Tapume vertical: características e benefícios
O tapume é um material de revestimento popular para a fachada de um edifício. Há alguns anos, a versão vertical do mesmo era praticamente desconhecida, o tapume horizontal foi usado em todos os lugares. No entanto, mais recentemente, o análogo vertical entrou com muito confiança no mercado da construção e agora é um outro tipo de revestimento do que apenas uma alternativa a um material orientado horizontalmente.
Definição de material
O tapume é um material usado para acabamento exterior (menos frequente - interno) de um edifício. Ele imita o embarque, representando uma faixa separada. Estes últimos são fixados de forma rápida e segura entre si graças às travas. O revestimento é fixado à superfície do edifício por meio de pregos para os quais é fornecida perfuração no material.
A popularidade do material, devido ao fato de que ele permite que você rapidamente transformar a aparência do edifício, escondendo falhas e irregularidades das superfícies. É fácil de instalar e não requer treinamento especial.
Devido à presença de uma tinta especial de polímero que protege contra danos e impede o aparecimento de corrosão, o tapume mantém uma aparência impecável e características técnicas durante várias décadas de operação.
Vale a pena notar a riqueza da escolha do material - a variedade de texturas, cores e tamanho decisões permitir-lhe obter um edifício elegante e original que se encaixa bem em qualquer paisagem.
Características especiais
Dependendo da direção da "placa" no espaço emitem horizontal e vertical do lado. O comprimento deste último pode atingir 3000, 3050 e 3100 mm. A largura do perfil também é variável - 160, 180 e 250 mm. A espessura é de 1, 1 ou 1,2 mm. Se estamos falando de guias metálicas destinadas a terminar a base, então a sua espessura pode chegar a 3 mm.
É importante entender que o tapume horizontal e vertical tem diferentes dimensões e configurações.
É inaceitável montar as “verticais” na direção horizontal, pois isso é repleto de vazamentos de água e reduz a vida útil do material.
As diferenças entre os dois tipos de perfis de tapume se relacionam e edgingque preenchem as juntas entre os perfis. Para cada tipo de material tem seus próprios perfis de borda. Ao contrário dos análogos horizontais com perfurações para drenagem de condensado na parte inferior, os painéis orientados verticalmente não possuem um.
Os recessos e quebra-cabeças do revestimento vertical são dispostos de tal forma que a umidade, sem se demorar na superfície do perfil, flui para baixo. Devido à superfície mais plana e a ausência de saliências no perfil não acumula poeira e sujeira.
Especialistas dizem que o tapume vertical tolera mais facilmente “saltos” de temperatura.
Espécie
Dependendo do material subjacente, o revestimento vertical pode ser de vários tipos.
Vinil
A base do material é cloreto de polivinila (PVC). Ele tem baixo peso e é caracterizado pelo aumento da flexibilidade, o que proporciona certa liberdade de ação durante a instalação. Aquele tapume de vinil agradavelmente surpreendido pela variedade de cores. No processo de fabricação, é possível adicionar pigmento colorido de qualquer tonalidade.
Devido ao seu baixo peso, o material não dá uma grande carga nas paredes e na fundação do edifício.
É importante que o produto seja ecologicamente correto, pois durante o seu funcionamento não são emitidas toxinas na atmosfera. A faixa de temperatura de operação varia de -50 a +50 graus. Tapume de PVC é resistente a ácidos, mas não tem uma maior resistência a danos mecânicos e choque. Algumas de suas espécies estão queimando.
Plástico
Uma variedade de tapume de plástico é acrílico. É superior ao PVC em termos de resistência ao congelamento, não desbota quando exposto à luz solar e sua vida útil é de cerca de 50 anos. Naturalmente, o custo do revestimento de acrílico é maior. Para obter um efeito positivo, o revestimento de plástico vertical requer o uso de isolamento externo.
Metálico
Feito de alumínio ou chapas galvanizadas, este revestimento é caracterizado pelo aumento da resistência em combinação com a leveza do material (embora seu peso seja um pouco maior do que o peso da contraparte plástica). Um revestimento especial no exterior garante a proteção do material contra a corrosão e garante uma longa vida útil (até 50 anos).Via de regra, o revestimento vertical de metal é usado para revestimento de edifícios de vários andares com maior carga de vento, em uma residência particular - para o projeto de pátios e garagens.
A superfície externa dos perfis metálicos é revestida com verniz, que deve ser atualizada a cada 3-5 anos de operação. Isso preservará as características técnicas do material e prolongará sua vida útil.
Este tipo de revestimento vertical é muito mais durável em comparação com a contraparte de plástico.portanto, seu uso é bem-vindo ao enfrentar o porão e as partes inferiores da fachada.
Cerâmica
"Vertical" com base na argila e aditivos modificadores é um revestimento de cerâmica. Caracteriza-se pelo respeito pelo meio ambiente e durabilidade (obtidos devido à alta temperatura da matéria-prima), baixo peso e baixo custo. A “placa” de cerâmica imita a madeira natural, portanto, os edifícios decorados com “cerâmicas” parecem caros e nobres.
Cimento
Tapume baseado em cimento é um material muito frágil que pode rachar de um impacto de folga.Para reduzir esta desvantagem, é adicionada fibra de celulose bruta à composição. Por isso, o “tabuleiro” adquire monumentalidade e aumenta a força.
Caracteriza-se pela segurança contra incêndios e longa vida útil.
A parte da frente de tal revestimento vertical imita a superfície de alvenaria ou de madeira, o que permite criar exteriores requintados.
De madeira
É baseado em madeira maciça, parte do tronco arredondado ou fibras de madeira coladas, o que leva ao alto custo do material. Tem uma aparência atraente e característica de textura de produtos de madeira, autenticidade. No entanto, requer cuidados constantes - a aplicação de compostos que previnem o fogo e o inchaço da umidade, protegendo contra pragas de insetos.
Apesar da preocupação regular com o revestimento de madeira, sua vida útil é muito menos incomparável.
Os mais difundidos tipos de vinil, acrílico e metal de "placas" verticais. Todos os outros materiais, teoricamente, podem ter uma diretividade vertical, mas, na prática, sua instalação é dificultada pelo grande peso dos perfis.Do refugo do tapume de madeira por causa de sua impraticabilidade e alto custo.
Benefícios
O tapume vertical é caracterizado por muitas vantagens.
- Tem alta resistência, é resistente aos efeitos atmosféricos e ácidos. Como mostra a prática, é mais capaz de suportar temperaturas extremas.
- Devido às peculiaridades da configuração do material, ou seja, a ausência de saliências e sulcos, a umidade não se demora, flui pela superfície do tapume vertical. Isso elimina o risco de vazamento de água, danos ao isolamento.
- A ausência de protrusões também garante a proteção das superfícies contra o acúmulo de poeira e sujeira. Uma chuva leve é suficiente para a superfície ficar livre de poeira e alegrar o proprietário com uma aparência atraente.
- O tapume vertical é durável às cargas, e o perfil de metal também é caracterizado pela resistência ao impacto e danos mecânicos.
- Ambientes agressivos, incluindo químicos e alcalinos, não são perigosos para o material. Sua vida útil permanecerá inalterada, mesmo que existam fábricas e fábricas próximas.
- Instalação do material é bastante simples, implica a presença de isolamento e grades, não é muito diferente da montagem de tiras horizontais. Se durante a operação um dos perfis verticais de metal se tornar inutilizável, pode ser facilmente substituído sem desmontar o revestimento. Infelizmente, no caso da versão plástica, na prática, isso não é possível.
- O tapume vertical é caracterizado por uma variedade de cores e texturas. Variedades de vinil geralmente têm tons pastel delicados. O acrílico, ao contrário, diferencia-se no brilho de uma paleta de cores, uma superfície brilhante.
- O uso de perfis direcionados verticalmente permite que você "puxe" o prédio visualmente, tornando-o mais refinado e nobre. Bons efeitos estilísticos podem ser alcançados pela combinação de perfis verticais e horizontais dentro da mesma fachada.
Dicas para escolher
Ao escolher um revestimento vertical, antes de tudo você deve se certificar de que o material tem todos os certificados de qualidade e conformidade necessários.
Se a documentação técnica estiver correta, preste atenção aos seguintes critérios de seleção.
- a presença da fechadura anti-roubo, caso contrário, os painéis roncarão ao vento e, com o vento rajado, correm o risco de cair da fachada;
- a espessura do material deve ser de pelo menos 1 mm, caso contrário, o material corre o risco de colapsar rapidamente devido a danos e rachaduras no tempo frio;
- A marcação por computador é obrigatória para painéis de marcas conhecidas. Sua presença é uma garantia adicional de que você obtenha um produto de qualidade.
Belos exemplos
O tapume vertical permite que você crie exteriores em estilos clássicos e modernos. Naturalmente, é ideal para criar um estilo caro, nobre e refinado em seu estilo de brevidade, por exemplo, inglês ou clássico.
Os perfis verticais são combinados harmoniosamente com outros materiais da fachada, por exemplo, em frente a tijolos. Enfatize a distinção das superfícies que serão reproduzidas nos contrastes. Contra o fundo de tapume vertical em cores pastel ou bege, os elementos de tijolo de uma cor mais saturada parecem vantajosos.
Não menos impressionante é a combinação de tapume vertical, horizontal e inclinado.É o uso de perfis inclinados que permite “diluir” a severidade das “casas verticais”. Eles se tornam a parte que você quer considerar, acrescenta distinção ao prédio e enfatiza a originalidade da estrutura.
Sobre os recursos da instalação do tapume vertical, você aprenderá com o vídeo a seguir.