Regras e recomendações para nivelar o chão

 Regras e recomendações para nivelar o chão

O acabamento do piso geralmente envolve a presença de um plano plano que pode suportar cargas significativas. Mas nem todas as bases de calado têm características semelhantes.

Para remover essas deficiências, antes de instalar o revestimento final, as superfícies são niveladas com composições e materiais especiais.

Este processo pode ocorrer de diferentes maneiras, suas características serão discutidas em nosso artigo.

Características especiais

O alinhamento dos andares de um apartamento ou de uma casa privada é a principal etapa da preparação de uma base áspera para o acabamento decorativo.Tais procedimentos envolvem a aplicação de uma pequena camada de materiais de nivelamento sobre a superfície principal.

Essa tecnologia tem várias vantagens:

  • A possibilidade de obter uma superfície perfeitamente horizontal. Em alguns casos, também é usado como piso de acabamento.
  • Fortalecimento adicional da estrutura. Isto é especialmente importante para salas onde há muitas pessoas. A camada adicional absorve a carga e não permite que a base colapse rapidamente.

O nivelamento de piso é uma operação cuja tecnologia depende de vários fatores:

  • Curvatura da superfície. Se as gotas de base são bastante significativas (de 2 a 8 cm), então é aconselhável corrigir esta deficiência. Um fenômeno similar pode ocorrer frequentemente em pisos de concreto, onde a fundição não foi enfatizada.
  • Material de acabamento. Os mais exigentes para a uniformidade do piso são o laminado e o parquet, que precisam de um plano perfeitamente plano. Se o alinhamento da superfície sob o linóleo, então não há gotas tão importantes. Tais produtos excluem somente grandes irregularidades que se amontoam após a montagem da folha.

Qual o melhor nível?

O processo de nivelamento do piso envolve a formação de uma camada superior adicional, que é colocada estritamente no plano horizontal. Para obter uma base perfeitamente suave, muitos especialistas usam os níveis.

Para resolver esses problemas usando vários tipos de materiais. Um dos produtos mais populares são misturas úmidas e secas.

Dependendo da composição, eles podem ser divididos em várias subespécies:

  • Cimento. Os principais componentes aqui são cimento e areia, que formam estruturas fortes durante a solidificação. Hoje, uma solução semelhante pode ser obtida simplesmente misturando esses produtos em uma certa proporção. Mas deve ser entendido que os análogos de fábrica são muito melhores do que a versão caseira.
  • Gesso Fumantes deste tipo consistem em gesso e enchimento. A desvantagem de tais produtos é que eles absorvem rapidamente a umidade.

Portanto, eles não são aconselháveis ​​para uso em áreas molhadas.

  • Adesivo da telha Esta substância também consiste em cimento, mas também contém plastificantes poliméricos. Como uma ferramenta completa para nivelar pisos, é usada apenas com pequenas gotas com a colocação simultânea de cerâmica.Usando o mesmo adesivo da telha, como uma ferramenta independente não é recomendado, pois é muito caro.
  • PVA com serragem. A mistura de cola com madeira é usada principalmente para nivelar estruturas de madeira. A vantagem do produto é simplicidade e baixo peso. Você pode preparar uma solução semelhante, mesmo com suas próprias mãos.

Como uma ajuda pode ser usada e massa de vidraceiro. Mas também não é o principal meio, pois é usado para eliminar defeitos com base em pisos.

  • Formulações de polímero. Um dos produtos modernos para nivelamento de pisos são soluções autonivelantes. Eles são feitos com base em cimento e vários polímeros. Com o uso dessas substâncias é a mesa de poliuretano.

Em áreas residenciais, é usado muito raramente. Com ele, pegue os chamados 3D-floors. Mas alguns tipos desses pisos líquidos nem sempre são seguros para a saúde humana.

Alguns tipos de pisos estão alinhados com o uso de materiais em folha, entre os quais:

  • Drywall O método de nivelamento de placas de gesso é usado para instalaçõesonde a carga mínima na base é criada. As placas de gesso tipo especial são hoje usadas para formar pisos secos. Eles estão localizados em um substrato de argila expandida, que é cuidadosamente compactado.
  • Madeira compensada Material universal, que consiste em várias folhas finas de madeira. O material percebe perfeitamente a carga e também pode resistir à umidade. Para pisos, madeira compensada à prova de umidade é freqüentemente usada.
  • OSB. Estes produtos também são produzidos sob a forma de folhas, que são produzidas a partir de serragem. O material é muito parecido com madeira compensada. Mas raramente é usado para nivelar os pisos, pois pode liberar componentes tóxicos para o ambiente externo. Neste caso, as placas são bem toleradas pela umidade, o que as torna produtos indispensáveis ​​para a disposição dos pisos.

Ao montar essas superfícies, ferramentas especiais, vários mástiques e, às vezes, um perfil metálico também são usados.

Independentemente da tecnologia escolhida, os especialistas recomendam usar apenas materiais de alta qualidade que não prejudiquem a saúde humana.

Maneiras

O nivelamento de piso é uma operação bastante simples que pode ser executada mesmo sem ter uma certa experiência.Mas a tecnologia de disposição da base de acabamento depende em grande parte do revestimento de rascunho no qual a camada de acabamento será montada.

Tipo de piso

A superfície do piso pode ser feita de concreto ou madeira, que anteriormente servia como base de acabamento. Todos estes revestimentos podem ser nivelados à mão. Só é importante escolher a melhor maneira de resolver um problema específico.

Vamos começar com pisos de concreto que podem ser nivelados de várias maneiras:

Construção de contrapisos de cimento e areia

Esta opção é a mais fácil. Envolve o preenchimento da superfície com argamassa de cimento, que após solidificação forma um plano plano. Para alinhá-lo perfeitamente, os beacons são instalados no mesmo nível ao longo de todo o perímetro da sala. Em alguns casos, a mistura é compactada usando vibrolaths especiais. Mas essas ferramentas são encontradas apenas na produção industrial.

Mesa seca

Esse tipo de alinhamento também é chamado de bulk floor. Na superfície da base de projecto é colocado filme impermeabilizante. Depois disso, despeje o enchimento nele.

Freqüentemente usado para esta argila, areia, escória e outros produtos similares. Eles agem como uma espécie de substrato, que é bem batido. No final, folhas de aglomerado, madeira compensada e outros materiais são colocados na superfície preparada. Entre eles estão presos com cola ou parafusos. Tal sistema retém calor muito bem e serve por mais de uma dúzia de anos.

Piso autonivelante

A instalação de tais sistemas é realizada de acordo com um simples passo a passo. Inicialmente, a sub-base é completamente limpa de poeira e graxa. Se houver grandes buracos ou rachaduras, é aconselhável enchê-los com argamassa à base de cimento.

Depois disso, a marcação de nível é realizada ao longo do perímetro de todas as paredes. Quando tudo estiver pronto, a solução de polímero misturado é simplesmente despejada na superfície. Para remover ar e alinhamento adicional usando um rolo de agulha. Por favor, note que este método pode ser aplicado ao piso das placas.

O principal é fornecer base de impermeabilização de alta qualidade.

Colocando o chão das tábuas

Para fazer isso, os atrasos são colocados na superfície do concreto, entre os quais um aquecedor é colocado. Depois disso, pranchas são pregadas a elas, que formam um plano plano.Deve ser entendido que esta opção não é universal, uma vez que a madeira começará a deformar-se ao longo do tempo e isso levará à sua curvatura.

A restauração de superfícies de madeira pode ser realizada usando as seguintes opções:

Raspagem

Essa tecnologia envolve placas de lixamento. É aconselhável reparar as lamelas antigas antes deste procedimento. Se a madeira foi fixada com pregos, eles precisam dirigir profundamente. Caso contrário, a máquina irá simplesmente quebrar quando atingir um metal.

Colocação de madeira compensada

Para fazer isso, você precisa de várias folhas deste produto, que é desejável cortar em pequenos quadrados (1x1 m, 2x2 m). Algoritmo de alinhamento envolve a criação de um substrato especial sob o compensado, no qual ele será usado. Isso pode ser feito com a ajuda de pequenos pedaços de tábuas ou fino atraso. O principal aqui é montar o suporte de tal forma que, após a fixação das folhas, ele forme um plano horizontal.

Elementos de suporte são colocados sob a madeira compensada nos cantos e algumas peças no meio. Isso é necessário para distribuir a pressão em toda a superfície e reduzir o risco de quebra. O processo é bastante complexo e requer cuidado e precisão.Mas os pisos deste tipo são adequados para colocação de parquet e outros materiais similares.

Mistura de Spackling

Prepare-o com cola e serragem de PVA. O resultado deve ser um tipo de massa. Antes de aplicar a argamassa, é aconselhável limpar completamente o chão, bem como fixar as balizas de nivelamento.

Aplique a mistura em camadas finas ao redor do perímetro. Se a diferença de altura for significativa, várias camadas devem ser colocadas. A espessura de cada um deles não deve exceder 2-3 cm.

Deve ser entendido que alguns dos métodos discutidos podem ser aplicados a qualquer tipo de base. É importante analisar se o material pode suportar alta umidade.

O quarto

Ao nivelar pisos, é importante prestar atenção à sala onde este procedimento é planejado. Cada sala individual faz seus próprios ajustes para o desempenho de tais operações:

Casa de banho

Nesta sala há sempre um aumento do nível de umidade. Portanto, os pisos aqui são formados de materiais que tais condições transferem facilmente. Se a superfície é feita de concreto, então você pode nivelá-lo com cola para revestimentos cerâmicos.

Isso fornecerá não apenas uma base sólida e durável, mas também economizará dinheiro de alguma forma.

Sacada

Estas áreas da casa estão no limbo, por isso nem sempre podem suportar cargas pesadas. A melhor opção para nivelar o chão na varanda pode ser contraplacado ou toras de madeira. Se necessitar de efectuar uma betonilha de cimento, é desejável avaliar previamente se a varanda pode suportar um grande peso da mistura.

Cozinha

Uma sala onde várias zonas funcionais são combinadas. Teoricamente, você pode executar qualquer tipo de alinhamento, o que depende da base do projeto. Mas a melhor opção ainda seria uma mesa de concreto, que então se encaixa tanto sob o piso quanto sob o parquet de qualidade.

Camada de piso

Pisos de nivelamento são feitos para se livrar de pequenas diferenças na superfície. Portanto, a espessura da camada superior não é grande, pois não é a base. Se a mesa implicar uma espessura considerável, esses pisos são construídos para propósitos específicos. As dimensões da camada de nivelamento geralmente não excedem de 5 a 100 mm.

Os mais finos são os pisos de misturas autonivelantes autonivelantes. Eles podem se espalhar na superfície com uma camada de não mais que 4-5 mm.

Se o chão for formado no chão, ele será nivelado usando argila expandida. Aqui a sua espessura já pode atingir 20-30 cm, dependendo das condições climáticas. Deve ser entendido que a instalação de uma camada adicional aumenta as dimensões do piso principal.

Erros típicos

As tecnologias de nivelamento de piso estão melhorando a cada dia. Mas a qualidade da superfície final depende da observância de uma sequência específica de ações. Se você não levar em conta algumas nuances específicas, nivelar a base pode não ter qualquer efeito e, em alguns casos, agravar a situação.

É necessário destacar vários erros que são freqüentemente cometidos durante a execução de tais operações:

  • Preparação de fundações de má qualidade. Este fator é um dos importantes, independentemente de o nivelamento de concreto ou piso de madeira. Todas essas superfícies devem ser verificadas quanto a detritos e danos. Quando tais defeitos forem identificados, eles devem ser corrigidos.

Isto é especialmente verdadeiro para pisos de madeira, onde placas podres e troncos podem estar presentes, os quais serão capazes de suportar a carga por um tempo muito curto.

  • Falta de primer. Muitas vezes tais operações são usadas para fundações de concreto. Se não utilizar estas soluções, não garante a aderência ideal da betonilha ou argamassa ao pavimento antigo. Os primers para substratos de madeira permitem que você proteja-os contra a rápida decomposição.
  • Seleção errada da mistura. Hoje, as soluções de autonivelamento são feitas por vários fabricantes. Além disso, cada um deles é projetado para funcionar em certas condições e sob cargas ideais. Se você usar soluções para outros fins, isso pode causar rachaduras na mesa e perda de sua força.
  • Instalação da camada de nivelamento excluindo colocação de material de acabamento. Tudo depende do material que você planeja usar. Também leva em conta a presença de pisos quentes, o que implica a presença de uma espessa camada de betonilha.
  • Não conformidade com a tecnologia de estilizaçãobem como condições microclimáticas irregulares. Se a mesa ou contraplacado for montado na presença de alta umidade ou altas temperaturas, isso pode fazer com que elas se dobrem ou quebrem. Portanto, é importante realizar todas as operações conforme recomendado pelos especialistas.

Nivelar o piso é um passo obrigatório que permite obter uma base suave e duradoura para o acabamento - colocando o revestimento do piso selecionado. Realizar esses procedimentos é desejável apenas com a ajuda de produtos de qualidade. Para obter um resultado ideal, é necessário aderir estritamente à tecnologia de nivelamento.

As sutilezas e os segredos dos pisos autonivelantes e das betonilhas líquidas, veja o vídeo a seguir.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto