Estufa de polipropileno: instruções passo a passo para fazer
Uma estufa feita de tubos de propileno é a estufa mais fácil para a auto-erigir. O design é apresentado em várias versões. Para construir uma estufa com suas próprias mãos, você precisa seguir instruções passo a passo simples para a fabricação.
Características especiais
Uma estufa feita de tubos de polipropileno é uma solução interessante com um orçamento limitado e um amor pela construção de várias estruturas com as próprias mãos. A compra de materiais não exigirá grandes despesas financeiras, e a construção exigirá uma preparação séria.
Todos os materiais podem ser comprados em uma loja comum, você precisará de cola ou parafusos comuns para prendê-los juntos.
Para começar, vale a pena me debruçar sobre o que são os tubos de propileno e como eles diferem do PVC. De fato, não há grande diferença entre esses materiais. E alguns e outros canos são de plástico. A única diferença é de que polímero eles são feitos - polipropileno ou policloreto de vinila. Isso não afeta as propriedades operacionais dos tubos, a única diferença perceptível é no preço.
Tubos de polipropileno têm várias vantagens.
- Resistência a processos corrosivos. Tubos de plástico não estão sujeitos a apodrecer ou enferrujar, ao contrário de produtos de outros materiais.
- Facilidade de operação. Tubos feitos de polipropileno são fáceis de dobrar ou cortar. Deles você pode criar qualquer quadro intrincado. Além disso, prender os perfis uns aos outros e instalá-los no solo também é bastante simples.
- Baixo peso. Tubos de polipropileno pesam pouco se eles são de camada única ou multi-camadas. Esta é uma garantia de que será fácil mover todo o quadro, e não apenas de forma desmontada.
- Longa vida útil. Inicialmente, os tubos feitos de polipropileno são projetados para comunicações, em particular o fornecimento de água, para que eles recebam maior resistência.Sem estar sujeito a essas cargas, os canos podem durar de 30 a 50 anos.
- Força Além da resistência à corrosão, esses tubos são resistentes a temperaturas extremas. Eles não queimam, abrem fogo em geral eles não estão com medo. Além disso, a estrutura dos tubos será capaz de resistir a ventos fortes, especialmente se a base for reforçada. Assim, o material não é passível de deformação sob a influência de vários fatores climáticos.
- Cheapness Os tubos de plástico de polipropileno pertencem ao segmento econômico, portanto, muito pouco dinheiro pode ser gasto na compra deste material.
- Aparência atraente. Não é necessário processar tubos adicionais de propileno. Eles são imediatamente fornecidos com um revestimento especial, que não só aumenta suas propriedades de resistência, mas também dá à matéria-prima um brilho bonito. Como resultado, toda a estufa neste quadro ficará ótima.
Opções de design
É possível montar uma construção de quase qualquer complexidade a partir de tubos de polipropileno. Restrições são impostas apenas pelo grau de habilidade de quem realiza as estruturas.
As formas mais comuns de estufas caseiras são:
- arco;
- arco pontiagudo;
- com um telhado inclinado;
- com um telhado de duas águas.
Devemos também notar que as estufas com um telhado de galpão são geralmente executadas como uma extensão para a casa. Aqui está previsto que uma parede será adjacente. Isso economiza uma quantia significativa de dinheiro em aquecimento.
O mais simples para a construção de uma estrutura arqueada. Existem alguns projetos que podem ser colocados em apenas algumas horas. No entanto, é extremamente importante, de qual material e como ser amarrado. Afinal, as barras formam uma forte pressão. Além disso, tal construção de polipropileno não fará inverno. A pressão da neve no telhado será muito forte e a estrutura simplesmente não ficará de pé - colapso.
Neste caso, use a forma de arco de lanceta. Representa algo entre um arco clássico e desenhos de dvukhskatny. É claro que requer mais detalhes e habilidades, mas o resultado está além de todo elogio. O quadro de plástico durável é capaz de resistir não por 3-4 temporadas, como de costume, mas todos os dez.
Finalmente, o dvukhskatny "casa para plantas" - esta é uma opção comum devido à sua forma clássica.Esta estufa vai caber em qualquer paisagem, adequada para quase qualquer casa. Para construí-lo, você não precisa ser um gênio da engenharia.
Este projeto é o mais durável, porque o quadro é reforçado aqui.
Regras de trabalho com o material
Primeiro você precisa aprender as nuances de trabalhar com tubos de polipropileno. Só então você pode proceder à sua instalação, a coleção do quadro, a colocação do material de revestimento. Então, primeiro você precisa considerar que trabalhar com esses tubos é melhor em uma temperatura de + 18 a 20 graus. Então o material ganhará força e flexibilidade máximas, não irá “encolher”, e será mais fácil formar as formas necessárias a partir dele.
A segunda característica é a necessidade de selecionar acessórios para o diâmetro de um tubo existente. Acessórios são elementos de conexão. Com a ajuda deles, você pode obter peças de união rígidas ideais entre si. Para que o trabalho seja o mais suave possível, é melhor comprar tubos já completos com acessórios. Assim, você pode eliminar o risco de que os elementos de conexão e os tubos não se encaixem.
Trabalhar com tubos de polipropileno pode exigir solda. Muitos não têm uma máquina de solda de plástico à mão. Então há uma alternativa - é um queimador a gás. Pode substituir o ferro, que é comumente usado para soldagem. No entanto, você precisa agir com cuidado para não derreter os canos demais. Deve-se ter em mente que a soldagem é usada somente nos casos em que é planejada a construção de uma estrutura de capital a partir de tubos, que não é planejada para ser rearranjada ou removida para o inverno. Um exemplo é a estufa anexa com um telhado inclinado.
Felizmente, a adoção de medidas de proteção específicas durante o trabalho com o polipropileno não é necessária, uma vez que o material não é tóxico.
A única coisa é que o polimento pode ser necessário no local do corte, mas essa regra não é necessária para ser observada.
Materiais de revestimento
Cobrir estufas de tubos de plástico é um assunto especial. O fato é que o quadro, embora relativamente durável, não pode suportar a severidade dos materiais tradicionalmente usados para abrigos. Plexiglass, janelas com vidros duplos e alguns outros dizem respeito a eles. Tais materiais garantem alta proteção contra correntes de ar, boa retenção de calor mesmo no período de inverno, acesso total à luz solar, mas devido ao seu grande peso, eles precisam ser descartados.
Para materiais para cobrir o quadro de tubos de polipropileno, apresentar certos requisitos.
- Elevadas propriedades de isolamento térmico Isso é especialmente importante se a estufa for planejada para todo o ano, funcionando e no inverno;
- Boa capacidade de transmitir luz solar. Uma característica adicional do material pode ser que ele filtre a radiação infravermelha prejudicial, passando apenas os raios que são úteis para as plantas;
- Resistência aos fenômenos atmosféricos. É importante que a chuva, a neve ou o granizo não danifiquem o material de revestimento, caso contrário a tensão na estufa será quebrada e o calor sairá. Assim, tanto a estufa como a colheita serão irrevogavelmente danificadas;
- Se a estufa for durante todo o ano, então o material de cobertura deve suportar a neve, não rasgar debaixo da tampa de neve;
- A resistência a cargas mecânicas e de vento é desejável. Uma rajada de vento não deve danificar a integridade do revestimento, bem como pequenos efeitos mecânicos. Alguns materiais são capazes de suportar cargas pesadas, por exemplo, choques e, ao mesmo tempo, não rasgam ou quebram;
- Baixo peso.
Assim, a lista existente de materiais para revestimento é reduzida drasticamente, porque muito poucos materiais combinam todas as qualidades listadas.
Ótimo para quadros feitos de tubos de polipropileno são revestidos com filme de polietileno ou placas de policarbonato.
Filme de polietileno
O filme de polietileno é um dos materiais mais populares para o revestimento de quadros feitos de tubos de polipropileno. Isto é devido às suas muitas vantagens.
- Baixo peso. Primeiro de tudo, você deve prestar atenção à leveza do revestimento do filme. Com uma área suficientemente grande, uma folha de filme pode pesar apenas alguns gramas. Isso garante que o quadro tenha uma carga mínima.
- Transmitância de luz. Os filmes são produzidos completamente transparentes ou levemente sem brilho, mas isso não impede que a luz do sol penetre bem através deles, iluminando toda a área. Você pode variar a quantidade de luz que penetra na estufa simplesmente escolhendo um filme com o grau desejado de coloração. Isso permite que você cresça nessas estufas em qualquer plantação - e amando a luz e amando a luz.
- Resistência aos fenômenos atmosféricos. Os filmes não respondem a mudanças na temperatura ambiente de -50 a +60 graus. Eles não têm medo de chuva, granizo, neve e vento. Mas eles não vão manter o boné de neve.
- Criando um efeito estufa. O ar nas estufas do filme é sempre úmido e quente, então a terra também não resfria. Isso permite que você crie em tais estufas o microclima mais favorável.
- Segurança do material. O polietileno não se decompõe e não afeta o solo, portanto, não altera sua composição. Também não libera substâncias perigosas no ar. Acontece que a presença de polietileno não afeta o conteúdo da estufa.
- Cheapness O filme pode ser comprado por um preço baixo ou até mesmo obtê-lo gratuitamente. Ela pode até já estar em casa.
Entre outras coisas, tem o material e suas deficiências. O filme é pouco resistente a danos mecânicos. Qualquer perfuração ou golpe é capaz de quebrá-lo, tornando-o inutilizável. Deve-se ter em mente que tais furos são facilmente reparados com fita adesiva comum. O filme rapidamente falha, diminuindo devido à constante exposição ao sol. Essa cobertura durará apenas 2-3 temporadas.
Policarbonato
Outro material alternativo de revestimento para estufas é o policarbonato. É um pouco mais pesado que o filme, então você precisará selar o quadro usando reforços compostos e suportes adicionais.Este material tem vantagens que justificam qualquer inconveniente.
- Boa transmissão de luz O carbonato celular, que é comumente usado em estufas, é uma alternativa mais forte ao vidro. Você pode escolher materiais completamente transparentes, foscos ou coloridos.
- Força Policarbonato é resistente a qualquer estresse mecânico, seja chuvas fortes, choque, perfuração. Ele também não se dobra sob o peso da neve no telhado. Água e alta umidade não têm medo de policarbonato, pois não está sujeito à corrosão ou deformação sob a influência da água.
- Ductilidade Sujeito a todas as regras, as placas de policarbonato podem ser dobradas, dando-lhes uma forma arqueada. No entanto, não será possível construir estruturas complexas: o material ainda não é tão flexível.
- Longa vida útil. Segundo os fabricantes, as placas de policarbonato não perdem suas propriedades durante 20 anos de serviço.
- Um olhar interessante. Se a estufa do filme é trivial e há quase tudo, então o policarbonato separa o dono da massa cinzenta. A estufa parece limpa e incomum.
Como o filme, o policarbonato tem suas desvantagens. Este material tem medo de altas temperaturas. Quando exposto ao fogo aberto, ele começa a derreter e parar este processo não é muito simples. Além disso, o fator preço desempenha um grande papel.
Os modelos de policarbonato são mais caros que os filmes, mas ainda não são suficientes para eliminar imediatamente essa opção.
Master class in construction
Fazer uma estufa a partir de tubos de polipropileno não é tão difícil quanto parece à primeira vista. Na verdade, até mesmo um adolescente que frequentou as aulas de trabalho na escola será capaz de lidar com isso.
Antes de começar, é necessário realizar trabalhos preliminares.
- Uma estufa, como qualquer estrutura, terá que ser cuidadosamente planejada e projetada. Sem um plano e desenhos, não será possível construir uma estufa realmente boa, tendo as dimensões e proporções corretas. O esquema pode ser feito de forma independente, pronta ou ordenada, mas a última opção não é muito racional, pois um esboço individual custará mais do que a compra total de materiais.
- É necessário preparar imediatamente todos os materiais e ferramentas necessários.Para isso, foi elaborado um plano: reflete a localização de todos os perfis e peças, todos os parafusos e parafusos, bem como o ponto de fixação do material de revestimento. Tendo essas informações em mãos, você pode comprar tudo o que precisa.
A preparação deve ser completa. A qualidade e velocidade da construção da estufa no futuro depende de quão conscientemente ela é realizada. Um trabalho preliminar cuidadoso permite que você projete uma estrutura mais séria, que tenha não apenas uma porta, mas também aberturas de ventilação. Além disso, uma elaboração escrupulosa de detalhes é necessária quando a estufa não é feita para uso sazonal, mas para o cultivo durante todo o ano de vegetais e frutas silvestres. Só então acaba fornecendo todas as nuances, incluindo a posição correta da estufa em relação aos pontos cardeais.
Layout
No primeiro estágio, você precisa decidir o tamanho da estufa. Depende não só das necessidades, mas também do tamanho do lote. Por exemplo, em uma área de 100 metros quadrados. m, você pode facilmente ajustar uma grande estufa, enquanto que para uma pequena área adequada apenas mini-estufa.Vale lembrar, porém, que os tubos de polipropileno ainda são materiais que não eram originalmente destinados à construção, portanto não se deve fabricar estruturas extragrandes como, por exemplo, 8 m de largura e 15 m de comprimento, sendo melhor escolher um material menos flexível.
A solução ideal é uma estufa com dimensões de 2,5x4 me uma altura de 1,9 a 2 m, não devendo fazê-lo abaixo, pois será impossível a pessoa se endireitar, o que complicará enormemente o trabalho de cuidar do cultivo. Tais dimensões permitirão plantar na estufa vários canteiros de diferentes cultivos.
Para a construção, você precisa escolher a seção transversal direita dos perfis de polipropileno. Para isso, tubos multicamadas com diâmetro de 20 a 32 mm são adequados, com seção transversal interna de 16 mm.
O comprimento dos tubos de polipropileno pode variar, mas para a construção de uma estufa são necessárias opções de 2 a 7 m.
Quanto à escolha do local para construção, ele deve atender a vários requisitos.
- Sem sombra Você não deve colocar uma estufa na zona de sombra, senão você terá que abandonar o cultivo de culturas que gostam de luz: pimentas, pepinos, tomates.
- A capacidade de entrar e sair livremente da estufa.Você não deveria ter a porta para que ela descansasse firmemente contra o canteiro de flores ou outras camas. Precisa deixar um pequeno espaço por conveniência.
- O site não deve estar ventoso. Perguntas devem ser feitas sobre como os ventos sopram em sua região e organizam a estrutura de acordo com essa direção. Isto é especialmente verdadeiro para estufas com telhados inclinados.
Desenho de desenho
O desenho é necessário não apenas para saber exatamente como a estufa será localizada e o que será necessário para ela. O projeto é importante para o orçamento, porque, conhecendo o número de elementos e seu custo, você pode determinar com precisão o preço de toda a estufa caseira.
Mapa de localização pode ser feito de forma independente, lembrando de tirar lições do currículo escolar. Para simplificar esse processo, existem muitos programas sobre modelagem 3D, alguns dos quais são gratuitos. Alguns podem ser usados diretamente online.
A maneira mais fácil é pegar um desenho pronto. No mesmo lugar, por via de regra, o cálculo de partes, elementos de conexão e materiais do revestimento fornece-se.É possível escolher uma estufa de qualquer tamanho e com qualquer altura, incluindo aquelas cujo quadro requer reforço através de reforço.
Em seguida, será considerado um desenho de um filme de efeito estufa de 3,6 m de largura, 1,9 m de altura e 10 m de comprimento, apresentado na figura a seguir:
Como pode ser visto, aqui a maior dificuldade será a compilação do sarrafo para a parte final, uma vez que muitos elementos estão previstos. Pode ser visto no desenho que uma fundação não é provida para tal estufa, mas há um screed de madeira ao fundo que faz possível fixar melhor a estrutura no chão.
Vale a pena notar que as extremidades das estufas com uma estrutura de polipropileno também são frequentemente feitas com vigas de madeira, e este caso não é exceção.
Preparação de todos os necessários
Primeiro, você deve preparar os materiais a partir dos quais a estufa será construída.
Estes incluem:
- tubo com um diâmetro de 20 mm e um comprimento de 10 m;
- 15 tubos com um diâmetro de 20 mm e um comprimento de 6 m;
- 34 reforço composto com um diâmetro de 18 mm e um comprimento de 75 cm;
- filme de retenção de calor de polietileno para estufas de 6,5 x 15 m (uma versão reforçada com espessura de 0,5 a 1 mm é ideal);
- parafusos de madeira com 35 mm de comprimento;
- parafusos de madeira com 50 mm de comprimento;
- luminárias para fixação de sobreposições de tubos. Laços de plástico especiais podem ser usados;
- 28 ripas de madeira 10x20 mm, comprimento 3,6 m;
- 2 pranchas para betonilha com secção de 100x20 mm, comprimento de 3,6 m;
- 2 tábuas para reboco 100x20 mm, comprimento 10 m;
- Fita de montagem de 3 m.
Peças para o quadro final devem ser adquiridas separadamente. Aqui você vai precisar de ripas de madeira com uma seção de 30x40 cm ou 40x50 cm. Elas serão necessárias em uma certa quantidade e um certo comprimento:
Comprimento, cm | Quantidade, peças |
45 | 2 |
60 | 4 |
123 | 2 |
140 | 2 |
170 | 2 |
360 | 2 |
Também aqui serão necessários parafusos para madeira com comprimento de 50 mm.
O trabalho precisará das seguintes ferramentas:
- uma serra para serrar tubos de polipropileno;
- chave de fenda para facilitar o procedimento de fixação de peças;
- tesouras de metal para trabalhar com peças pequenas;
- Búlgaro para cortar peças grandes;
- um martelo para martelar em reforço e nivelar o empate;
- fita de montagem e nível de construção para medir e alinhar o quadro em relação ao horizonte;
- marcador para marcar os detalhes.
Dobradiças e conexões para o quadro acima não serão necessárias.
Nós fazemos uma estufa
A instrução passo a passo para fazer uma estufa de uma dada amostra inclui vários passos básicos.
- A área sob a estufa é nivelada, a marcação é feita. Para isso, o reforço é conduzido para os cantos da estrutura futura até uma profundidade de 40 cm, os ângulos são verificados por nível.
- Laço preso das placas na armadura. O retângulo é verificado quanto à uniformidade com a ajuda de um cordão que é puxado ao longo das diagonais. Se eles são iguais, então tudo está em ordem.
- Nos lados longos da parte externa da mesa, as peças de reforço são marteladas em incrementos de 75 cm e devem ter 15 peças de cada lado.
- Fez a formação do quadro. Um tubo é colocado em cada reforço, dobrado e colocado no reforço do lado oposto.
- Para que os tubos não voem e não empurrem o reforço para fora do chão, eles devem ser fixados. Para fazer isso, recorte 30 pedaços da fita de montagem de 10 cm cada. Eles prendem o tubo ao acoplador, fixando a fita nos dois lados do tubo com parafusos.
- Em seguida, recolha as extremidades das tábuas de madeira. Para desenhar corretamente uma imagem, você precisa usar um desenho. Assim, as vigas superiores terão 60 e 123 cm de comprimento para as médias, verticais - 45, 140 e 170 cm, se você começar pela borda. A uniformidade dos cantos é verificada por nível.
- Depois que as extremidades são fixadas ao empate, você precisa anexar um tubo de 10 m de comprimento no meio do teto da estrutura para maior rigidez de todo o quadro.Para fazer isso, use laços de plástico.
- Em seguida, cubra o filme de efeito estufa. O filme é pregado na parte inferior da mesa, colocando ripas de madeira sobre ele. Depois que o filme é fixado na posição tensionada, ele é esticado até as extremidades e depois fixado no fundo da mesma maneira.
- No final do buraco é cortado um pouco menor que o real. Um retângulo de barras de madeira é articulado em suas dobradiças, já coberto com papel alumínio.
Vistas dos proprietários
Comentários de posse de uma estufa feita de tubos de polipropileno, principalmente positivo. E construir uma estufa, e apertar e soldar as partes podem ser meios improvisados, sem recorrer a comprar ou alugar equipamentos caros. Barba é a primeira qualidade positiva que todos os jardineiros prestam atenção.
Para muitos, o benefício adicional era a capacidade de fazer algo pelo jardim com as próprias mãos.
Para os idosos, que não têm a força, a versão de polipropileno é ideal devido ao baixo peso: você não precisa levantar pesos, forçando as costas.
Algumas pessoas disseram que você pode até fazer uma estufa sem um desenho preliminar, que tudo está claro.Outros não concordaram com eles, porque eles construíram uma construção durante todo o ano, tornando-se uma fundação simples. Isto é especialmente verdadeiro para aqueles que realizaram a estufa na forma de uma extensão.
A única falha que os proprietários reclamam - Isto é o que o quadro nem sempre pode suportar a carga de neve, especialmente se houver chuvas fortes. No entanto, este problema é resolvido de forma muito simples. Você pode limpar o telhado da estufa regularmente ou remover o filme para o inverno. A segunda opção só é adequada se a estufa for sazonal.
Exemplos de estufas acabadas
A construção complexa da estufa, que não prevê a presença da porta, é adequada apenas para o cultivo sazonal, pois, abrindo a estufa, todo o calor sai.
O uso de acessórios e dobradiças abre um amplo leque para o projeto de várias estruturas de efeito estufa. A armação pode ser reforçada pela fixação de tubos horizontais, que são fixados com a ajuda de elementos de conexão.
O policarbonato é um excelente material para embalar estruturas de polipropileno.
É muito mais difícil que o filme, mas deixa o sol passar no mesmo nível.
Uma estufa sob a forma de uma casa feita de tubos de polipropileno vai se encaixar perfeitamente em qualquer paisagem envolvente. Seu design é um pouco mais complicado do que o de um arqueado, no entanto, se houver um desenho claro, todos podem criar algo semelhante em sua própria área.
Ao construir estufas baixas, você precisa pensar não sobre como entrar na estufa, mas sobre a possibilidade de tratar os canteiros e colher. Uma “tampa” feita de policarbonato é ideal para esses casos.
As extremidades podem ser feitas não só de madeira, mas também de tubos de polipropileno de maior rigidez. O resultado não será pior.
Dicas úteis
Especialistas envolvidos na construção de estufas em nível profissional, compartilharam alguns segredos da construção de estufas.
- Ao construir uma construção de efeito estufa para uso durante todo o ano, vale a pena dar uma olhada nos desenhos mais complexos, nos quais as folhas da janela são fornecidas. Isso irá garantir a circulação de ar ideal na estufa. As plantas se sentirão mais confortáveis, crescerão melhor.
- Tendo uma estufa na parcela, você deve tentar orientá-la de norte a sul. Por isso, será constantemente iluminado pela luz do sol.
- Se houver essa oportunidade, tente construir uma estufa na fundação. Uma base antiga de um celeiro ou outra sala de serviço serve. Assim, você pode reduzir o risco de que a estufa elimine uma forte rajada de vento. Afinal, isso pesa um pouco.
- Se o filme ou policarbonato for fixado com parafusos, vale a pena recolher amostras com anilhas térmicas. Eles fornecerão total firmeza em locais de fixação.
- Ao trabalhar com policarbonato, não é necessário remover o filme protetor até que toda a estufa seja coletada. Isso garante sua boa aparência após a construção. Não vai arranhar ou arrastar.
Como fazer uma estufa inteligente com suas próprias mãos, veja o vídeo a seguir.