Características de um piso quente na mesa

Piso radiante é um sistema popular de aquecimento básico e alternativo de instalações. O design promove distribuição uniforme de calor, retém a umidade natural do ar e não atravessa o espaço.

Recursos e dispositivo

Uma betonilha é uma camada de argamassa ou concreto especial. Ele serve como base para um revestimento decorativo e é o local onde os elementos de aquecimento do piso radiante estão localizados. A mesa também executa funções de nivelamento e estabilização, nas quais a vida útil e a aparência apresentável do piso dependem.

As vantagens deste sistema de instalação de dispositivos de aquecimento pode ser atribuído ao projeto de segurança absoluta contra incêndio e meio ambiente,total autonomia e possibilidade de auto-regulação de temperatura, longa vida útil e eficiência.

O downside é uma diminuição na altura do quarto devido à elevação do assoalho.

O design do “piso quente” pode ter diferentes designs:

  • cabo;
  • água;
  • termomat;
  • infravermelho

O sistema de água é uma rede de tubos conectados por um coletor, responsável pelo movimento da água quente através do duto, equipado com sensores térmicos e relés.

O aquecimento por cabo é apresentado na forma de fios elétricos dispostos em filas, trabalhando com base no princípio de converter energia elétrica em calor.

O sistema thermomat é um filme fino com elementos de aquecimento colocados e fixados no interior, tendo um design de rolo. O aquecedor infravermelho também é projetado como uma fina teia, sendo o sistema de aquecimento mais eficaz e durável.

No entanto, não é derramado na mesa, mas localizado no topo, imediatamente sob o revestimento decorativo.

O piso quente na mesa é um bolo de camada, onde as duas camadas inferiores são hidro e isolamento térmico.A próxima é a malha de reforço e o elemento térmico, e a solução é completada com uma solução de concreto ou um composto de nivelamento especial. Camadas podem variar dependendo da condição da sub-base e da necessidade de usar uma camada de impermeabilização. Portanto, para o sistema de aquecimento elétrico não há necessidade, e na presença de um grande número de defeitos de piso inferior, uma camada de nivelamento adicional é derramada sob o isolante térmico.

Atenção especial deve ser dada à espessura da solução aplicada. Deve ser o mesmo em toda a área da sala. Isso garantirá uma distribuição de calor uniforme e uma transferência de calor de alta qualidade. Uma camada muito fina levará a um mau aquecimento da mesa, transferência de calor e rachaduras mais rápidas da superfície. Camada espessa também é inaceitável. Ele vai se aquecer e não deixar sair.

Para um piso de água quente, a espessura ideal da mesa é de 6 a 7 cm e os de 3 a 5 cm devem estar acima da tubulação.

Ao instalar o cabo térmico, a espessura deve corresponder a três centímetros e, para o sistema termomatoso, basta um centímetro e meio.

Tipos e composição

As mesas são secas, semi-secas e molhadas. Betonilha seca é uma madeira compensada, folhas de drywall e aglomerado. Para acomodar o piso quente do sistema é usado tipo molhado e semi-seco.

Betonilha molhada é feita de uma mistura de cimento com areia e entulhodiluído com água até a consistência desejada. Às vezes, alguns claydite e cascalho são adicionados à solução. A marca de cimento para a preparação da solução deve ter uma cotação não inferior a M300. Em vez de areia, é melhor usar a triagem: ela proporcionará maior tração e evitará a delaminação e rachaduras. Ao preparar a composição, é necessário usar um plastificante à taxa de um litro por metro quadrado da área preenchida, o que permitirá reduzir a espessura final da mesa para três centímetros. Betonilha de cimento é adequada para todos os tipos de aquecimento de piso.

A betonilha semi-seca é executada usando misturas secas e não requer alinhamento prévio da sub-base. Quando seca, não há rachaduras nem retração e deformações ocorrem. Tal composição endurece muito mais rapidamente que o concreto, e um curto período de endurecimento e uma pequena quantidade de líquido necessário impedirão que a solução flua para o piso inferior.

Betonilhas semi-secas e molhadas são flutuantes e estacionárias.O primeiro tipo é usado nos casos em que é necessário instalar calor e impermeabilização. Como resultado, a camada não tem adesão direta com o piso ou a parede. A espessura deste piso deve ser de pelo menos 3,5 centímetros e ter uma estrutura multicamada. A betonilha flutuante é usada para derramar sobre material à prova de som, que consiste em lã mineral e é coberto com um filme impermeabilizante de cima.

Betonilhas estacionárias são formadas sem o uso de isolamento.

A cola para telhas é usada como uma mesa ao instalar um piso elétrico sob o ladrilho. Nivela bem a superfície e seca rapidamente. Se a reparação for necessária, essa mesa é muito mais simples que o concreto.

Qual é melhor?

Ao escolher o tipo de gravata, você deve ser guiado pelo tipo de sub-base, o propósito da sala e o tipo de sistema de aquecimento. A betonilha é adequada para todos os projetos de pisos quentes. A vantagem desta mesa é a resistência à umidade, durabilidade e capacidade de uso em salas de qualquer tipo. A composição de concreto pode ser aplicada em um piso de calado existente e no solo. As desvantagens são o risco de rachaduras,separação e separação do piso de concreto da base, bem como a necessidade de molhar regularmente com água por 3 semanas até secar. O revestimento de acabamento só pode ser aplicado após a cura completa da mesa.

O reboco de gesso é do tipo semi-seco, devido à pequena quantidade de líquido necessária para a preparação da solução. É uma mistura autonivelante que seca e endurece muito rapidamente. As vantagens de tal mesa são a ausência da necessidade de instalar malha reforçada e pré-inicializar a superfície. A camada de revestimento pode ter menos de três centímetros. Devido à estrutura porosa, a betonilha semi-seca proporciona um isolamento térmico e sonoro elevado da divisão.

Misturas autonivelantes são fáceis de preparar., são ambientalmente seguros e têm uma superfície lisa e brilhante após a secagem completa. Adequado para todos os tipos de aquecimento de piso. Para melhorar a ductilidade e evitar rachaduras, aditivos e modificadores de mistura de fibras estão incluídos em misturas secas. As desvantagens incluem definir a solução muito rapidamente.

Como resultado, a composição deve ser preparada em pequenas porções que podem ser usadas dentro de uma hora.

Tecnologia de colocação

A primeira etapa da instalação do piso deve ser a preparação da superfície de trabalho. Para fazer isso, você precisa fechar grandes aberturas e lascas com a solução e limpar o contrapiso de sujeira e detritos. Em seguida, é desejável cobrir a superfície com uma camada de primer. Isso deve ser feito ao lançar o piso de concreto. Se dentro de casa for planejado instalar mobília pesada, então será necessário usar a malha de reforço e aditivos de grandes frações. Isso deve ser feito para que, no futuro, a superfície do piso autonivelante não desapareça e não quebre.

Se o piso for preenchido com um sistema de aquecimento de água, é necessário formar juntas de expansão. Se a área do piso exceder 10 metros quadrados. m, as costuras são feitas nas estruturas da cerca. O perímetro da sala deve ser colocado fita amortecedor, que é projetado para absorver a expansão da camada de secagem. Então você precisa realizar um teste do sistema de "piso quente" e verificar o aperto do duto. Em seguida, instale uma camada refletiva que evite a perda de calor.

Malha reforçada pode ser colocada em cima de uma tela reflexiva sob o tubo, e montada na camada superior da mesa no caso de uma grande espessura de concreto. Em seguida, você deve prosseguir para a preparação da solução. Para o trabalho em instalações residenciais, é necessário usar o grau 150, e para edifícios industriais será adequado para 300. A composição do piso de água deve ser feita com base em peneiras e conter uma mistura de cascalho de areia fina.

Esta composição tem os melhores indicadores de resistência e transferência de calor em comparação com a mistura cimento-areia.

Ao preparar a solução é necessário observar estritamente as proporções dos componentes. Isso evitará rachaduras, descamação e coloração do piso seco. A proporção ótima é 1 parte de cimento e 6 partes de triagem. Ao usar areia e brita, 4 partes de pedra britada e 3,5 partes de areia são retiradas para 1 parte de cimento. Deve-se notar que, quando há excesso de entulho, a superfície do piso seco não será suficientemente lisa.

Para melhorar a plasticidade da composição, um plastificante é adicionado à solução durante a mistura, que pode ser usado como sabão líquido. A consistência da solução acabada se assemelha ao creme azedo.Freqüentemente usado fibra de vidro ou armovat. Eles são adicionados à solução e podem fazer sem o uso de malha de reforço.

O preenchimento deve ser feito no canto mais distante da sala. A solução precisa ser nivelada no tempo com uma pá e, conforme necessário, remover o excesso. Antes de alinhar a mesa, puxe a malha de reforço. Isto irá remover as cavidades de ar.

A espessura máxima da mesa para um piso de água quente não deve exceder 11,5 cm, dos quais 5 cm caem sobre o isolador de calor, 1 cm da solução - sob os tubos e 3 cm acima deles. Ao despejar concreto, você precisa apertar com um ancinho ou um vibrador especial. Isso ajudará a liberar as bolhas de ar, que impedem ainda mais a formação de vazios. A espessura do tubo em si é de 2 cm.Depois de secar completamente, o que ocorre não menos de 30 dias, você pode ligar o calor.

O enchimento do piso com cabo e aquecimento térmico é realizado com malha reforçada, que é colocada e é necessária para fixar o cabo. Caso contrário, existe o risco de aparar fios. O layout do cabo deve ser realizado de maneira uniforme, evitando dobras e vincos de fios. O cabo e o termofixo não devem estar em contato com o isolador de calor.A espessura da mesa é menor do que a do piso de água, o que é explicado pela pequena espessura do cabo ou termofixo, é de 5 a 10 cm.

A espessura ideal é de 7 cm, o que é explicado pelo facto de uma camada demasiado fina reter menos calor acumulado, pelo que será necessário ligar mais o aquecedor. O termomat pode ser colocado tanto no topo da mesa como no interior, mas a espessura da camada sobre o elemento de aquecimento não pode exceder 2 cm.

O enchimento do piso deve ser realizado nos faróis. Eles são necessários para guiar a altura do preenchimento e podem ser colunas de alabastro e produtos de fábrica. Após o ajuste inicial, as balizas são cuidadosamente removidas do concreto com uma espátula, os furos são umedecidos e preenchidos com argamassa. À medida que seca, o piso de concreto é submetido a um regular molhamento e nivelamento, que é feito com um raspador. Depois de remover todo o terreno irregular e em excesso, a superfície é nivelada com uma espátula especial. A fita do amortecedor é removida com uma faca.

As regras para a aplicação de misturas de gesso autonivelantes são as mesmas aplicadas à argamassa de concreto, mas a tecnologia de nivelamento é ligeiramente diferente.Imediatamente após o vazamento, toda a superfície deve ser tratada com um rolo de agulhas. Isso liberará bolhas de ar e evitará a formação de vazios. As balizas devem ser removidas rapidamente antes que a argamassa seja colocada. Para fazer isso, use um bico especial nos sapatos na forma de pontas longas. Após a secagem, a superfície de gesso não requer molhar e moer. As misturas de gesso têm um tempo de secagem muito curto, portanto, um revestimento decorativo pode ser colocado dentro de dois dias após a conclusão do trabalho.

Falhas

Se, após a secagem da solução, surgirem fissuras na mesa, é necessário começar a reparar a superfície com urgência. Rachaduras podem causar o aquecimento irregular do piso, no qual certas áreas sofrerão superaquecimento. Isso levará a uma falha rápida do sistema elétrico. A violação da tecnologia de preparação da solução e a presença de correntes de ar durante a secagem do piso podem levar à formação de fissuras. Para uma secagem mais uniforme, os pisos de concreto devem ser cobertos com filme plástico.

Para reparar o chão, remova o material descascado das rachaduras e remova a poeira com um aspirador de pó.Então você precisa umedecer o groove e massa com solução fresca. Após a secagem, é necessário moer e moer a área danificada. No caso de descamação grave, inchaço e rachaduras significativas, a camada inteira deve ser imediatamente desmontada e preenchida novamente.

Dicas e truques úteis

Para garantir que o sistema de “piso quente” dure muito tempo, enquanto o revestimento não é deformado e mantém sua aparência apresentável durante toda a sua vida útil, Alguns pontos devem ser considerados:

  • ao instalar o piso elétrico no banheiro, é necessário fazer o aterramento. Isso tornará o uso da estrutura completamente seguro;
  • Antes de começar a vazar, desenhe um layout detalhado do cano ou cabo. Se for necessário repará-lo, permitirá abrir a área necessária e limitá-la ao reparo local;
  • Os sistemas de aquecimento de termofixos e filmes infravermelhos são colocados na mesa ou no adesivo. A espessura da camada deve ser mínima e a parte frontal da estrutura do filme não deve ser preenchida;
  • para reforço, você deve usar uma grade de metal para uma camada espessa e fibra de vidro - para fina.

Colocação de piso quente e a formação da mesa pode ser feita de forma independente. Com a abordagem correta e a conformidade com a tecnologia de instalação, será possível obter uma base uniforme e sólida para o revestimento decorativo, resolvendo ao mesmo tempo o problema do aquecimento básico ou adicional.

Como preencher corretamente o chão, veja o vídeo a seguir.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.