Como rebocar as paredes com argamassa de cimento?
Nivelamento de paredes com argamassa de cimento é a maneira mais comum de acabamento de superfícies em residências. Hoje, muitos querem aprender a engessar as próprias mãos. Mas para isso você precisa considerar como a solução é feita, bem como entender os princípios de sua aplicação em diferentes superfícies.
Características especiais
O estuque de cimento é em si um material pesado. Se a camada aplicada às paredes for muito espessa e a sua preparação para o trabalho estiver incorreta, a argamassa de cimento pode não se fixar nas paredes. Para evitar isso, você precisa preparar as paredes para decoração. Existem muitas maneiras de prepará-las.
O método mais comum é com uma grade de metal. Ele pode ser encontrado em qualquer loja de hardware e custa um centavo.Malha de metal especial é anexada com buchas para a alvenaria. Não só ajuda a manter a solução na parede, mas também previne a fissuração do gesso.
Se você quiser economizar, então, em vez da treliça, você pode usar um fio enrolado em pregos martelados entre tijolos. No entanto, esse processo levará mais tempo.
No caso de uma parede de concreto, é o suficiente para arranhar um pouco e, em seguida, a argamassa irá segurá-los bem. Para o bloco de concreto ou a preparação de rochas não é necessário. É o suficiente para umedecer essas superfícies com água, para que elas não retirem a umidade da solução. Aguarde sua secagem não vale a pena.
Como preparar uma solução?
Quando tudo estiver pronto para rebocar as paredes, você pode começar a preparar a argamassa. Naturalmente, é muito mais fácil comprar misturas prontas a seco à base de cimento ou com adição de reboco de gesso, cal ou cimento.
O suficiente para enchê-los com água. Você não deve experimentar a quantidade de líquido - as proporções serão mostradas na embalagem. Mas se muito trabalho for planejado, então será mais econômico fazer uma solução com suas próprias mãos. Não será difícil prepará-lo, é importante que as proporções sejam respeitadas.
A composição da solução inclui apenas três componentes - é areia, cimento e água. Primeiro você precisa escolher o cimento, porque a composição da solução depende de que tipo de marca é. Cimento é M400 e M500, o que significa a relação entre cimento e areia: M400 - um para quatro, e M500 - um para cinco. Então você precisa cuidadosamente peneirar a areia para que não haja detritos nela. Deve ser sem inclusões de argila, uma vez que a argila absorve mais umidade, causando rachaduras visíveis e outros danos para aparecer na superfície das paredes.
O próximo passo é misturar os materiais secos no misturador e adicionar a quantidade necessária de água à solução. É necessário diluir a argamassa de cimento-areia a uma consistência tal que mantenha a sua forma, mas ao mesmo tempo esfregue bem a superfície da parede. Você também pode adicionar sabão líquido para o gesso foi mais móvel. Uma colher de líquido é suficiente para um balde de solução.
Ao preparar a solução, é necessário aderir às proporções, caso contrário, a mistura ficará muito "gorda". Isso significa que há muito cimento na solução. Esse revestimento será durável, mas mesmo um leve encolhimento causará rachaduras.
No entanto, o segundo extremo também é ruim.Se a solução for muito "magra", isso também não é bom. Esta característica descreve uma composição em que há muita areia e pouco cimento. Esse tipo de economia, como resultado, ainda virá para os lados: a solução ficará muito fraca e as paredes serão rapidamente cobertas por carecas.
Taxa de consumo por 1 m2
Começando a engessar as paredes, é necessário calcular a quantidade de argamassa, porque a mistura acabada engrossa muito rapidamente. Muitos fatores afetam o consumo de gesso por 1 m2. Os principais são a qualidade das paredes e uma espécie de gesso. Além disso, a solução preparada endurece muito rapidamente, então você precisa contar a quantidade da mistura. Isso economizará dinheiro e aumentará a produtividade do acabamento de paredes.
Se as paredes forem lisas, a camada de gesso será mínima.mas, ao contrário, se houver rachaduras ou cavidades, a taxa de fluxo da solução aumentará. Afinal de contas, muitas vezes os mestres usam o gesso para resolver problemas sérios no processo de reparo - selar as lacunas, esconder uma rede de rachaduras ou simplesmente nivelar as paredes. Uma boa solução é capaz de lidar com todas essas tarefas.
Quando terminar as paredes em gesso seco de 1 m 2, precisará de duas a três vezes menos que o cimento.A espessura da camada, se a superfície é irregular, é de um centímetro, e o consumo da solução é de aproximadamente oito a nove kg. Quando a parede é sem falhas, a camada pode ser reduzida para 0,5 cm, respectivamente, o fluxo também cairá pela metade.
Ao terminar o consumo de gesso de argamassa de cimento é duas vezes mais do que quando se utiliza gesso, aproximadamente 16-17 kg. A composição desta solução é apenas areia e cimento. Também não vale a pena economizar nele - você precisa pegar o material da marca M400. Então a proporção de materiais será de 4 kg de cimento e 13 kg de areia.
Para reduzir o consumo da solução, é necessário preparar a base.
Log paredes ou paredes de vigas de madeira, bem como de concreto deve ser tratado com um primer em duas camadas. O consumo máximo será quando do reboco de paredes de blocos de concreto, já que as paredes deste tipo são muito desiguais.
Atenção especial merece cobertura incomum. Antes de aplicar uma camada de gesso, a anterior é geralmente removida. Por exemplo, se as paredes foram previamente decoradas com pedrinhas ou ladrilhos, elas devem ser limpas com ferramentas especiais. O processamento mínimo requer paredes de concreto ou superfície de espuma, decoradas com espuma.
Processo de candidatura
Até o momento, muitos preferem transferir a responsabilidade pelo reparo de uma casa ou apartamento para os trabalhadores. Incluindo paredes de gesso. Mas esse processo não é tão demorado e demorado quanto parece.
O trabalho é bastante monótono. Argamassa de cimento pode ser jogada nas paredes com uma espátula ou espátula. É atirado em um ângulo de quarenta e cinco graus de baixo para cima até o momento em que a camada cobre a altura dos faróis. Então a superfície está alinhada com a regra. Para fazer isso, você precisa colocá-lo em dois faróis e esticar o reboco de cimento, movendo-se para cima e para baixo em ondas em zigue-zague. Assim, a solução cai mais uniformemente e se encaixa firmemente na parede.
Excesso de solução é removido de volta para a mistura de massa. A superfície das paredes deve ser limpa e sem irregularidades visíveis ou saídas de gesso além das bordas. Se houver algumas irregularidades, elas são lançadas com uma pequena quantidade da mistura e novamente alinhadas com a regra. Isso continua até o teto, e só então podemos passar para o próximo nível, que fica entre os faróis.
Quando é necessário que a espessura da solução seja maior, todos os processos são repetidos mais de uma vez. Por exemplo, se as paredes forem de paralelepípedos ou lado a lado.A tecnologia, nesse caso, é a seguinte: a primeira camada de gesso é aplicada, depois seca e só então a próxima camada é aplicada.
Se a camada for muito grossa, ela pode simplesmente deslizar. Para evitar isso, é necessário usar uma grade de metal que não permitirá que a solução faça isso.
Depois que a solução estiver seca, você pode prosseguir para o estágio final do acabamento da parede, que é a argamassa da superfície. Grouting mecanicamente não leva muito tempo, e tudo pode ser feito à mão. Para fazer isso, amasse a mesma solução que no gesso, enquanto sua consistência deve ser ligeiramente fina. Esta mistura deve ser aplicada na parede e com a ajuda de um meio-liner para moer rapidamente para obter uma superfície lisa.
Dicas
O conselho de especialistas experientes sempre ajuda os mestres iniciantes que trabalham com gesso pela primeira vez. Não há dificuldades, mas ainda há momentos que colocam um leigo em um impasse.
A principal questão com a qual os proprietários procuram ajuda de amigos mais experientes é como escolher o gesso para o trabalho. Existem quatro tipos principais deste material.
Todos eles têm características diferentes e são usados para diferentes propósitos:
- Fachada Este material é destinado ao uso externo. Gesso de fachada é usado na rua para acabamento de garagens ou galpões, bem como para cantos de isolamento em casas. Com isso, como regra, o menor incômodo, mas para uma casa você ainda não deve comprá-lo.
- Áspero Este tipo de gesso é usado para tratar paredes irregulares ou paredes com grandes ranhuras. Acredita-se que esta camada é aplicada na frente de um adicional, alterando a aparência da parede. Essa abordagem economizará significativamente na compra de massa, pois o gesso bruto é mais barato. E debaixo de uma camada de massa de vidraceiro e papel de parede bonito todas as falhas deste material não serão visíveis a todos.
- Alta qualidade. Ao contrário do anterior, a massa de alta qualidade não é mais coberta. O processamento de paredes com esse material é o estágio final. Tal gesso é usado já antes de colar o papel de parede ou antes de colocar o azulejo. No entanto, ela tem uma espécie de menos - ela é incapaz de lidar com rachaduras graves, rachaduras ou outras irregularidades.
- Alta qualidade. Este é o tipo mais caro de gesso.As paredes depois de tal tratamento são lisas e uniformes. Para a preparação de paredes para pintura usando principalmente gesso de alta qualidade. Mas para outras tarefas, não é muito adequado.
O próximo ponto que muitas pessoas se preocupam é o trabalho com paredes de gesso. Aqui, de fato, não há sutilezas especiais. O ponto principal, que em nenhum caso deve ser esquecido, para evitar o aparecimento de irregularidades nas paredes - elas devem estar perfeitamente lisas e limpas.
Antes de terminar, você deve remover todos os desnecessários. Então é importante limpar a superfície da sujeira, e também tratá-la com um primer, que deve ser aplicado com uma camada não muito fina.
Outra dica útil é que você não deve realizar reparos em temperaturas muito altas ou muito baixas. Tanto o calor quanto o frio são igualmente prejudiciais ao enrijecimento. Paredes trabalhadas neste tempo rachar muito mais rápido. Portanto, é melhor aguardar o momento certo.
Existe outra maneira de prolongar a vida útil do reparo, além de escolher as condições ideais para sua implementação. Para que a argamassa dure mais e não haja rachaduras quando o gesso secar,é necessário instalar malha de aço ou polipropileno nas paredes usando buchas. Se feito corretamente, tornará as paredes mais duráveis.
Rebocar as paredes com as próprias mãos, como mostra a prática, não é um processo muito complicado. Tendo entendido as sutilezas do trabalho e encontrando o material adequado para a realização de uma determinada idéia, você pode fazer um bom reparo com suas próprias mãos, ou pelo menos preparar as paredes para trabalhos futuros realizados pelos artesãos.
Como rebocar as paredes com argamassa de cimento, veja o seguinte vídeo.