Como escolher um aquecedor para as paredes da casa fora sob o tapume?
O tapume é muito usado para o acabamento de uma variedade de edifícios residenciais - edifícios privados e multi-familiares. Mas o clima russo faz com que seja necessário cuidar constantemente da máxima economia de calor. E por causa disso, a escolha do isolamento de alta qualidade torna-se importante. Ao mesmo tempo, não deve ser apenas de alta qualidade, mas também totalmente relevante para as características de uma determinada habitação.
Por que você precisa disso?
Aquecimento edifícios no tempo de inverno requer custos enormes e afeta significativamente a situação financeira dos moradores. Somente o isolamento de alta classe ajuda a reduzir custos e a garantir um alto nível de conforto ao mesmo tempo. As paredes de madeira e tijolo grosso não manterão o calor sozinhos e, quando o revestimento ainda estiver colocado no exterior, poderá aumentar o risco de arrefecimento da caixa.É imperativo cuidar do isolamento e da criação de um espaço de retenção de calor entre a parede principal e a superfície decorativa. Na íntegra, esses requisitos se aplicam às casas de estrutura.
Tipos: Prós e Contras
Em qualquer loja de ferragens e no mercado, os consumidores recebem uma variedade de materiais e soluções tecnológicas, que são apresentados como produtos universais. Mas, na realidade, isso não acontece: um aquecedor de certo tipo tem uma aplicação estritamente limitada, e apenas em limites bem definidos revela suas possibilidades.
Entre as soluções econômicas e tecnologicamente simples, uma das principais posições é invariavelmente ocupada por plástico de espuma. É leve e pode ser fixado à base da parede com buchas ou cola especial. A leveza do material não impede que ele tenha alta rigidez e força relativa. Mesmo quando em contato com a água, o aquecedor cumprirá sua função de forma confiável, não importando o quanto a geada esteja na rua.
A espuma tem desvantagens objetivas:
- a vida útil máxima do material é de apenas 15 anos;
- a permeabilidade ao vapor é insuficiente;
- necessidade de ventilação adicional.
Para isolar as paredes da fachada, nem toda espuma é útil, mas apenas processada por extrusão (oficialmente chamada de espuma de poliestireno). Este isolamento não está sujeito a encolhimento, mas requer um isolamento sonoro aumentado, uma vez que, por vezes, aumenta o ruído externo.
A lã mineral é recomendada para revestimentos de metal e plástico., o melhor tipo de profissionais considera o tamanho da placa de 1000x50 mm. Os rolos gradualmente se assentam, e o risco é alto em pouco tempo para perder o isolamento na parte superior da parede. As desvantagens de tal revestimento são uma necessidade significativa de barreira de vapor, a necessidade de proteger o material da exposição à umidade do lado de fora. Se você instalar lã mineral, precisará tomar medidas para proteger contra a névoa de poeira fina. O resto do isolamento do basalto se manifesta relativamente bem.
Muitas vezes, nos catálogos de empresas de construção pode ser encontrado o chamado penoplex. Não há nada de incomum nisso, já que é o mesmo poliestireno expandido, que é extrusado a pressão elevada (esse processo tecnológico cria uma estrutura de células pequenas).Nas plantas, o penoplex é produzido sob a forma de placas com uma espessura de 2 a 10 cm.
A vantagem do material pode ser considerada uma distribuição uniforme de bolhas de ar por toda a massa. Devido a esta propriedade, muito fracamente deixa entrar calor e é pouco suscetível à água. Durante os testes, uma série de exames de engenharia térmica confirmaram que, quando o penoplex foi afogado por 30 dias, ele se torna mais pesado em 0,06%, ou seja, a água só pode penetrar nas extremidades cortadas dos produtos.
Das desvantagens, pode-se notar que esse isolamento é facilmente destruído sob a ação de:
- acetona;
- formaldeído;
- solventes de tinta;
- gasolina, querosene, combustível diesel;
- tinta a óleo e uma série de outras substâncias orgânicas.
A complexidade da tecnologia leva ao fato de que o penoplex é mais caro do que qualquer isolamento em massa, excluindo a lã mineral. Após a colocação, é necessário fechar a superfície do material o mais rapidamente possível, até que seja destruído pela luz solar direta. Como todos os derivados de espuma, mesmo espuma de folha não protege contra a aparência de um rato doméstico nas paredes. Teremos que tomar medidas adicionais para combater esse roedor.Um problema sério é a fácil ignição de um aquecedor deste tipo, que até ultrapassa a sua densidade aceitável.
Como escolher?
Para paredes cortadas com qualquer tipo de revestimento, você precisa escolher o isolamento concentrando-se nos seguintes critérios:
- nível de condutividade térmica;
- a intensidade da absorção de umidade (líquido e do ar);
- sua proteção contra a ação do fogo;
- espessura de camada exigida.
A condutividade térmica (quanto calor é retido) é um parâmetro chave que caracteriza um material como isolante. Mas também entre seus tipos separados varia bastante amplamente. Assim, o calor através da lã mineral fica mais difícil, e o vazamento será o mais fraco através da espuma. A perplexidade é em vão: as recomendações para escolher o algodão são feitas levando-se em conta outras propriedades valiosas do material.
Os isoladores inevitavelmente se encontram com a umidade, precipitada pelos fluxos de ar, se a integridade do “bolo” é quebrada, gotas (gotas) de água líquida também podem penetrar. Portanto, ao escolher a opção final, eles sempre levam em conta a quantidade de água que a substância absorve sem perder suas características úteis.A maneira mais fácil é com a densidade do material: quanto maior, melhor é usar este tipo de isolamento. Mas temos que contar com a complexidade da instalação de estruturas mais pesadas.
A segurança contra incêndios é julgada pela alta inflamabilidade de uma substância. E a espessura da camada que está sendo criada é contraditória. Não há dúvida de que, com o aumento, a proteção térmica aumenta acentuadamente. Mas precisamos de uma abordagem equilibrada, levando em conta o quão denso é o material usado. Se for muito denso, é desejável usar uma camada menos potente.
Alguns fabricantes estão tentando convencer os consumidores de que seus materiais são totalmente ecológicos, feitos de fibras de linho ou celulose pura, e até mesmo a cola é escolhida da forma mais natural possível. Para acreditar em tais promessas ou não, todos devem decidir por conta própria, mas é melhor pensar em por que os construtores profissionais tentam isolar as fachadas com produtos mais familiares, sem pagar demais “pelo meio ambiente”. A única exceção é a lã de vidro, é realmente perigoso para a saúde com a menor violação de tecnologia ou medidas de proteção insuficientes.
Para uso externo em tapume é difícil encontrar melhores opções do que a espuma de lã mineral e poliestireno já mencionada. Mas para que o resultado atenda as expectativas dos construtores, mesmo as geadas mais severas não afetaram o exterior, é necessário não só escolher o isolamento, mas também aplicá-lo de acordo com as recomendações dos profissionais.
Tecnologia de montagem
O primeiro passo, de acordo com a tecnologia geralmente aceita, é o cálculo da camada requerida de proteção térmica. Nos subúrbios de uma casa sob o tapume, você pode isolar com lã mineral (ou de vidro), cuja espessura é 50-100 mm, em condições particularmente difíceis, este valor pode ser duplicado, fazendo uma construção de duas camadas. É melhor não confiar em seus próprios conhecimentos de engenharia, calculadoras on-line ou dicas de construtores familiares, mas solicitar um cálculo da mesma empresa que instalará o revestimento.
Quando a necessidade da quantidade exata de material é determinada, é hora de preparar a superfície.
É realizado da seguinte forma:
- todas as lâmpadas e peças decorativas são removidas;
- desmantelar drenos;
- guarnição de janelas e portas (se já tiverem sido entregues);
- superfícies ásperas de paredes são liberadas de áreas em decomposição;
- toda a superfície da madeira é impregnada com retardadores de chama;
- se as paredes não são de madeira, mas de tijolo ou pedra artificial, você precisa remover os influxos e a poluição;
- então o concreto ou tijolo é coberto duas vezes com um primer profundamente injetado.
Quase todos os tipos de tapume instalados horizontalmentee, portanto, a caixa deve ir verticalmente. A distância entre os nós depende do tipo de face a ser aplicada e da largura dos blocos do isolamento escolhido. Na maioria das vezes, é previsto um intervalo de 0,6 m, mas sob as camadas de lã mineral e lã de vidro, as barras são montadas com um degrau externo de 590 mm, então o revestimento subirá firmemente e não se moverá para nenhum lugar. Mas a distância de um ponto de fixação de uma barra a outra na parte inferior não pode ser maior que 0,5 m.
Para manter estas peças na parede de madeira, são utilizados parafusos auto-roscantes para enroscar na madeira, sendo colocadas cavilhas especializadas sobre o tijolo. Cada barra é selecionada de tal forma que é igual em espessura ao isolamento (estamos falando sobre a montagem diretamente na superfície da parede). Mas quando uma armação é aplicada, eles pegam ambas as partes para uma ripa de 5 × 5 cm, ou suspensões especiais em forma de P.
Não é necessário montar o revestimento próximo ao material de aquecimento, deixando um intervalo de 40 - 50 mm, os construtores fornecem ventilação confiável. Mas esta solução requer a instalação de caixas adicionais, cuja criação é levada em conta no cálculo da quantidade de materiais. Quando as chapas, rolos exceder 100 mm de espessura, é aconselhável dar preferência à caixa cruzada (permitirá colocar camadas de proteção térmica em um ângulo reto entre si).
Acima da lã mineral, lã de vidro e espuma é sempre necessário colocar uma membrana especial que proteja simultaneamente da humidade e do vento do exterior. Ao estudar as revisões de tais membranas, vale a pena prestar atenção se elas deixam o vapor sair bem. Se este indicador for insuficiente, poderão ocorrer problemas graves.
As telas de proteção contra o vento e a água se sobrepõem necessariamente a pelo menos 0,1 m Ao calcular a necessidade de qualquer componente, você pode adicionar outros 10% com segurança ao valor resultante. Então, nem produtos defeituosos ou erros de instalação não retardarão a construção ou o reparo.
Muitos construtores novatos e artesãos domésticos são atraídos pela facilidade de criar caixas de madeira, o que se manifesta no fato de que:
- A instalação pode ser feita à mão sem ferramentas extras.
- O processo não é caro.
- Caixa de madeira em si minimiza o vazamento de calor (em comparação com a contraparte de aço).
- O design pode ser conectado diretamente à parede sem adicionar suportes e outras conexões.
Mas características positivas não podem existir sem falhas. Assim, o baixo preço do material torna-se uma vantagem menos convincente, dada a necessidade de processar retardadores de chama e meios que inibem o crescimento de fungos microscópicos. Não é tão fácil a seleção de barras com o comprimento exato, que deve ter uma aparência suave e, além disso, secar a 10 - 12%.
Recomendações
Quando o isolamento é escolhido e comprado, e o trabalho em si começa, nada deve interferir com os instaladores. Portanto, embora as tecnologias modernas permitam operar em qualquer época do ano, é aconselhável escolher um dia seco e bastante quente. Antes de colocar o isolamento, é necessário remover tudo o que possa se tornar um obstáculo - até ramos de arbustos que possam ser apanhados.
Ecowool em suas características práticas é idêntico ao análogo mineral, de modo que o único argumento a seu favor é o aumento da segurança. Estes dois materiais absorvem perfeitamente os ruídos da rua devido à espessura fibrosa mais espessa. O Ecowool terá que ser consertado com dispositivos especiais, e painéis não serão formados a partir dele. Então, quase sempre a instalação deste aquecedor é de confiança de profissionais. Se você não pode pagar por seus serviços, você terá que considerar outras formas de proteção térmica.
Para isolar o revestimento colocado em paredes de madeira, de preferência com a ajuda de materiais com a menor condutividade térmica. É sobre lã de vidro e espuma de poliestireno extrudido. O principal problema das superfícies de pedra, concreto e tijolo é um alto nível de passagem de vapor, e somente materiais hidrofóbicos podem resistir efetivamente a ele. Para locais onde é necessária a máxima proteção contra incêndios, a lã mineral definitivamente vem em primeiro lugar.
Em vez de uma membrana, parte dos mestres usava camadas de endurecimento (feitas de malha de metal e argamassa) para proteger contra o vento e a umidade que caem do lado de fora. Há casos em que a lã mineral é colocada na forma da assim chamada forma de fechamento, quando há esteiras entre duas folhas de metal.Tal passo ajuda a garantir a mais alta estabilidade da proteção térmica, mas obriga a pensar na fixação do revestimento na folha externa. Colocando um material de aquecimento usando tábuas extremas, você pode definir a localização das partes do material decorativo em relação à camada de isolamento com mais precisão.
Às vezes os usuários não sabem se é possível não aquecer o revestimento e não pagar por materiais adicionais e trabalho. A resposta será sempre negativa, mesmo quando a casa estiver localizada em uma área com clima quente. Afinal, o isolamento de alta qualidade ajuda não só a manter o calor no interior, mas também garante o estado racional da seção entre a parede e os painéis de acabamento. Se o condensado se acumular lá, então até mesmo o material mais forte e mais qualitativo rapidamente se tornará inutilizável. Portanto, os proprietários responsáveis estão sempre considerando cuidadosamente como garantir o isolamento térmico sob a camada de revestimento de acordo com todas as regras tecnológicas.
Vídeo instrução sobre weatherization de uma casa com uma fachada de tapume veja abaixo.