  • "Borboleta". A estufa tem a forma de um arco, o seu telhado é composto por várias partes ligadas às paredes, que, quando abertas, se elevam junto com ela. Externamente, assemelha-se a asas de borboleta. Se você planeja instalar uma estrutura grande, então este modelo de estufa é recomendado para ser dividido em segmentos separados, isso irá proteger a cultura da hipotermia.
  • "Matryoshka". É semelhante à “borboleta”, mas, ao contrário da versão anterior, seus detalhes são deslocados para os lados. Devido à estrutura única na estufa, é possível abrir completamente o espaço e deixar pequenas áreas para ventilação. Esta construção não requer instalação da fundação, é fácil de montar e fácil de transportar.

Formas e tamanhos de construção

Hoje, existem muitos modelos de estufas com telhados de abertura, que diferem uns dos outros não apenas em características de design, mas também em formas e tamanhos.

Muitas vezes para o cultivo de colheitas escolhem a estrutura de várias formas.

  • Arqueado A estrutura da estrutura tem a forma de um semicírculo, de modo que a umidade é uniformemente distribuída dentro dela, e o condensado não é coletado nas paredes, mas flui para baixo. Para facilitar o uso, essas estufas são divididas em segmentos que conectam o topo do telhado.
  • Triangular As estufas são cobertas por um telhado de duas águas, que forma externamente uma forma triangular. Cada um dos planos pode abrir de forma independente.
Arqueado
Triangular
  • Plano. A configuração da estrutura de montagem se assemelha a uma estufa. O teto, neste caso, é de passo único, que pode ser aberto e fechado a qualquer momento. A única desvantagem da estrutura é que, devido à sua forma plana, as precipitações acumulam-se constantemente no telhado.
  • Cúpula O design é feito de elementos triangulares, cada um dos quais é revestido com um material especial. Graças à sua estrutura conveniente, o telhado da estufa pode ser aberto total e parcialmente.
Flat
Cúpula

    Muitos jardineiros preferem construir estufas com as próprias mãosIsso permite não apenas economizar dinheiro, mas também escolher uma opção conveniente para construção usando um projeto individual.Para instalar a estrutura independentemente, você precisa escolher as dimensões ideais para ela. Normalmente, para a instalação de estufas usando indicadores padrão.

    • Largura Não só a colocação conveniente de plantas depende deste valor, mas também o acesso ao espaço para o seu cuidado, em uma sala espaçosa, será confortável para trabalhar e se mover. A largura do edifício também é influenciada pela largura das portas, que não pode ser inferior a 56 cm, a largura das prateleiras, além disso, uma pequena passagem de 60 cm deve ser fornecida entre as estantes. Nesta base, o indicador de largura ideal para uma estufa é de 2,4 m. pode mudar, você pode instalar projetos de largura e colocar vários racks em ambos os lados, tudo depende das necessidades do jardineiro.
    • Comprimento Pode ser diferente. Normalmente, o comprimento padrão das estufas é de 120 cm, pois corresponde ao tamanho das chapas de policarbonato, que é freqüentemente usado para chapeamento de quadros. Ao criar um projeto de design, também é importante considerar o número de paletes colocados nos racks. Bandejas são tradicionalmente produzidas em dimensões de 28 × 53 cm, tendo calculado o seu número, será possível determinar facilmente o comprimento desejado da estrutura.Vale a pena notar que em estufas longas é difícil manter as condições ideais para o cultivo, por isso é melhor dar preferência a pequenas instalações.
    • Altura Depende do tipo de construção da estufa e da forma do telhado. Como regra, a altura não deve exceder 180 cm Se você planeja plantar árvores frutíferas e plantas altas, o projeto é criado individualmente e a altura é maior.

    Material de revestimento

    Para cobrir estufas com um telhado de abertura usando uma variedade de materiais de construção. Filme de polietileno é muito popular entre os jardineiros, é caracterizado pela alta resistência e longa vida útil, que pode chegar a até 6 anos. Distinguir entre filme normal, quente, resistente ao sol e reforçado. Para não danificar o material, ele não deve estar muito apertado ao aparar, e os cantos afiados e os pontos de contato com a estrutura devem ser cobertos com proteção especial. É filme barato, e devido ao fato de ser capaz de transmitir bem a luz, pode ser aplicado em várias camadas.

    Nada mal provado como material de acabamento e policarbonato celular. Tem alta resistência, se eles embainharem a estufa, o design pode ser operado por muitos anos e desfrutar de uma grande colheita. Além disso, o material é caracterizado pela preservação do calor, não é inferior em suas propriedades, mesmo em estruturas envidraçadas. É produzido com uma estrutura celular. Além disso, o policarbonato consiste de camadas inferiores e superiores, entre as quais existem arestas duras, eles deixam os raios do sol em diferentes direções, espalhando-os no ângulo direito.

    Recentemente, muitos fabricantes produzem policarbonato com propriedades únicas, graças às quais o material passa apenas por "raios úteis" e impede a penetração da radiação ultravioleta. Além disso, possui alta resistência ao impacto e é bem tolerada não apenas pelo granizo, mas também por outros danos mecânicos.

    As chapas de policarbonato são fáceis de dobrar e obter a forma desejada, assim você pode usá-lo para qualquer tipo de construção.

    Um toldo também é usado para cobrir estufas. Este é um material popular, que é feito de tecido não tecido, na maioria das vezes para o acabamento de projetos, escolha thermoselect, lutrasil e agryl.Embora um toldo seja caracterizado por multifuncionalidade, ele reflete o espectro de luz de maneira deficiente. Portanto, uma estufa equipada desta maneira não ficará satisfeita com uma grande colheita, uma vez que o calor dentro da estrutura ficará bem preservado somente durante o dia e, à noite, as plantas podem resfriar bruscamente. O toldo não é recomendado para estufas nas quais se planeja plantar mudas precoces, não irá protegê-las das geadas.

    O material mais caro para cobrir estufas é o vidro. Tais estruturas requerem a construção de uma fundação de concreto e a instalação de uma estrutura sólida, mas elas são completamente ecológicas e criam um excelente microclima para o crescimento das culturas. Além disso, o vidro não tem medo de geadas severas, calor e pode suportar muito peso.

    Ângulo de inclinação: qual é o melhor?

    Antes de construir independentemente uma estufa, é necessário determinar o tipo do seu telhado e o ângulo de inclinação. Geralmente, instale um teto duplo ou único, dependendo disso, pode variar de tamanho e abrir de uma maneira diferente. Os telhados de Dvukhskatny apresentam-se em muitas opções do registro e caracterizam-se por propriedades positivas. Para eles, o ângulo ideal de inclinação é de 20 a 25 graus, se for menor,depois, o "declive" desaparecerá, e um grande ângulo de inclinação, pelo contrário, tornará o telhado alto e estará frio dentro da estufa.

    Telhados com um ângulo de inclinação ótimo têm várias vantagens.

    • Mais luz é transmitida. Devido à inclinação adequada, os raios solares são distribuídos uniformemente e liberam energia térmica.
    • Não atrase a neve. A precipitação não irá acumular-se no telhado, o que impede que seja danificado pela carga de peso.
    • Não vaze, seque rapidamente. Uma vez que a superfície do telhado estará sempre seca, irá protegê-lo da formação de musgo e sujidade. Esse telhado é fácil de limpar.

    Ao construir estufas, é melhor construir o telhado da estrutura sob um grau de 20 a 25 graus.

    Isso não só prolongará a vida útil da instalação, mas também proporcionará condições ótimas para obter altos rendimentos.

    Prós e contras

    Recentemente, as estufas com teto deslizante e deslizante encontraram ampla aplicação na agricultura. Eles são fáceis de usar, fáceis de montar e permitem que você cultive diferentes variedades de culturas.

    Desenhos dobráveis ​​têm as seguintes vantagens:

    • a possibilidade de arejar: independente da estação, o telhado pode estar total ou parcialmente aberto e prover o movimento desejado de fluxo de ar;
    • falta de calado;
    • boa iluminação;
    • proteção do telhado da deformação;
    • manter um microclima ideal para o crescimento das plantas;
    • preço razoável;
    • possibilidade de instalação em um terreno de qualquer tamanho.

    Quanto aos inconvenientes, é o único em tais estufas - baixa tensão. Portanto, não é desejável plantar culturas que apreciem calor nessas estruturas. Eles geralmente são usados ​​para o cultivo de vegetais, frutas, ervas e alguns tipos de cogumelos. Além disso, é possível aumentar o aperto das estruturas usando chapeamento com materiais especiais que ajudarão a evitar a penetração de ar frio no interior.

    Use e cuidado, opiniões

    Estufas conversíveis exigem o cumprimento de certas regras de operação. O telhado para o inverno você precisa empurrar totalmente, e no verão para coletar. Essa condição é obrigatória para todos os tipos de estruturas, independentemente de seus recursos de design. Devido ao fato de as estufas cobrirem os materiais modernos, tornou-se muito mais fácil fornecer a elas os cuidados adequados.

    Os projetos devem ser colocados no local onde há acesso à luz. Caso contrário, devido à falta de iluminação, as plantas se desenvolverão mal, crescerão lentamente e poderão morrer.Na instalação da estufa é importante resolver uma questão com a função do seu telhado no tempo de inverno. Você precisa saber como ele será removido e limpo de neve. Claro, será difícil fazer isso no inverno, mas se você não ventilar periodicamente o interior do prédio, o telhado pode servir como um excelente local para o desenvolvimento de microrganismos que danificam ainda mais as plantas e causam várias doenças.

    Além disso, é importante limpar constantemente o telhado e as paredes da estrutura da neve. Embora a maioria dos materiais de acabamento seja de alta resistência, durante o degelo pode aparecer uma crosta de gelo em sua superfície, o que pode danificar ainda mais sua estrutura e causar deformação. A neve molhada é considerada especialmente perigosa, sob a influência de seu peso pesado, o telhado pode afundar e pequenas aberturas se formarão, quebrando a tensão.

    Portanto, a estufa deve ser bem limpa e ventilada, para que a circulação necessária de ar frio e quente flua no interior do edifício.

    Muitos jardineiros embainham estruturas de estufa com policarbonato, dispersa bem os raios do sol, mas as plantas também precisam de iluminação natural, de modo que os telhados devem ser movidos ou removidos.Também é importante verificar regularmente o trabalho das partes deslizantes, em caso de necessidade de apertar e lubrificar as dobradiças, para limpar as ranhuras da contaminação.

    Uma vez por ano, tais estufas requerem limpeza geral, é melhor fazer isso no outono. Para isso, o solo é limpo de resíduos de plantas, interrompido e fertilizado. As paredes da estrutura são lavadas com água e sabão, e vale a pena prestar atenção ao fato de que o uso de soluções químicas é inaceitável, pois podem conter substâncias agressivas que danificam o acabamento. Particularmente cuidadosamente você precisa lavar as juntas e costuras da estrutura, uma vez que é lá que os microrganismos mais frequentemente se acumulam.

    Até o momento, há uma enorme seleção de modelos de estufas com teto de abertura. Os mais populares entre eles são os designs “Matryoshka”, “Present” e “Nurse-clever”. Eles receberam muito feedback positivo e se estabeleceram como as melhores instalações para o cultivo de plantas. Essas estufas são fáceis de usar, fáceis de instalar e fornecem todas as condições necessárias para o crescimento das culturas.

    "Matryoshka"
    "Presente"
    "Enfermeira inteligente"

    Estufa "Lotos": description

    "Lotus" é um projeto exclusivo de efeito estufa. É compactamente estruturado, por isso pode ser colocado em sites com uma área limitada. Esta opção é ideal para engenheiros agrônomos novatos. O projeto é montado a partir de tubos galvanizados duráveis, sua estrutura é revestida com policarbonato, portanto, ao contrário de outros modelos, é confiável na operação e serve por muitos anos.

    O telhado da estufa "Lotos" é fixado com a ajuda de folhas especiaisportanto, pode ser aberto de qualquer lado. Graças a este projeto, as plantas podem estar ao ar livre em dias ensolarados e, em clima frio, podem ser facilmente escondidas sob um galpão. "Lotus" é adequado para o cultivo de verduras, pepinos, tomates e culturas que não gostam de muita umidade, como você pode protegê-los com uma faixa na chuva.

    A estufa tem as dimensões padrão: comprimento 210 cm, largura 90 cm e altura 80 cm, sendo o desenho considerado de tamanho médio, podendo ser instalado tanto em grandes como em pequenas áreas. Deve notar-se que a estufa "Lotus" é barato, pode pagar até mesmo o amante jardineiro iniciante. Uma característica distintiva do edifício é o seu design técnico, devido ao qual todas as juntas e costuras da estrutura são fechadas com cantos de proteção especiais.Portanto, a sujeira não cai na superfície do acabamento e do quadro.

    O pacote de estufas "Lotos" também inclui selos adicionais, bem como fixador de quadro. A instalação da estrutura não requer o despejo da fundação, o trabalho de instalação é realizado rapidamente e, se necessário, a estrutura pode ser facilmente montada e movida para outro local.

    Para obter informações sobre como montar adequadamente uma estufa "Clever Girl" com um teto de abertura, veja o vídeo a seguir.

    Comentários
     Autor
    Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

    Sala de entrada

    Sala de estar

    Quarto