Fronhas decorativas: idéias de design e instruções para a fabricação do produto

Design moderno de habitação é representado por vários tipos de decoração, mas a decoração têxtil de salas é muito popular entre eles, por isso, em muitos quartos, você pode encontrar um item tão importante e multifuncional como um travesseiro decorativo. Para fazer com que este elemento do interior se encaixe originalmente no estilo geral e preencha o espaço com conforto, a maioria dos proprietários prefere fazer suas próprias fronhas para travesseiros. A decoração de produtos macios pode diferir na textura, ter cores neutras e brilhantes, bem como ser caracterizada por uma abordagem criativa incomum para a execução.

Maneiras de fabricar produtos

Fronhas decorativas feitas com as próprias mãos, têm um chique especial, a partir delas respira conforto em casa e aconchego. Hoje, decorações para almofadas podem ser decoradas de várias maneiras, usando qualquer material para isso. Grande demanda por designers usa várias opções de capas.

  • Malha. Tais produtos são caracterizados pela facilidade e aparência perfeita no estilo escandinavo. Crochê texturizado com tons neutros é uma adição interessante para a área de estar. Capas de almofada em cores brilhantes ajudarão a preencher o interior com o sotaque de cor desejado, travesseiros de contraste são geralmente colocados em um sofá e poltronas. Especialmente bonito parece mobiliário decorativo associado à lã. Almofadas, projetadas na forma de ovelhas, são capazes de animar e diluir as cores sombrias do interior.
  • Costurado As capas de alfaiataria, neste caso, são feitas de tecidos de algodão e linho, que são decorados com rendas ou pompons delicados. Os produtos são fáceis de costurar com as próprias mãos, este tipo de bordado é adequado para aquelas mulheres que não têm de tricotar. A técnica é simples, então até os mestres iniciantes poderão lidar com isso.O resultado é uma decoração incomum para o design da sala.
  • Bordado. Eles são perfeitos para os quartos interiores em que há um certo tema. Neste caso, as fronhas são costuradas a partir de qualquer tecido que sirva de base. A decoração é feita com a ajuda de bordados com trança, fios, fitas, strass e miçangas. Além disso, nas capas você pode colocar elementos de aplicações de meios improvisados. Normalmente, para fronhas decorativas, o estilo é escolhido com a imagem de formas geométricas, flores, plantas e padrões abstratos.

O aplique de botões merece atenção especial, é considerado o tipo mais simples de decoração que pode ser realizado com crianças, desenvolvendo sua criatividade. Botões geralmente são costurados ou colados. Para tornar as fronhas um visual elegante e luxuoso, elas são melhor decoradas com lantejoulas, miçangas e rebites coloridos. Tais travesseiros são usados ​​apenas como itens de decoração, pois é inconveniente usá-los.

  • Combinado. Para dar fronhas multifuncionalidade, recomenda-se costurá-los de vários fragmentos. Este método de fabricação é usado para a decoração de salas em estilo patchwork.Restos racionalmente usados ​​de tecidos coloridos permitem que você crie fronhas incomuns que complementarão o interior com um calor caseiro. Na maioria das vezes, os artesãos preferem combinar tecidos monocromáticos com laços transparentes, eles parecem neutros em qualquer design. Se for necessário enfatizar a decoração original da sala, você pode escolher uma alfaiataria de retalhos com estampas em preto e branco.
  • Desenhado Essas fronhas são uma ótima decoração para travesseiros colocados em móveis estofados em quartos de crianças. Graças a uma tecnologia de desenho especial, você pode obter produtos exclusivos. Imagens coloridas são aplicadas aos têxteis manualmente e tecnicamente. Estêncil imprimir é muito popular, durante o qual padrões interessantes e padrões na forma de palavras, figuras, letras e folhas com flores são aplicadas aos espaços em branco do tecido.
  • De coisas antigas. Se você abrir o armário, poderá encontrar muitas roupas fora de moda. Tais coisas não precisam se apressar para jogar fora, porque elas se tornarão uma boa base para costurar fronhas decorativas. A principal vantagem deste tipo de fabricação é que é absolutamente livre de custos, porque você pode obter um caso elegante de um suéter velho, camisa ou vestido.

É importante! Para escolher uma maneira adequada de criar fronhas bonitas, é necessário levar em conta as características estáticas da sala em que você planeja colocar o objeto de decoração, bem como calcular corretamente suas habilidades.

Seleção de materiais

Almofadas decorativas podem ser removidas em fronhas feitas de vários materiais, mas para que elas complementem harmoniosamente o interior da sala, é importante prestar atenção especial à escolha dos tecidos a partir dos quais os produtos são costurados.

  • Para o projeto de quartos, recomenda-se fazer fronhas de linho. Este é um tecido natural, caracterizado pela alta qualidade e respeito pelo meio ambiente. Coberturas de linho também não causam reações alérgicas, são bem lavadas e respirar, mas sua adaptação é cara. Uma opção mais econômica para os quartos é fronhas decorativas feitas de cetim, chita e chita, muitas vezes são decoradas com bordados e apliques. Este tecido é barato, parece bom, mas está sujeito a desgaste rápido.
  • Para almofadas que executam uma função decorativa em salas de estar e salões, recomenda-se escolher fronhas de tecidos de móveis grossos. Olhe grande nos produtos da área de recreação que adornam as tampas da tapeçaria.Dependendo do design da sala, eles podem ser complementados com elementos decorativos como fitas, trança, miçangas e strass. Além disso, fronhas decorativas feitas de couro genuíno e peles parecem interessantes no interior das salas de estar.
  • Quanto aos quartos das crianças, eles são geralmente decorados com almofadas coloridas e brilhantes, por isso, para uma decoração elegante e contrastante é bom algodão adequado, malhas, lã, brocado e jeans. Graças à combinação original destes tecidos, você pode fazer composições incomuns.

É importante! Ao escolher um material para uma fronha decorativa, você também deve levar em conta as características de alfaiataria e o tamanho do travesseiro. É aconselhável selecionar a largura do tecido, o que evitará o corte.

Opções de tamanho

Almofadas podem ter diferentes formas e tamanhos, portanto, ao fazer capas decorativas para eles, você precisa levar em consideração esses recursos. Em muitas casas você encontra enormes almofadas de 60x60 e 70x70 cm, herdadas dos tempos soviéticos e incluídas no conjunto clássico de roupas de cama. Normalmente, esses itens dimensionais são usados ​​para dormir, mas isso não significa que eles devam ter uma decoração modesta.Neste caso, recomenda-se decorar fronhas com insertos a céu aberto ou bordados delicados.

Almofadas, que são usadas como decoração e são colocadas na área de estar em sofás e poltronas, geralmente são costuradas em tamanhos pequenos. Tais produtos podem ser quadrados e retangulares. Portanto, criando fronhas para produtos retangulares, vale a pena considerar que elas terão proporções e terão uma diferença nos lados de 20 cm, sendo que os tamanhos mais populares dessas almofadas são 40x60 e 50x70 cm.

Quanto aos modelos quadrados, eles podem ter tamanhos de 40x40, 45x45 e 50x50 cm.Estas almofadas exigem fronhas pequenas e elegantes. Os casos de produtos suaves normalmente formam-se em vários assuntos. Estas podem ser aplicações românticas com os nomes dos amantes, inserções suaves feitas de cetim e renda, bem como uma impressão abstrata.

Idéias de Design

Fazer fronhas decorativas envolve o uso de vários desenhos. Portanto, antes de proceder ao bordado, é necessário determinar a composição da composição, sempre levando em conta as peculiaridades do interior da sala, a paleta de cores da decoração, o material de alfaiataria e a técnica de aplicação da decoração.Recentemente, belas fronhas decoradas no estilo de shebby, retro e Provence são muito populares. Capas com temas orientais não parecem menos interessantes. A base para fronhas é costurada a partir de tecidos naturais, depois é dada a forma desejada e decorada com imagens de flores, animais ou personagens de contos de fadas.

Fronhas para almofadas clássicas diferem em formas retangulares e quadradas. Se o interior previr o uso da geometria, eles podem ser substituídos por triangulares, ovais ou redondos. Almofadas de coração também são consideradas uma opção interessante, eles geralmente são decorados com fitas coloridas e arcos. Para salas de estar deve escolher o modelo cobre com decoração em relevo. Arcos graciosos, baforadas, franja e babados ajudarão a suavizar as linhas rígidas do interior. Além disso, as fronhas podem ser complementadas com elementos como aplicações de volume e tecelagem de fios. Tal acabamento de almofada tem um efeito impressionante, e qualquer material disponível é adequado para criar uma obra-prima exclusiva.

Para os donos da casa, que têm um tipo romântico, cabem no interior dos quartos, onde haverá travesseiros decorados com fronhas chiques.Externamente, a decoração pode parecer simples, mas os tecidos bordados com padrões tornam as almofadas macias agradáveis ​​e delicadas. Tais fronhas dão ao quarto calor, leveza e conforto real. Na maioria das vezes, um design similar é escolhido para o design de quartos infantis nos quais pequenas princesas vivem. Essa decoração também é apreciada por meninas adultas, pois é fácil criá-las com suas próprias mãos usando rosas de cetim, babados, rendas e pompons. Para encher a sala da criança com uma atmosfera de cuidado e amor, os desenhistas recomendam costurar travesseiros na forma de brinquedos, vão se decorar adequadamente com casos de travesseiro brilhantes e originais. Para o padrão da matéria, você pode usar ambos os esquemas padrão e escolher idéias, graças às quais um produto macio se transformará em um animal fofo ou um herói de conto de fadas. As fronhas decorativas tricotadas de fios na forma de corujas, gatos e coelhos ficam lindas.

Como fazer você mesmo?

A adaptação de uma fronha decorativa não requer habilidades especiais e custos financeiros. Para fazer uma bela decoração, basta determinar o estilo e preparar o material necessário. Além disso, muitos psicólogos acreditam que o bordado conjunto pode reunir todos os membros da família. Portanto, a costura é recomendada para realizar com crianças.Isso ajudará a revelar seu talento criativo, e a filha e a mãe no processo de decoração poderão se comunicar de perto e compartilhar seus segredos.

Depois que o design da fronha de almofada for selecionado, você precisará iniciar o padrão. Para fazer isso, prepare o tecido e todos os acessórios personalizados. O trabalho é realizado com a ajuda de uma máquina de costura, agulhas com linha e tesoura. A marcação no tecido é aplicada com giz ou lápis especial. Antes de abrir o tecido, são realizadas medições da fronha futura, suas dimensões são transferidas para o tecido, deixando uma pequena “margem” nas costuras.

O corte de produtos decorativos é geralmente realizado em um fio transversal, mas às vezes os artesãos o fazem em um fio fracionário. O tecido precisa ser recolhido corretamente para que haja poucos retalhos restantes durante a costura. Se a fronha for feita de material de algodão, é necessário ter em conta que pode encolher durante a lavagem, por isso as dimensões aumentam ligeiramente durante o corte. Todos os detalhes do padrão nitidamente cortados, seu lado errado se deitou. Em seguida, os elementos na costura são fixados com pinos e iniciam o processo de costura.

Fronhas decorativas melhor costurar máquina de costura, mas se não for na casa,as peças são costuradas com agulhas e fios. Além disso, o fixador é feito, pois os dois botões e "um relâmpago clássico" podem se aproximar. Se você planeja fazer uma fronha com um cheiro de perfume, deixe uma pequena costura em um dos lados. Quando a base estiver pronta, você pode prosseguir com segurança para a etapa mais interessante do bordado - decoração. Jóias é aplicada usando várias técnicas, usando estampas brilhantes, miçangas, apliques, miçangas ou bordados com fitas.

Dicas úteis

Recentemente, muitas donas de casa preferem criar itens de decoração originais com as próprias mãos, não são exceção e fronhas. Eles podem ser decorados com vários materiais, dando ao produto um estilo e elegância. Para tornar o processo de design rápido e fácil, os especialistas novatos devem levar em consideração algumas recomendações de especialistas para iniciantes.

  • Fronhas de malha parecem espetaculares e bonitas, mas muitas vezes devido a fios escolhidos incorretamente, elas se revelam impraticáveis. Tais almofadas podem eventualmente esticar e perder sua aparência original. Para evitar isso, é necessário adquirir roscas de alta qualidade resistentes à lavagem e ao desbotamento.Se não houver habilidades em tricô, então é melhor costurar capas de tecidos de seda.
  • Muitos apartamentos têm animais de estimação como cães e gatos. Nesta situação, os travesseiros precisam ser decorados com um tecido de mobiliário durável, como as garras nas fronhas de veludo, veludo ou lã podem ser deixadas.
  • Para espaços interiores onde crianças pequenas costumam brincar e reuniões de família acontecem, é aconselhável costurar capas em travesseiros de linho, batista ou cetim. Este material é barato, fácil de lavar e não causa reações alérgicas. Além disso, uma fronha estragada, que não pode ser limpa de manchas, pode ser substituída sem arrependimento por uma nova.
  • Para as jovens costureiras que não têm experiência em costura, o primeiro trabalho deve ser iniciado com tecidos “não desgastados”. Como, devido à falta de um overlock de qualidade, as bordas do produto podem se dispersar rapidamente pelas costuras.
  • Se o design da almofada permitir a aplicação no tecido, os espaços em branco antes da decoração devem ser lavados em uma solução de sabão quente. Se isso não for feito, após a conclusão do trabalho, o aplique na fronha de travesseiro pode retirar o tecido. Isso também se aplica a composições de cores, as quais, após a primeira lavagem, alteram as cores e, como resultado, uma imagem cinza-sujo pode permanecer das flores rosas.Portanto, antes de iniciar o projeto, é necessário lavar a base da fronha e todos os detalhes das aplicações.
  • Fronhas decorativas feitas de tecidos combinados são muito populares. Mas para sua criação é importante levar em conta as características de cada material. Para a base é melhor usar tecidos de malha que são capazes de esticar e elementos auxiliares para escolher entre fitas de franjas, veludo e openwork.

Como fazer um travesseiro decorativo com suas próprias mãos, veja o próximo vídeo.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto