Como escolher o isolamento correto para o piso?

Ao organizar uma casa confortável, é muito importante criar um isolamento térmico eficaz que "bloqueie" todas as áreas pelas quais o ar frio penetra no espaço.

É por isso que o isolamento do piso é de particular importância porque a proximidade do solo e a espessura insuficiente dos pavimentos reduzem significativamente o nível de calor do revestimento. Ao mesmo tempo, um aumento no custo de aquecimento ou carpete não altera a situação e, portanto, os proprietários de casas particulares estão cada vez mais imaginando qual é a melhor maneira de aquecer o piso.

Características especiais

Para manter um microclima confortável e criar condições favoráveis ​​para a vida humana, é importante que a temperatura na sala seja a mesma em todo o seu volume. E se você se lembra de um curso de física na escola, ficará óbvio que as massas de ar quente sobem e áreas frias se formam ao redor do chão.Às vezes, a diferença entre as áreas superior e inferior do quarto pode ser bastante substancial, e não depender se um piso está equipado na placa ou defini-lo no chão.

Muitos acreditam que o isolamento do solo precisam ser abordadas, no mínimo, porque o ar quente subindo, pode sair de casa, e depois começar a isolar o telhado. No entanto, isso é um equívoco muito comum, porque como calculado por especialistas profissionais, é através do fundo da casa pode deixar até 27% do calor.

A propósito, que há alguma confirmação lado - a construção de sistemas de refrigeração industrial a falta de isolamento térmico eficaz do piso leva a um aumento do custo da energia eléctrica, um aumento de 25-30%! Em outras palavras não importa se a temperatura ambiente estiver acima de zero ou abaixo de zero, sem equipamento radiante para estabilizar os custos de energia não vai funcionar.

Em quartos concebidos para a residência permanente, reduzindo os custos de manutenção da casa devem ser intimamente ligado à manutenção de um nível adequado de conforto, então use materiais de isolamento com o desempenho mais eficaz.

Por aquecedores modernos impostas as exigências mais rigorosas:

  • Força - O material deve ser forte e durável, deve suportar livremente a pressão de todos os elementos do sistema de aquecimento (preenchido com canos de água), bem como materiais de acabamento, betonilhas, móveis e pessoas em constante movimento em torno da casa.
  • Resistência ao calor - o revestimento de isolamento térmico deve manter suas dimensões inalteradas em condições de quaisquer flutuações de temperatura, o que significa que quando você liga os elementos de aquecimento ou aquecimento, o comprimento e a espessura do isolamento não devem mudar.
  • Resistência a fatores agressivos externos - o isolamento deve manter sua integridade e características de alto desempenho sob a influência de soluções ácido-base e, além disso, deve suportar o contato com todos os tipos de materiais de construção.
  • Baixa condutividade térmica - o coeficiente de condutividade térmica tem um direto para o nível de aquecimento da sala - quanto menor, menor a possibilidade de ar quente para "sair", e o ar frio, pelo contrário, para penetrar através de pontes frias.
  • Higroscopicidade - o material não deve absorver a umidade e quebrar quando molhado.
  • Resistência ao fogo - o isolamento térmico deve ser resistente à queima, não deve inflamar e manter uma chama, além disso, as fibras de revestimento não devem fumar e emitir produtos nocivos de combustão para o ar.
  • Permeabilidade ao vapor - o revestimento deve passar a vapor e anti
  • Simpatia ambiental - o revestimento não deve emitir substâncias nocivas e tóxicas.
  • Sem deformações - durante todo o período de uso, o isolamento deve manter a aparência e dimensões originais.
  • Durabilidade - O material deve manter suas características físicas e técnicas por um longo período de tempo.
  • Biostabilidade - o isolamento deve ser um ambiente em que os roedores não vivem, não parece mofo e não reproduz fungos.

Âmbito de aplicação

Para o isolamento do piso, é permitido o uso de qualquer aquecedor, no entanto, o escopo de cada um deles é significativamente limitado pelas características técnicas e físicas dos materiais de diferentes tipos. A opção mais versátil é considerada lã mineral hidrofóbica ou espuma de poliestireno extrudido.

Uma boa opção pode ser chamada de argila expandida a granel,No entanto, a sua utilização conduzirá a um aumento significativo da pressão sobre os suportes, pelo que a sua utilização é justificada apenas em casas novas ou em edifícios com uma fundação adicionalmente reforçada. Além disso, o claydite aumenta significativamente a linha do piso e, consequentemente, reduz a altura dos tetos, deve-se ter em mente, especialmente se o trabalho é realizado onde a altura dos quartos é pequena.

Se a instalação ocorre em uma base de madeira, o principal requisito para os materiais é a sua permeabilidade ao vapor, caso contrário, a capacidade natural de madeira para "respirar" será minimizada. É por isso que o uso de espuma de poliestireno extrudido não é permitido aqui.

O uso de espuma permeável ao vapor e espuma na forma de bolas também é indesejável porque atrairá roedores, que ficam felizes em construir suas tocas em um material quente e seco. Os insetos não ficarão de lado, o que pode estragar significativamente a qualidade da madeira.

Para os quartos localizados no piso térreo, vale a pena dar preferência a tais aquecedores, que adicionalmente possuem a propriedade de absorver sons externos.Sistemas de aquecimento por piso radiante exigem revestimentos de alumínio, isofol ou tapetes de alumínio são mais usados ​​aqui.

Em situações em que os proprietários não consideram necessário desmontar o piso, o isolamento é realizado a partir do porão e porão - neste caso, materiais a granel não são adequados, você deve dar preferência a aquecedores laminados ou de placas.

Espécie

Para reduzir o nível de perda de calor nas instalações, como regra, use dois principais métodos de isolamento térmico:

  1. reflexão de radiação térmica - envolve o uso de revestimentos com uma camada metalizada, que reflete os raios de calor e, assim, reduz a severidade da perda de calor;
  2. prevenção de troca de calor - com base no uso de isoladores de calor com baixa condutividade térmica, como resultado, o revestimento não libera ar quente para o exterior e não conduz massas de ar frio no interior.

Para entender as características dos materiais de isolamento modernos, suas vantagens e desvantagens, vamos nos debruçar sobre o mais popular deles.

Orgânico

O isolamento orgânico do piso em sua estrutura contém ingredientes naturais, além de substâncias de origem sintética e cimento.Matérias-primas tratadas com aditivos de polímeros, adquire as mais altas propriedades de isolamento térmico e também se torna resistente ao fogo e alta umidade. Os fabricantes modernos oferecem uma ampla seleção de isolamento orgânico.

Concreto de madeira - material na forma de blocos de extrusão, que são feitos de aglomerado, bem como serragem, palhetas picadas e palha. Para dar força ao revestimento, cimento, cloreto de cálcio e vidro líquido são introduzidos em sua composição. A espessura de tais blocos pode variar na faixa de 1 a 10 cm O material é caracterizado por alta resistência à tração, plasticidade e condutividade térmica muito baixa, que não excede 0,10 W / m * K.

Policloreto de vinila é a chamada placa PPVH, composta por materiais à base de resinas orgânicas. Uma característica distintiva de tal revestimento é quase zero de condutividade térmica, bem como excepcional resistência à flexão e resistência ao frio. Este tipo de isolamento é mais procurado no arranjo da sub-base, bem como nas obras de cobertura e fachada.

Aglomerado - aglomerado, é um derivado da madeira,portanto, destaca-se pela alta compatibilidade com o meio ambiente e a durabilidade, e a introdução de fungicidas e retardadores de chama especiais na estrutura torna o material mais denso, resistente ao fogo e também biologicamente resistente. O DSP permite manter a temperatura necessária na sala, mas ao mesmo tempo permite que o ar circule e forme um microclima saudável.

Cloreto de polivinila
Aglomerado

Espuma de poliuretano - a matéria-prima básica para a produção de espuma de poliuretano é o poliéster, com a adição de emulsionantes especiais e aditivos sintéticos, que conferem ao revestimento propriedades que refletem o calor. Este material tem uma condutividade térmica mínima devido à densidade mínima. Durante a pulverização, a composição forma uma estrutura celular, que determina as características de isolamento mais altas do revestimento.

No momento da solidificação, a PPU forma uma superfície lisa e sem costuras, o que elimina completamente a aparência de “pontes frias”. Este revestimento tem uma boa higroscopicidade, portanto, o uso de espuma de poliuretano permite que você pule a etapa de colocação de um revestimento de impermeabilização - o material combina em si as funções 2 em 1.Esta composição encontrou a sua aplicação no trabalho sobre o arranjo do contrapiso de madeira compensada ou sob a betonilha de cimento.

Penoizol produzido sob a forma de grânulos ou blocos. O principal componente na estrutura do isolamento são as resinas de ureia-formaldeído, misturadas com glicerina, enquanto o isolamento é caracterizado por plasticidade e inflamabilidade. Penoizol é usado para aquecimento de paredes e revestimentos de todos os tipos.

Estranhamente, mas produtos de petróleo à base de poliestireno para 95% consistem em ar, porque o material tem uma estrutura celular, devido a qual a eficiência do sistema de aquecimento é aumentada em 30-40%. O material é resistente à corrosão e também suporta umidade e vapor. O isopor é considerado uma versão mais moderna da espuma, possui maior densidade (40kg / m3 em vez de 10kg / m3), é homogêneo, quase não absorve umidade, tem baixo peso e baixíssima condutividade térmica. Tais chapas não encolhem e absorvem perfeitamente o barulho, por isso, são muito populares ao arranjar pavimentos de madeira e de concreto.

Penoizol
Isopor

Penoplex é espuma de espuma,A estrutura especial de que é conseguido introduzindo na composição dos componentes ativos de substâncias especiais, que, sob condições de alta temperatura e aquecimento técnico, começam a se decompor e liberar gás. Este processo ocorre sob condições de alta pressão, de modo que as cavidades são formadas pequenas e fechadas. Essa estrutura causa altas propriedades isolantes de calor do penoplex: baixa permeabilidade ao vapor, baixa condutividade térmica, resistência e durabilidade.

Este é um material único, que em alguns casos pode até mesmo ser usado para criar elementos estruturais, por exemplo, para criar partições interiores.

Mais importante ainda, o penoplex não absorve água, portanto pode ser usado como uma betonilha de cimento sem impermeabilização preliminar da superfície. A espuma de polietileno é obtida sintetizando polietileno simples com um hidrocarboneto. O material resultante não só retém calor na sala, mas também tem uma alta barreira ao vapor e, além disso, absorve de forma confiável o ruído e outros sons.

O Ecowool é um material de isolamento térmico baseado em fibras de celulose,tratados com aditivos especiais que conferem ao revestimento características antimicrobianas e retardadoras de chama. O Ecowool se distingue pelo baixo custo, mas ao mesmo tempo suas características de desempenho são extremamente altas: seu isolamento térmico é 4 vezes maior que o da argila expandida, é caracterizado pela imunidade a microrganismos patogênicos e assentamentos de roedores. No entanto, também existem desvantagens da lã ecológica - ela absorve água e, portanto, a sua instalação requer impermeabilização impermeável nos dois lados.

A escória é essencialmente uma rocha vazia, é formada como um subproduto da produção metalúrgica, por isso pode ser atribuída com segurança aos materiais naturais, porque tem uma origem natural.

O material tem um custo relativamente baixo, entretanto, suas características de desempenho deixam muito a desejar: a condutividade térmica é bastante alta, e o coeficiente de transferência de calor se aproxima de 0,4W, portanto, mesmo em comparação com a argila expandida, esse isolamento é duas vezes maior para garantir o nível necessário de isolamento. É por isso que esse tipo de material é usado para organizar o piso no chão, na maioria das vezes em casas de veraneio e casas de veraneio.

Ecowool
Escória

A argila expandida é um material natural, portanto, sua principal vantagem é a alta compatibilidade com o meio ambiente. É feito de argila e pode ser usado tanto na versão seca como como aditivo à solução de concreto. Como qualquer produto de barro, o claydite não tem medo do fogo, mas absorve a umidade, por isso, ao usar este isolamento, a impermeabilização dupla é necessária no exterior e no interior da camada de proteção térmica.

As vantagens da argila expandida são óbvias: é um material resistente ao desgaste com alta resistência, por isso é freqüentemente usado sob a mesa. Além disso, é praticamente o único isolamento que permite que você crie uma proteção térmica eficaz das casas no solo, no entanto, neste caso, um travesseiro de areia e entulho deve ser organizado sob ele.

Alguns artesãos domésticos usam serragem na sua forma original - a granel. As únicas vantagens desse isolamento térmico são baixo preço e alta segurança ambiental. No entanto, o número de minuses é muito mais - sob a influência da umidade, a podridão de serragem rapidamente, eles são um bom terreno fértil para roedores e patógenos e, além disso,ter uma vida útil muito curta.

Hoje em dia, os proprietários em quase todos os lugares abandonaram o uso de serragem.

Inorgânico

O uso de isolamento inorgânico permite que você alcance o menor grau de troca de calor da sala com o ambiente externo. Estes são materiais que são feitos de componentes sintéticos, eles não têm medo de flutuações de temperatura, então eles são amplamente utilizados para isolamento do porão. Como regra geral, amianto, fibra de vidro, escórias, plastificantes e rochas minerais de montanha estão incluídos na composição dos componentes.

Lã mineral na forma de material laminado é a maior demanda. Este isolamento é feito a partir de resíduos do processamento de metais não ferrosos e ferrosos, enquanto o aglutinante principal é o fenol, devido ao qual os revestimentos adquirem baixa condutividade térmica, permeabilidade ao vapor e bom isolamento de ruído. Ao mesmo tempo, a lã mineral praticamente não queima e pode servir como uma fé e verdade por várias décadas.

A lã de vidro é um material derivado de resíduos de vidro. Este material é bastante notável espessura, que muitas vezes atinge 6-8 cm,O revestimento é neutro do ponto de vista da atividade química, resistente a temperaturas extremas e à exposição à radiação ultravioleta. Este material tem um preço acessível. Mas há um "mas" - em instalações residenciais, os isoladores de calor à base de lã de vidro não são absolutamente recomendados.

As agulhas microscópicas que emitem podem prejudicar o sistema respiratório humano e ferir a pele, por isso, hoje em dia, a lã de vidro não é utilizada na construção de moradias particulares.

Mineralovata
Lã de vidro

Folha

Nos últimos anos, ao arranjar pisos quentes, eles recorrem cada vez mais ao uso de isolantes térmicos, uma vez que tais revestimentos não apenas retêm calor na casa, mas também protegem as instalações contra a entrada de sons em excesso, além de economizar umidade. Tais materiais consistem em 2-3 camadas, e uma delas consiste necessariamente em folha de alumínio.

A espessura geral geralmente varia de 4 a 10 cm, a largura depende da modificação específica e do fabricante.

Os materiais de isolamento de folha mais populares são:

  • Izolon - feito de polietileno de espuma gasosa, coberto com uma camada de papel alumínio. Modificações separadas do isolon possuem uma terceira camada adesiva, o que simplifica bastante o procedimento de colocação do material na superfície. As vantagens da izolona incluem também o baixo peso, devido ao qual é amplamente utilizado na organização de isolamento térmico eficaz do teto e do piso.
  • Penofol- é um material composto por espuma de alumínio e polietileno, capaz de refletir até 97% da radiação térmica e, além disso, apresenta propriedades excepcionalmente altas de impermeabilização, sendo amplamente utilizado em ambientes com altos níveis de umidade (banheiras e piscinas).
  • Espuma de polietileno - Um bom material isolante de calor, ideal para bases de madeira e concreto, possui altas características térmicas e, além disso, absorve com segurança o excesso de ruído e sons externos. Este material é caracterizado por boa bioestabilidade e neutralidade química. A estrutura de revestimento é celular, por isso é leve e muito fácil de anexar à base.

Não está sujeito a apodrecimento, portanto, pode ser usado em regiões com o clima mais severo.

Izolon
Penofol
Espuma de polietileno

Dispositivo

O chão é isolado de várias maneiras.

Isolamento do porão externo

A maioria dos especialistas concorda que a fundação pode e até precisa ser aquecida, já que no inverno, quando o solo congela, a perda de calor aumenta significativamente, e isso, na verdade, leva a um aumento nos custos de aquecimento. Tal situação deve ser corrigida, de modo que o isolamento térmico da fundação deve receber a maior atenção.

É melhor usar placas de poliestireno expandido como material principal, pois elas são resistentes a flutuações de temperatura e resistem até mesmo às mais extremas condições de temperatura e, além disso, a espuma mantém suas características físicas e técnicas quando exposta à umidade do solo e à água subterrânea.

As placas são colocadas do lado de fora do prédio em torno do perímetro de toda a fundação, a fixação é realizada com cola ou buchas resistentes ao frio. Idealmente, se o isolamento estiver localizado ligeiramente abaixo do nível de congelamento do solo.

Após a conclusão do seu trabalho, eles devem ser revetidos com materiais decorativos, de preferência com gesso resistente à geada.

Trabalho interno em weatherization

Muita atenção deve ser dada ao trabalho interno sobre o isolamento da sala.

Como é sabido, a madeira tem uma condutividade térmica bastante baixa, mas a espessura da parede não é normalmente suficiente para eliminar completamente o frio e, além disso, ao longo do tempo, podem formar-se fissuras nos painéis, que conduzem a um calado. É por isso que os pisos de madeira devem ser isolados.

Para fazer isso, toras de madeira são anexadas ao longo de todo o comprimento do piso, o aparador de compensado é preso à parte inferior dos pontos de junção, que se tornam a base para a camada de isolamento. Muitas vezes para um assoalho de madeira usam lã mineral, poliestireno ampliado ou penofol. Estes materiais fixam firmemente entre a madeira, a espessura da camada de isolamento depende das características da sala, por exemplo, salas no primeiro andar exigem uma camada mais densa do que o piso no segundo andar e acima.

Na fase final, o isolamento é coberto com um filme para fornecer barreira de vapor e, em seguida, as placas são colocadas em cima. A maioria dos edifícios modernos tem uma base de concreto, o que é bastante difícil de imaginar sem o isolamento multicamadas.

Como regra geralTais trabalhos requerem um material que seja bastante durável e resistente a altas cargas. Decidindo qual deles dar preferência, considere as várias opções.

No chão

Tal tecnologia, por via de regra, usa-se para organizar o revestimento em banhos e pequenas casas de madeira privadas. No processo de instalação do revestimento, você deve observar a seguinte seqüência de ações:

  • o solo deve ser limpo e nivelado;
  • uma camada de cascalho e areia é colocada no solo como substrato;
  • a impermeabilização é instalada, se necessário, sendo o material de cobertura mais utilizado;
  • isolamento e material de barreira de vapor;
  • o revestimento é vertido com cimento, após o que o acabamento é feito.

Por atraso

Este é um método bastante eficaz, no entanto, custa muito mais do que o anterior. O que você precisa para isso:

  1. O solo é nivelado e compactado.
  2. Ao longo de todo o perímetro estão empilhadas colunas de tijolos, que servirão de base para troncos de madeira. O passo deve ser de 50 a 60 cm.
  3. As barras de alvenaria são fixas e espalhadas pelo revestimento de impermeabilização.
  4. Isolamento (claydite, lã mineral, etc) é adormecido entre os atrasos, após o qual o isolador de vapor está ligado.
  5. Na fase final, a betonilha de cimento é feita para dar mais acabamento decorativo ao revestimento.

Como escolher?

Para o isolamento térmico de um revestimento de madeira, os materiais porosos que não mantêm sua forma, bem como qualquer tipo de isolamento solto, serão ótimos. Eles podem ser livremente preenchidos no espaço entre os lags instalados, enquanto é importante que o revestimento não interfira com a livre circulação de ar.

Para uma base de concreto, os materiais sólidos são ótimos que mantêm sua forma perfeitamente e não se deformam sob carga aumentada. Isto é muito importante porque uma betonilha é despejada sobre o isolamento em tais sistemas, o que coloca uma grande pressão nos materiais isolantes.

Ao trabalhar em concreto, não é necessário que o revestimento “respire”, sua higroscopicidade, isto é, imunidade à umidade do solo, é considerada como sendo de princípio.

Sob as lajes de piso autonivelantes também são usadas.

Para o sistema de arranjo de “pisos quentes”, os mesmos revestimentos são adequados como no caso do concreto, mas devem necessariamente conter filme laminado, que reflete diretamente o calor proveniente da estrutura.

Dicas

Uma das tendências mais modernas na resolução da questão do isolamento térmico da casa tornou-se a instalação do sistema de "piso quente". Atualmente, os fabricantes trouxeram ao mercado três opções principais de aquecimento de piso - água, infravermelho e cabo. O método da água é usado para grandes áreas. Esta técnica envolve a circulação de água quente através de tubos montados no chão. Esse sistema tem várias limitações:

  • não pode ser usado em edifícios de vários andares, uma vez que cria pressão adicional no piso;
  • no caso de um avanço, existe o risco de “inundar” os vizinhos a partir de baixo, o que levará a grandes despesas para solução de problemas;
  • alto custo de materiais, bem como trabalho de instalação.

O piso infravermelho é um filme de polímero, que é dividido em quadrados idênticos, cada um dos quais é equipado com placas especiais que são responsáveis ​​pelo aquecimento de alta qualidade.

Tal sistema é melhor instalar sob o laminado ou linóleo. Se você usá-lo sob o ladrilho, ele se conectará rapidamente à solução de cola.

O cabo é um piso elétrico que pode funcionar durante todo o ano.A fim de reduzir o custo da eletricidade, termostatos especiais são incorporados ao projeto. A construção em si é montada a partir de cabos de dois ou três núcleos ou tapetes elétricos.

Este método é o melhor sob o ladrilho, porque contribui para o seu rápido aquecimento e retenção de calor.

A tecnologia de "piso flutuante" é muito popular, pois usa o revestimento Isover.

Instruções em vídeo sobre aquecimento de piso através de registros, veja abaixo.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto