Reparar o chão quente faça você mesmo
O sistema chamado de piso quente é uma maneira muito popular de aquecer a sala, e também desfruta de uma demanda crescente. Facilidade de uso reside na distribuição uniforme de fluxos de calor do chão ao teto com o layout mais confortável de valores de temperatura: a temperatura na superfície do piso corresponde a 20-24 graus, e ao nível da altura humana - os melhores 16-18 graus. A superfície do revestimento do piso serve como um painel de aquecimento, e a estrutura de aquecimento com fios e tubos está escondida sob ele.
Significado
O sistema substitui totalmente o aquecimento principal, não suja o interior com radiadores e mantém a humidade natural do ar no apartamento. Os fabricantes oferecem uma garantia de 20 anos para a operação ininterrupta do sistema, mas, por algum motivo, às vezes falha.Alguns podem ser eliminados por você mesmo.
Diagnóstico de falhas
Para determinar a causa e a localização de uma falha, você deve primeiro medir a tensão de alimentação.
- Os resultados devem ser comparados com os parâmetros especificados na documentação anexa. No caso de um desvio da norma em mais de 5% ou a ausência do sinal luminoso do indicador, é necessário medir nos terminais. Se não houver tensão, a causa da falha é um sensor de temperatura ou um termostato. Os contatos do termostato também podem ser enfraquecidos;
- Então você deve verificar o sensor térmico externo desconectando-o do termostato e medindo a resistência. O resultado da medição deve estar no intervalo de 5 a 30 kΩ. Ao verificar o termostato, o cabo elétrico deve ser desconectado.
- Se, como resultado dos testes, os resultados das medições estiverem dentro da faixa normal, então deve começar o exame do elemento de aquecimento. É realizado medindo a resistência dos cabos e isolamento. Se os números forem muito mais baixos do que na folha de dados, pode ter havido uma quebra no cabo elétrico,determinar a localização de que será possível apenas com a ajuda de dispositivos especiais de diagnóstico - gerador de alta tensão e detector de áudio, trabalhando como um detector de metais;
- O lugar do penhasco pode ser encontrado com a ajuda de termoplacas. Se uma ponte condutora aparecer entre os núcleos do cabo e, como resultado, uma baixa tensão, a parte danificada do cabo elétrico começará a aquecer. A aplicação de termoplacas determinará o local da lacuna.
Causas de falhas
O princípio de operação de um piso elétrico é aquecer um cabo elétrico ou termo-móvel instalado em uma mesa de cimento ou cola. O sistema está equipado com um sensor térmico e termostato.
Depois de ligar o sensor de temperatura de aquecimento é comparada com a temperatura ajustada a termostato, e a luz indicadora é extinta e o elemento de aquecimento é automaticamente desligado.
Danos a um dos elementos estruturais levam a uma falha geral do sistema ou a sua operação incorreta. Antes de prosseguir com o reparo de estruturas, é necessário descobrir a possível causa de falha.
As mais comuns são as seguintes falhas.
Danos ao elemento de aquecimento elétrico.
Ocorre quando a instalação é inadequada ou como resultado de reparos. Muitas vezes, um cabo de núcleo único é perfurado, por exemplo, ao instalar uma moldura de porta.
Tendo determinado o local do dano do cabo, deve-se proceder à desmontagem de uma seção de uma betonilha ou cola. Depois de abrir o chão e encontrar o local de quebra, é necessário limpar os condutores queimados e conectá-los com a ajuda de mangas do diâmetro requerido, tendo pressionado com prendedores de pressão.
A junção é fixada com uma manga retráctil, pré-aquecida com um secador de cabelo doméstico. À medida que esfria, o acoplamento cobrirá firmemente a junta e garantirá a estanqueidade total. No final do trabalho, o local de quebra é vertido com argamassa de cimento.
Danos ao sensor de temperatura.
Com esse desarranjo, o sistema perde sua capacidade de auto-desativação quando atinge a temperatura definida. O consumo de eletricidade é significativamente aumentado e a operação ininterrupta do cabo de aquecimento elétrico pode desativá-lo rapidamente.
Nesse caso, é necessária uma substituição completa do sensor, localizado no tubo corrugado.A localização deste elemento elimina a necessidade de abrir o chão e as paredes e permite que você mude rapidamente a unidade defeituosa.
Se durante a instalação do piso aquecido a tecnologia foi violada e o sensor de temperatura foi instalado na base da mesa, então um sensor adicional deve ser colocado e colocado sob o termostato.
Mau funcionamento do termostato
Um mau funcionamento do termostato pode levar à perda de controle climático e ao superaquecimento do cabo térmico ou termo-térmico. É um tipo comum de avaria. Eliminado substituindo-o por um novo.
Os diagnósticos de mau funcionamento do termostato devem começar com um teste da conexão dos terminais do cabo, sensor de temperatura e fonte de alimentação. Então você precisa medir a tensão, que nos terminais do cabo deve ser igual à tensão de alimentação total (no estado desligado do termostato).
Se os dados obtidos não corresponderem aos parâmetros especificados na ficha técnica, é necessário substituir a unidade.
Causas de falhas no piso de água
A razão para a quebra de pisos de água pode ser ações descuidadas durante reparos ou defeitos de instalação.
Em caso de danos mecânicos na tubulação com um perfurador, é necessário desligar a água sem remover a ferramenta do tubo. Então você deve limpar o local onde o tubo bateu e obter acesso livre ao encanamento danificado. Luvas de borracha devem ser usadas nas extremidades da tubulação afetada para ajudar a evitar que pequenos detritos e sujeira entrem no sistema.
Em seguida, você precisa montar os encaixes e também inserir um novo tubo neles, cortando o excesso de comprimento a partir dele. Então você deve pressurizar as conexões e fazer um teste de funcionamento da água. Depois de verificar o sistema quanto a estanqueidade, você pode começar a despejar uma nova mesa sobre a área exposta.
Como reparar o piso infravermelho?
Pisos infravermelhos são os mais convenientes para instalar e usar. Eles não precisam de uma betonilha ou cola, podem facilmente mudar sua localização, são compatíveis com todos os tipos de pisos e têm uma espessura de 1 mm. A tela é um filme de polímero com condutores feitos de fibra de carbono usando prata e reticulado de polietileno. A transferência de calor é possível devido à radiação infravermelha.O diagnóstico é realizado por analogia com o teste de um piso elétrico. Deve ser feito usando os mesmos métodos e ferramentas.
Instalação de prevenção de erro
Quebra e mau funcionamento do piso aquecido podem ocorrer devido à instalação incorreta e violação da tecnologia de trabalho de instalação. Conhecer e aderir a certas regras ajudará a evitar reparos prematuros e prolongará a vida útil do sistema.
Ao colocar um piso quente, você deve elaborar um arranjo de móveis de grande porte e grandes itens de interiores. Colocar elementos de aquecimento sob eles é proibido.
O cabo pode sistematicamente superaquecer e falhar rapidamente. A compra do cabo térmico deve ser feita de acordo com as imagens necessárias. O excedente de circuncisão é inaceitável.
É proibido colocar os elementos de aquecimento na superfície suja e cheia de lixo, bem como caminhar ao longo do cabo durante a colocação.
O sensor térmico não pode ser colocado na mesa - deve ser colocado em um local acessível e em um tubo corrugado. Isso permite substituí-lo rapidamente, se necessário.
Ao despejar um elemento de aquecimento com um acoplador, é necessário garantir que não haja rachaduras ou vazios ao redor dele. Isso pode levar ao superaquecimento do cabo e sua rápida quebra. No final da instalação, você precisa verificar a resistência.
O estrito cumprimento das regras de instalação e diagnóstico competente das unidades pode aumentar significativamente a vida útil de um sistema de aquecimento exclusivo. E auto-reparação permitirá realizar o trabalho em um curto espaço de tempo e economizar significativamente o orçamento.
Sobre como fazer o reparo de um piso quente, veja o vídeo a seguir.