Como escolher uma espátula para paredes?
Toda família, mais cedo ou mais tarde, vem com a necessidade de realizar reparos. Quer seja a compra de um novo apartamento espaçoso ou a necessidade de renovar uma antiga habitação, gostaríamos que este acontecimento sério e laborioso fosse o mais harmonioso possível. Um papel importante neste processo é a escolha de ferramentas e acessórios de alta qualidade e convenientes. Se você preparar tudo o que precisa com antecedência, poderá economizar tempo e dinheiro para não se distrair com viagens de compras desnecessárias.
Uma espátula será quase sempre usada durante os reparos.e certamente não um. Esta ferramenta é útil para executar vários tipos de trabalhos de reparação, incluindo para a massa de paredes.
O que é isso?
Em alemão, “spatel” significa “espátula”. É uma placa com uma alça. A placa pode ter diferentes formas e tamanhos, dependendo da finalidade da espátula. Os materiais dos quais a parte de trabalho da ferramenta é feita também diferem.
Existem diferentes versões da espátula - alguns são adequados para remover papel de parede antigo, outros são adequados para rejuntar ou colocar telhas e até mesmo aplicar uma camada adesiva. Existem ferramentas para o revestimento de superfícies com argamassas de cimento, para a raspagem de tintas antigas, adensamento de paredes, nivelamento de materiais de superfície ou colocação de tijolos.
A parte de trabalho da espátula pode ser feita de plástico, vidro, borracha, aço ou madeira.
Espécie
Espátulas usadas para diferentes tipos de trabalho devem ser escolhidas estritamente de acordo com seu propósito. Em diferentes estágios de reparo podem precisar de diferentes versões desta ferramenta. Abaixo, consideramos os tipos de espátulas usadas no reboco de superfícies de parede.
Fachada
Este tipo de ferramenta é usado para cobrir a superfície das paredes com reboco e misturas de massa, bem como para posterior nivelamento da solução aplicada e eliminação de irregularidades.É aconselhável usar espátulas de fachada para trabalhar em grandes áreas de superfície preparadas antecipadamente. Esses produtos são caracterizados por um custo relativamente alto devido a características aprimoradas do instrumento. Espátulas de fachada são feitas de materiais de maior resistência e durabilidade.
Como regra geral, a parte de trabalho da ferramenta é feita de ligas metálicas de alta qualidade, o que torna possível aumentar a sua resistência a deformações que surgem sob pressão, compressão e a aplicação de esforços sérios.
A lâmina da peça de trabalho é fixada rigidamente com um perfil de alumínio ao punho da ferramentaque minimiza o risco de dobrar e quebrar o produto. Lida com espátulas frontais confortáveis, emborrachadas, deite-se firmemente na mão e não deslize ao trabalhar. A largura da tela de trabalho varia entre 150-800 milímetros.
Engrenagens
Estes produtos são vendidos em qualquer supermercado de construção. Eles são uma superfície de trabalho com uma borda externa dentada, fixada em um cabo de borracha ou madeira. Estas espátulas são especialmente projetadas para criar na superfície do piso ou paredes uma camada uniforme de cola da espessura necessária.A ferramenta é indispensável para a colocação de azulejos, cerâmicas e porcelanatos.
Quanto maior o azulejo, maiores devem ser os dentes no modelo escolhido da espátula. Por outro lado, para um pequeno mosaico, você precisa de um espécime com dentes freqüentes e finos.
A seleção adequada das ferramentas economizará a argamassa da cola, além de fornecer um contato de alta qualidade da peça com o material da parede ou do piso. Além disso, é conveniente usar uma superfície serrilhada para remover o excesso de adesivo que já foi aplicado a partir de materiais de trabalho.
Esquina
O tipo angular da ferramenta parece uma tela de trabalho curvada em um ângulo reto do metal com uma alça conveniente. Esta espátula é usada para trabalhos de spackling nos cantos dos quartos. A forma da ferramenta permite alinhar convenientemente a superfície dos cantos entre paredes adjacentes ou sob o teto. Um problema com o uso de uma espátula angular pode ocorrer se o planejamento inicial da sala tiver sido feito com ângulos inadequados.
No "Khrushchev", muitas vezes com a reparação, verifica-se que o ângulo entre as paredes é claramente agudo, ou vice-versa, sem brilho. Tais características das salas dificultam o acesso de uma espátula angular à área de trabalho e reduzem a qualidade e uniformidade da aplicação de massa em locais de difícil acesso.Portanto, muitas vezes, ao realizar reparos, é dada preferência à instalação de cantos decorativos nas juntas onde o projeto de projeto permite.
Tipo de pintura
Parece uma espátula de fachada, mas difere dela em construção. Os tamanhos flutuam em torno de 200-450 milímetros. Espátulas de pintura têm uma borda de trabalho mais fina. Geralmente feito de metais da mais alta qualidade, o que afeta positivamente seu custo e disponibilidade. No entanto, isso implica uma diminuição em sua vida útil e aumenta muito a probabilidade de quebra em caso de forte compressão ou flexão.
Por outro lado, a pequena espessura da peça de trabalho, em combinação com a flexibilidade e a elasticidade do material, torna possível usar essa ferramenta para aplicar soluções de massa numa camada fina. Esta propriedade da espátula de pintura determina a sua utilização preferencial na fase de acabamento do trabalho quando se aplica a camada de revestimento final. Além disso, tal ferramenta é bastante adequada para a limpeza de paredes e remoção da camada antiga de papel de parede, trincas de massa e remover pequenas irregularidades e irregularidades nas paredes.
De borracha
As ferramentas de borrachas de borracha são feitas de borracha resiliente, densa e flexível. O preço do produto dependerá do tamanho, fabricante e características do material. Os tamanhos flutuam desde o menor, destinado ao trabalho com áreas difíceis de alcançar da superfície processada, até grandes cópias.
Espátulas de borracha com uma ampla peça de trabalho conectada à mesma borracha ou cabo de madeira são usadas para trabalhar em amplas áreas da superfície, cobertas com misturas líquidas e fluidas e soluções. Espátulas menores são ergonômicas e aplicáveis para aplicar camadas finas de acabamento de massa ou gesso, para unir juntas, rejuntar juntas e também para remover defeitos de paredes e outras superfícies. Muitas vezes, espátulas de borracha estão disponíveis para venda imediatamente conjuntos de vários modelos de tamanhos diferentes. A ferramenta é caracterizada por alta elasticidade, uma ampla gama de aplicações e muitas vezes não tem juntas, uma vez que é feita inteiramente de borracha.
Para aplicar uma mistura decorativa
Além de espátulas para a aplicação de materiais de acabamento bruto, existem produtos especializados na execução de acabamentos decorativos.O gesso decorativo é procurado no mercado da construção e é usado frequentemente para a reparação e decoração de instalações residenciais. A ferramenta padrão para acabamento é uma espátula. Esta é uma ferramenta com uma forma tetraédrica complexa da parte de trabalho. A colher de pedreiro geralmente tem um cabo de madeira ou borracha. Com a ajuda das bordas da peça de trabalho, o gesso decorativo é aplicado nas paredes e no teto, que se estende bem, criando uma camada texturizada.
Uma espátula não é um tipo separado de ferramenta, mas um tipo de espátula. É também chamado de espátula veneziana.
A escolha da espátula deve ser feita diretamente pela cômoda., já que a conveniência do manuseio da ferramenta determina quão fácil e confortável será trabalhar com ela ao aplicar meticulosamente uma camada padronizada.
Além da espátula, raladores especiais são usados para obter a superfície texturizada do revestimento decorativo. Para criar um alívio interessante, o gesso especial com o nome incomum “besouro de casca” é frequentemente comprado. Depois de ralar o modelo desejado com um ralador, a cobertura decorativa criada pelo “besouro da casca” adquire um relevo parecido com a madeira comido pelo besouro de mesmo nome.Esta opção de design parece cara e original. É melhor usado em um interior clássico.
Outro tipo de ferramenta para revestimentos decorativos é uma lâmina especial, equipada com uma lâmina polida, semelhante à versão de pintura de uma espátula. Também é conveniente para aplicar camadas finas de material de acabamento, é de várias larguras e normalmente difere em custo médio devido ao uso de materiais inoxidáveis na fabricação da parte de trabalho.
Dimensões
Como já mencionado, as ferramentas de reparo podem variar muito de preço, bem como de qualidade de fabricação e materiais de fabricação. Os modelos de espátula projetados para artesãos profissionais durarão mais e sofrerão mais de um reparo.
Modelos simples e baratos serão mais finos e mais sensíveis ao estresse mecânico, mas se você trabalhar com cuidado, eles não estragarão a carteira. Qual opção escolher é de responsabilidade do proprietário.
Mas não menos atenção deve ser dada à escolha de um tamanho específico da ferramenta usada.
Uma ampla gama de espátulas de várias dimensões padronizadas é apresentada na construção de supermercados. Ao escolher e comprar produtos deve prestar atenção à largura da superfície de trabalho. Uma espátula superdimensionada, indevidamente selecionada para um determinado tipo de trabalho, deformará e dobrará, o que, em última instância, levará à quebra e à necessidade de substituição, bem como à má qualidade do trabalho de reparo.
O tipo dianteiro da espátula é melhor escolher uma largura de 300-400 milímetros, mas recomenda-se levar em conta a área da superfície tratada. A escolha final será sempre individual. Para a massa áspera, os modelos já são necessários, e os muito pequenos serão úteis para áreas de difícil acesso, fendas, rachaduras e cantos. Se houver buracos e buracos nas paredes, você precisará de uma ferramenta grande para aplicar simultaneamente uma grande camada de material na área defeituosa.
A escolha de materiais e fabricantes
O cabo de plástico é mais fácil de limpar dos materiais de acabamento. O custo de tais modelos é pequeno, mas o plástico de baixa qualidade pode ser inconveniente para as mãos, especialmente quando se aplica força. O mesmo se aplica ao material do grupo de trabalho. Quanto mais forte for a parte de trabalho, menor a probabilidade de investir em uma nova ferramenta para substituir a peça quebrada, mas, nesse caso, você terá que desembolsar uma grande quantia de uma só vez.
Você pode manipular pega mecanizada com cartuchos substituíveis ou escolher uma ferramenta caseira. Você pode substituir o dispositivo a qualquer momento, escolhendo aquele com o qual prefere trabalhar.
A gama de espátulas no mercado da construção inclui tanto modelos importados quanto variantes da produção nacional. Dê preferência aos produtos das grandes marcas, mergulhe nas avaliações dos consumidores e não corra riscos adquirindo um modelo “sem nome”. Indo para a escolha de ferramentas com cuidado e sabedoria, você pode ter certeza que o reparo será durável.
Para descobrir qual espátula é melhor para paredes de gesso, veja o seguinte vídeo.