Paredes para pintura: a ordem do trabalho de reparo
O espaço vital deve ser bonito e confortável. Para fazê-lo, não faça sem o trabalho de reparação. Na maioria das vezes é necessário nivelar as paredes para prepará-las para outras ações. A ordem de tais trabalhos é muito importante, especialmente quando você decide preparar as paredes para pintar, porque em caso de violação da tecnologia, o resultado final não o agradará em absoluto.
Características do trabalho
Primeiro de tudo, é importante cuidar do inventário, que deve estar com você. Isso garantirá a velocidade do processo e sua qualidade, o que é muito importante. É melhor ter um cinzel ou uma broca de martelo com a qual você possa remover a camada antiga nas paredes. Um martelo, um acessório de escova de metal em uma furadeira ou retificadora e uma escova macia ajudarão a remover a poeira.
Se houver tinta na parede, ela deve ser removida com um secador de cabelo., raspador, cinzel e espátula.Quanto a este último, uma ferramenta com uma largura de 120-150 mm será a mais adequada para este tipo de trabalho.
Nesse caso, se você estiver removendo um cal, então a primeira coisa que você deve ter é um frasco de spray e uma toalha grande. Você também pode usar um rolo com uma pilha grande, que irá efetivamente umedecer a parede e remover o revestimento desnecessário.
Se você precisar remover o papel de parede das paredes, prepare ferramentas como uma pistola de pulverização, que deve ser água morna e uma espátula.
Se as finanças permitirem, você pode comprar um vaporizador, o que ajudará a separar muito rapidamente a cobertura do papel de parede das paredes. Você também pode precisar de um rolo de agulhas.
Uma vez que o trabalho de limpeza é feito, você precisa prosseguir diretamente para nivelar a parede., o que é necessário é outra ferramenta - nível de construção, trincha e rolo, que será aplicado primer, espátula tamanho médio para paredes de massa, um ralador manual ou moedor para nivelamento, uma furadeira com bicos para amassar argamassa e capacidade para isso.
Dependendo da sala em que o trabalho será realizado, você usará uma ferramenta diferente.
Por exemplo, em um banheiro, será necessário retirar uma telha, talvez, em algum lugar para limpar as paredes de uma pintura. Se estamos falando sobre a cozinha, então, também, pode estar parcialmente presente telha, mas na maioria das vezes nas paredes há papéis de parede do qual você precisará se livrar. O vaso sanitário é mais frequentemente pintado, mas em alguns casos pode ser azulejo e, portanto, o conjunto de ferramentas pode ser diferente. No quarto, eles colam apenas o papel de parede, porque o conjunto mais simples de uma garrafa de spray e espátula para esta sala é o suficiente para você.
Prós e contras
Planejando pintar as paredes da sala, você precisa levar em conta todos os prós e contras dos materiais utilizados, em primeiro lugar, diz respeito às tintas que você escolher.
Os mais populares no momento são opções de dispersão de água, entre as quais se destacam:
- Látex;
- Acrílico;
- Vinil;
- Com uma composição combinada;
- Látex-acrílico.
Considere as vantagens e desvantagens da pintura pode ser precisamente analisando cada uma das opções de tintas. Assim, as tintas látex têm uma camada de aplicação uniforme e densa, são elásticas e impermeáveis, o que permite lavar e limpar as superfícies pintadas. Das desvantagens, você pode destacar o alto custo.Se você aplicar tinta látex como acabamento externo, ela queimará muito rapidamente ao sol, mas na sala ela servirá por muitos anos.
As tintas acrílicas são resistentes, permeáveis ao vapor e têm uma longa vida útil.essa é sua vantagem indiscutível. O acrílico pode ser pintado em paredes internas e externas. As superfícies com tinta acrílica são excelentes para lavar e o brilho das tintas não se perde com o tempo. Esta opção é mais usada para finalizar o trabalho.
O objetivo da pintura de vinil é pintar os elementos interiores da sala, não é usado para o trabalho exterior.
Tal revestimento torna a parede espetacular e bonita, e tudo isso também está a um preço acessível, o que é uma vantagem inquestionável de usar tintas de vinil.
Se estamos falando de tintas com composição mista, na maioria das vezes elas são destinadas àquelas salas onde condições adversas são observadas, o que é uma vantagem indiscutível. As tintas acrílicas de látex têm alta resistência, são à prova d'água, fáceis de limpar e têm ótima aparência, o que também as coloca em uma série de tintas que não apresentam desvantagens significativas.
As tintas modernas não produzem odores fortes, de modo que os trabalhadores não sentem desconforto durante os reparos, mas ao usar o esmalte não se pode evitar um forte odor desagradável, o que faz com que você pense cuidadosamente ao escolher essa tinta para qualquer tipo de revestimento.
Tipos de superfícies
Qualquer superfície que precise ser pintada deve ser perfeitamente plana, para a qual você precisa realizar uma série de trabalhos preparatórios. Dependendo do material da superfície da parede, você precisará executar ações diferentes. Paredes rebocadas estão prontas para pintar, mas é preciso considerar o quão suaves elas são. Nesse caso, se a superfície das paredes for lisa e a camada de gesso também não estiver danificada, você pode imediatamente passar para a massa ou terminar com gesso decorativo. As paredes rebocadas estão prontas para serem cobertas com a tinta escolhida e para levar a reparação a uma conclusão lógica.
Se as paredes da sala forem muito irregulares e o custo de nivelamento for impraticável, a opção mais simples e conveniente seria usar o drywall.
Com ele, também, será necessário produzir uma série de pequenas obras, de modo que toda a superfície fique absolutamente plana, especialmente importante na área das juntas e nos locais onde as folhas serão fixadas com parafusos auto-atarraxantes.Gesso cartonado de gesso precisa ser colocado e, em seguida, limpo bem e só então preparado. Quando todas as etapas estiverem concluídas, você poderá começar a pintar ou colar o papel de parede.
Quanto às superfícies de concreto ou alvenaria simples, o escopo do trabalho é muito mais amplo.do que nas versões anteriores. Nesses casos, o alinhamento ocorre em detrimento do gesso, onde também são usados faróis, de modo que o resultado seja o mais preciso possível. Se você tem medo de que a superfície que você quer pintar ou sobre a qual você planeja fazer papel de parede rompa com diferenças de temperatura ou outros fatores, você pode usar fibra de vidro, que protegerá as paredes de tais fenômenos e as fortalecerá.
Para conseguir a força da superfície e sua suavidade, você precisa usar tinta de fibra de vidro, que é simplesmente colada na parede.
A textura dessa fibra de vidro pode ser completamente diferente - de espessa e ranhurada a muito fina, como teias de aranha. Trabalhar com este material é simples, e o resultado vai agradar por muitos anos, quando nem o calor, nem o frio, nem mesmo a umidade irão alterar a aparência de suas tiras de pintura ou papel de parede.
Como escolher uma tinta?
Dependendo do que exatamente você vai pintar, você precisa usar a opção correta de revestimento. Existem tintas para trabalhos externos e internos. Eles diferem na resistência à umidade e resistência à radiação ultravioleta. Nesse caso, se precisamos preparar a superfície antes de pintar, então a primeira coisa que você obtém é uma tinta primer, que ajudará você a nivelar a superfície com a qual você irá trabalhar.
É melhor usar tintas à base de água para uso interno, porque elas não têm um odor forte, são fáceis de aplicar e as escovas são fáceis de limpar depois do trabalho. Nesse caso, se você precisar pintar o viveiro, é melhor usar tinta acrílica e de dispersão aquosa, que permita que as paredes respirem e não tenha substâncias tóxicas na composição, porque elas são baseadas na água.
Se você está interessado em papel de parede para pintar, então eles também são pintados com tintas aquosas.
No entanto, para o banheiro você precisa usar uma opção diferente perfeita. O mais adequado aqui são as tintas de óleo ou brilho, que são feitas com base no solvente. Sua vantagem será a rápida absorção, fácil nivelamento e boa resistência à umidade e abrasão.
Se você gosta desse tipo de tinta, é importante saber que também possui vários tipos de brilho, indicados na embalagem.
No total, existem 6 opções:
- 90-100 - o maior grau de brilho;
- 60-89 - apenas lustre a tinta;
- 30-59 - versão semi-brilhante;
- 11-29 - versão semi-fosca;
- 6-10 - tinta fosca;
- 0-5 - supermatido.
No caso em que você tem uma superfície perfeitamente lisa, você não pode ter medo e usar tinta brilhante, o que será benéfico para enfatizar a forma impecável da sala. Para aqueles casos em que há falhas, é melhor pintar as paredes com tintas opacas, elas ajudarão a esconder todas as imperfeições. No caso de superfícies desajeitadas serem pintadas, onde a tinta pode fluir ou escorrer para o rosto, é melhor usar tintas tixotrópicas que são mais grossas do que o normal, então elas são mais convenientes de usar.
Entenda como paredes bem pintadas se parecem no interior e se é conveniente produzir pintura de acordo com as opiniões daqueles que já fizeram este procedimento. Muitos dizem que a atual geração de tintas é muito superior ao mesmo esmalte, que teve que funcionar mais cedo. A desvantagem do esmalte é que ele tem um cheiro forte, agudo e desagradável e, além disso, gotejamentos podem ser observados com frequência se a superfície for pintada com uma camada espessa.
As tintas modernas são fáceis de aplicar e possuem excelentes características.
Para não se enganar com a escolha, é melhor consultar um especialista. Se o reparo for feito no berçário, é importante escolher a tinta certa para que o bebê não respire substâncias nocivas. O resultado do uso de produtos à base de acrílico é incrível, como os compradores notam. A facilidade de aplicação, a ausência de um odor forte, secagem rápida, aparência incrível e segurança absoluta - tudo isso fala por si. Para obter o mesmo resultado, você só precisa escolher o tipo certo de tinta, e seu quarto em breve começará a brincar com novas cores.
Preparação de parede
Se você decidir pintar as paredes da sala, precisará prepará-las para esse procedimento. A primeira coisa a fazer é preparar as ferramentas que você precisa para trabalhar: espátula, lixa, massa, gesso, malha de armação, primer, rolo e pincéis. A tecnologia funciona bem simples. Primeiro você precisa remover todos os desnecessários da parede (massa de vidraceiro, gesso, papel de parede), e só então prosseguir para o processo de alinhamento.
Para se livrar do papel de parede antigo, é necessário molhá-lo com água morna e limpá-lo com uma espátula.Se você tem papel de parede de vinil, então você precisa andar sobre eles com um rolo de agulha ou papel de parede "tigre", caso contrário, a água não será absorvida profundamente o suficiente e não irá facilitar o processo de remoção do papel de parede. Você também pode usar soluções especiais para facilitar a remoção do papel de parede. Se eles são muito densos, eles podem ser removidos por um vaporizador, que age na tela com vapor quente e facilita mantê-lo fora da parede.
Se você precisa se livrar de cal, você pode molhar e lavar com uma toalha e água morna. Você pode usar uma espátula, que simplesmente limpa a massa. A desvantagem nesta versão será uma enorme quantidade de poeira que voará por toda a sala, além disso, pela quantidade de tempo, é a opção mais cara. Ao trabalhar com uma espátula, você deve usar óculos de segurança e um respirador para evitar que poeira entre nos olhos e no nariz.
No caso de haver um moedor e um aspirador de pó de construção, eles podem ser unidos e, em seguida, a cal pode ser removida rapidamente e sem criar uma bagunça ao seu redor. Se você não tiver esses dispositivos, poderá comprar uma solução especial para remover a cal. Deve estar quente para melhores resultados.
Se você precisar se livrar do gesso, que começou a rachar, então faça-o completamente e até o fim.
Se a camada não for espessa, basta encharcá-la com água e remover com uma espátula. Se houver lugares onde o gesso não se move, você precisa usar um cinzel e um martelo ou uma broca de martelo. Você pode usar um moedor excêntrico, que é recomendado para se conectar a um aspirador de construção, de modo a não respirar poeira. Quanto ao azulejo, ele é removido da mesma maneira - com um cinzel com um martelo ou perfurador.
Se as paredes tiverem tinta velha, ela pode ser removida com uma broca com um bocal na forma de uma malha abrasiva. Se a camada de tinta for espessa e ficar atrás de fatias inteiras, você pode removê-la com uma espátula, que é longa e não é fácil. Se houver dificuldades, você pode usar um secador de edifício, que vai aquecer a superfície e ajudar a limpar tudo muito mais rápido. Você pode tentar uma ferramenta especial "Remover", que é aplicada à superfície e lavada depois de um certo tempo.
Depois de remover todos os revestimentos desnecessários da parede, você precisa inspecioná-lo bem e reparar todos os furos, fendas e rachaduras.É importante evitar a expansão das rachaduras, porque elas aumentam artificialmente, verificando as fragilidades, que com o tempo podem cair. Quando tudo é feito, com a ajuda de uma escova, o espaço é limpo de poeira, areia e outros resíduos, após o que é preparado. É importante chegar aos cantos mais remotos, processando-os com uma tinta de terra. Quando tudo está seco, a rachadura está fechada. Os materiais mais comuns para isso são cimento, gesso, selante de polímero, massa para reparos ou espuma, que tem um efeito de expansão.
Quando tudo estiver pronto, a fibra de vidro pode ficar presa na parede para ocultar possíveis defeitos e evitar que apareçam em superfícies pintadas no futuro. Todos estes procedimentos podem ser feitos à mão, o mais importante, não se apresse e faça tudo qualitativamente, então o efeito será apropriado e o conserto o agradará por muitos anos.
Papel de parede deve ser removido completamente, em seguida, limpe a parede, massa de vidraceiro e nível.
Se na parede anteriormente havia uma tinta à base de água, então ela pode ser removida usando um pano simples, lavando o revestimento com água. Tinta a óleo e esmalte são removidos com uma espátula ou uma broca especial na broca.Paredes rebocadas devem ser cuidadosamente examinadas quanto a falhas que, se houver, devem ser removidas.
Prepare a parede para a pintura ajuda primerque é aplicado na superfície somente quando está totalmente preparado e não precisa ser ajustado. Depois de preparar, você precisa esperar seis horas, após as quais você pode continuar trabalhando. Em seguida, você precisa trabalhar com massa de vidraceiro, que é selecionada para o material do qual a parede é feita. Se você tem uma alvenaria que você não precisa emplastrar, já que este trabalho foi feito antes de você, você pode colocá-lo imediatamente. Se você tem uma parede de concreto, é melhor fazer uma malha de nylon sobre ela.
Quando esta fase estiver concluída, você pode usar uma massa de acabamento.
Em seguida é a argamassa de todas as paredes para perfeita condição. Em caso de irregularidades, elas são processadas novamente e, após a secagem, a pele ocorre novamente.
Se suas paredes são feitas de drywall, trabalhe com elas um pouco mais fácil. As etapas também se resumem ao nivelamento da superfície com uma massa de vidraceiro. Locais de juntas de placas são adicionalmente completados com uma malha de reforço na qual a massa é aplicada.Usando uma lixa de grão fino, a parede é moída.
O alinhamento da parede é o passo mais importante que precisa receber atenção suficiente.
Para não perder nada, é melhor usar uma lâmpada portátil que ajudará a ver todas as irregularidades, buracos e saliências na superfície. Quando tudo estiver terminado, a parede deve estar preparada.
Acabamento drywall produzido usando tintas à base de água.
Recomendações
Antes de limpar as paredes de todo o excesso e prepará-las para a pintura, remova tudo da sala para que nada interfira durante o reparo. Se você está perdendo algumas ferramentas, você precisa comprá-las ou pedir por um tempo, caso contrário, pode não funcionar.
Quando o processo de limpeza das paredes já começou, é importante saber que este é um dos estágios mais longos de reparo, e você precisa estar pronto para isso, tanto física quanto mentalmente. Assim que você lidar com a limpeza, você precisa colocar todas as irregularidades e esperar até que o material esteja bem endurecido. Só depois disso você pode lixar as paredes e nivelá-las. Se tudo correu bem, então você pode prosseguir para o primer, mas no caso em que há irregularidades óbvias, é melhor repetir o procedimento de puttying novamente do que viver com paredes curvas.
Paint, que você vai pintar a sala, não deve ser apenas o tipo certo, mas também a cor desejada. Para quartos escuros, cores claras são obrigatórias, mas em salas ensolaradas você pode pagar cores ricas e brilhantes que darão ao ambiente uma atmosfera inesquecível.
Belos exemplos no interior
Para o hall, você pode usar uma variedade de soluções de cores, e a tinta neste caso é muito útil, porque é muito simples selecionar texturas e zonas semânticas com uma cor diferente, e o efeito é impressionante. Dependendo das suas preferências, a gama de cores pode ser tão calma se você preferir sentar em um ambiente aconchegante e conversar ou assistir ao seu filme favorito, ou um pouco mais agressivo se você gosta de festas divertidas e barulhentas e descanso ativo mesmo em casa.
Com a ajuda da coloração, você pode criar um design maravilhoso da sala, criando imagens sofisticadas ou criando uma bela imagem na sua parede. Na maioria das vezes, a solução de design é selecionada apenas para uma parede, que carrega a carga semântica principal. Caso contrário, o espaço da sala será sobrecarregado e, em vez de leveza e originalidade do interior, causará emoções negativas.
Como uma decoração original, você pode usar decoração de parede na forma de abstrações e uma variedade de pontos de cor que chamam a atenção e atraem a atenção. Neste caso, é importante não exagerar na cor e escolher o padrão certo que irá complementar o espaço do seu quarto e torná-lo especial.
Usando tinta, você pode criar não apenas uma sala chata e monótona, mas criar uma sala iluminada e única na qual a imaginação e a imaginação permitem que você fuja mentalmente além do apartamento, aproveitando o impulso criativo causado por uma atmosfera agradável e confortável.
Para aprender a preparar adequadamente as paredes para pintura, bem como para pintar, veja o seguinte vídeo.