Como escolher o isolamento para aquecimento de piso?

 Como escolher o isolamento para aquecimento de piso?

Devido ao rápido desenvolvimento de tecnologias modernas para habitação, vários dispositivos estão sendo usados ​​cada vez mais para aumentar o nível de conforto dos moradores. Um desses dispositivos é um piso quente. E para sua operação produtiva e operação requer um número de materiais, entre os quais um lugar especial é ocupado por isolamento térmico.

Características especiais

A tarefa dos pisos quentes, independentemente do tipo e configuração, é garantir a distribuição uniforme de ar quente na sala.Como todos sabemos que o ar frio se acumula no fundo e o ar aquecido sobe, a diferença de temperatura para uma pessoa é muito perceptível. O sistema de aquecimento elétrico ou piso de água minimiza essas flutuações de temperatura em casa, criando uma troca de calor aceitável e confortável.

A principal característica do dispositivo pode ser considerada um substrato isolante de calor, que, juntamente com todo o sistema de aquecimento, é responsável pela preservação do calor. Entre o sortimento proposto de produtos similares no mercado atual, há vários materiais que são usados ​​para a organização do sistema.

Para não se confundir com a escolha de matérias-primas, deve-se proceder das tarefas que serão resolvidas pelos produtos no complexo de todo o dispositivo de aquecimento de piso.

Entre as principais funções do isolamento devem destacar tais momentos:

  • A presença de isolamento térmico reduz a perda natural de calor, saindo pelas áreas mais frias de um apartamento ou casa para o exterior ou para o chão. Na ausência de qualquer material para aquecimento, o nível de massa quente fora da sala através da superfície do piso é de 20%.
  • Graças à colocação do isolamento, a energia térmica circula proporcionalmente a toda a área de aquecimento, eliminando o aquecimento desnecessário de pisos e outros componentes da estrutura do edifício,que estão localizados sob o piso.
  • Devido ao isolamento térmico, você pode economizar dinheiro gasto no aquecimento de residências.
  • Além das funções principais, o material fornece isolamento acústico adicional, o que é importante em edifícios residenciais altos.
  • As propriedades dos produtos de isolamento térmico possibilitam a criação de uma barreira protetora que impede a entrada de umidade do subsolo ou do solo através do piso até a habitação.

Além disso, existem três tipos de pisos quentes, que diferem no princípio de funcionamento. Existe:

  • elétrico;
  • água;
  • sistema infravermelho.

O tipo de matéria-prima para isolamento térmico dependerá diretamente do tipo de dispositivo, que será melhor utilizado em um determinado caso.

Uma característica importante do material será o nível de resistência do isolamento a cargas mecânicas, que inevitavelmente afetam o piso.

As seguintes características são inerentes aos materiais isolantes de calor:

  • boa resistência à compressão;
  • elasticidade das matérias-primas;
  • deformação mínima sob carga na base;
  • resistência a substâncias agressivas;
  • baixa condutividade térmica;
  • pequeno indicador de absorção de umidade;
  • alta densidade do material.

Materiais

Para organizar um sistema de piso quente, os fabricantes oferecem aos consumidores uma ampla gama de diferentes materiais, que diferem em custo, tipo de matérias-primas (existem produtos naturais e sintéticos), bem como as características de qualidade dos produtos.

É possível distinguir os principais materiais para isolamento térmico:

Apoio de cortiça

A matéria-prima é um produto natural e ecológico, vendido em rolos. A estrutura específica do material, feita sob a forma de prismas em miniatura, fornece isolamento com um alto nível de resistência à compressão. A cortiça não adere ao cimento.

Os especialistas recomendam dar preferência a essas matérias-primas somente se a colocação for possível, com base na altura dos tetos da sala. Uma limitação semelhante explica-se pelo facto de a instalação do isolamento da cortiça estar associada ao aumento do chão em cerca de 4 a 5 cm, uma vez que as blindagens necessárias para esse trabalho terão cerca de 30 mm de espessura. Além disso, a parada exige a compra adicional de material refletivo para usá-lo no kit.

As características positivas das matérias-primas incluem a segurança da operação de produtos em instalações residenciais devido à naturalidade dos produtos. As desvantagens do isolamento da cortiça incluem o alto custo das matérias-primas e a baixa higroscopicidade.

O polipropileno é usado como isolamento para aquecimento radiante. O material é usado na forma de placas extrusadas, que possuem uma estrutura celular fechada. Este tipo de matéria-prima é mais popular em comparação com outros produtos para isolamento do piso. A alta demanda por polipropileno é devida às altas qualidades das matérias-primas, devido às quais o revestimento se presta bem ao processamento, o que facilita a instalação de produtos em salas com uma configuração de piso complexa. Além disso, os produtos não são higroscópicos.

As propriedades positivas do polipropileno incluem sua estabilidade térmica, que permite operar em temperaturas de até 130 ° C.

Isopor

O produto mais adequado para o isolamento térmico de pisos quentes do tipo água é produtos com uma espessura de produtos de 50 a 100 mm. O material é alocado com bons indicadores de durabilidade, baixo custo e peso mínimo. Além disso, o poliestireno é bastante duro e é caracterizado pela resistência a flutuações de temperatura significativas, acompanhadas por diferenças de termômetro negativo para valores positivos.

Esta resistência das matérias primas é explicada pelas peculiaridades de sua estrutura, contém pulverização de ar de células. Os produtos de poliestireno expandido mantêm sua aparência e propriedades quando em contato com meios agressivos, incluindo soluções salinas e álcalis, além de não absorver líquidos e serem fáceis de instalar.

Existem variedades de material para isolamento, que são compostas de filme de polipropileno.

Para as características acima das matérias-primas, você pode adicionar propriedades à prova de som, resistência à deterioração e bio-resistência. A vida útil dos produtos de poliestireno expandido é calculada em dezenas de anos.

No entanto, deve-se notar que existem alguns tipos de produtos que, durante a operação e o aquecimento, liberam substâncias tóxicas.

Filme de poliéster metálico

Tais produtos proporcionam uma proteção de alta qualidade contra os efeitos negativos do álcali no pavimento e na betonilha de cimento.Produtos de alumínio sem uma camada adicional de filme de PVC resistente ao calor não são usados. Uma característica positiva dos produtos é um alto nível de propriedades refletivas.

As desvantagens do isolamento térmico contaminado incluem um baixo nível de qualidades isolantes. Portanto, ao colocar produtos acima do porão, produtos padrão com uma espessura mínima não serão suficientes. Este problema pode ser resolvido com a ajuda de esteiras de isolamento sólido em várias camadas. Durante a instalação, você deve seguir a tecnologia de colocar as folhas de modo que as costuras dos materiais abaixo sejam fechadas com as costuras dos produtos colocados nelas. Este método irá reduzir a perda de calor.

Lã mineral

Material vendido na forma de uma placa sólida, ou vice-versa - um tapete flexível. Ao instalar o algodão diretamente na mesa, ele é comprimido sob carga, o que reduz as qualidades de isolamento das matérias-primas. Os artesãos experientes recomendam combinar a lã mineral com estruturas do tipo pavimento, que consistem em toras de madeira.

As vantagens da lã mineral devem incluir:

  • incombustibilidade de matérias-primas e resistência a altas temperaturas;
  • bom nível de isolamento acústico da superfície;
  • boas características de isolamento térmico;
  • resistência a composições químicas.

As desvantagens dos produtos incluem a presença de penofol na composição do algodão, o que representa um perigo para os seres humanos, bem como pouca resistência à umidade. Mas a impermeabilização do pavimento de alta qualidade ajudará a utilizar produtos para o isolamento do aquecimento por piso radiante.

Espuma de polietileno

Muitas vezes, a escolha a favor do isolamento para piso radiante incide sobre este material. Produtos são produtos com espessura de 3 a 10 mm, vendidos em rolos. À venda, existem variedades de polietileno, que incluem adicionalmente uma camada de alumínio localizada de um lado ou de ambos os lados.

Esta estrutura permite criar uma camada reflexiva para os raios infravermelhos. Além disso, a presença de folha fornece isolamento de espessura adicional, aumentando suas propriedades.

Entre as desvantagens está a incapacidade de refletir o IR em um sólido, ou seja, nesta forma, a betonilha de cimento é colocada no chão.

Em termos de desempenho, as matérias-primas não são inferiores à espuma de poliestireno. No entanto, a espuma de polietileno é capaz de absorver a umidade, o que afeta negativamente suas propriedades isolantes. Além disso, alguns dos elementos químicos que compõem o concreto podem destruir a camada de alumínio dos produtos de isolamento térmico. Para excluir a possibilidade de destruição do isolamento durante a operação do piso, a maioria dos fabricantes começou a produzir folhas, onde a folha é adicionalmente coberta com um filme de polímero.

Fabricantes

No mercado da construção civil, os produtos utilizados para a disposição do isolamento do piso radiante são representados por uma grande variedade de tipos, bem como por várias marcas comerciais.

Entre as empresas comprovadas que vendem seus produtos no mercado interno e externo, destacam-se as seguintes empresas:

  • O poliestireno de alta qualidade é produzido por marca registrada. Knauf
  • A lã mineral é comercializada por marca. URSA.
  • Além disso, o consumidor é oferecido isolamento térmico para o chão. Thermo.
  • Além disso, deve ser notado ficha técnica Amorim filme de poliéster da empresa Daewoo enertec.

Dicas para escolher

Para fazer uma escolha de material que justifique o dinheiro gasto com ele, é necessário prestar atenção não apenas às características da matéria-prima e seus parâmetros, mas também à vida operacional do material.

Muitos tipos de produtos que têm alto desempenho e propriedades, infelizmente, têm uma pequena vida útil. Como consequência, a substituição do material isolante por um novo terá de ser realizada muito antes da necessidade de evitar qualquer elemento do sistema de aquecimento por pavimento radiante. Isto é especialmente verdadeiro para o chão, onde o revestimento é feito usando azulejos, por exemplo, na casa de banho, em resultado do qual será necessário desmontar os produtos. Portanto, o período mínimo de produtos para isolamento do piso deve ser de 10 a 15 anos.

Quanto às propriedades do material que valem a pena prestar atenção em primeiro lugar, o seguinte deve ser destacado:

  • coeficiente de condutividade térmica;
  • nível de resistência ao estresse mecânico;
  • resistência a efeitos dinâmicos;
  • permeabilidade ao vapor;
  • higroscopicidade;
  • densidade do material.

Para os quartos com tectos altos, cuja altura excede os 250 cm,Você pode optar por um isolamento durável com uma base de polímero rígida. Para pisos de madeira, é melhor comprar um material não nocivo ao meio ambiente e inflamável. A lã mineral pode ser uma boa opção para isolamento térmico neste caso. Para pisos, onde o sistema de aquecimento é equipado com um cabo, a principal propriedade do aquecedor é a presença de uma camada refletora de calor, independentemente da forma em que o material será feito.

Como se deitar?

Com base na fundação, várias matérias-primas para isolamento térmico são usadas para o trabalho, e o método de sua instalação pode variar significativamente, alguns tipos de isolamento têm braçadeiras especiais - saliências, o que facilita a colocação de tubos.

Todo o trabalho de instalação deve ser realizado começando com atividades preparatórias que dizem respeito à superfície do piso:

  • reparo de grandes rachaduras;
  • nivelamento de base;
  • colocação de uma camada de impermeabilização;
  • colocação de fita isolante de poliestireno ao redor do perímetro da sala.

A tecnologia de colocação de chapas com chanfro é reduzida para fixar os produtos entre si de acordo com o princípio do projetista.O ajuste dos produtos às dimensões requeridas é realizado simplesmente cortando os produtos com uma faca em placas de tamanho apropriado. Para a fixação final das placas, as juntas entre elas são adicionalmente coladas com fita adesiva de construção.

Para colocar um piso quente, o trabalho deve ser realizado de acordo com o seguinte esquema:

  • As placas são colocadas na superfície preparada usando os fixadores disponíveis - suportes, tarugos, adesivos.
  • Filme de folha e uma malha de reforço são colocados sobre os produtos, seguido de colocação de tubos.
  • Em caso de trabalho com pisos irregulares pré-equipados com uma moldura de madeira.

    O trabalho com base de madeira e lã mineral é realizado no contrapiso, entre o qual é deixado um colchão de ar que fornece vazão de condensado entre ele e o piso limpo.

    • Isolamento de rolo de colocação é realizado quando os produtos são fixados à superfície com cola e fita de construção de dupla face. Para aumentar as propriedades de isolamento, a camada de folha deve sobrepor ligeiramente as paredes. Para facilitar a instalação, os produtos de rolo são marcados na superfícieo que ajuda a indicar a distância entre os contornos do sistema.Durante o trabalho especial atenção deve ser dada às costuras entre os produtos, eles são adicionalmente selados com fita adesiva.
    • A cortiça é colocada em uma barreira de hidro e vapor de filme pré-equipada. Esteiras são presas com a ajuda de fixadores especiais do tipo castelo. No decorrer do trabalho com material de cortiça, o uso de fixadores de metal deve ser evitado. Eles podem deformar não apenas as matérias-primas que isolam o calor, mas também o material impermeabilizante localizado abaixo.

    Tudo sobre isolamento térmico para aquecimento de piso, veja o vídeo abaixo.

    Comentários
     Autor
    Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

    Sala de entrada

    Sala de estar

    Quarto