Como escolher a massa em madeira?

O moderno mercado de materiais de construção oferece uma variedade de diferentes meios para a decoração exterior e interior, bem como para a criação de designs originais. Ao mesmo tempo, as matérias-primas naturais em todos os momentos foram valorizadas acima do artificial. Esses materiais naturais incluem madeira. Requer tratamento especial e tratamento.

Por que você precisa de massa?

Madeira não tratada muito rapidamente cai em desuso. Com o tempo, certamente parece rachaduras, e a cor natural desaparece, escurece. A fim de preservar o design natural, a estrutura e a qualidade da árvore, ela deve ser processada por certos meios. Estes incluem gesso.

Possuindo excelentes propriedades repelentes de água, protege a superfície contra influências externas negativas.Deve ser aplicado antes da pintura. Neste caso, o revestimento ficará mais suave e durará muito mais tempo. Além disso, a massa impede a evaporação do líquido e a secagem da própria madeira. Ele permite que você se livre de pequenas irregularidades, nós e outros defeitos.

Composições para interior e exterior

É necessário manusear objetos e superfícies localizadas tanto em ambientes internos quanto externos. É lógico supor que os meios para o trabalho exterior e interior devem ser diferentes. Nesse caso, a composição deve atender a determinados requisitos.

Em qualquer caso, o putty deve ter as seguintes propriedades:

  • repelir umidade;
  • evitar que a madeira seque;
  • mascarar pequenas irregularidades e defeitos;
  • enfatize a textura natural;
  • tem excelente aderência (aderência) à superfície;
  • melhorar a estrutura da madeira.

Os fabricantes estão tentando atender a esses requisitos na proteção da madeira. Infelizmente, é quase impossível criar um único remédio universal, igualmente adequado para uso interno e externo.

Diferentes condições de uso levaram ao fato de que agora existem vários tipos básicos de massa. Cada um deles tem características individuais.Para entender qual é o certo para você, você precisa descobrir o que eles são.

Espécie

As massas podem ser dos seguintes tipos:

Acrílico

Pertence à categoria de meios universais. Adequado não só para madeira, mas também para o tratamento de costuras de folhas de aglomerado e ladrilhos cerâmicos. O material é muito plástico, portanto, habilidades especiais quando se trabalha com ele não são necessárias. Com todos os prós, também há desvantagens: não fecha defeitos grandes, não pode aplicar-se em uma camada grossa. O ideal é uma espessura de 2-3 mm, embora se completamente secado após cada camada, é aceitável aplicar camadas mais espessas.

Epóxi

Uma característica deste tipo de massa é um método para seu uso. Certifique-se de ler as instruções antes de iniciar o trabalho. O fato é que será necessário misturar 2 componentes, resultando em uma reação química. A mistura resultante endurece muito rapidamente. A hora exata será indicada na embalagem.

A vantagem indiscutível é um revestimento muito durável que se forma após a secagem. Devido a isso, ele pode ser usado com segurança para reparar e eliminar defeitos significativos em vários produtos de madeira: janelas,portas, rodapés. Entre as deficiências pode ser identificada a impossibilidade de aplicar várias manchas sobre esta massa.

Gesso

O tipo tradicional de massa, que há muito tempo conquistou a confiança e o amor do povo. Isso pode parecer estranho, já que em suas propriedades técnicas é significativamente inferior às suas contrapartes. Mas ele tem uma vantagem indiscutível - este é o preço. Se você precisar processar uma área grande, a escolha de opções caras pode aumentar o custo do trabalho várias vezes.

Putty com base no gesso tem medo de umidade, por isso, é contra-indicado para uso ao ar livre.

Polímero

Uma das opções mais bem sucedidas para o trabalho interior. Encontrar falhas óbvias é muito difícil. A única coisa que pode impedi-lo de comprar é o custo relativamente alto do produto.

As vantagens indiscutíveis incluem o seguinte:

  • respeito ao meio ambiente: completamente seguro e não-tóxico;
  • secagem rápida (embora ligeiramente inferior às contrapartes acrílicas);
  • sem odor agudo;
  • sem encolhimento;
  • durabilidade;
  • resistência à umidade: pode ser usado mesmo em ambientes com alta umidade e para trabalho externo;
  • faz cargas mecânicas pesadas (pode ser usado para chão e parquete);
  • elasticidade: não quebra com o tempo.

Este tipo de massa é particularmente popular devido às suas excelentes propriedades de desempenho e versatilidade.

Adesivo

É uma forma conhecida e comprovada de massa. Os principais componentes aqui são óleo de linhaça, cola, giz. Usado para o trabalho interior. A composição é facilmente distribuída pela superfície. Após a secagem completa, a superfície tratada torna-se muito mais forte.

Oleosa

Este tipo é adequado para trabalho ao ar livre. Massa resistente à umidade, que, devido às suas propriedades, é excelente para uso externo. Mesmo após o uso prolongado, você não notará rachaduras e quedas na superfície tratada. Muito poucos de seus companheiros podem se orgulhar de tais propriedades.

Independentemente de se você pretende pintar a madeira no futuro ou deixar a textura natural, a massa irá proteger o produto ou a superfície de caprichos climáticos agressivos e envelhecimento rápido.As lojas oferecem uma ampla paleta de cores e tons, para que você possa encontrar facilmente a opção perfeita. Além disso, enfatiza perfeitamente o padrão natural da madeira, sem mascarar e não escondê-la.

Começando ou terminando: qual escolher?

Citando a classificação da massa na composição e no tipo de trabalho, não podemos perder outro ponto importante. Este tratamento será apenas um estágio preparatório para manipulações subsequentes com madeira, ou esta é a camada final. Tudo depende do estado inicial da superfície e das suas ideias.

Começando putty incorpora partículas maioresisso cria uma camada mais densa. Se necessário, pode ser aplicado em várias etapas para alcançar o resultado desejado.

A massa de acabamento pode ser a primeira e única camada ou aplicada em uma superfície previamente preparada. Ele estabelece uma camada fina e torna a superfície tão uniforme e lisa quanto possível.

Putty Wood em suas próprias mãos

Todos os anos, os fabricantes estão tentando melhorar a composição de sua massa, de modo que atendam os requisitos dos consumidores, tanto quanto possível.Mas até hoje é possível fazer massa de madeira de alta qualidade. Não requer componentes exclusivos ou dispositivos especiais.

A receita mais simples para preparar massa em casa é a conexão de cola e giz PVA. Apenas pique o giz e misture bem na cola. A consistência deve se assemelhar ao creme azedo espesso. A técnica de aplicação é exatamente a mesma que na versão com o produto adquirido. Basta notar que ele vai secar por pelo menos 24 horas.

Se houver defeitos graves, se a madeira for velha, aconselhamos a adição de serragem muito fina. Isso irá esconder todas as falhas e dar uma aparência estética.

É possível conseguir a elasticidade da massa, se você tomar um verniz solúvel em água como base. Se necessário, como no caso anterior, serragem é adicionada. A uniformidade da composição, neste caso, pode ser conseguida combinando os componentes e deixando a mistura durante a noite. Serragem inchar e tornar-se mais suave.

Como obter o resultado perfeito?

Mesmo que você já tenha decidido que tipo de massa você precisa, Vale a pena ouvir as recomendações de especialistas e seus conselhos, para que o resultado não desapontá-lo no final:

  • Inicialmente, tente a massa em um segmento separado da superfície ou, se não houver essa possibilidade, em uma área que não será visível. Durante o trabalho, preste atenção a todas as pequenas coisas: como encher, como encher as rachaduras, como moer após a secagem. Concorde, se o resultado não combina com você, é mais lucrativo comprar outra massa do que jogar fora um produto feito de madeira cara ou uma peça antiga de mobília.
  • Mesmo que você esteja confiante na qualidade da composição e no resultado futuro, raramente é possível prever com precisão a tonalidade que resultará no processo de aplicação. Depende do fabricante e das características da madeira. Neste caso, você pode comprar vários tons de uma vez, ou depois de processar a plotagem experimental, ir à loja após a outra. Muitas vezes você tem que misturar manualmente vários tons para alcançar o resultado perfeito.
  • Preste atenção na densidade. Se você não quiser mascarar defeitos sérios, escolha uma composição mais líquida: polímero ou água. Eles protegerão a árvore e maximizarão sua beleza. As massas à base de solventes são mais adequadas para superfícies que exigem uma renovação séria.
  • O tempo de secagem também é importante.Se você quiser selar as rachaduras profundas, você terá que aplicar massa em várias camadas. E cada um deles deve secar bem antes que o próximo seja feito. Neste caso, é melhor usar uma massa à base de solvente.
  • Talvez, uma das condições mais importantes seja determinar precisamente para quais trabalhos a massa será usada. A mesma composição não é adequada para trabalhos internos e externos.

A madeira é um material extraordinariamente belo e ecológico. Salve sua estrutura vai ajudar a massa em madeira. O principal é escolher aquele que se adapta ao seu tipo de trabalho e ao estado inicial da superfície.

Para aprender a fazer uma massa para a madeira, veja o próximo vídeo.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto