Piso aquecido: características, prós e contras

Aquecimento de piso não é mais uma inovação no mundo moderno, tal sistema em suas instalações foi usado pelos antigos romanos. Para determinar a escolha de pisos quentes para sua casa, você precisa estudar este sistema com mais detalhes.

Características especiais

Principais características:

  • Ao contrário dos modernos radiadores de aquecimento, que aquecem o apartamento de maneira desigual, os sistemas de aquecimento de piso permitem que o ar quente suba e permaneça na parte inferior da sala.
  • Existe a possibilidade de auto-regulação das condições de temperatura.
  • Os pisos aquecidos são projetados para aquecer uma área razoavelmente grande.
  • O piso radiante, graças ao seu sistema automatizado, pode manter a temperatura necessária.
  • Absolutamente seguro de usar, porque eles estão escondidos por materiais de revestimento. Portanto, os sistemas podem ser instalados com segurança, mesmo em quartos de crianças.
  • Material ecologicamente correto.
  • Devido à variedade de variedades de pisos quentes, você pode pegá-los sob qualquer cobertura de piso.

Tipos de pisos quentes

Sistemas de aquecimento radiante são produzidos em dois tipos: elétrico e água. Ao mesmo tempo, os pisos elétricos têm seus próprios tipos de aquecimento. Para decidir o desenho necessário do aquecimento, recomenda-se conhecer todos os tipos.

Dispositivo e esquema de trabalho

Pisos elétricos são:

  • Cabo
  • Infravermelho
  • Fosco.

Pisos de cabos elétricos são cabos de aquecimento.que são montados sob o revestimento de acabamento. O aquecimento ocorre apenas através da betonilha de cimento. A espessura da mesa deve ser de pelo menos 4 a 5 cm, este sistema é usado tanto como fonte primária como como fonte adicional de aquecimento.

Cabos elétricos no projeto de aquecimento podem ser single-core e dois núcleos. A diferença está somente no sistema de conexão: um cabo single-core é conectado apenas com uma extremidade e um cabo de dois núcleos com dois.

Pisos infravermelhos são uma construção que consiste em um filme infravermelho. Betonilha de concreto para este tipo de aquecimento não é necessária, o filme pode ser instalado diretamente sob o revestimento do piso (carpete, laminado). Os elementos de aquecimento, neste caso, são faixas de carbono.

O filme é feito principalmente em uma largura de 0,4 mm e um comprimento de 50-80 cm.A instalação não leva muito tempo (apenas algumas horas). A única desvantagem deste tipo de aquecimento é o alto custo de construção.

Os designs foscos são cabos elétricos embutidos em uma malha de reforço especial. O princípio do aquecimento não difere dos sistemas de cabos. Existe apenas uma diferença - é simplicidade e facilidade de instalação. A largura dos tapetes laminados pode variar no intervalo de 50-80 cm.

O comprimento requerido do tapete pode ser feito independentemente cortando linhas especiais. O design é emitido completo com solução auto-adesiva pronta.

Piso aquecido a água é um radiadorinstalado no topo da laje de piso. Betonilha de concreto desempenha a função de proteger o chão do estresse mecânico. Sujeito à tecnologia de colocação de aquecimento de água, ele pode ser usado como a principal fonte de aquecimento sem o uso de radiadores.

A instalação deste tipo de aquecimento é geralmente realizada em edifícios privados, por exemplo, em casas de armação em pilhas ou em áreas de área limitada (cozinha, quarto, hall).

Isto é devido à característica do trabalho de instalação, porque após a instalação, o revestimento do piso aumenta o seu peso. Em arranha-céus, é estritamente proibido. Se tal estrutura for usada como uma fonte adicional de aquecimento, é necessária uma unidade de mistura. O princípio de funcionamento é a circulação de água quente através de tubos de plástico, resultando no aquecimento do revestimento do piso.

Nos pisos quentes do tipo elétrico, a temperatura de aquecimento é controlada pelo regulador eletrotérmico, o mesmo ajuste é possível em sistemas de água. Sua função é executada por um servo. Este mecanismo controla a temperatura da água que entra no circuito de aquecimento. Em temperaturas mais baixas, o nó adiciona a quantidade necessária de água da caldeira para atingir a temperatura desejada.

Há um jumper na área da bomba de circulação.Em que a válvula de duas vias ou de três vias está localizada. Depois de abrir a válvula, o restante do refrigerante é misturado.

O líquido misturado através da bomba de circulação vai para o termostato que controla a válvula termostática.Quando a temperatura desejada é atingida, o fornecimento de água pára ou, pelo contrário, recomeça. Assim, há um controle de temperatura e aquecimento usando um termostato - a maneira mais fácil e econômica.

Além disso, o sistema inclui um controlador integrado que controla as unidades elétricas. Graças a este mecanismo, em situações críticas, o controlador corta o fornecimento de água para evitar o vazamento de fluido.

Vantagens e desvantagens

Vantagens do aquecimento elétrico do assoalho:

  • Um período de aquecimento bastante curto.
  • A vida útil de mais de 50 anos com uso adequado e técnicas de instalação de alta qualidade.
  • Simplicidade de trabalhos de instalação e baixo custo de componentes do sistema elétrico.
  • Possibilidade de uso em qualquer local.

Contras:

  • Uma grande quantidade de eletricidade consumida.
  • Radiação eletromagnética (exceto construção de filme).
  • Exceder a temperatura padrão de aquecimento pode levar à destruição de pisos e móveis.

Vantagens de um piso de água quente:

  • Sistema rentável, mas apenas para grandes salas (mais de 30 metros quadrados).
  • Funciona em uma sala sem energia.Isso acontece se a caldeira estiver equipada com uma função sem eletricidade.
  • O trabalho elétrico pode ser realizado de forma independente, sem nenhuma habilidade especial.

Desvantagens:

  • A instalação de um chão de água morno executa-se em uma casa privada, em um apartamento será bastante difícil fazer isto. É necessária permissão especial para utilitários.

Consumo de eletricidade de diferentes tipos de sistemas

Antes de instalar o sistema de "piso quente", muitos pensam na quantidade de eletricidade consumida pelo sistema. Você pode calcular o consumo de energia sozinho, sem a ajuda de especialistas.

É importante que ao calcular o custo da eletricidade não leve em conta o aquecimento central (fogões, radiadores elétricos, etc.).

Independentemente da marca e do custo de construção de um piso elétrico aquecido, para a alocação de 99 watts de calor, os aquecedores usam 100 watts de eletricidade. Acontece que a saída e o uso são quase de um para um. Se a instrução diz que a potência de aquecimento é de 200 W por 1 m2, isso significa que 200 W serão usados ​​para eletricidade.

Um exemplo do cálculo de eletricidade para aquecer uma sala de 14 metros quadrados:

  • Para aquecer a sala é suficiente para instalar o piso em 70 por cento da área total. Por isso, vamos aplicar no cálculo de 10 m2.
  • Considere um sistema com uma capacidade de 150 watts. Multiplique o espaço por energia e obtenha 1,5 kW.
  • Se o piso for ligado 8 horas por dia, então 1,5 x 8 = 12 kW por dia. Durante todo o mês, 360 kW são obtidos.
  • O resultado obtido é multiplicado pela tarifa (aproximadamente 2,5 rublos). Como resultado, verifica-se que em um mês o custo do consumo de energia é de 900 rublos.

De acordo com esses indicadores, os custos de energia são pequenos, mas na presença de um termostato, o consumo de energia diminui várias vezes.

O consumo de eletricidade depende diretamente do isolamento térmico do espaço vital. O sistema elétrico de aquecimento de piso é regulado e controlado por um termostato. O regulador de temperatura desliga o sistema quando um determinado indicador é atingido. Se a casa ou o apartamento tiverem pouco isolamento, todo o calor sairá pelas paredes, janelas e portas. Como resultado, a quantidade de perda de calor é equivalente ao custo da eletricidade.

Instalação de pisos quentes

A instalação de um sistema de aquecimento de água é uma tarefa bastante trabalhosa, ao contrário da instalação de um piso elétrico.A instalação pode ser realizada na sala acabada, mas é melhor considerar esta questão, mesmo na fase de construção de moradias.

Sistemas aquecidos a água são instalados de duas maneiras:

  1. Método seco. Tiras de metal, que possuem ranhuras para instalação de tubos, são colocadas na construção de esteiras de poliestireno ou placas de madeira. Sua finalidade é um suprimento uniforme de calor. Os tubos são colocados nas ranhuras. Em seguida, a instalação do material do piso de acabamento (laminado, azulejo, parquet).
  2. Método molhado. Por sua vez, encaixar isolamento, tubos, uma camada de argamassa. O revestimento do piso de acabamento é colocado na camada da mesa. Antes do isolamento térmico, é instalada a impermeabilização, que evita a infiltração de água nos apartamentos inferiores. Tubos podem ser cobertos com uma malha de reforço que atua como um balanceador de carga. Em toda a área do sistema térmico, é necessário posicionar a fita do amortecedor.

Usado principalmente o segundo método de instalar um piso de água quente, considere-o em mais detalhes:

  • Uma fita de amortecimento é colocada ao redor de todo o perímetro da superfície aquecida, o que evita que o calor escape.
  • Material de isolamento de calor é colocado na base de projecto.Uma opção adequada seria espuma de poliestireno (espuma de poliestireno), folha comum não vai funcionar. A densidade do material deve ser de pelo menos 35 kg / m2.
  • Em seguida, a malha de reforço é instalada com um intervalo de 5 cm e os tubos são conectados a ela com a ajuda de fixações especiais. O tubo é colocado de duas maneiras: "cobra" e "caracol". O método mais popular é na forma de "caracol", que garante a distribuição uniforme de calor.
  • Além disso, são instaladas balizas, em cima das quais o acoplador é derramado. A espessura da mesa deve ser de pelo menos 3 cm.
  • O passo final é instalar o piso.

Instalação de projeto de aquecimento elétrico. Dependendo do tipo de estrutura de aquecimento, o trabalho de instalação será diferente. O primeiro passo será a preparação da base, que deve ser perfeitamente lisa.

Primeiro você precisa determinar a localização do termostato, que é responsável pelo gerenciamento do sistema. Recomenda-se colocá-lo a uma distância de pelo menos 30 centímetros do chão. Para fazer isso, a parede é uma ranhura para o aparelho.

A ordem do trabalho principal:

  • O isolamento térmico é colocado no subfloor nivelado.
  • No perímetro das instalações tem uma fita amortecedora.
  • É desejável colocar um material que reflita calor na parte superior do material de isolamento, o que reflete o calor a descer. Se o projeto do piso aquecido for feito sob a mesa, então é necessário usar um material metálico e não folha.
  • Elementos de aquecimento montados de isolamento térmico. As extremidades dos cabos elétricos são fornecidas à caixa de junção com um termostato e conectadas aos terminais apropriados.
  • Realize o teste de funcionalidade.
  • Depois de verificar o desempenho pode prosseguir para o acoplador. Antes de instalá-lo, você precisa colocar uma malha de reforço sobre os mecanismos de aquecimento.
  • Após todo o trabalho de instalação, é necessário ligar a fonte de alimentação por alguns dias para aquecimento. Para evitar que o material se quebre durante a secagem da placa, deve ser humedecido periodicamente. Um filme plástico é colocado sobre a mesa. Depois disso, você pode prosseguir para o final.

Como fazer a instalação de um chão de água quente, olhe no seguinte vídeo.

Como escolher diferentes salas?

Sob o grés porcelânico ou azulejo, os elementos de aquecimento com capacidade de 100 a 130 W / m2 devem ser fornecidos no projeto de aquecimento de piso.Sob o laminado e madeira nos quartos e salas usam aquecimento sob a forma de construção infravermelha.

Para criar um acabamento de madeira para um piso aquecido a água, é melhor usar madeiras exóticas. Tais materiais possuem excelente condutividade térmica e alta resistência à deformação.

O aquecimento de água é usado principalmente para materiais de piso, como grés porcelânico ou cerâmica. Tais revestimentos são resistentes a várias cargas.

Fabricantes e comentários

Fabricantes populares de pisos quentes que se mostraram positivos são a marca coreana. WarmluxMarca finlandesa Enstr, empresas da Alemanha, etc. fabricante britânico Energia Ele recomendou seus produtos não apenas em sua terra natal, mas em todo o mundo. Seus produtos têm uma excelente relação de preço e qualidade, bem como uma vantagem para esta marca é a compatibilidade ambiental dos produtos.

Fabricante da Coreia Caleo produz os sistemas de aquecimento de filme mais confiáveis. Tais materiais podem ser colocados sob o laminado, vários revestimentos de madeira, parquet, carpete, linóleo.A principal vantagem deste design é a auto-regulação completa.

Piso de isolamento térmico de filme do produtor russo "Conforto nacional" Provou ser um preço acessível e longa vida útil. Isso é confirmado por inúmeras revisões de compradores desses produtos.

Empresa Electrolux (Israel) fabrica produtos em uma relação preço / qualidade ideal. A proteção mecânica e térmica é realizada devido ao fio de aramida presente na estrutura. Este material é muito mais forte que o aço, é usado até mesmo na fabricação de roupas e coletes especiais.

Os líderes indiscutíveis no ranking de vendas são as empresas:

  • Ensto;
  • Spyheat;
  • Rexant;
  • Ceilhit;
  • Devi;
  • Aura;
  • Rehau;
  • Calor mais;
  • Equação;
  • Warmstad;
  • Rexva

Dicas úteis:

  • Para cada sala, recomenda-se instalar um termostato separado para regular a temperatura de aquecimento, dependendo da sala.
  • É necessário ligar o sistema de aquecimento apenas após 100% de endurecimento da betonilha. Se você decidir testar o sistema em busca de funcionalidade em uma estrutura despreparada, isso pode causar problemas na operação e falha do sistema.
  • A mistura de cimento e areia para o enchimento do piso é preparada na proporção de 1 a 3. Você pode derramar a estrutura com uma mistura especial (piso autonivelante para betonilha).

Muitos compradores fazem uma analogia entre um convector de água embutido e um sistema de aquecimento de piso, mas seria mais correto dizer que a primeira opção é uma versão simplificada de um piso aquecido. O princípio de operação e instalação de tecnologia são diferentes.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto