Características de termostatos para aquecimento radiante
Aquecimento em uma casa particular pode ser organizado de várias maneiras. Hoje, o piso aquecido está ganhando imensa popularidade, tornando possível maximizar o uso do calor do transportador de calor. Tal sistema é bastante complicado no dispositivo, pois consiste em um conjunto de nós e sensores. Antes de proceder à construção de tais sistemas, é necessário esclarecer as características dos termostatos para o aquecimento por piso radiante. Isso permitirá que você ajuste corretamente a temperatura dentro da casa ou apartamento.
Características especiais
O termostato é um dispositivo especial cuja tarefa é monitorar a temperatura do aquecimento do piso e da sala como um todo. É usado em conjunto com vários sensores localizados no ou perto do piso mais quente.
Sensores para aquecimento radiante são usados para ligar automaticamente o aquecedor quando a temperatura cai abaixo do limite definido. Com a ajuda de tais dispositivos, você pode economizar até 40-50% da energia elétrica usada para aquecer o piso radiante.
Os sensores estão localizados diretamente na sala, onde estão configurados. A faixa de temperaturas ajustáveis pode variar de 5 a 45 graus, dependendo do fabricante e do objetivo do sistema. Modelos modernos podem ser complementados por uma tela de toque, o que simplifica a configuração de todas as características. Projetos deste tipo podem funcionar com quase todos os tipos de sistemas de aquecimento. É muito importante conectá-los corretamente aos aquecedores.
Termostatos são sistemas universais que executam várias funções adicionais, sendo as principais delas:
- automação de ligar e desligar o aquecimento do piso;
- controle de potência de aquecimento;
- proteção contra superaquecimento (em caso de situações críticas, o sistema é desligado).
Tipos e princípio de operação
Controladores de temperatura são projetos complexos que funcionam em conjunto com vários dispositivos de assistência.
O princípio de operação desses sistemas pode ser descrito pela seguinte seqüência de operações:
- Os sensores leem a temperatura dentro ou perto do chão. Depois disso, eles enviam o valor recebido para o termostato.
- O termostato da fatura compara os dados com os definidos por uma pessoa que usa um controlador de temperatura. Se o piso superaquecer, o sistema de aquecimento será desligado. Quando a temperatura é muito baixa, o termostato liga o calor.
Organizar o trabalho com piso radiante elétrico é muito mais fácil do que com sistemas de água. Para fazer isso, basta fornecer ao projeto um relé especial que ligue ou desligue a fonte de alimentação. O aquecimento da água é organizado usando uma válvula termostática de duas vias ou de três vias.
Estes sistemas são necessários para misturar água quente e fria. No projeto do termostato para o piso de água há um servo especial, que pode abrir ou fechar o canal com água, dependendo do desempenho do sensor. Essa abordagem nos permite analisar apenas a temperatura da água, o que nem sempre é relevante para criar condições confortáveis dentro da sala.
O mercado moderno de termostatos está saturado com dispositivosque pode ser dividido em vários tipos.
Mecânico
Em tais termostatos, a temperatura é ajustada usando o botão rotativo. Esses dispositivos mantêm a temperatura em um determinado valor, portanto, para criar um ambiente confortável, a pessoa deve ajustar o sistema manualmente, dependendo da temperatura do piso.
Estes termostatos são freqüentemente instalados em pisos de água, pois eles podem trabalhar em conjunto com válvulas de três vias, alterando o fluxo de água. Algumas modificações aprimoradas deste tipo também podem afetar os circuitos elétricos, controlando o próprio aquecedor.
Digital
Termostatos deste tipo são, em muitos aspectos, similares aos sistemas mecânicos. Sua característica distintiva é a presença de um display digital e botões especiais para definir a temperatura. Com esses dispositivos, você pode definir com mais precisão os valores, o que os torna mais populares.
Uma das variedades de tais reguladores são modificações sensoriais. O gerenciamento de todos os parâmetros neles é realizado usando a tela sensível ao toque.
Programável
O termostato deste tipo é o mais difícil.Ele permite que você ajuste a temperatura não apenas em um momento específico, mas também para programá-la por um período de tempo específico.
Esses dispositivos são complementados por temporizadores, com os quais você pode especificar como o piso deve ser aquecido em um determinado dia, à noite ou em uma data específica em um determinado mês.
Termostatos programáveis também são complementados por sensores externos que leem a temperatura do ar dentro da sala. Isso permite que você mantenha as configurações ideais a qualquer hora do dia ou da noite.
Uma das vantagens desses sistemas é uma economia significativa de energia. Isto é conseguido através de aquecimento periódico, e não o funcionamento constante do sistema.
Quase todos os termostatos funcionam apenas com uma sala específica. Atualmente, existem sistemas de duas zonas conectados a várias salas. Isso permite controlar a temperatura de um ponto.
Como escolher?
Termostato para aquecimento radiante é um dos elementos mais importantes. Portanto, sua escolha deve ser abordada com cuidado.
Escolha corretamente o termostato, seguindo algumas recomendações simples:
- Controles mecânicos são a melhor opção para salas com uma área pequena. Quando as dimensões da sala são significativas, é melhor usar termostatos programáveis. Eles economizam muita energia.
- Projetos com válvulas de três vias devem ser usados no caso em que o aquecimento é organizado usando um sistema separado de aquecimento de água.
- Analise os parâmetros técnicos do termostato. Eles devem ser projetados para um sistema de energia específico, bem como suportar as quedas de tensão. Os especialistas recomendam que os reguladores tenham uma pequena margem de todos os parâmetros técnicos.
- Compre apenas produtos de marcas famosas. Este é um tipo de garantia do seu serviço longo e confiável. Não use análogos baratos que não tenham nenhum certificado e documento confirmando a qualidade.
- Preste atenção ao número de saídas para conexão. Algumas modificações podem funcionar de uma só vez com vários pontos. Mas se você não precisa disso, então é melhor comprar um modelo padrão.
Como se conectar com suas próprias mãos?
A tecnologia de conectar o termostato a um piso quente consiste nas seguintes etapas:
- Preparando um lugar para um termostato. Modificações padrão são instaladas em caixas comuns dentro da parede, mas também existem modelos suspensos. Se você comprou um modelo embutido, então você precisa fazer um buraco na parede para isso.
- A localização dos sensores. Esses elementos estão localizados dentro da mesa de cimento perto do cabo de aquecimento. Os sensores estão escondidos em um tubo corrugado fechado especial para evitar que o concreto chegue lá. Dos sensores, remova o cabo para o local de fixação do termostato.
- Conexão de eletricidade. Inicialmente, os fios da rede elétrica central são fornecidos ao termostato. Você pode retirá-los da tomada ou de outra fonte semelhante. Os cabos são conectados de acordo com um esquema especial no regulador. Tem 3 saídas destinadas a fase, zero e terra. Eles devem ser conectados de acordo com o esquema aplicado ao quadro do dispositivo. Depois disso, os cabos do sensor de temperatura também são conectados às entradas.
- Conectando o cabo de aquecimento. Existem duas opções aqui. Se houver apenas dois fios dentro do cabo, o primeiro par será conectado à fase e zero, e o restante ao terra.Quando os fios trançados são usados, apenas um lado do cabo é conectado. Para isso, todos os três fios são conectados em série às saídas correspondentes. É importante seguir as recomendações e usar o esquema fornecido pelos fabricantes.
Como verificar?
Depois de instalar o termostato, certifique-se de verificar o desempenho do sistema.
Para isso, você precisa executar alguns passos simples:
- Inicialmente, traduzimos o dispositivo para a temperatura mínima. Depois disso, você precisa mudar para um máximo. Durante isso, você deve ouvir um tipo de clique de baixo volume. Se estiver, o dispositivo está funcionando corretamente.
- Se o termostato for programável, você deve instalar qualquer programa ou especificar a sequência de ativação do mecanismo. Depois disso, durante o dia, você deve apenas observar como o chão aquecido se comporta. É importante que todas as operações correspondam exatamente às configurações do termostato.
Gestão
Termostatos tornam o mais simples possível para o usuário. Mas dentro desses sistemas muitas montagens e estruturas complexas podem ser escondidas.
O controle de tais dispositivos pode ser realizado de várias maneiras:
- Mecânico. Para tais fins, os fabricantes fornecem botões rotativos especiais. Dependendo de sua posição, os medidores de vazão de água são configurados ou a corrente é fornecida. Tais sistemas são muito freqüentemente usados com "pentes" de água, que realizam a distribuição do líquido. A desvantagem deste método é que é difícil conseguir um ajuste de valor preciso com uma diferença de menos de 5 graus.
- Pressione o botão Essa abordagem é mais perfeita, pois permite controlar a temperatura em um modo mais estreito. A configuração do relé térmico é realizada por botões clássicos ou usando a tela sensível ao toque. Aqui, apenas a interface muda e o princípio de operação não muda praticamente.
- Controle remoto. Os controladores de temperatura são instalados nas chamadas caldeiras wi-fi. Esses dispositivos são capazes de receber sinais de rádio e, com base neles, alterar as configurações do regulador. Estes mecanismos são bastante complexos e são frequentemente utilizados apenas nos chamados lares "inteligentes", onde tudo é totalmente automatizado e requer intervenção humana mínima.
Algumas modificações dos termostatos exigem o ajuste da cabeça sensora de temperatura. Isso permite que os sistemas sejam sincronizados para obter valores precisos durante a operação.
Manual de instruções
O trabalho dos termostatos é bastante simples e requer intervenção humana mínima. Aqui é importante apenas definir a temperatura corretamente, que deve estar no sistema.
Mas é importante seguir algumas regras simples:
- Não use termostatos em áreas molhadas. Se você ainda precisar instalá-los aqui, use somente produtos especializados.
- Mantenha a temperatura do piso não superior a 35-37 graus. Com aquecimento forte e constante pode danificar o revestimento decorativo do piso. Por exemplo, uma árvore pode começar a rachar e rachar.
- Ao usar o termostato, siga as instruções do fabricante. Leia antes de configurar programas complexos.
Falhas
O termostato é um mecanismo complexo, portanto, existe um alto risco de falha.
Deve-se notar algumas falhas que são freqüentemente encontradas em tais dispositivos:
- Invertendo o termostato. Geralmente, a causa é o mau contato entre o dispositivo e os fios de entrada. Para verificar isso, você deve desmontar o gabinete e analisar a qualidade das montagens. Em alguns casos, você também precisa medir a resistência do sensor.
- Falta de aquecimento de piso. Se isso acontecer na posição máxima do regulador, isso pode significar que o sensor de temperatura está instalado muito próximo ao cabo.
- Luz vermelha piscando. Indica que o sensor de temperatura está quebrado e precisa ser substituído.
- Sem corrente. Existem várias razões para isso. Primeiro de tudo, é necessário verificar se todos os cabos de alimentação para o termostato estão conectados corretamente. Se o contato é bom, então você precisa procurar por danos dentro do termostato. Muitas vezes, essas falhas nem sempre são reparáveis. Portanto, a eliminação do problema será apenas uma substituição completa do termostato.
- O dispositivo não aquece o chão até a temperatura definida e desliga antes. É fácil verificar se você ajustou o dispositivo no máximo. Os sistemas que permitem manutenção entrarão imediatamente no modo de aquecimento. Se isso não acontecer, você deve restaurar o sistema.
O reparo de termostatos pressupõe a presença de certas habilidades de trabalho com circuitos elétricos, portanto, é melhor confiar tais operações a especialistas ou organizações confiáveis.
Fabricantes e comentários
Termostatos permitem que você ajuste corretamente a temperatura do aquecimento do piso. Portanto, eles devem ser de alta qualidade e confiáveis. Hoje no mercado existem vários tipos de tais dispositivos, entre os quais existem várias boas marcas:
- Danfos Sistemas programáveis fazem um excelente trabalho com suas tarefas. Os produtos são fornecidos com sensores de temperatura robustos para garantir configurações de dispositivo altamente precisas.
- Eberle Sob esta marca produzem vários tipos de termostatos. Atenção especial deve ser dada aos dispositivos mecânicos usados para ajustar a temperatura nas instalações industriais. Há também termostatos que podem operar mesmo com alta umidade.
- Devi. Os reguladores de temperatura da Dinamarca são altamente precisos e confiáveis. A empresa produz vários tipos de reguladores, que são complementados por software de alta qualidade.
- Legrand Uma das marcas mais confiáveis de termostatos. Aqui você pode encontrar tanto sistemas mecânicos convencionais quanto programáveis. Algumas modificações também são adaptadas para alta umidade.
- Heatlux. Controladores de temperatura desta marca são bastante difundidos. Eles diferem em multifuncionalidade. Mas, de acordo com revisões de muitos proprietários, algumas modificações servem mal e rapidamente falham. Nesse caso, a empresa executa mal seu serviço de garantia.
Esta classificação de termostatos não está completa, pois há muitos produtos de qualidade no mercado que são adequados para tarefas específicas.
Os termostatos são uma solução universal que permite o desempenho ideal de um piso aquecido, independentemente do seu tipo. Utilize para estes fins apenas produtos de qualidade que cumpram todos os regulamentos e normas.
Você pode aprender sobre os recursos de reguladores térmicos para aquecimento de piso a partir do vídeo.