Qual é a diferença entre gesso e gesso?

O mercado da construção moderna é “rico” em uma variedade de materiais e composições usadas para reparos. Um dos tipos mais populares é o gesso e a massa de vidraceiro, que são amplamente utilizados na decoração de paredes.

Muitas pessoas acreditam erroneamente que esses materiais de construção não são diferentes uns dos outros. Portanto, para entender a diferença entre as composições, é necessário familiarizar-se com os recursos e propriedades de cada opção.

Características dos materiais

Gesso

Para começar, vale dizer que o gesso é usado para eliminar rachaduras e vários defeitos superficiais. Após sua aplicação, uma camada dura e durável é formada. O gesso pode ser usado para nivelar não apenas paredes, mas também tetos. Com a ajuda de uma mistura de construção, você pode rapidamente e eficientemente se livrar de ondas na superfície.

Muitas vezes, o gesso é aplicado apenas em uma única camada, que é de vários centímetros. Isso é o bastante para eliminar irregularidades e se livrar de rachaduras. Na base da mistura de gesso há grandes grânulos. O tamanho e a espessura da camada aplicada dependem diretamente do tamanho desses componentes.

Para criar um gesso simples, use os seguintes componentes:

  • areia;
  • cimento;
  • água

Uma parte do cimento será suficiente para três partes da base de areia. Vale a pena notar que é muito difícil misturar tal mistura, especialmente se você estiver envolvido em reparos.

Mais frequentemente gesso é usado para grandes superfícies. Esta opção é um pouco mais barata que a mistura de gesso. Vale a pena notar que esta composição é mais fácil de aplicar à superfície. Além disso, a mistura de gesso presta-se bem ao alinhamento, o que simplifica o processo de reparação.

Massa de vidraceiro

Para entender como o gesso difere do gesso, é necessário se familiarizar com as propriedades básicas do material.Este composto é mais frequentemente usado para remover pequenos defeitos na superfície. Ao contrário do gesso, você pode colocar a superfície com uma camada fina, já que a base não contém grânulos grandes.

Uma mistura fina é aplicada na parede e no teto. A composição é bem nivelada, que é produzida com uma espátula. Além disso, os fabricantes deste material oferecem aos clientes uma gama bastante ampla de misturas:

  • A primeira opção é uma aparência de cimento. Plastificantes são adicionados aos principais componentes da massa. A diferença do emplastro compõe-se na existência de pequenos grânulos. Recurso de massa de cimento é um alto nível de resistência à umidade. Muitas vezes esta opção é usada como revestimento de acabamento após o processamento das paredes.
  • O nome do emplastro de gesso pode ser entendido que o seu componente principal é o gesso. Mas muitas pessoas estão se perguntando como essa opção difere do gesso. A composição é baseada em gesso finamente moído. Este material desempenha a função de não apenas um preenchimento, mas também um fichário.A principal desvantagem do gesso é que ele não pode ser usado em salas com alta umidade. Em tais condições, o revestimento racha-se e deforma-se. Portanto, esta massa é usada exclusivamente para decoração de interiores.
  • Não menos em demanda no mercado de construção é uma mistura acrílica. A composição do material é rica em resinas, proporcionando um tom brilhante da superfície após o trabalho. Giz e base de água são frequentemente usados ​​como componentes adicionais.
  • Menos frequentemente, o enchimento de cola é usado para reparos. No núcleo do material há uma linhaça natural. Além disso, a composição adiciona até 10% do componente adesivo.

Áreas de aplicação

Massa de vidraceiro e gesso são usados ​​para nivelar superfícies. Mas a segunda opção é mais usada para reparar danos graves. Pode ser rachaduras, fortes gotas na parede ou no teto. Isso se deve ao fato de que grandes grânulos proporcionam uma fixação confiável da camada durante a aplicação.

Outra característica do gesso é a ausência de retração. Mas muitos especialistas dizem que a espessura da camada não deve exceder 30 mm, caso contrário é necessário reforço. Deve ser entendido que, devido à sua estrutura, o gesso é capaz de eliminar defeitos graves. Mas para fornecer uma superfície perfeitamente lisa usando esta composição é impossível.

Quanto à massa, contém componentes menores, como mencionado acima. Devido a isto, a composição fornecerá uma superfície lisa no final do processo preparatório.

Após o processamento com massa de vidraceiro, a parede é totalmente preparada para outras manipulações - decoração e papel de parede.

A peculiaridade deste material reside no fato de que ele pode ser usado para eliminar pequenos defeitos na superfície. Se o putty é aplicado com uma camada fina e a tecnologia apropriada é observada, a composição manterá bem por um período bastante longo.

Se a camada for muito espessa, pode ocorrer mais encolhimento do material..

Muitas vezes, ao realizar reparos, gesso e massa são combinados. A primeira opção é usada para superfícies de nivelamento inicial, a segunda - como tratamento de acabamento.

Trabalhar com composições

A diferença de materiais não é apenas nos componentes principais e no resultado final, mas também nos métodos de aplicação. Basicamente, o método de trabalho depende do tipo de preenchimento utilizado, pois é esse componente que determina a natureza da mistura com a superfície.

Para trabalhar com gesso tipo cimento por mestre, uma espátula especial é usada. Usando o método de lançamento, você pode garantir a máxima aderência do material à parede tratada.

Atenção especial durante a operação deve receber umidade suficiente.

A superfície necessita periodicamente de tratamento com água ou o gesso não adere bem à parede.

O acabamento de superfícies internas é realizado por um estágio. Quanto ao trabalho exterior, antes de rebocar a parede, você deve primeiro realizar o umedecimento e aplicar um primer sobre ele. Estágio obrigatório é nakryvka.

No final, o processamento é feito com massa ou gesso decorativo. Neste caso, a escolha depende das suas preferências e, claro, do tipo de superfície.

Quanto ao putty, então esta composição é melhor aplicada com uma espátula especial.Uma ferramenta estreita é usada para coletar a mistura, após o que é transferida para o estoque com uma base estreita. Em seguida, a mistura é lavada sobre a superfície.

Putty, especialmente gesso, deve ser espalhado na parede em uma camada fina. Neste caso, o material não é deformado e não encolhe.

Como escolher?

Escolhendo uma massa e gesso para preparar as paredes da sala, você deve prestar atenção a alguns pontos importantes:

  • Comprando a primeira opção, primeiro você precisa determinar a localização do reparo. Se você planeja preparar uma fachada já rebocada, é melhor dar preferência à mistura para o trabalho externo. Há também uma massa isolante de calor especial, ideal para reparar pequenas fissuras.
  • Se você planeja alinhar as paredes do banheiro, é melhor dar preferência à mistura inicial. Tal putty usado para o trabalho interior. A vantagem é que as superfícies não precisam de alinhamento de acabamento.
  • Ao preparar as paredes em áreas residenciais para posterior pintura, é preferível dar uma massa de gesso. Uma boa escolha será a composição do polímero,caracterizado pelo alto desempenho. Se as superfícies não tiverem quedas fortes, você pode usar a opção de acabamento.
  • No caso da massa ser usada para acabamento decorativo, é melhor aplicar a massa de textura usual.
  • Quanto à escolha do gesso, tudo aqui também depende do tipo de superfície e tecnologia de reparo. Por exemplo, a solução usual de cimento e areia é usada para trabalhos de desbaste no acabamento da superfície. A composição é usada para eliminar defeitos graves.
  • Em relação ao gesso, deve-se dizer que é melhor aplicado após as paredes serem tratadas com uma argamassa de cimento-areia. A mistura ajudará a se livrar de pequenos defeitos.
  • Gesso decorativo hoje é frequentemente usado como um papel de parede alternativo. O material é apresentado em uma ampla gama de cores. Vistas separadas são composições decorativas usadas para trabalhos de fachada.

Dicas úteis

Se você está fazendo seus próprios reparos pela primeira vez e não trabalhou anteriormente com gesso ou massa de vidraceiro, é preciso prestar atenção a várias nuances importantes:

  • Por exemplo, envolvido na preparação da superfície do betão celular, é imperativo para putty as paredes. A composição pode ser usada como um tratamento de acabamento. Mas o reboco para esta superfície nem sempre é necessário, pois é caracterizado pela uniformidade.
  • Trabalhando com composições, não é necessário diluir imediatamente uma grande quantidade da solução. No caso oposto, a massa ou o gesso começarão a secar, o que complicará significativamente o processo de preparação das paredes.
  • Antes de começar o trabalho, você precisa inspecionar cuidadosamente a superfície. Se houver quedas graves e danos na parede, você deve definitivamente usar gesso.
  • Você deve primeiro calcular a espessura estimada da camada. Se a camada de material exceder a marca de 5 cm, é necessário nivelar as paredes de concreto com gesso. Processamento de massa feita nos estágios finais para dar suavidade e nivelamento máximo.

Sem dúvida, tomar uma decisão de massa ou gesso, veja o vídeo a seguir.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto