Quarto de estilo escandinavo
O estilo escandinavo no interior é a contenção e o minimalismo diferentes, desde a pintura de paredes até o mobiliário de decoração. O artigo irá discutir como projetar um quarto de acordo com os princípios deste estilo.
Características especiais
O estilo escandinavo no interior distingue-se pelo uso predominante de branco, com foco na luz natural e madeira clara em móveis e decoração.
Tais características são devidas aos fatores naturais dos países do norte, como Suécia, Dinamarca, Finlândia e Noruega. Os longos e frios invernos forçavam as pessoas a fornecer moradia de tal maneira que deixavam entrar tanta luz natural no quarto quanto possível. Bétulas, pinheiros, faias e outras árvores com madeira de cor clara crescendo nas latitudes setentrionais determinam a abundância de acabamentos deste material e a cor dos móveis.
Assim, as principais características deste estilo são:
- grandes janelas, geralmente sem cortinas;
- paredes brancas ou muito claras;
- mobília e mobília de uma árvore clara com o processamento mínimo e o desenho natural.
Como já foi perpetrado, o estilo escandinavo se reduz ao minimalismo. Móveis devem ser funcionais e sem frescuras. Formas simples, linhas retas e ângulos retos - estas são suas principais características.
Pouca decoração heterogênea e luminosa é outra característica do interior escandinavo. Também está associado ao desejo de manter tanto espaço, ar e luz quanto possível na sala. Observe que isso é apenas um recurso e não uma regra firme. Com uma abordagem hábil, o design pode ser bastante brilhante e diversificado, mantendo o "espírito do norte" em geral.
Observe que os recursos acima do estilo atendem a todas as tendências do design moderno. Portanto, o quarto escandinavo não será apenas incrivelmente elegante, mas também elegante.
Espécie
Fazer um quarto com um personagem escandinavo será uma ótima solução para uma pequena sala. A cor branca das paredes e do teto aumenta visualmente o espaço. Mobiliário simples, funcional e leve, bem como decoração minimalista, não criam uma sensação de espaço desordenado.
Além disso, para pequenos apartamentos econômicos, esse design despretensioso ajudará a economizar dinheiro e, ao mesmo tempo, equipará elegantemente sua casa.
O interior escandinavo no quarto do sótão parecerá muito natural e harmonioso. As vigas de madeira sob o teto e o piso de madeira de cor natural e textura se encaixam perfeitamente em tal sala.
Além disso, em muitos quartos no sótão é possível fazer várias clarabóias para deixar entrar a maior luminosidade possível.
Se a colocação da área de dormir for planejada na varanda, esse design simples ajudará a preservar a iluminação natural e a sensação de liberdade. O mínimo de mobiliário assumido pelo conceito escandinavo vai economizar espaço e preservar a estética do estilo.
Soluções de cor
A cor principal é geralmente branca. Isso se aplica não só às paredes, mas também aos móveis com tecidos. Muitas vezes você pode ver quartos em que branco é quase tudo, incluindo roupa de cama.
Tal esquema de cores é, naturalmente, uma questão de gosto, e não é necessário decorar uma sala tão monocromática.
Você pode usar diferentes tons claros de azul, cinza, azul, marrom, verde ou rosa. Móveis de madeira de cor natural também diversificam o interior. Sotaques bastante brilhantes são permitidos. Por exemplo, alguns cartazes nas paredes, roupas de cama coloridas, travesseiros coloridos ou vasos.
Note que o desejo de deixar entrar a luz o mais possível envolve o uso de cortinas leves e transparentes. E você pode fazer sem eles.
Você também pode pendurar cortinas de sombra coloridas sem tule transparente. Eles serão endireitados apenas quando necessário e, na maioria das vezes, no estado dobrado.
Essa técnica ajudará a preservar o estilo necessário.
Sutilezas do design
O minimalismo escandinavo implica formas bastante simples, muitas superfícies monocromáticas e um pequeno número de objetos. Assim, as paredes e o teto são geralmente leves, sólidos e pintados com tinta.
Raster raramente usado decorativo, não muito gravado. Mas é improvável que o papel de parede se ajuste harmoniosamente ao interior.
Se desejar, você pode se retirar da monotonia total - decorar uma das paredes com algum tipo de pintura, “papéis de parede com fotos naturais” ou cortar com madeira.
Colocar o chão é melhor com parquet, tábua ou laminado. Telha cerâmica, tapete ou linóleo pode quebrar o estilo geral.
Da mobília do quarto deve-se deixar apenas os itens mais necessários: uma cama, mesas de cabeceira e um guarda-roupa.
Se o quarto é mais de 20 metros quadrados. m., você pode colocar uma cômoda e penteadeira.
Quando o design de interiores não deve se envolver em iluminação artificial. Pelo menos, as luminárias não devem ser óbvias e atrair muita atenção.
O estilo escandinavo envolve o uso de materiais naturais. Móveis e móveis de plástico ou metal violam sua identidade. Portanto, além da madeira, recomenda-se a utilização de vidros, cerâmicas, flores secas em vasos, flores naturais em vasos, etc.
Têxteis bem adaptados com ornamentos nacionais.
Note-se que o principal local para decorar no quarto escandinavo é o espaço acima da cabeceira da cama.Você pode pendurar um cartaz ou imagem interessante, prateleiras com livros, figuras e vasos ou até mesmo fazer uma pintura gráfica.
O estilo moderno do interior, chamado loft, que se tornou moda e muito amado por muitos, introduziu no design um elemento tão interessante quanto uma parede de tijolos. Na cor branca, ficará bastante harmonioso em nosso estilo natural.
Belos exemplos do interior
Na varanda
Um ótimo exemplo de um quarto na sacada. Todos os sinais do estilo escandinavo são impressionantes: muito branco, piso de madeira e peitoris, funcionalidade máxima. Um lugar debaixo da cama é dado sob a área de armazenamento, e muitos livros caberão facilmente no peitoril da janela.
O tom frio da cor azul da cama se encaixa perfeitamente no interior "norte" de outro quarto na varanda. Paredes brancas e piso de lousa são características do estilo escandinavo, bem como cortinas dobráveis que permitem muita luz.
Almofadas amarelas adicionam calor e conforto, lembrando a escassa luz do norte do sol.
O exemplo a seguir mostra como harmoniosamente os elementos urbanos se combinam com a simplicidade escandinava.Contra o pano de fundo de uma parede de tijolos brancos, uma simples cama cinza, travesseiros simples e o verde das plantas de casa parecem ótimos.
Sótão
Em seguida, consideramos exemplos de quartos no sótão. Vamos começar com um interior incrivelmente austero: vigas de madeira no fundo de paredes brancas, combinando com a cor da moldura e mesa, gaiola de material natural e flores secas na parede criar uma única composição natural da decoração contra as paredes brancas e cor leitosa da cama.
O design a seguir é outro exemplo de como combinar corretamente várias áreas. No nosso exemplo, é étnico e clássico. As linhas curvas do candelabro e a profunda cor bordô da colcha, como se fosse do interior do palácio, parecem muito interessantes e originais em um fundo branco monocromático das paredes, bem como um teto e piso de madeira.
Padrões de estilo
Agora, considere um exemplo de um quarto padrão em estilo escandinavo: teto e paredes brancos, lençóis cinza de uma cor, um cartaz sobre a cama, vigas de madeira como decoração e um mínimo de outros itens.
O estilo escandinavo se encaixa perfeitamente no espaço do sótão. É impossível pendurar cortinas nas janelas, o que atende aos requisitos do estilo.E a capacidade de maximizar o uso da cor branca, expande visualmente o espaço e permite equipar o quarto, mesmo em um ambiente bastante apertado.
O uso da madeira como acabamento cria conforto mesmo em combinação com uma cor azul fria da colcha e uma das paredes.
O estilo considerado com a sua contenção e simplicidade é perfeito para decorar um apartamento de solteiro e, em particular, um quarto. Para fazer isso, uma combinação de branco e azul e cinza.
A capacidade de usar a decoração mais simples consistente com o personagem masculino sólido.
O interior a seguir é um exemplo de uma decisão de projeto original, uma combinação competente de cores e colocação de acentos. O caráter escandinavo é preservado pelas paredes claras, o acento no mobiliário de madeira de cor natural e o ramo decorativo. E sua cor preta, fotografias em preto e branco e roupas de cama cinza escuro trazem originalidade e adicionam um visual especial à sala.
No interior seguinte, gostaríamos de observar a decoração, acentuada na natureza:
- animais do norte em cartazes;
- projeto do teto, lembrando um galho com flores;
- grande planta verde da forma original;
- tapete com ornamento branco e azul, associado a um céu frio de inverno.
Todos esses detalhes criam um sentimento de proximidade com a natureza.
A parede, decorada com madeira, pode substituir muitos elementos e técnicas decorativas. A combinação contrastante de madeira com paredes brancas e detalhes brilhantes na cama atrai toda a atenção. Assim, não há necessidade de usar peças adicionais de móveis ou decoração.
Outro design de um personagem masculino é adequado para o quarto de um adolescente: detalhes azul-acinzentados acentuam o quarto das crianças, e uma abundância de tons de cinza-marrom diz que a criança já está a caminho da idade adulta.
Também é importante notar a função decorativa da combinação de linhas verticais e horizontais no armário e na casa de pássaros.
Outro elemento decorativo interessante é a pintura na parede em forma de árvores, neste caso, troncos de bétula. Verdes de plantas de interior, azul-celeste com amarelo vivo em almofadas e um cobertor são tudo o que é necessário para complementar harmoniosamente a imagem na parede.
O design a seguir demonstra como um quarto de estilo escandinavo pode ser brilhante e rico.Paredes branco-azuladas e uma cama funcionam como um excelente plano de fundo para objetos vermelhos brilhantes, e o ornamento nacional nos travesseiros e o pôster com a raposa preservam o estilo do norte.
Em conclusão, consideramos um exemplo de como dar um romance e elegância de design escandinavo discreto. A cor do café com leite, as lâmpadas de assoalho refinadas, as cortinas amarradas, a beirada da colcha, um pouco de estuque no teto e almofadas em relevo no banco decoram o interior, mantendo o conceito geral.