Reabilitação de paredes: características do processo
Até o momento, o mercado tem uma enorme seleção de materiais de acabamento. Ao mesmo tempo, a habitual reabilitação, usada por muitos anos, ainda não perde sua popularidade. Existem muitas boas razões para isso. Nosso artigo irá dizer sobre eles, bem como como branquear o teto em casa por conta própria.
Benefícios
A reabilitação tem vários méritos indiscutíveis.
- Baixo custo - Uma das vantagens mais importantes deste tipo de trabalho. Com um orçamento limitado, a reabilitação é simplesmente indispensável. É por isso que para a decoração de paredes e tetos de organizações orçamentárias (escolas, hospitais, etc.) ainda se usa cal e giz.
- Simplicidade Com trabalhos sobre a aplicação de cal podem absolutamente todos.Este processo não requer conhecimentos especiais, habilidades ou força física especial. Só é importante observar as proporções, estágios e tecnologia do trabalho.
- Limpeza. Se você aplicar a reabilitação de maneira correta, obterá uma superfície bonita e lisa em uma cor fresca e uniforme. Sim, a cal é inferior em seu apelo ao papel de parede caro ou gesso decorativo, mas quando a concisão e aspereza são necessárias, não tem igual.
- Amizade ambiental. O branqueamento de segurança é conseguido pela capacidade de passar umidade e ar. Em sua composição não há substâncias nocivas que estão em outros materiais modernos.
- Propriedades bactericidasO cal tem excelente proteção contra mofo e bolor, o que também o distingue de outros materiais. Esta é outra razão pela qual eles preferem esta opção de design particular em instituições pré-escolares, educacionais e outras.
Como já mencionado, para branqueamento adequado as paredes não precisam de conhecimentos e habilidades especiais. Mesmo realizando trabalhos com este material pela primeira vez, é possível aprender diretamente no processo. Você deve estudar a tecnologia de cal com antecedência, aprender sobre os tipos de materiais e ferramentas, levar em conta outras nuances bem conhecidas.Então até mesmo consertar as próprias mãos será feito de forma rápida e eficiente.
Preparação de superfície
Se você não tem informações do que para branquear as paredes antes, você pode verificá-las facilmente. Apenas molhe a parede com água. Se fosse cal branca, a superfície molhada ficará mais escura. Você também pode esfregar a área com o dedo. De cal, o dedo não será pintado.
A preparação adequada para a aplicação de cal é uma etapa importante que afeta o resultado final e o sucesso do trabalho.
Ao preparar as paredes, siga as regras já estabelecidas.
- Primeiro de tudo, liberte a sala de todos os móveis e equipamentos, se houver essa oportunidade. Se isso não for possível, cubra cuidadosamente tudo com plástico e prenda com fita adesiva.
- Para remover facilmente o velho cal, pré-molhe-o. Molhe as paredes em partes, então a umidade não terá tempo para secar. Recomenda-se usar solução de sabão habitual para lavar o branqueamento em si. Também é aconselhável adicionar um pouco de vinagre ou uma porção de ácido cítrico à água.
- Quando você molha as paredes com uma esponja úmida ou escova, é hora de remover a antiga cal com uma espátula regular.É desejável que as peças da velha cal não caiam, para a preservação e limpeza do chão e outras superfícies. Para fazer isso, as peças são dobradas em um recipiente separado. Após a remoção com uma espátula, todos os resíduos são finalmente lavados com uma esponja úmida.
- Caso haja pontos visíveis, trazemos as paredes para a forma correta:
- As manchas de ferrugem são lavadas e tratadas com a seguinte solução: em um litro de água quente, o sulfato de cobre é diluído na quantidade de 50-100 g.
- Manchas de graxa são removidas com carbonato de sódio. Umedeça o pano em 2% da composição e aplique na mancha de gordura até que finalmente desapareça. Então este lugar deve ser enxaguado com água.
- Para manchas de fuligem usando 2-3% de composição de ácido clorídrico.
- Em seguida, um composto antifúngico é aplicado.
- Se houver rachaduras e amassados, você deve primeiro se livrar deles. Para rachaduras até 1 cm, é suficiente para levar uma massa. Se a profundidade das irregularidades atingir 3-5 cm, o gesso deve ser usado.
Putty diluído de acordo com as instruções, em seguida, coloque e alinhe com uma espátula. Em caso de irregularidades graves, use a regra de construção.
- Quando a massa está completamente seca, é esfregada com uma lixa. Agora temos uma superfície de parede lisa e uniforme, pronta para aplicação de primer.
- A composição do primer é feita de forma independente ou leva a mistura finalizada. Após a aplicação, você também deve aguardar a secagem completa.
- Agora você pode prosseguir diretamente para a cal.
Variantes de materiais
Falando sobre os tipos de paredes brancas, implica uma composição de cal ou giz, bem como tinta à base de água.
Cal
O tipo mais popular de cal. A cal, que é o óxido de cálcio, deve ser temperada com água, obtendo-se assim o material acabado para o trabalho de acabamento.
As principais vantagens da cal de cal:
- propriedades bactericidas e anti-sépticas, graças a elas, a cal é prontamente utilizada em instituições públicas ou adegas de branqueamento, por exemplo, ela também trata de árvores;
- o alvejante de limão mantém de 3 anos;
- alta resistência à umidade e diferenças significativas de temperatura permitem o uso de cal para reparos em banheiros;
- adesão à maioria dos materiais: concreto, madeira ou tijolo;
- a capacidade de preencher pequenas irregularidades e rachaduras;
- custo muito baixo.
Entre as desvantagens incluem:
- uma chance de se queimar, então todo o trabalho deve ser feito com roupas de proteção especiais, respirador e luvas;
- Cal pode deixar manchas e manchas, no entanto, eles são fáceis de remover;
- não recomendado para pessoas com alergias.
Giz
Além do fato de que o giz também é ecologicamente correto e barato, tem outras vantagens:
- aplicação segura;
- cor branca mais saturada, em contraste com cal;
- hipoalergênico (seguro para pessoas com alergias).
No entanto, o giz tem certas desvantagens.
- Interagindo com a água, o giz a acumula. Promove a formação de fissuras e peeling rápido. A este respeito, em salas com alta umidade (cozinha, banheiro, etc) você não deve usar reabilitação com giz.
- Se usado incorretamente, tanto as manchas quanto as bolhas são possíveis.
- Além disso, o branqueamento com a ajuda do giz mancha fortemente tudo com o qual ele entra em contato.
Tinta de emulsão de água
Muitas vezes você pode ouvir a frase "branquear emulsão de tinta". Na verdade, essa tecnologia não pode ser aplicada para branquear e está pintando. Talvez tenha sido equivocadamente equacionado com os tipos de cal devido a cal e cimento na composição.
Colorir com tintas à base de água é chamado de uma boa alternativa ao cal.
As vantagens da tinta à base de água:
- resistência à umidade;
- resistência ao desgaste;
- altas propriedades bactericidas;
- simpatia ambiental, a capacidade de pintar "respirar";
- fácil aplicação;
- alta velocidade durante a secagem;
- segurança
A principal desvantagem - a suspensão tem um alto custo, quando comparado com o convencional branqueamento. Além disso, a durabilidade deste revestimento deixa muito a desejar.
O uso de cal é considerado um dos tipos de reparo mais baratos. Você pode branquear as paredes de maneira barata, não apenas com as próprias mãos. As equipes de construção também solicitam quantidades baixas. O custo de branquear em uma camada para uma área de 1 m2 pode começar até mesmo de 50 rublos.
Naturalmente, o preço varia muito, dependendo de vários fatores: poluição e a necessidade de limpar as paredes, o número necessário de camadas de cal, etc. Para calcular corretamente o custo aproximado do trabalho, você precisa conhecer a quadratura e os tipos necessários de reparos na preparação da superfície.
Como pagar e diluir cal?
O processo de preparação da lavagem com cal branca requer cuidadosa atenção e precisão. Pode ser feito facilmente à mão, seguindo certas recomendações.
Primeiro, prepare os ingredientes necessários para a solução na quantidade certa:
- cal hidratada - 2-3 kg;
- água - 10 litros;
- sal grosso pré-embebido - 50-100 g;
- 1 colher de chá azul (para ficar branco) ou de 400 a 500 g de corante;
- alume de alumínio - 150-200 g.
Misture os ingredientes e dissolva-os em um litro de água morna. Depois disso, o volume da mistura deve ser levado a 10 litros e misturar a composição resultante.
Uma característica da cal hidratada é sua excelente compatibilidade com qualquer corante. Ou seja, no processo de misturar matérias-primas e tintas nas proporções corretas, você pode criar qualquer sombra desejada.
Se você criar uma cal de cor, é melhor preparar imediatamente a quantidade total de argamassa necessária para toda a superfície das paredes. Isso se deve ao fato de que é quase impossível repetir a sombra, mesmo que todos os ingredientes utilizados sejam exatamente aplicados.
O Quicklime é fácil de pagar por conta própria em casa. Misture com água um por um e misture por 15-25 minutos. Então você precisa remover o limão por 15 dias em um recipiente bem fechado. Em seguida, a cal vai cair na superfície aplicada de forma suave e uniforme, sem manchas e manchas.
O consumo de cal é amplamente dependente da ferramenta utilizada para sua aplicação, bem como das características do material. Em média, o consumo é de 0,5 litros por metro quadrado de superfície.
Melhorando a qualidade da composição
Para melhorar a composição e preparar uma mistura de alta qualidade e resistência ao desgaste, os profissionais usam ingredientes simples, mas eficazes. Por exemplo, são adicionados à composição sabão para roupa ou várias colas. Para branquear foi melhor protegido contra rubor e mudanças de temperatura, use óleo de linhaça, boa umidade repelente e ajuda a aumentar a durabilidade da cal. Além disso, os aditivos permitem minimizar a queda de branqueamento das paredes.
Para que as paredes caiadas não sujem tudo o que as contata, acrescente sal. Você pode usar todos os suplementos acima de uma só vez.
Para obter o efeito desejado, é importante manter adequadamente as proporções necessárias:
- 10 litros de mistura de cal adicionam um quilo de sal e cal (o sal ajuda a tornar as paredes brancas);
- em 1 balde use óleo de linhaça na quantidade de 100 ml;
- o sabão esfregado é diluído com água morna e, no processo de cozimento, a água é substituída por água e sabão;
- use papel de parede ou cola PVA.
Alguns especialistas recomendam o uso de cola de madeira. É cozida em banho de vapor e, antes de branquear, é adicionada quente à mistura já preparada.
Como branquear?
A reabilitação é aplicada com as seguintes ferramentas:
- rolos;
- escovas;
- aspirador de ar;
- pistola de pulverização.
As duas primeiras opções são mais populares e universais, ou seja, rolos e pincéis.
- É mais fácil trabalhar com um rolo. Acontece que é muito fácil conseguir uma cobertura de parede branca e lisa. Antes de começar a trabalhar, você deve misturar completamente a mistura e, em seguida, começar a branquear com um rolo. Aplique pelo menos duas camadas. Primeiro, deixe o primeiro secar completamente e depois aplique o segundo.
- Ao fazer cal com um pincel, você deve ter um modelo especial que tenha cerdas naturais (largura de 15 a 20 cm). Quando o trabalho de reparo é concluído, as escovas são lavadas para que possam ser usadas novamente. Para paredes de tijolos, você deve pegar um pincel. Por algum tempo antes de aplicar escova de cal encharcada em água. Devido a isso, a alça de madeira inchará e será melhor segurar as cerdas, o que as impedirá de cair na composição.
Imediatamente antes de cobrir a parede, é necessário misturar bem a solução de cal para obter um tom uniforme. Segundo a tecnologia, a primeira camada deve ser perpendicular à janela, a próxima - paralela aos quadros. Então a tira e a direção da escova ficarão quase invisíveis.
Também é muito importante humedecer a superfície da parede com água da melhor forma possível.
- Aspirador ou pistola de pulverização é usado em grandes superfícies. Usando-os, é desejável ter experiência. Ao trabalhar com essas ferramentas, o consumo da composição aumenta, pois é aplicado em uma camada de negrito. Mas isso permite que você disfarce pequenos defeitos.
- A reabilitação é aplicada com um aspirador de pó, se houver a possibilidade de soprar o ar. Utiliza-se um bocal especializado com uma pistola de pulverização (na forma de uma cobertura de polietileno com tubos), que é normalmente incluído na embalagem de um aspirador de pó.
A tampa é colocada na lata e anexada à mangueira conectada ao aspirador de pó. No processo de sopro de ar, ele entra no spray e pulveriza a composição. Normalmente, o pulverizador tem um orifício, cobrindo o qual recebe o cal desejado. Aplique a composição de cal retirada de movimentos circulares, mantendo a distância de pulverização de 70 a 100 cm.
Quando paredes brancas obedecem a regras importantes de segurança.
- Sempre use roupas de proteção cobrindo todo o corpo durante os reparos. Óculos de proteção devem ser usados e luvas de borracha de alta qualidade devem ser usadas.Para a preservação do trato respiratório usando curativo ou respirador umedecido. Na cabeça deve ser um chapéu ou lenço.
- Se o cal entrar em contato com a pele, lave imediatamente a área com bastante água (enxágüe por pelo menos 15 minutos) e depois consulte um médico. Cal pode causar uma queimadura bastante grave que dói e cura lentamente.
- Para se livrar de manchas que inevitavelmente surgem ao branquear as paredes, apenas água e uma esponja serão necessárias. Mas é importante remover as manchas frescas. O processamento é realizado várias vezes. Nunca tome tempo e se você notar uma mancha indesejada, remova-a imediatamente.
Veja o vídeo a seguir para a receita de cal hidratada