Ventilação na garagem: os detalhes do aparelho
A ventilação na garagem desempenha uma das funções mais importantes - proporciona um microclima saudável e ajuda a manter o carro em ótimas condições. Como equipar-se com o exaustor e o exaustor na cave ou na cave e fazer furos de ventilação? Respostas para estas e outras questões serão encontradas abaixo.
Características especiais
A garagem é um espaço fechado que requer ventilação efetiva para a remoção completa e oportuna de umidade condensável, gases de escape tóxicos e outros gases nocivos.
Estas são algumas das funções que um sistema de ventilação adequadamente organizado deve executar.
- Remova a umidade, que inevitavelmente cai dentro da garagem com pneus e a parte inferior do carro, porque secar o carro é quase a única maneira de prolongar sua operação.
- Para remover perigos para a saúde humana gases de escape, fumos químicos de óleos, vernizes, gasolina ou diesel, produtos de cuidado de carro que são frequentemente armazenados na garagem.
- Evite a condensação nas paredes e no teto da garagem, bem como no interior da adega, o que pode levar a danos e até a destruição da própria garagem.
- Responsável pela rápida remoção de umidade das superfícies do carro, o que impedirá o aparecimento de ferrugem.
- Proteja contra a corrosão não apenas o carro em si, mas também ferramentas que são armazenadas ali mesmo.
Espécie
Existem apenas dois princípios de ventilação da garagem - natural e forçada. A partir daqui você pode naturalmente deduzir os tipos: natural, mecânico e combinado.
Ventilação natural baseada em leis aerodinâmicas. e o uso de dispositivos mecânicos não implica que o ar flua naturalmente, obedecendo às leis da física, através das aberturas de abastecimento e exaustão nas paredes ou portas de garagem devido à diferença de temperatura dentro e fora da caixa. Este tipo de ventilação é fácil de projetar com suas próprias mãos.
Claro, em qualquer garagem, a temperatura do ar dentro da caixa será maior que a temperatura ambiente na estação quente.E essa circunstância é usada para estimular a circulação de ar: o ar fisicamente quente tende para cima e o frio para baixo, devido à diferença de temperatura e densidade.
Assim, dois dutos de ventilação improvisados são feitos nas paredes da garagem. Recomenda-se colocá-los na diagonal. O ar externo entra no porto de entrada. Nesse ponto, surge uma diferença de temperatura na caixa da garagem e o ar quente sobe, depois cai no duto de ar de exaustão e se afasta.
Os princípios básicos da colocação do sistema.
- O duto de suprimento de ar é geralmente colocado no lado de barlavento e o mais próximo possível do nível do chão - geralmente não mais que 10-15 cm, mas não menos que meio metro da superfície. A solução mais simples e eficaz para este tipo de ventilação é a ventilação padrão que simplesmente corta a porta da garagem.
- O capuz deve ser colocado a uma distância de 10 a 15 cm abaixo da junção da parede com o teto. Ele é instalado 10 cm abaixo da junta do teto, a outra extremidade do duto está localizada fora da caixa em um nível de cerca de meio metro abaixo da borda do telhado.
- É importante observar a colocação das aberturas de alimentação e exaustão em diferentes cantos da sala opostas, com uma diferença de altura de pelo menos 2,5 a 3 metros.
- Se o duto de ventilação for liberado no teto da caixa, não se esqueça de garantir que a altura do tubo seja de 50 a 60 cm, como regra, é coberta com uma tampa figurada no topo e equipada com grade ou grade para proteção contra insetos.
Além da simplicidade do equipamento do sistema de ventilação natural e do baixo custo do mesmo, também apresenta desvantagens.
- Na estação quente, uma pequena diferença de temperatura torna esse tipo de ventilação ineficaz - não há mistura suficiente de massas de ar, inclusive devido à densidade diferente do ar.
- O grande papel desempenha-se por um arranjo de aberturas de entrada e escape.
- Outra desvantagem é a aparência de gelo nas partes abertas do sistema na estação fria devido às temperaturas muito baixas dentro da caixa da garagem. Este problema é facilmente eliminado pela instalação de válvulas de isolamento isoladas.
O tipo de ventilação artificial (forçada) é caracterizado por garantir a mistura de massas de ar com a ajuda de ventiladores de exaustão e de admissão e mecanismos semelhantes a eles. A mistura de ar na caixa da garagem ocorre com a ajuda de sistemas artificiais de fornecimento e exaustão.Pode-se dizer que, até certo ponto, este tipo pode até substituir o aquecimento. Os sistemas mais avançados usam uma variedade de software.
Estruturalmente, esse tipo de ventilação é diferenciado em um monobloco. (uma única unidade fornece uma cerca e um capuz) e modular (tudo isso é feito por dois blocos diferentes de dispositivos).
Este tipo de relativamente caro porque requer um certo grau de mecanização. Levará pelo menos dois tipos de dispositivos - para a organização do fluxo de ar e sua exaustão.
O equipamento de suprimento pode incluir um aquecedor ou aquecedor de ventilador, você também pode adicionar um filtro de ar ou ventilador de duto.
O ar de admissão passa pelo filtro, é aquecido pelo aquecedor de ar e entra nos dutos de ar. Depois de executar suas funções dentro da caixa, as massas de ar são emitidas para a atmosfera através de um sistema de exaustão.
É possível montar uma versão de bloco único. Pode até ser mais eficiente, já que todo o equipamento é fechado em um único gabinete e funciona como um todo. Além disso, é o mais econômico em operação, já que geralmente o trocador de calor a placas funciona “sozinho”, aquecendo o ar aspirado da atmosfera.
As vantagens do tipo mecânico de ventilação:
- tipo mecânico de sistema de ventilação fornece umidade interna e temperatura do ar, independentemente das condições atmosféricas fora do bloco de garagem;
- com sua ajuda, é fácil garantir a ventilação do porão, para criar circulação de ar adequada;
- Se você tem uma garagem que está completamente abaixo do nível do solo, esta é a única saída para este tipo de garagem ao guardar um carro.
O tipo combinado de ventilação opera de acordo com um princípio separado - o ar entra na caixa de forma independente e é ejetado por meio de dispositivos mecânicos.
Se a temperatura ambiente for maior que a interna e o tipo natural de ventilação for implementado (sem o uso de mecanismos), o projeto não funciona. Estimular a mistura de ar, neste caso, você pode instalar ventiladores convencionais. Eles são econômicos na operação e não sobrecarregam o orçamento familiar.
A única desvantagem deste tipo - controle manual, como há uma necessidade de visitar frequentemente a garagem.
Como isso funciona?
O sistema de admissão funciona de acordo com o tipo natural de ventilação descrito acima.O sistema de exaustão é mecanizado e o ar de exaustão é fornecido por um exaustor.
As vantagens do tipo combinado de ventilação:
- é relativamente independente da época do ano;
- instalação fácil
Desvantagens:
- na estação fria, o ar dentro da garagem é rapidamente resfriado;
- ventilador elétrico requer manutenção regular;
- o ar externo não pode ser limpo.
Naturalmente, cada dono de garagem escolherá o tipo de sistema independentemente e com base no seu orçamento e nas finalidades para as quais o espaço de garagem é usado. De um modo ou de outro, deve-se notar que a instalação de um sistema de ventilação de um tipo ou outro na garagem é muito importante para o proprietário do ponto de vista operacional.
O que você pode equipar?
Atualmente, a instalação de dutos de ar para sistemas de ventilação de qualquer tipo pode ser feita usando uma grande variedade de materiais, desde tubos de plástico ou metal-plástico para esgoto até o uso de uma mangueira corrugada de um aspirador de pó.
Considere algumas opções.
- Você pode executar os dutos de ventilação na caixa usando tubos de amianto.Tais tubos não são inflamáveis, não podem ser pintados, ou vice-versa, se o proprietário for uma pessoa criativa, eles podem servir como material para criar uma comitiva específica durante a pintura.
- Como já mencionado, tubos de esgoto de plástico também são uma boa opção.
- E, finalmente, as soluções mais simples são as mangueiras antigas de um aspirador de pó, mangueiras de jardim e outras estruturas de tubos.
Um desejo completamente natural de qualquer dono de garagem para ter uma adega nele pode ser confrontado com a necessidade de ter um sistema de ventilação separado nele devido a erros no projeto. Isso não só pode levar à deterioração dos produtos devido à alta umidade dentro da adega, mas também às tristes conseqüências na forma de corrosão do corpo do carro. Por esta razão, a ventilação da adega não deve ser negligenciada.
Com um tipo natural de ventilação, a adega é seca devido à mistura térmica de massas de ar - de acordo com as leis da física, o ar aquecido mais leve na parte superior da adega se eleva, e o ar que entra pelo lado de fora através do duto de entrada enche o espaço rarefeito.
A segunda opção é instalar ventiladores e criar ventilação forçada. Este é um esquema com maior eficiência, mas exigirá custos monetários e energéticos substancialmente maiores.
Preparação de desenhos
O sistema de ventilação deve estar equipado com uma garagem de um e dois andares, bem como instalações residenciais, independentemente da presença ou ausência de um sistema de aquecimento, tendo em conta a ventilação uniforme de todos os volumes.
Para que os sistemas de ventilação funcionem estavelmente com uma capacidade estimada, na fase de projeto, os dutos de ar são calculados para a vazão e o diâmetro do canal. Na verdade, os dutos de ar são canais pelos quais o ar passa. Eles são amplamente utilizados em uma variedade de dispositivos domésticos, e na esfera industrial-tecnológica, na produção de produtos químicos e medicamentos e em outras empresas industriais.
Calcular o volume do sistema de ventilação da garagem é bastante simples.
O número principal é o número de mudanças nos volumes de ar da garagem por volume de fluxo de ar externo (multiplicidade). Se o seu número for 6-10 volumes e o volume total da caixa de garagem for conhecido, é necessário calcular o consumo de ar por hora: L = nvVg
Onde
L - consumo por hora, m3 / h;
n - a norma de mudar o volume de ar na garagem;
Vg - volume total de ar na caixa, m3.
Para determinar o volume da garagem, multiplique a largura pelo comprimento e altura das dimensões internas da caixa.
Por exemplo, uma garagem tem 4 por 6 e 2,7 m de acordo com a fórmula Vg = 4x6x2,7 = 64,8 m3. Se o número de mudanças nos volumes de ar da garagem por volume de fluxo de ar do lado de fora for igual a sete turnos por hora, então essa caixa precisa de L = 7x64.8 = 453,6 m3. Por conseguinte, o caudal e a velocidade do ar podem ser definidos de acordo com este diagrama:
Para selecionar a seção transversal dos dutos de ar de suprimento e exaustão, L é arredondado, aumentando para um múltiplo de 5. Assim, nosso número calculado é aumentado para 455 m3, já que é um múltiplo de 5: 455: 5 = 91. Comparando-o com o diagrama e sabendo que a velocidade do ar no duto ao aplicar a ventilação natural é de aproximadamente 0,5-1 m / s, para os volumes acima, canais circulares com um diâmetro de mais de 500 mm ou dutos de ar com uma seção diferente de 450 x 500 mm curvas ou sem.
Se for decidido melhorar o fluxo de ar, isso pode ser conseguido instalando-se uma entrada de ar de uma grade ou malha em vez de um tubo com uma parede sólida. Seu diâmetro deve ser 2-3 vezes maior que o do capô.Isto dará uma melhora significativa na ventilação, mas haverá uma alta probabilidade de um congelamento significativo da garagem durante a estação fria. Para evitar isso, é necessário instalar amortecedores no fluxo de entrada e escape, que, se necessário, reduzem a permeabilidade ao ar.
Certifique-se sempre de que o capuz não seja maior na seção transversal.do que a entrada de ar de admissão, como o chamado impulso de viragem ou impulso inverso pode ocorrer. Por esse motivo, se você bloquear parcialmente o duto de entrada, certifique-se de reduzir o diâmetro do escapamento.
No caso da fabricação de um sistema de ventilação de um poço de observação ou adega para salas subterrâneas, são necessários tubos separados para o fluxo de ar e outro para a exaustão. As condutas de exaustão devem ser isoladas das instalações principais da garagem - o ar nelas não deve estar em contacto com o volume principal de massas de ar no interior da caixa.
O volume de massa de ar de fornecimento deve ser de pelo menos 180 m3 / h a uma temperatura dentro da garagem não inferior a 5 ° С acima de zero. A frequência de troca de ar completa - 6-10 vezes por dia.
O esquema funcional dos dutos de ar é elaborado ao criar um projeto para uma sala, uma vez que a instalação de um sistema de ventilação em uma garagem já concluída acarretará um grande número de dificuldades.O esquema deve conter a localização das aberturas, o seu número. Também deve incluir as dimensões da garagem, a passagem de dutos e dutos de ar acima e abaixo da superfície do solo / chão, o número de volumes de circulação de ar.
O cálculo dos diâmetros dos orifícios de ventilação é o seguinte.
- Com um diâmetro de tubo de 15 mm = 1 m2. Assim, para o boxe em 10 m2, serão necessários tubos de 150 mm.
- Com a soma de todas as aberturas, igual a 0,3% da área total da garagem. Esta fórmula é usada para o projeto de um único canal com um tipo de ventilação mecânica.
Há uma diferença entre códigos de construção russos e estrangeiros. Se os documentos regulamentares russos estabelecem a taxa de admissão de ar no exterior para uma garagem com um carro de passageiros a 180 m3 / h, então, nas normas estrangeiras, esse número é aumentado em 100%.
Além de calcular o desempenho desejado da troca de ar, os dutos de ar contam com perdas de pressão e rigidez. Tais cálculos são convenientes por causa do uso para ventilação em garagens dutos flexíveis de vários plásticos, menos duráveis e rígidos em comparação com estruturas metálicas, que são usadas na maioria dos casos.
Perguntas frequentes
Como organizar na sala de garagem para pintar um carro?
Paint garage é uma área muito específica, que faz suas demandas ao proprietário.
Eles são complicados pelo fato de que na garagem você precisa ter:
- porão de considerável profundidade;
- avançado sistema de ventilação potente para entrada e emissão de ar e gases de exaustão;
- é necessário remover a câmera de qualquer local residencial;
- É muito importante eliminar o contato do ar da câmara de pintura com qualquer alimento;
- a câmara deve estar perfeitamente isolada do ambiente externo;
- elementos de aquecimento, filtros, como todos os outros equipamentos, devem estar em conformidade com os padrões de segurança contra incêndios.
Como equipar uma garagem para soldar?
Em vários trabalhos relacionados ao reparo ou modificação do carro, o proprietário geralmente usa soldagem. Uma boa opção é uma máquina de solda que usa eletrodos de tungstênio para soldagem em um ambiente de proteção de gás.
Temporada de inverno: abrir ou fechar portas de garagem?
Pode parecer estranho, mas no inverno, a corrosão corrói o metal do carro mais forte do que no verão,de modo que na estação quente a garagem metálica na ausência de um sistema de ventilação é ventilada abrindo-se o portão totalmente aberto, mas no inverno não é necessário abrir o portão a baixas temperaturas, o que é novamente relacionado à umidade. Note que o isolamento da garagem de metal não resolve este problema.
Dicas e truques úteis
O Teflector é um dispositivo que é instalado acima do duto de exaustão e usado para aumentar a taxa de fluxo devido ao chamado efeito Bernoulli, que aumenta a eficiência do sistema de ventilação. De acordo com o princípio de funcionamento, o defletor pode ser estacionário (fixo) ou rotativo (rotativo).
Um defletor turbo é uma variante melhorada e muito mais eficiente de um defletor convencional.Basta colocar - este é um dos nomes da turbina rotativa. Na verdade, este é um rotor comum montado no corte superior do duto de exaustão.
Ela ajuda a remover o ar de exaustão da sala da caixa da garagem de maneira natural.
O defletor turbo opera usando apenas as leis da física, sem o uso de dispositivos mecânicos, o custo de eletricidade ou combustível.Como já observado, a umidade na garagem desempenha um papel importante, e sua eliminação é a tarefa mais importante do sistema de ventilação. O defletor turbo é uma parte original, barata e muito eficaz do duto de exaustão que ajuda a estabelecer a troca de ar correta e eficiente na caixa da garagem.
O princípio do defletor turbo - passivamente usando o movimento de massas de ar, cria uma área de pressão reduzida, contribuindo para o fluxo de ar e aumento do empuxo no duto. Ele age independentemente do vento, sua força e direção.
A capacidade do rotor de girar na mesma direção elimina o capotamento do empuxo e aumenta a eficiência da troca de ar no capô.
Pode-se notar que esta é também uma proteção adicional contra a precipitação, objetos estranhos no duto.
Este dispositivo será capaz de aumentar a troca de ar na garagem ou em outras instalações em 20% sem quaisquer custos adicionais mecânicos ou financeiros.
A forma do impulsor e o corpo do produto varia de acordo com os desejos estéticos do proprietário. Sua vida útil com manutenção adequada é de mais de 10 anos.
Claro que, além das vantagens, o defletor turbo não está isento de certas desvantagens:
- O preço mais alto do dispositivo, que depende do material do qual é feito.
- Na ausência de fluxo de ar no duto no inverno, as lâminas podem parar e ficar cobertas de gelo e gelo.
- As regras para manutenção do defletor turbo são simples e elementares. Freqüente a isso não é necessário.
A pior coisa que pode acontecer é a cessação do movimento das pás do impulsor devido à falta de fluxo de ar ou inclinação e obstrução dos rolamentos.
Vamos resumir alguns resultados.
- Instalação de sistemas de ventilação na garagem de qualquer tipo é necessária. Ele permite que você economize e amplie a vida útil dos carros, reduz o impacto de fumos prejudiciais de combustíveis, óleos, produtos químicos em um espaço fechado na saúde humana.
- É necessário escolher um dos vários tipos de ventilação - natural, forçada / mecânica, combinada, dependendo do propósito de usar a garagem.
- O aquecimento do piso ajudará a evitar a condensação nas paredes e no teto da garagem, feita de metal. É primeiro coberto com feltro de telhados, depois segue uma betonilha de concreto e o linóleo é coberto por cima.
Sobre os meandros do dispositivo de ventilação na garagem, veja o seguinte vídeo.