Estufa na casa: as opções mais espetaculares para casa e jardim
Hoje, ninguém é surpreendido por flores exóticas e árvores frutíferas cultivadas em casa. As plantas floridas criam conforto e calor no inverno frio ou nas noites chuvosas de outono. Se levarmos em conta uma série de nuances (soluções de design, aquecimento, iluminação, variedades de plantas, cuidado), então criar uma estufa real na casa ou na casa de campo com suas próprias mãos parece bem possível.
Recursos e Benefícios
Produzir plantas tropicais em climas temperados é um grande desafio. No entanto, pode ser facilmente resolvido com a ajuda da construção de estufas e jardins de inverno, que têm uma série de características e vantagens sobre as estufas de verão, destinadas, via de regra, ao cultivo de mudas, verduras e legumes.Estufas caseiras não são apenas o orgulho de jardineiros e agrônomos amadores, mas também uma área de recreação.
Uma estufa adequadamente projetada e adequadamente construída não só irá deliciar-se com a vegetação, mas também permitirá que seus proprietários desfrutem da floração e das frutas tropicais de plantas exóticas durante todo o ano.
Propósito
Antes de começar a projetar a estufa na casa, é importante definir seus objetivos e propósitos:
- criar um ambiente acolhedor;
- para o cultivo de plantas exóticas raras;
- para criar uma estufa de farmácia (plantio de plantas medicinais).
Deve-se notar que a construção de estufas é freqüentemente usada para aumentar o valor da propriedade quando ela é vendida.
Tendo definido o compromisso, execute os seguintes tipos de trabalho:
- criar um projeto de design para uma futura estufa;
- selecione arranjos de flores e determine sua compatibilidade;
- escolher materiais diferentes para o seu equipamento técnico;
- calcular a taxa de consumo de eletricidade e calor;
- pegar o solo e o solo.
Criar uma estufa é um processo bastante empolgante porque leva em consideração vários fatores, inclusive aqueles que afetam o crescimento e o desenvolvimento de organismos vivos.
Materiais e Formas
Ao construir uma estufa, é importante considerar não apenas as características estéticas, mas também a estabilidade da estrutura de energia, para a qual são usados materiais duráveis, mas ao mesmo tempo leves.
O fator chave que determina a escolha do material para a construção de uma estufa deve ser sua segurança para as plantas e para a saúde humana. Ao construir uma estufa em sua base, é aconselhável colocar uma base de tira para evitar que a estrutura resfrie com força.
Para revestir o chão usando materiais como mármore ou cerâmica. Para finalizar a estufa, são combinados perfis de PVC e estruturas de alumínio, que são caracterizados por alta resistência ao fogo, umidade e resistência aos raios UV, segurança, durabilidade e despretensão.
Designers modernos no arranjo de estufas usando madeira, que harmoniosamente complementa as plantas, mas ao mesmo tempo estraga de alta umidade. Para prolongar a vida útil das estruturas de madeira, elas são pintadas e instaladas adicionalmente com isolamento de metal. O vidro é usado cada vez mais na construção de paredes e telhados de estufas.Pode melhorar o isolamento térmico e controlar a intensidade da penetração da luz solar.
Design de guarnição de vidro permite que você gaste o tempo confortavelmente e confortavelmente, apreciando a bela vista. O vidro pode ser decorado com vitrais, barras de ferro forjado ou arcos, combinados com o design da casa.
Ao escolher a forma da estufa, você deve levar em conta a arquitetura geral do edifício, a conformidade com o estilo e o design da casa ou do jardim. Na prática, várias formas geométricas são usadas: poligonais, quadrangulares ou arredondadas. Existem construções de vidro, por exemplo, varandas e loggias, onde é impossível implementar totalmente novas idéias, já que é necessário levar em conta soluções arquitetônicas existentes. Em tais estruturas não é possível instalar iluminação adicional, irrigação por gotejamento, drenagem, irrigação do solo, etc.
Localização
Ao escolher a localização da estufa, é importante considerar uma série de características. A localização correta deve garantir um fluxo ótimo de luz e calor, o que elimina a necessidade de aquecimento ou iluminação adicional. Em uma estufa de alojamento privado em casa é muito diversificada.Pode ser equipado no telhado da casa ou alterado sob a varanda.
Uma pequena estufa pode ser projetada na sala de estar, anexada às formas da casa com uma composição completa. No entanto, é melhor que a estufa fique ao lado da casa, mas ao mesmo tempo é separada das salas de estar com portas sólidas, uma vez que não será confortável para uma pessoa em condições de alta umidade.
Ao escolher a localização da estufa deve levar em conta a orientação dos pontos cardeais. Isso aumentará o rendimento e a resistência de plantas exóticas, além de economizar significativamente em iluminação, rega, ventilação e aquecimento.
- o prédio do lado norte deve ser aquecido e ter excelente isolamento térmico, principalmente no inverno;
- no lado leste - a probabilidade de superaquecimento é reduzida e as plantas não requerem ventilação adicional;
- no lado sul, existe o perigo de aumento das temperaturas e, portanto, é aconselhável instalar equipamento de ventilação.
Os lados leste e sudeste são considerados os mais confortáveis para colocar uma estufa.
Como fazer você mesmo?
Construa sua própria mini-estufa no apartamento, casa particular ou na casa de campo é bastante real.O dispositivo da estufa deve atender às condições e padrões necessários de manutenção da planta e fornecer cuidados apropriados para eles. Arranjos de flores criam uma incrível atmosfera de conforto, dão paz e prazer a partir da contemplação de plantas que florescem durante todo o ano.
Ventilação
A estufa deve estar equipada com um sistema de ventilação, porque as plantas necessitam constantemente de ar fresco. Como o sistema de ventilação mais simples da casa, você pode usar portas, aberturas, janelas e aberturas no piso, que podem ser controladas por acionamentos elétricos.
No processo de aeração natural da sala, a remoção de "resíduos" de ar saturado com dióxido de carbono, a mistura de camadas de ar quente e frio, o que elimina o acúmulo de massas de ar quente sob o teto.
O ar que entra na estufa pode ser poluído por ventilação natural., não muito quente, muito frio, seco ou molhado, assim como geadas severas ou sol escaldante tornam necessária a utilização de um sistema de ventilação mais avançado.O sistema de ar condicionado e ventilação permite o uso de unidades de exaustão, dutos principais e ventiladores elétricos, proporcionando troca de ar controlada e mantendo ótimos parâmetros atmosféricos.
A ventilação normal corresponde à troca de ar com uma intensidade de 7-11 vezes por hora.
Humidade
Uma condição importante para o crescimento e desenvolvimento de plantas na estufa é um nível normal de umidade, que pode ser regulado pela irrigação. A intensidade da irrigação depende da composição do solo, da drenagem, das espécies e variedades de plantas, época do ano, condições climáticas, umidade do ar e condições de temperatura selecionadas.
A maioria das plantas de casa gosta de clima tropical (inverno quente, 17-23º) ou subtropical (frio inverno conteúdo, 4-11º) clima, portanto, em casa eles precisam criar o ambiente artificial mais favorável.
Para plantas tropicais, o nível de umidade normal é de cerca de 70-90%, enquanto que para humanos é de 44-50%. No verão, esses números na sala variam entre 45-55%, e no inverno em torno de 30-40%, portanto, é importante manter um equilíbrio de umidade normal.
No inverno, a umidade ideal pode ser obtida com a pulverização., instalação de um umidificador, mini-lago ou aquário. O ar seco não é permitido para plantas exóticas. Uma estufa artificial especial dará uma personalidade especial à estufa, que ajudará a umidificar o ar e criar conforto. Para evitar a condensação, é necessário arejar a sala regularmente.
Mini-estufa requer rega regular. Este processo pode ser realizado manualmente ou usando um sistema de irrigação por gotejamento que irriga a terra e fornece nutrientes às plantas. Atualmente, a maioria dos sistemas de irrigação no mercado é automatizada e equipada com vários sensores, o que permite organizar um abastecimento regular de água, levando em consideração as necessidades e características individuais das plantas.
Além disso, a instalação de um sistema de irrigação automática deixará as plantas durante vários dias em caso de partida necessária.
Iluminação
Uma quantidade suficiente de luz solar é um pré-requisito para o crescimento e desenvolvimento normal das plantas, portanto, para a estufa, escolha uma sala iluminada do leste, oeste ou sudoeste.Cada planta deve receber luz suficiente para o processo de fotossíntese. No inverno, as flores não têm luz solar suficiente, e no verão sofrem de irradiação excessiva da superfície pelo sol. Em uma estufa bem organizada, iluminação e escurecimento adicionais na forma de persianas ou janelas coloridas são combinados.
Lâmpadas incandescentes convencionais não são recomendadas para uso, pois podem causar queimaduras nas plantas.
Para iluminação adicional, instale as lâmpadas com uma lâmpada de descarga sob alta pressão. Com a ajuda deles, você pode ajustar a intensidade da floração. Você também pode usar lâmpadas de sal feitas de sal, que têm propriedades curativas e que serão úteis para outras pessoas. É necessário lembrar-se da limpeza das estruturas das janelas e da ausência de blackout (edifícios altos, cercas, grandes árvores), de modo a não impedir a penetração da luz solar. O nível de iluminação natural da estufa depende do design e tamanho das janelas.
Estufas de vidro total aumentam a intensidade da iluminação e aumentam o efeito térmico. Ao projetar isto é necessário levar em conta que os vidros duplos não deixam os raios do sol levemente. Isso se deve aos recursos de design do quadro. Assim, a uma distância de 3-5 metros, a intensidade de iluminação não excede 10-15%.
Seleção de plantas
Ao escolher e combinar plantas exóticas para uma estufa, é necessário levar em conta uma série de fatores. Por exemplo, a identidade do cuidado e as necessidades de luz, umidade, temperatura, uma combinação de formas, dimensões e tons de folhas. Criando uma variedade de arranjos florais, leve em conta o tamanho original, estilo e design da sala.
Com a colocação adequada de plantas na estufa, você pode criar um ambiente aconchegante, por exemplo, a hera vai torcer em torno das paredes e florescer durante todo o ano. Você pode pendurar vasos de flores ao redor do perímetro, construir slides alpinos, cobrir o chão com um gramado artificial.
Com muito cuidado devem ser plantadas plantas e flores venenosas, que são alérgenos fortes, especialmente se a família tiver alergias e crianças pequenas.
Ao organizar uma estufa, lembre-se de que, para preservar o conforto e aumentar sua atratividade, é necessário:
- cuidar regularmente de plantas de interior;
- pulverize e regue-os;
- remova a poeira das folhas;
- otimizar o nível de umidade e brilho da iluminação;
- oportuna ajustar a temperatura;
- nutrir e enriquecer o solo.
Belos exemplos no interior
- Desenvolvendo o design da estufa, você pode usar dentro de casa uma variedade de estátuas, lâmpadas decorativas.
- Na estufa você pode colocar a sala de estar ou a área de trabalho.
- Cores diferentes parecem muito interessantes.
- A estufa pode ser em camadas.
Revise a estufa na casa, veja o seguinte vídeo.