Chita grossa e cetim para roupa de cama: propriedades e diferenças de tecidos

 Chita grossa e cetim para roupa de cama: propriedades e diferenças de tecidos

A escolha da roupa de cama é uma questão bastante importante, na qual o conforto e a qualidade do sono dependerão diretamente. No entanto, os materiais utilizados para conjuntos de costura, hoje existem muito, entre os quais estão em uma conta especial de chita grossa e cetim. Portanto, para fazer a escolha certa, é necessário ter uma ideia clara das propriedades de cada material, suas características positivas e negativas.

Visão geral de composições têxteis

Hoje você pode encontrar conjuntos de cama de uma variedade de tecidos naturais, sintéticos e combinados. Eles podem ter diferentes tecelagens, propriedades táteis, cores e muitos outros parâmetros diferentes. Portanto, é muito difícil escolher uma opção adequada na variedade existente.Mas a partir de toda a lista de materiais, conjuntos de cetim e chita são especialmente procurados, cujas principais características serão discutidas em detalhes abaixo.

A história da chita grossa origina-se em países asiáticosonde inicialmente esta matéria-prima foi destinada para a confecção de roupas e lençóis exteriores. Chita grossa impressa encontrou seu uso na fabricação de vestidos infantis e femininos. Hoje, este material tem sido usado como matéria-prima para a adaptação de capas de edredão, lençóis e travesseiros. Isto é devido à massa de características positivas do tecido, bem como seu custo aceitável.

Chita grossa, na verdade, é um tecido denso de algodão com tecelagem perpendicular de fios. Sem processamento, o material é muito semelhante a uma tela de papel, daí o nome de longa data da chita branca, que é chamada de linho. O tecido destaca-se no contexto das matérias-primas de algodão remanescentes por um alto nível de praticidade e resistência ao desgaste, no curso de dar os matizes e padrões de materiais, corantes de origem exclusivamente natural são usados.

Quanto à densidade, este parâmetro varia na faixa de 50-140 filamentos por 1 cm2.O custo de produção é baseado no tipo de fibras usadas para tecer. Normalmente, quanto mais fino for o fio, mais forte e denso será o tecido e, portanto, o custo do produto final será alto.

Nas prateleiras de lojas você pode encontrar vários tipos de chita grossa, a partir do qual costurar cama:

  • matérias-primas tingidas - geralmente são produtos de cor única;
  • material impresso - tais produtos têm um padrão multi-colorido, enfeite, etc;
  • Matéria-prima branqueada de chita branqueada;
  • matéria-prima - feita mas não processada, não é usada para costurar roupas.

Linho branqueado tem o menor custo, tal roupa interior é vendida em uma cor de luz monocromática e grau médio de rigidez. Roupa de cama de cor lisa também tem uma única cor, mas pode ser de cores diferentes. Chita grossa impressa é a mais popular, porque é essa opção que é apresentada em uma ampla gama de cores. Tal material é preferido para ser usado para costurar conjuntos de crianças e fraldas devido à maciez dos têxteis.

O tecido pode incluir não apenas algodão, mas também outros fios artificiais, graças aos quais os fabricantes aumentam os coeficientes de resistência ao desgaste de seus produtos.Uma lista mais precisa dos materiais recebidos no kit é geralmente indicada no rótulo do produto.

Cetim também foi feito pela primeira vez no leste, a partir do qual o tecido se espalhou gradualmente por todo o mundo. A demanda por tal material foi causada por essas qualidades de tecido como força, longa vida útil, além disso, a matéria-prima possuía beleza e suavidade, que muitas vezes era comparada à seda. Agora o material é usado para costurar roupas de cama e para a fabricação de roupas e estofados para móveis estofados.

O cetim não acumula poluição em sua superfície, portanto, pode ser usado com segurança., mesmo que a casa tenha um animal de estimação fofo. Em relação à durabilidade, verifica-se que o linho de cetim mantém perfeitamente mais de trezentas lavagens, sem encolher. Como uma vantagem separada do material, pode-se destacar emoções positivas e conforto ao usar tal roupa na cama.

Aparência de produtos de cetim se destaca pela sua apresentação. Para melhorar esses indicadores, os fabricantes recorrem com frequência ao processo de mercerização de tecidos, cuja essência é o processamento de matérias-primas com álcali, que dá brilho aos produtos.Além disso, no curso da produção, a tecnologia de calandragem pode ser usada, quando o material passa o procedimento de rollout com rolos aquecidos, o que torna possível transformar o fio redondo usado para a fabricação de tecido de algodão em um tecido plano.

O cetim é notável pela sua tecelagem, porque durante a produção de matérias-primas usam-se fios de seda e algodão, que são torcidos pelo método da dupla tecelagem.

Como resultado deste trabalho, uma superfície de cetim unicamente suave é formada, e um denso fio torcido adiciona brilho e qualidades reflexivas ao material. O material pertence à categoria de produtos têxteis densos, portanto, o número de fios por 1 cm2 varia de 120 a 140.

Na venda você pode encontrar os seguintes tipos de cetim:

  • branqueada;
  • recheado;
  • uma cor.

Além disso, os conjuntos de cama são muitas vezes feitos a partir de variedades especiais deste material:

  • cetim de seda, onde são utilizados fios de algodão e seda;
  • Jacquard - um material que é fabricado usando um padrão de tecido, esses produtos não têm um lado errado;
  • O mako-cetim é uma matéria-prima, cuja liberação envolve o uso de apenas fios de algodão, devido a que os produtos adquirem um brilho único.

O custo do cetim simples ou processado excede em muito o preço da chita grossa, isto é devido à peculiaridade da tecelagem do primeiro material, mas a durabilidade dos produtos paga pelo preço declarado pelo fabricante para produtos acabados.

Comparação das vantagens e desvantagens dos tecidos

Uma vez que ambos os tecidos são bastante populares como utilizados para costurar roupa de cama, as características positivas e negativas de cada material devem ser consideradas. O cetim tem o seguinte conjunto de vantagens:

  • o tecido não é propenso a enrugar, por isso passar após a lavagem não é obrigatório;
  • lã, cabelo e outras sujidades não aderem ao material;
  • o cetim não conduz eletricidade;
  • o material é distinguido pela resistência ao desgaste e não encolhe mesmo após a lavagem a alta temperatura;
  • o fundamento do cetim distingue-se pela alta atratividade da aparência;
  • altos indicadores táteis, que têm um efeito benéfico na qualidade do sono;
  • o material é ligeiramente inferior à seda em termos de suavidade, mas tem um custo mais acessível;
  • como regra, o lado errado contém aspereza, o que torna possível evitar que a cama caia da cama durante o sono;
  • O tecido tem a capacidade de reter calor, por isso pode ser usado sem problemas durante a estação fria;
  • material mantém o brilho das cores por um longo tempo.

Como qualquer outro material, o cetim tem algumas desvantagens:

  • devido às propriedades de boa retenção de calor em uma sala fortemente aquecida, pode causar superaquecimento;
  • É improvável que o cetim se harmonize com seda ou outros materiais devido à diferença de rugosidade, o que pode causar algum desequilíbrio nas sensações;
  • apesar do custo mais baixo comparado ao cetim e seda, a cama de cetim ainda é um produto caro.

Independentemente do fato de que a chita em alguns parâmetros ainda é inferior ao cetim, o tecido tem as seguintes qualidades positivas:

  • custo de produção mais acessível;
  • chita acumula calor bem, por isso não esfriar quando usado no inverno;
  • para os amantes da naturalidade, o material é a opção mais adequada, uma vez que tais conjuntos de roupa de cama geralmente não são corados, mas simplesmente branqueados;
  • o material não requer condições especiais de cuidado, devido às quais a cama pode ser lavada em uma máquina em qualquer modo;
  • a chita é um material frente e verso, portanto a cama pode ser feita em qualquer lado;
  • matérias-primas com alta densidade ou a adição de fios sintéticos não estão praticamente enrugadas;
  • os conjuntos coloridos, por via de regra, retêm a sua cor original e o brilho de cores por muito tempo;
  • o material é leve e hipoalergênico;
  • perfeitamente respirável.

Existem desvantagens para roupa de cama e desvantagens:

  • para pessoas com pele particularmente sensível, esses kits podem parecer um pouco rudes ao toque;
  • a presença de fios artificiais pode causar a formação de um carretel na superfície;
  • composição completamente natural será vincada.

O que é melhor?

Roupa de cama não é apenas um conjunto composto por uma folha, uma capa de edredão e uma fronha, mas produtos que dependerão em grande parte do conforto durante o descanso, bem como a aparência do quarto e do humor em geral. No entanto, é bastante difícil encontrar uma opinião comum sobre qual tecido ainda é melhor comprar produtos - de chita ou cetim.

Em cada caso individual, os parâmetros e requisitos de prioridade para a roupa de cama podem ser o desenho da cor, a densidade do material, o custo do conjunto acabado e outras nuances.

No entanto, na questão das preferências na escolha entre chita grossa e cetim, podemos observar o seguinte: cama grossa-a-cama é considerada uma opção ideal para pessoas que preferem o minimalismo em combinação com um preço acessível e praticidade. Quanto ao sateen, este tipo de material para roupa de cama no quarto será relevante para aqueles que colocam em primeiro lugar tais produtos de propriedade como qualidade, e está disposto a pagar um preço mais alto por isso.

Mas ambos os materiais, cada um a seu modo, se manifestam perfeitamente em termos de exploração, de modo que a escolha se referirá a preferências pessoais.

chita
cetim

Comentários

De acordo com as avaliações de muitos consumidores, os conjuntos de chita cetim e grossa se deliciam com sua praticidade durante o uso por um período de tempo bastante longo e com um grande número de lavagens.

De acordo com algumas respostas, a chita grossa ainda é caracterizada como um material mais durável, que afeta a vida da roupa de cama, em comparação com o cetim. No entanto, nessa questão, a marca registrada de produtos e tecnologias que são utilizados no processo de produção desses produtos desempenha um papel importante.

Muitas revisões positivas podem ser encontradas em relação aos conjuntos de cetim, devido à falta de necessidade de passá-los após a lavagem.Além disso, as donas de casa que valorizam o luxo, mas que experimentam desconforto enquanto descansam em seda escorregadia, encontraram uma excelente alternativa para si em conjuntos de cetim que se destacam na gama existente de produtos com aparência, maciez e beleza apresentáveis.

As respostas sobre roupas íntimas coloridas às vezes contêm informações sobre alguma perda de cor após uma dúzia de lavagens. Mas, em geral, cetim e chita não são propensos a derramar, então eles podem ser lavados juntos com outras coisas sem medo.

Em que tipo de cama é melhor, feito de chita grossa ou cetim, veja o próximo vídeo.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto