Iluminação estilo loft
Aquele que diz que no design moderno um novo estilo apareceu - Loft, está fundamentalmente errado. Um dos estilos mais interessantes se originou quase um século atrás. Mas desde então, o interesse por ele não foi extinto.
A razão é não padronizada, informalidade, liberdade de pensamentos e sentimentos. Espaço incomum, móveis, lâmpadas atraem os olhos. Hoje vamos falar em detalhes sobre como escolher a iluminação para este estilo.
Características especiais
Os anos quarenta do século XX. A América está tentando sair de uma crise econômica prolongada. Muitas fábricas e fábricas estão fechadas no país. E essa circunstância foi usada por aqueles que não podiam alugar ou comprar moradia.As enormes instalações da fábrica, incluindo sótãos, encontraram novos proprietários.
Tectos altos, atravessados por vigas, a ausência de divisórias, paredes de tijolos sem acabamento - foi o que levou aqueles que ocuparam esses espaços. Mas se você pertence a um boêmio criativo, há algum ponto em olhar para alguém? O princípio de "Eu vivo como quero" foi pregado por novos mestres de sótãos. Esta é a primeira característica deste estilo.
A segunda característica é um espaço enorme que requer iluminação especial. E foi. Windows, às vezes na parede inteira. Mas, à noite, era necessário que essa praça fosse iluminada tanto no teto como nas paredes.
Tetos altos e sem tratamento, que ninguém ia decorar, tinham vigas de concreto e madeira, canos, dutos de ar. Em tal teto você não pode pendurar um lustre com pingentes de diamante e cinco chifres. E assim surgiu uma terceira característica do estilo loft - grosseria deliberada, negligência.
Mas o uso de formas atípicas em móveis, iluminação pode ser chamado o quarto recurso. Bem, que outro estilo pode dar ao luxo de fazer um candelabro ou um candelabro de canos de água, sem escondê-lo? Muita madeira, plástico duro, vidro e muito metal.
Se o seu apartamento ou casa tem um tamanho classicamente grande, então você não pode fazer sem lâmpadas de grande porte, mais semelhante à iluminação profissional.
E este é o quinto recurso. Para desenhar uma linha convencional entre a cozinha e o quarto, muitas vezes usam diferentes tipos de iluminação. Então, o sexto recurso é o zoneamento com a ajuda da luz.
Hoje existem muitos estilos em grande estilo. E no momento da inscrição pode partir fortemente de recepções clássicas. A indústria de loft e o “loft” ultramoderno são muito diferentes. Além disso, quartos pequenos são adequados para este estilo. Portanto, nos aprofundamos no tópico.
Espécie
Independentemente do estilo, as lâmpadas são:
- teto;
- montado na parede;
- área de trabalho;
- chão em pé;
- a rua.
De acordo com o princípio do trabalho:
- alimentado por corrente;
- alimentado por energia solar;
- operado por bateria;
- velas, lâmpadas de querosene, etc.
Pela área de fornecimento de luz, a iluminação é:
- geral;
- local
Pelo método de fixação:
- no gancho do teto (é assim que os candelabros de várias configurações são montados, incluindo os fios conectados separadamente, pendurados com uma lâmpada, cada um dos quais é pendurado em um gancho separado; uma única suspensão também é presa ao gancho);
- hastes para sistemas de pontos e esteiras (pneus), bem como suspensões de grupos ou lâmpadas com um pantógrafo são montadas na barra de montagem;
- Estruturas pesadas são instaladas na placa de montagem em forma de cruz (usando madeira maciça, correntes, holofotes).
De acordo com o princípio da lâmpada:
- lâmpada de incandescência (simples, barata, mas de curta duração);
- halogênio (bem iluminado, barato, mas rapidamente superaquecido, tem uma base individual, emite radiação ultravioleta);
- luminescente (eles servem por um longo tempo, eles economicamente consomem eletricidade, eles são caros, eles rapidamente queimam com gotas de voltagem, eles brilham com uma luz "morta");
- LED (luz grande, longa sirva, não aquece, é caro, requer um transformador separado para funcionar).
Tendo decidido o tipo de lâmpada, você pode comprá-la em uma loja especializada. Mas, como as salas do loft geralmente não são padronizadas, as luminárias costumam ser projetadas, em um único caso, feitas especificamente para resolver suas ideias de design de interiores.
Materiais
Ao usar o estilo Loft Industry, suas lâmpadas terão muitos elementos de metal: tubos, correntes, aros de estrutura, guias de perfil, um grande número de conexões.Cobre, bronze, latão, peças de alumínio são amplamente utilizados. Mas onde é impossível usar metal por causa de sua severidade, use tubos e conexões de PVC.
Se eles não se encaixarem no interior em sua forma natural, isso significa que eles podem ser decorados com tinta e patinados.
Além disso, na fabricação de acessórios usava madeira natural e cabos de cânhamo. Um lustre de uma caixa de madeira em que garrafas de vinho ou cerveja de vidro escuro são inseridas com lâmpadas colocadas nelas ficará maravilhoso acima da mesa da cozinha.
É difícil imaginar uma luminária de pé com uma sombra de flores em um quarto loft. Mas, dado que o estilo adora a cor do tijolo e a célula escocesa, talvez esses tecidos sejam usados para o abajur.
O vidro é permissível para usar, mas em geometria reta ou redonda, sem ondulações. Alguns decoradores da moda sugerem o uso de candelabros clássicos com um grande número de pingentes.
- Este é um passo atípico para um loft, e talvez seja por isso que é o lugar para estar.
- Este tipo de lâmpada precisa de um teto alto.
- Precisamos de um toque: nem todo candelabro desse tipo pode ser aplicado ao nosso estilo.
Cores
Os críticos de arte moderna têm três direções no estilo loft: boho-loft (boêmio), glamoroso, industrial. O esquema de cores usado depende da direção na qual a sala foi projetada:
- Loft Boho - uma combinação de paredes do sótão com mobília, iluminação e acessórios das cores mais inimagináveis. O principal é que eles estão diretamente relacionados a vários tipos de arte. Portanto, ninguém pode dizer de que cor será feita qualquer loft boêmio.
- Loft Glam facilmente reconhecível por tons pastel. Em vez de uma grande quantidade de cor metálica, por exemplo, o cinza-lilás pode ser usado. É aqui que os candelabros, os abajures de pé e os abajures de teto desempenham um papel especial. Eles são incomuns. Nenhum ecletismo. Este é o principal elemento da decoração.
- Indústria de Loft Industrial - o mais popular e familiar. 2-3 cores primárias são usadas. Como um acento - um elemento de cor de contraste. E a lâmpada é muito adequada para esse papel.
Há um monte de luminárias com o nome "lâmpada preta para estilo loft". Esta cor realmente tem modelos de teto ou chão.Candelabro suspenso com um dossel envelhecido artificialmente, muitas vezes coberto com tinta branca e patinado com bronze.
As lâmpadas de parede com um pantógrafo também são frequentemente brancas.
Mas se você precisa dar ênfase à lâmpada, ela pode ser marrom-avermelhada, menos frequente - verde ou azul. Talvez esta opção precise de um acessório complementar: travesseiro decorativo, foto, foto, carpete.
Formulários
As opções mais populares e incomuns:
- Se a lâmpada do teto é feita usando luzes de ônibus, eles podem ser organizados na forma de um quadrado, triângulo, linha reta simples ou múltipla. Pneus são fáceis de instalar. É ainda mais fácil iluminar qualquer canto escondido com a ajuda de mecanismos de viragem.
- Spotlight, muito provavelmente, divisórias condicionais feitas de PVC, aglomerado, drywall serão decoradas. Talvez eles sejam construídos no contorno da imagem acima da cama. Você pode fazer uma estante com metal e madeira inserindo uma tira de LED na parede lateral.
E para que os hóspedes não se percam no sótão, faça flechas com as mesmas lâmpadas. Linda, original, funcional.
- Muitas vezes, em apartamentos loft com tetos altos aranhas de iluminação. Este candelabro parece muito simples, mas interessante. Existem vários modelos:
- Do gancho central divergem vários fios, no final de cada um existe um cartucho com uma lâmpada. Cada um dos fios com folga paira sobre um pequeno gancho separado. Quantos fios, tantos ganchos, estão localizados a diferentes distâncias do centro. Nenhuma lâmpada do teto, como um candelabro não implica.
- Imagine uma luminária de mesa de metal em uma perna longa com uma dobradiça no meio. 8-15 destas lâmpadas sem uma base são anexadas à placa redonda do teto. Lâmpadas apontando para diferentes ângulos. Devido à perna da dobradiça também não é reta.
- Lustre interessante na forma de um aropendurado na corda de cânhamo. Os aros podem ser vários. O número de lâmpadas depende da altura do teto.
- Muito interessante olhar losangos, quadrados, retângulos, trapézio de tubos de metal. O candelabro não tem vidro ou qualquer outro teto. Apenas as bordas da figura e a lâmpada. Isso, claro, não é um loft glamouroso.
- Lâmpadas de assoalho podem ser fáceis enorme em altura. Com um holofote profissional, essa lâmpada de assoalho se parecerá com um farol ou uma torre de televisão.
- Lâmpada de aparência não padronizada de canos. Pode ser combinado com uma estante ou cabide. Há muitas opções, mas todas são feitas usando vários tubos de canalização e acessórios (elementos de conexão).
- Lâmpada de assoalho pode ter forma de alguma criatura. Não será um gatinho ou um cachorro com linhas arredondadas. Mas a lâmpada de assoalho na forma de um robô com olhos em chamas pode encontrar você em tal casa.
Como escolher a iluminação?
A escolha da iluminação depende do método e do local de fixação da lâmpada, bem como da funcionalidade da sala. Ao realizar o trabalho elétrico, você precisa prestar atenção aos seguintes pontos:
- A luz deve cobrir toda a sala.
- Se a área for muito grande, divida-a com diferentes grupos de lâmpadas.
- Considere o uso de um tipo de lâmpada. Caso contrário, ao se deslocar de uma zona para outra, seus olhos ficarão cansados de uma súbita mudança de luz.
Em termos de iluminação, durabilidade e lâmpadas LED de preço.
- Para criar luz difusa, a lâmpada deve ser direcionada para o teto ou paredes, para iluminação pontual - para o chão, espelho ou mesa.
- Lâmpadas não devem cegar.Se você usar holofotes poderosos, eles devem estar com cortinas de metal ou direcionados para longe dos olhos.
- No sótão é permitido fios de flacidez, eles não procuram esconder. Mas cuide da segurança: os fios não devem estar sob os pés. Lâmpadas não devem estar muito perto da água.
Para tetos de concreto, inclusive inclinados, use pneus (sistemas de trilha). É confiável, fácil, em harmonia com o estilo escolhido.
Antes de escolher uma lâmpada, decida sobre um modelo:
- Luminárias da Indústria de Loft. Lâmpadas industriais ou industriais apareceram primeiro neste estilo. Mas eles se aplicam agora. Muitas vezes usado na cozinha e área de jantar, bem como no banheiro. No quarto e sala de estar exigem uma combinação adicional com elementos luminosos.
- "Retro" ou "vintage". Você pode visitar o sótão de parentes mais velhos e procurar por lâmpadas antigas que se encaixem no nosso estilo. Pintá-los ou apenas lavá-los depende do estado da obra-prima e da sua ideia. E o loft gosta muito de lâmpadas incandescentes da Edison.
A lâmpada é fascinante e assustadora com seu preço. Portanto, os fabricantes têm cuidado de contrapartes modernas mais baratas.
- Em um cabo longo. Em uma opção, descrevemos acima. Mas fazer tal lâmpada é fácil. Especialmente se o cordão não é apenas preto, mas cor. Enrole uma base decorativa com eles ou coloque-os na parede, teto em ganchos especiais. Se você quiser, faça o teto original do seu lustre de garrafas de vidro ou latas.
- Lâmpadas de design Não quer uma lâmpada como todos os outros? Entre em contato com o designer ou sua loja. Ou faça uma lâmpada você mesmo. Afinal, para tudo isso é!
Idéias de design de interiores elegantes
Assim, resta saber que tipo de lâmpadas são adequadas para salas específicas: cozinha, quarto, corredor e sala de estar. Se até este ponto nos concentramos na grande sala - o estúdio, agora estamos especificando as informações para um apartamento comum ou casa dividida por partições.
Oferecemos-lhe ideias, podem não caber no tamanho da sua casa. Mas vocês são pessoas criativas, e você pode encontrar um destaque para si mesmo.
O que pode ser usado no loft de iluminação da cozinha:
- Lustres com persianas metálicas penduradas acima da mesa em uma haste tubular. Pode ser uma ou várias lâmpadas no mesmo ou em diferentes níveis. O formulário também pode ser diferente.E vai parecer muito original.
- Em vez de lustres, você pode instalar pneus com 2-3 luzes, apontando em direções diferentes.
- Em vez de iluminação de teto, use a parede em qualquer versão. E as lâmpadas não precisam ser grandes. A “imagem” dos elementos metálicos pode ser entrelaçada com luzes LED sobre toda a área da parede ao lado da mesa.
O que não é adequado para a cozinha:
- Lâmpadas de assoalho.
- Candeeiros de mesa com sombra de flor.
- Lâmpadas de parede - candelabro.
Iluminação do quarto:
- Use lâmpadas penduradas no teto em cabos longos de vários níveis. Desde que o quarto é uma sala para relaxamento, cuide das lâmpadas do teto. A luz não deve ser brilhante.
- Arandelas de parede fazem de madeira crua. Então você diminui as luzes e enfatiza seu estilo.
- Em vez de um candelabro, pendure uma grande foto ou imagem horizontal, imprima. Ao longo do contorno, pule a faixa de LED.
- Como uma mesa, use a lâmpada Edison. Será apropriado.
- É possível usar persianas de vidro, mas vidro monocromático escuro.
- O uso de lâmpadas de assoalho com luz suave é apropriado e permitido.
Use com cuidado nos candelabros do quarto com pingentes de cristal. É difícil pegar.
Luminárias para o corredor podem pendurar no teto, montadas nas paredes, para ficar ao ar livre:
- Se o corredor é pequeno, aumente visualmente com manchas ao redor do perímetro do teto. Envie alguns deles para o chão, outro para as paredes.
- Anexar lâmpadas de parede com sombras nervuradas acima do espelho, mas não superior a 2 metros. Caso contrário, seu reflexo não lhe agradará.
- No corredor grande, coloque a lâmpada apropriada ao lado da cadeira do sotão. Puxe as tiras de LED em tubos de malha de metal com cerca de 2 m de comprimento. Coloque os tubos em um vaso de chão grande que corresponda ao estilo (sem fundo). Através da base do fio do vaso para a tomada. À noite você encontrará uma imagem futurista.
Para o design da sala de estar, os designers recomendam usar o princípio da ênfase:
- Todos os tipos de equipamentos são apropriados: teto, parede, piso, mesa.
- Aplicável a todos os formulários e dispositivos: pneus e aranhas, candelabros e pontos únicos em volta do perímetro.
- Se o seu apartamento for beliche, instale a luz do nível inferior no jumper entre os níveis.
- Coloque uma lâmpada de leitura no sofá ou cadeira. Se ele tem o papel de iluminação central, coloque-o de tal maneira que ele não cegue os olhos.
- Em vez de uma luminária de piso, lâmpadas penduradas com grandes tons em uma perna longa de metal ficarão bem acima do sofá.
- Para a sala de estar, uma ótima opção seria usar pequenas lâmpadas localizadas nas paredes acima do piso. Essa iluminação mostrará o tamanho da sala e criará um ambiente aconchegante.
- Use iluminação multi-nível, você mostra sua sala de estar em toda a sua beleza.
Separadamente, deve ser dito sobre lâmpadas de rua no estilo loft. Eles são usados para iluminação e estética da área local. Essas lâmpadas podem ser instaladas na frente da varanda, ao longo dos trilhos, nos portões e paredes da casa, no gazebo.
Feita de ferro fundido, bronze, cobre com o uso de forjamento ou soldagem, as luzes serão uma verdadeira decoração do seu site. E este é o caso quando você pode trazer eletricidade ou usar lâmpadas movidas a energia solar, mas decorá-las de acordo.
E se você colocar uma vela grande em uma lanterna de metal e cobrir com a metade superior de uma linda garrafa de vinho, a vela não se apagará e o fogo não será capaz de se espalhar para a grama e as árvores.
As luzes de parede podem ser decoradas com molas, correntes, persianas. Em suma, existem muitas opções.
Você pode descobrir como fazer uma lâmpada original estilo loft com suas próprias mãos no vídeo abaixo.