Quarto no estilo de "Chebbi Chic"
Shabby chic ("shabby" chic) - um estilo que recentemente se tornou moda no design de apartamentos. Acolhedor, descuidado, boêmio, artístico, mas confortável e fofo, combina com naturezas românticas, garotas e casais. Neste estilo, faça todos os quartos de casa e individuais, por exemplo, um quarto.
Características e características do estilo
Homeland shabby chic - Reino Unido. Nos anos 80 do século XX, os britânicos no projeto de apartamentos utilizados na época minimalismo popular. A designer R. Ashwell estava entediada com simplicidade e concisão - ela decidiu arranjar alojamento nas melhores tradições antigas. Este momento tornou-se o ponto de partida na história do chique, desgastado chique (como a palavra "chebbi" é traduzida).
Ashewell comprou móveis antigos e itens de interiores nos mercados de pulgas, restaurou-os e decorou-os de acordo com o conceito de “boêmio boato”. Gradualmente, o hobby se transformou em um negócio - havia compradores, e o estilo de "Chebbi Chic" firmemente entrincheirado na arte.
A base do estilo - itens antigos ou novos, envelhecidos artificialmente. Eles trazem o espírito do tempo para o interior, evocam as lembranças dos feriados passados com a avó na aldeia, desenham outras imagens da infância despreocupada. Este calor distingue o chebbi chic de outras técnicas de design.
Shebbi tem várias características e características que foram formadas na aurora de sua aparição:
- Gama de cores. Sua base é branca. Deve prevalecer no interior. Além disso, são tons pastel, suaves e suaves - bege, creme, menta, rosa. Todas as cores não são vistosas e calmas, dão paz e relaxam.
- Mobiliário especial - velho ou envelhecido artificialmente. A vantagem é que você não precisa gastar dinheiro fabuloso em coisas novas. É o suficiente para comprar itens antigos e realizar sua restauração.Novos móveis, mesmo se decorados na antiguidade, parecerão inadequados.
- Romance em tudo é o principal motivo do chebbi. Muitas cores, motivos vegetais e ornamentos em móveis e tecidos.
- Estilo correto combinando todos os detalhes do interior. Paredes, teto, piso e móveis são executados em um único conceito e paleta de cores, eventualmente representando uma única composição.
- Para os detalhes - especial e atenção apertada. Designers aconselham decorar móveis e móveis pequenos com suas próprias mãos.
Os recursos listados caracterizam o chebbi chic como um estilo independente e original que se encaixa no quarto.
Materiais e cores de acabamento
Shabby chic envolve o uso de materiais naturais, por isso, para designers de decoração usam madeira, de têxteis - algodão e linho. Tais materiais criam uma atmosfera única de naturalidade e fôlego da natureza.
A árvore pode ser completamente revestida em toda a sala ou pode aparar seletivamente vários planos misturando a textura dos materiais de acabamento. O limite pode ser suspenso (necessariamente opaco, que cria o efeito desapareceu branco), ligado às vigas de tecto, permitindo a altura, o chão estava uma madeira leve.
Não há necessidade de levar madeira perfeitamente lisa.Abrasões, rugosidade e defeitos tornarão a aparência o mais próxima possível do natural. É melhor recusar azulejos, linóleo e laminado no quarto. Quanto aos tapetes, vale a pena escolher coisas feitas à mão (tapetes tecidos).
As paredes são pintadas de branco, um acabamento áspero é bem-vindo (imitação de tinta velha rachada, gesso abatido). Papel de parede texturizado ou suave com uma estampa floral delicada serve.
O esquema de cores é limitado. É preferível usar branco, em seu fundo os outros tons e design vão se destacar favoravelmente. Usado empoeirado rosa, areia, hortelã, creme brulee. Paleta de pastel permite que você se concentre na decoração antiga, como se o espaço e os objetos fossem queimados ao sol.
Escolhendo e colocando móveis
No estilo de "Chebbi chic" é dada atenção ao mobiliário e à sua colocação. A negligência leve é permitida aqui, o que contribui para um sabor vintage.
Elegância refinada com um toque de tempo - é assim que a orientação ideológica da escolha do mobiliário é caracterizada. Nem todo mundo é capaz de encontrar uma verdadeira antiguidade,Portanto, os designers encontraram uma saída simples - comprar coisas antigas e restaurá-las.
O quarto precisará dos seguintes móveis:
- a cama é o elemento central da sala. Pode ser de madeira ou metal com uma cabeceira forjada;
- cômoda;
- aparador chique de tamanhos diferentes - de miniatura a enorme. Essa coisa foi popular nos anos 70 e 90 do século 20, mas o chebbi ainda tem sua relevância. Uma condição - as portas devem ser envelhecidas;
- penteadeira. Uma mesa com padrões, um grande espelho em uma moldura antiga parece brilhante;
- móveis estofados - um sofá, poltronas, cadeiras;
- móveis de vime - mesa, cadeira de balanço;
- Amantes da experiência podem adicionar uma lareira que irá criar conforto e calor extra.
A disposição dos móveis depende do gosto do decorador e da configuração da sala. Na maioria das vezes, a cama é colocada na parede, os lados são colocados sobre os outros itens - mesas de cabeceira, gavetas, armários.
Se a área permitir, o quarto é mentalmente dividido em duas partes - uma área de dormir (cama) e uma área de descanso (uma mesa com cadeiras).
Decoração e iluminação
O sistema de iluminação é um componente importante do estilo. Seu elemento principal é um grande lustre no meio do teto.Lustre deve refletir o tempo e ser envelhecido. Isto irá enfatizar elementos de cristal e vidro, cachos a céu aberto, lâmpadas em forma de velas.
Além do candelabro, são acrescentadas lâmpadas, ocupando espaço na cômoda, armário, mesa.
Candeeiros de mesa com máscaras de tecido - um achado nos mercados de pulga. Você não pode perder a chance de conseguir uma coisa dessas. Ele dará a integridade interior e aparência completa.
Shebbi ama a luz abafada, suave e envolvente. Da abundância de lâmpadas e outras fontes de luz deve ser abandonado. O layout ideal das luminárias está no centro de um grande lustre e luminárias pontilhadas.
Shabby chic é impensável sem têxteis. Na decoração da cama não aderem ao minimalismo: um monte de travesseiros de tamanhos diferentes, cobertores, colchas. Não é necessário fazê-los em um único esquema de cores. Mas você deve ouvir o conceito geral de estilo: escolha tecidos de cores suaves, com estampas florais desbotadas ou padrões. Travesseiros são colocados na cabeceira da cama em várias fileiras, dando ao design um efeito arejado.
Cortinas no quarto são selecionadas de algodão, linho, chita.Quanto mais natural for o tecido, mais colorido ficará o interior como um todo.
Variedade têxtil - a base do quarto. Não há necessidade de comprar materiais caros. A principal combinação de texturas - tecidos leves com estopa grossa criam um sotaque único de antiguidade e arranhões.
Para designers de decoração de parede aconselho a prestar atenção aos painéis e fotos vintage. Todas as bugigangas e pequenas coisas fofas com história - os acessórios necessários para o quarto no estilo de "Chebbi Chic".
Idéias no interior
Qualquer peça de mobiliário para o quarto no estilo de "roupa boêmia" pode ser feita à mão.
Decoupage - um dos métodos mais populares e acessíveis de decorar superfícies e coisas.
Para decoupage, uma pequena mesa de madeira precisará de uma série de ferramentas e materiais que são vendidos em muitas lojas de hardware, construção e arte:
- papel de esmeril de grão diferente, se possível - uma máquina de moedura (com a sua ajuda, o trabalho na preparação de superfície da decoração executa-se mais rapidamente);
- borlas de tamanho múltiplo feitas de fibra artificial;
- tinta acrílica (não esmaltada) bege;
- cola especial e guardanapos para decoupage com padrões florais correspondentes a shebbi bling;
- verniz mate incolor;
- massa de vidraceiro e espátula.
O algoritmo para decoupage de uma tabela inclui vários estágios.
- O primeiro estágio é preparatório. Por meio de um papel de esmeril de grão grande ou um moedor a camada superior de um produto retira-se. O lixamento é necessário para que a decoração posterior seja mais forte “agarrada” com a superfície da mesa. Depois que a coisa está completamente limpa de poeira, ela é inspecionada em busca de buracos, rachaduras e lascas. Se houver, eles devem ser colocados e deixados secar.
- Em seguida, a mesa é preparada com tinta acrílica, todos os elementos estão manchados, não deve haver uma única área sem pintura. A tinta é aplicada em duas camadas com secagem completa intermediária.
- Depois de lixa formou arranhões. Para fazer isso, você precisa andar no papel com pressão na superfície do objeto para que a camada de tinta bege seja levemente apagada, expondo a base escura.
- O segundo estágio é a decoração. Um guardanapo especial é colado nos locais designados para os padrões (desenho) com cola de decupagem. O guardanapo tem três camadas. Somente a camada superior com o padrão é importante, é fina e requer precisão. O guardanapo é colado do centro para a borda,suaviza na mesma direção para evitar bolhas. O tempo de secagem, para cada cola, é indicado pelo fabricante no rótulo.
- O último estágio - envernizamento. O verniz mate protege o produto de influências externas e dará uma aparência finalizada. O número de camadas é de pelo menos dez, cada camada é completamente seca.
Trazer tal idéia à vida não é difícil - todos os materiais estão disponíveis, e as técnicas não são difíceis, mesmo para um iniciante nos trabalhos. Mas o principal é que essas coisas feitas à mão compõem a base de um chebbi chique exclusivo e aconchegante.
Veja o seguinte vídeo para uma master class em decoupage.