Polycotton: características, composição e escopo

Polycotton é um dos tipos mais populares de tecidos mistos e é amplamente utilizado para costurar roupas de cama e tecidos domésticos.

O que é isso?

Polycotton é chamado de tecido combinado moderno, composto de fios sintéticos e naturais, que foi inventado em meados do século passado nos EUA e rapidamente ganhou popularidade em todo o mundo.

Ao misturar algodão e poliéster, os tecnólogos conseguiram obter um material higroscópico, respirável e durável que absorveu as melhores propriedades de desempenho de ambas as fibras. A presença de produtos sintéticos levou à criação de cores brilhantes durante o tingimento, e a presença de fios de algodão tornou o tecido respirável e agradável ao toque. Além disso, devido ao material de poliéster não está sujeito a encolhimento e é muito mais barato do que os tecidos feitos de algodão natural.

A presença de fibras sintéticas não permite o enrugamento do tecido e as fibras naturais garantem a sua compatibilidade hipoalergénica e ambiental.

Composição de tecido

A proporção de algodão e poliéster em polycotton não é constante. Existem quatro tipos de materiais, cada um com características e custo próprios. Então o tecido, composto por 65% algodão e 35% sintético, é o mais caro. Isso se deve ao alto teor de fibras naturais, que torna o material o mais próximo possível dos tecidos naturais de algodão.

O próximo tipo é representado por tecidos com uma proporção igual de poliéster e algodão. Eles são caracterizados por boa ventilação e alta resistência. Custa um pouco mais barato do que o tipo anterior, mas é difícil chamá-lo de uma opção de orçamento.

O terceiro e quarto tipos de tecidos estão entre os materiais baratos, e é por isso que eles são especialmente populares entre os consumidores. Um deles contém 35% de algodão contra 65% de material sintético e tem uma alta resistência ao desgaste e bastante boa respirabilidade.

O segundo é o tipo de material mais orçamentário e inclui na sua composição apenas 15% de fios naturais e 85% - artificiais. O material é facilmente lavável e possui alta resistência a tintas.A durabilidade dos produtos fabricados a partir desse tecido será ligeiramente inferior à dos produtos com teor 100% sintético, no entanto, em comparação com os tipos anteriores, esta tela é considerada a mais durável.

Prós e contras

A demanda estável do consumidor e a alta popularidade do polycotton são devidas a várias vantagens importantes desse material.

  • A alta durabilidade e a longa vida útil do tecido distinguem-no favoravelmente dos panos completamente naturais.
  • Brilho de cor e durabilidade do material de coloração pode ser usado para a fabricação de roupas e colchas.
  • A baixa capacidade de britagem do tecido permite que os produtos de polycotton mantenham uma aparência elegante. Esta propriedade do material é especialmente valiosa na produção de roupas esportivas e roupas de cama que, após a lavagem, não podem ser passadas a ferro.
  • As coisas do polycotton não encolhem e não se deformam pela lavagem regular em uma máquina de escrever. Além disso, os produtos são facilmente lavados e secam muito rapidamente.
  • A alta higiene das coisas de polycotton é devido à excelente higroscopicidade do material e sua capacidade de passar livremente pelo ar.
  • O custo confortável do tecido misto distingue-o favoravelmente de muitas telas naturais.

No entanto, juntamente com vantagens óbvias, o Polycotton tem algumas desvantagens. Basicamente, sua presença é explicada pela presença de fibras sintéticas, como o conteúdo quantitativo de que aumenta, os defeitos se tornam mais pronunciados. Então Grandes quantidades de poliéster podem causar reações alérgicas na pele.

Além disso, após frequentes lavagens no tecido, formam-se as pelotas, o que, naturalmente, não aumenta a sua estética e atratividade.

Itens de polímero são propensos ao acúmulo de eletricidade estática e, como resultado, atraem poeira e detritos mecânicos finos (fios, cabelos e cabelos).

As desvantagens acima são muitas vezes a razão para não comprar roupa de cama polycotton. Apesar da diferença de preço, os consumidores preferem, com mais frequência, lençóis 100% de algodão, que não eletrificam, respiram, são totalmente higroscópicos e não causam reações alérgicas.

No entanto, se você escolher produtos com uma proporção menor de poliéster, que não exceda 50% do volume total, talvez não perceba uma diferença específica entre o poliacton e o tecido natural.

Isso se deve ao fato de que o algodão, presente mesmo em baixa porcentagem, é capaz de fornecer altas propriedades higiênicas do material. Tecidos com alto conteúdo de sintéticos devem ser usados ​​para costurar capas, toalhas de cozinha, toalhas de mesa e cortinas.

Espécie

Polycotton é classificado de acordo com vários critérios, o mais importante dos quais é o tipo de tecido.

Segundo este critério, os tecidos são divididos em três tipos.

  1. Tecelagem lisa é um arranjo clássico dos fios, no qual a urdidura e a trama se conectam alternadamente. O resultado é um tecido de dupla face liso.
  2. Material com o tipo de sarja de tecelagem apresenta-se por panos nos quais em cada segmento de um pato há 2-3 fios de uma base. Graças a este arranjo dos fios, é possível conseguir uma mudança por um fio e formar barras diagonais no tecido.
  3. Tecido de cetim é fiado usando uma tecnologia semelhante à tecelagem de sarja, com a única diferença de que um fio de trama cobre de dois a três e quatro fios da base de uma só vez.Como resultado, o passo muda para dois ou mais fios, formando assim uma tela com um rosto suave e um interior ligeiramente áspero.

O próximo critério pelo qual o polycotton é distinguido é o tipo de coloração. Nesta base as telas são divididas em branqueadas e tingidas. Os primeiros são produzidos na fábrica de tecelagem da cidade de Ivanovo e distinguem-se pela sua cor branca pura. Roupa de cama, costurada a partir de polycotton branqueada, é amplamente utilizada no negócio de hotelaria e resort.

As telas de cor lisa têm uma cor uniforme profunda e são muito procuradas na produção de conjuntos de cama para o lar.

Onde é usado?

O uso de polycotton é amplo o suficiente. Pano simples ou colorido usado para costurar roupa de cama, como coberturas de colchões, fronhas, lençóis, lençóis e capas de edredom. O tecido branqueado é indispensável no fabrico de encomendas para a confecção de roupa de cama para hotéis, hospitais, sanatórios e comboios de longa distância de passageiros.

Devido à presença na composição de fios de poliéster, a roupa interior é facilmente branqueada e suporta o tratamento antibacteriano térmico necessário para esta categoria de roupa.

Os panos multicoloridos também são usados ​​ativamente para costurar roupas de cama e têxteis-lar e são considerados o grupo de produtos mais procurado neste segmento. Polycotton responde bem ao acolchoado. Isto é devido à presença de fios sintéticos que impedem a formação de grandes orifícios da agulha durante o acolchoado.

O material acolchoado é muito popular e indispensável ao costurar capas, cobertores e colchões.

No entanto, na produção independente de roupas de cama ou têxteis lar, é necessário seguir certas regras para o uso de um ou outro tipo de polycotton.

Panos, incluindo 50% sintéticos, não são recomendados para a fabricação de conjuntos infantis. Isto é devido à baixa higroscopicidade e má ventilação do material.

Mas cortinas, colchões, toalhas de mesa, guardanapos e aventais de cozinha, costurados a partir desse tecido, serão caracterizados pelo aumento da resistência à poluição, longa vida útil e a capacidade de se lavar rapidamente. E vice-versa - tecidos com alto teor de algodão serão uma opção ideal para a fabricação de camisas, blusas, roupas esportivas, vestidos e conjuntos de cama para crianças.Esses produtos não impedem a remoção da umidade do corpo e permitem que ele respire.

Instruções de cuidados

Apesar do fato de que os produtos de polycotton não são absolutamente exigentes para cuidar, algumas regras para manipulá-los devem ser observadas. Portanto, antes de usar a nova roupa interior, recomenda-se enxaguá-la em água fria e realizar toda a lavagem adicional em água com uma temperatura não superior a 40 graus.

Não se recomenda o branqueamento dos tecidos tingidos com agentes contendo cloro, caso contrário, existe o risco de perda de cor e perda de atratividade do produto.

As coisas de giro devem ser feitas em baixas velocidades, e recomenda-se secar o polycotton longe de aparelhos de aquecimento e luz solar direta. Antes de secar, o produto deve ser bem agitado e endireitado - isso permitirá que você faça sem passar e dar ao tecido uma aparência elegante. Se a necessidade de acariciar a coisa ainda surgisse, a chave de ferro deveria ser ajustada para "seda".

Comentários

Em geral, os consumidores respondem bem ao polycotton. Nota-se baixo em comparação com tecidos naturais, o preço e a capacidade de fazer sem engomar.Atletas notam a usabilidade de camisetas com alto conteúdo de sintéticos. Durante as sessões de treinamento, a roupa de algodão, embora absorva o suor rapidamente, permanece úmida por muito tempo.

A sintética, ao contrário, seca rapidamente e não dá ao atleta uma sensação desagradável de roupas molhadas após o término do treinamento ou durante as pausas nas aulas.

Também é dada atenção ao bom resultado de lavagem. Se os produtos de algodão costumam exigir branqueamento e, às vezes, mais imersão, os tecidos com alto teor de sintéticos são lavados instantaneamente. Entre as desvantagens estão a falta de ventilação e a formação de pellets. E nenhum produto é seguro de sua aparência, não importa quão delicado seja apagado. Com o tempo, até as coisas da mais alta qualidade rolam.

No entanto, apesar de algumas deficiências, o polycotton é um material moderno de alta qualidade e muito popular.

O fato de que tal polycotton, veja o próximo vídeo.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto