Mistura pedra-areia: descrição e aplicação
Um material de construção, como uma mistura de cascalho e areia, é um subproduto da extração de granito natural. Além disso, pode formar-se em consequência do intemperismo de pedras. Na verdade, é uma combinação de areia e entulho, amplamente utilizada na construção civil.
Características gerais
Em geral, o material de construção é formado durante a extração e processamento de resíduos de rocha de granito e calcário, que contêm fragmentos de areia de pedreira e pedregulho.
Ao esmagar em uma fábrica de triagem, a mistura é submetida a triagem., ao moer as frações em funcionamento, a limpeza de pequenos detritos, como resultado, diferentes tipos de materiais de construção são obtidos com base no tamanho dos grãos de cascalho.
No caso da presença na composição de 4 ou mais por cento de argila e poeira, o produto não pode atender aos padrões do GOST 25607-94.Além disso, é necessário que o fundo radioativo esteja dentro de 300 Bq / kg, o que é considerado seguro e permite que a mistura seja usada na construção de edifícios residenciais.
As principais características que você precisa saber ao empilhar e transportar:
- peso do volume;
- densidade a granel.
Acontece que não apenas a composição dos grãos é importante, mas também a densidade, ou seja, o fator de compactação da brita, que caracteriza a variação de seu volume durante a compactação, assim como o encolhimento e o transporte. Uma das frações mais populares é 20-40 mm, é uma mistura de C6 com um peso a granel de 1,35 t / m3. Com uma fração maior, o tamper é menos efetivo.
Desempenha o papel e a forma dos grãos, preferencialmente quando é cubóide. Na verdade, esses indicadores determinam a qualidade do material de construção. Se você ignorá-lo, dificilmente é possível obter boas características de desempenho da superfície da estrada, para a qual, na maioria dos casos, é usada uma mistura de areia e pedra triturada.
Benefícios de misturas a granel
As misturas de areia triturada de diferentes tipos são materiais duráveis, permitindo usá-las ao realizar trabalhos ao ar livre.
Principais vantagens:
- capacidade de absorver vapor de água;
- resistência à alta umidade;
- imunidade a baixa temperatura;
- classe segura de radioatividade;
- resistência, durabilidade sob altas cargas;
- coeficiente de filtração de drenagem ideal em revestimentos para diversos fins;
- composição granular de entulho e areia.
Esta é uma importante qualidade de produção de produtos soltos, diferenciando-se pelo mesmo baixo custo.
Tipos de material
A mistura de areia triturada, sendo um produto de trituração, tem diferentes grãos em tamanho, o que causa sua fração. A partir deste parâmetro depende do escopo do material.
- SCHPS C1 - uma mistura com um tamanho de grão de 40 mm. De facto, o produto pode incluir fracções de 5 a 10 mm, que ocupam a maior parte do volume, as maiores estão presentes numa quantidade de 10% do total e 10% de micropartículas do tipo pó também são permitidas na composição. A principal área de aplicação da mistura C1 é a disposição dos pavimentos, em particular, quando se deseja obter uma superfície perfeitamente plana e lisa. Com a ajuda do material, você pode até mesmo construir estradas não asfaltadas. Estas são principalmente pistas de pouso de aeródromos.
- Mistura C2 possui propriedades de alta resistência, inclui brita com propriedades resistentes ao frio (F100 ou F300). O tamanho máximo dos grãos constituintes é de 20 mm, e a base são frações granuladas de cerca de 10 mm de tamanho. Argila e partículas de poeira de apenas 5%. O material tem suas vantagens, entre as quais a possibilidade de colocar em todas as condições meteorológicas e temperaturas.
O revestimento obtido com a ajuda deste produto não tem medo de umidade, frio, não está sujeito a rachaduras durante a operação. Pode ser usado tanto para criar categorias de revestimentos I-III, quanto para trabalhos de paisagem em territórios privados, devido ao seu custo acessível.
- C3 Produtos difere nos maiores grânulos de 120 mm de tamanho. Seus componentes - granito e pedreira de areia, enquanto a poeira e argila de acordo com GOST não exceda 4%. Este é um material durável, resistente ao congelamento, que é mais fácil e mais fácil de colocar, comparado a outros tipos de ShchPS. O objetivo principal - camadas adicionais de pavimento, tornando possível reduzir o custo de materiais como asfalto, concreto.
As frações de granito têm boa compactabilidade, por isso, os revestimentos são resistentes ao aumento de cargas.
- SCHPS C4 inclui areia de cova peneirada e grânulos esmagados com uma fração de 80 mm.A mistura é usada para construção residencial, uma vez que os indicadores de radiação do produto não excedem 300 Bq / kg. Este é um material de alta qualidade, conveniente para armazenamento e transporte, é possível trabalhar com ele em quaisquer condições climáticas. Ele é usado para criar pavimentos de estradas, prismas de lastro de trilhos ferroviários e elétricos, para fortalecer as margens das estradas.
- Mistura C5 possui fração de 40 a 80 mm. Trata-se de um produto a granel de alta qualidade, com alta demanda, cujo volume principal é constituído por partículas de 40 a 60 mm de tamanho, com a quantidade de aditivos semelhantes a poeira que não excede 4%. O uso do produto é semelhante ao uso de C4, também é usado na construção de edifícios residenciais e industriais, superfícies de estradas, para o trabalho concreto, como uma camada de reforço dos ombros.
O escopo de misturas de C4 e C5 é mais extenso, eles são considerados os materiais mais populares.
- C6 composição de areia e cascalho difere de outras misturas a granel por tamping ideal com um rolo, armazenamento a longo prazo, a capacidade de trabalhar em temperaturas críticas e em diferentes condições meteorológicas. A base do material são frações de granito de 5 a 20 e 20-40 mm.É usado em quase todas as áreas de construção. Depois de colocar o movimento no revestimento criado é permissível quase imediatamente. A mistura tem um preço baixo, então existe a possibilidade de economizar em asfalto e concreto.
- Produtos C7 e C8 principalmente servem ao colocar a camada mais baixa de estradas e distinguem-se por uma pequena fração - 10 e 5 mm. O reforço do material de cimento C7 torna a mistura mais resistente a baixas temperaturas e elimina a aparência de fissuras no revestimento durante a operação.
- Mistura C9 tem um tamanho de grânulo de 80 mm, além de pavimentos, é usado para a construção de estacionamentos, praças, calçadas e estradas do país.
- Nos estágios iniciais da construção de estradas é permitido o uso C10 com partículas de 20 mmcontém até 30% de areia de carreira e 20% de argila e poeira.
Com base nas características de alta qualidade da compactação do material, a mais exigida é a mistura cascalho-areia C4, que também é considerada a mais próxima dos minerais naturais em sua composição.
No próximo vídeo você pode descobrir como eles obtêm o SCHPS C5 e quais são suas principais vantagens.