Betonilha seca: os prós e contras

O que é um piso, nem todo mundo sabe. Entretanto, este é um componente muito importante do reparo, e como qualquer elemento desta indústria, está constantemente sendo melhorado, novos materiais e tecnologias mais modernas de sua criação aparecem. Se recentemente o concreto ou betonilha foi o mais popular, hoje a chamada mesa seca está em demanda. Naturalmente, tem suas vantagens e desvantagens, mas para o nivelamento rápido do piso sem a habilidade de trabalho de instalação é a melhor opção.

O que é isso?

A palavra "acoplador" é bastante comum e é usada em vários significados. No entanto, todos eles são da área de reparo e significam algo que faz qualquer projeto, seja um guarda-roupa pré-fabricado ou um piso em um apartamento, mais resistente a danos e estresse.Se estamos falando da superfície do piso, a mesa também é projetada para eliminar diferenças de altura.

Simplificando, uma mesa é uma camada intermediária entre a sub-base e o revestimento de acabamento, o que proporciona um serviço de piso melhor e mais durável e, em alguns casos, funções adicionais.

A betonilha seca é uma alternativa ponderada de materiais que são empilhados em camadas sob o revestimento do piso:

  • O fino filme polimérico fornece proteção contra umidade. Polietileno adequado até 2 mm de espessura. A betonilha seca tem medo do excesso de água, por isso é melhor protegê-la de maneira semelhante. O filme é revestido em toda a superfície do piso e chega à parede até o nível do acabamento pretendido. As folhas do filme são sobrepostas e as costuras são fixadas com fita adesiva. Sua área deve exceder a área do piso, levando em conta as sobreposições.
  • Fita amortecedora (borda ou borda). É colocado em volta do perímetro da sala, no fundo das paredes, até a marca do revestimento de acabamento. A fita é necessária para neutralizar a expansão da matéria seca a partir da composição do recheio (de 0,5 a 1 mm).Quando a pressão é criada nas paredes da sala, pequenas rachaduras se formam nelas e a fita impede sua aparência. Também é obrigatório o uso na disposição de um piso quente. O comprimento de fita necessário é a soma dos comprimentos de todas as paredes ao redor do perímetro da sala;
  • Balizas para instalação e regulação do plano no processo de enchimento da mesa;
  • Camada de nivelamento Esta é qualquer substância granular (argila, pedra-pomes, escória, areia), na maioria das vezes pequena fração, que forma a superfície e espessura da argamassa seca. Uma superfície plana é formada a partir do farol até o farol, retirando-os e nivelando a trilha a partir deles, de modo que a cobertura da laje fique plana. O volume da camada de nivelamento depende da área da sala e da espessura desejada da mesa. O mínimo permitido - 3 cm;
  • O material da folha que forma a nova superfície da sub-base. É necessário distribuir uniformemente a carga na mesa seca. Freqüentemente usado madeira compensada, aglomerado, placas OSB, folhas de absocimento. Sua área total deve corresponder à área da sala mais o estoque.
  • Película de PVC para a camada superior. Ele é projetado para proteger a mesa contra umidade e efeitos negativos;
  • Pode exigir cola e parafusos.

Espécie

No total, existem quatro tipos de betonilha: húmida, seca, semi-seca e betonilha baseada em misturas autonivelantes.

Betonilha úmida é uma versão clássica que inclui diversas variedades baseadas no uso de diferentes materiais na composição da substância.

Dependendo das características e origem do componente a granel, uma mesa seca pode ser:

Areia, cimento-arenoso ou cimento-arenoso

Esta é uma mesa que é baseada na areia com a adição de outros componentes. Por exemplo, cimento. Ele pode ser comprado na forma final, e você pode fazê-lo sozinho, decidindo a questão da secagem da areia do rio e se livrando de microorganismos. Misturas prontas são mais frequentemente feitas de areia de pedreira. É mais fácil secá-lo, porque é formado longe da água e há menos organismos vivos nele, que podem começar a atividade ativa sob o piso, se você não se livrar deles.

O melhor desempenho é areia de rio aluvial ou lavada. Ele é submetido ao procedimento de processamento padrão (lavado), necessário para filtrar componentes desnecessários na composição da substância.

As vantagens da areia aluvial são muitas:

  • Não se fixa com o tempo, o que é muito importante para a mesa sem o uso de água e componentes de ligação;
  • É ecologicamente correto, não possui impurezas e organismos vivos;
  • Não há argila nela;
  • Matérias-primas ideais para trabalhos de construção a seco devido ao tamanho não muito pequeno e não muito grande de grãos de areia;
  • Areia purificada não entra em reações químicas com a adição de outros componentes;
  • O trabalho é limpo e não empoeirado.

Escória

Uma mesa baseada neste material é popular devido às suas duas vantagens: alto desempenho de isolamento e baixo custo, já que a escória é um resíduo.

Um dos quatro tipos de escória pode ser usado para betonilha seca:

  • Domínio. É um material a granel que é moldado em uma mistura fina para uso na construção. Sua composição é inofensiva, apesar dos mitos, e em muitos aspectos semelhante à composição das misturas de cimento. A escória de alto forno é resistente ao congelamento, o que permite que seja usada tanto em um apartamento quanto em uma residência particular, onde o piso térreo é muito mais frio.
  • Metalúrgica. Este tipo de escória não é usado sozinho.Raramente, o produto da sua produção, lã mineral, é utilizado como aquecedor ou substrato para a formação de uma betonilha seca. A lã de rocha é um dos melhores isolantes.
  • Carvão Uma grande fração de escória de carvão é usada para formar blocos de construção e, artificialmente, pode ser usada para despejar betonilha molhada e para secar. O processamento mecanizado de fragmentos grandes os torna adequados para diferentes métodos de uso no reparo. A escória de carvão tem excelentes qualidades de isolamento térmico devido a impurezas orgânicas na composição (argila, cinza, areia, etc.) e a um custo muito baixo.
  • Combustível Enchimento a seco com escória de combustível, apesar de sua baixa popularidade, é uma das melhores opções, que é adequado para casas e apartamentos. Devido à variedade de impurezas na sua composição, não só tem altos níveis de isolamento térmico, como também lida com o isolamento de ruído. Uma ressalva importante: a escória de combustível não deve ser fresca. Você pode usá-lo não menos que 3 meses de armazenamento no strobah.

Argila expandida

Argila expandida - um material amplamente utilizado em obras de reparo e construção. Estes são grânulos de argila fusível. Eles são disparados e têm uma casca dura e uma estrutura porosa. Partículas de claydite para betonilha diferem em diferentes tamanhos e baixo peso. Frequentemente combinada com betonilha de concreto e areia para nivelar a superfície do piso com fortes diferenças de altura.

Betonilha de argila expandida tem várias vantagens:

  • Baixo custo de materiais e trabalho;
  • Significativamente menos peso da mesa do que ao usar outros materiais;
  • Boas propriedades de isolamento;
  • Origem orgânica de matérias-primas;
  • Instalação rápida.

Vulcânica (perlita)

Perlita é um material relacionado à argila expandida. Esta areia ou cascalho de origem vulcânica. Não aplicável por si só. Para a betonilha, é necessária a chamada perlita “expandida”, que passa por um procedimento de choque térmico a temperaturas muito altas. Isso torna sua estrutura porosa, como a da argila expandida, e elimina o excesso de umidade na composição. Em seguida, ele pode ser usado para mesa seca de alta qualidade com propriedades de isolamento térmico e sonoro.

Perlita e argila expandida semelhante em propriedades à vermiculita.Este material em camadas de origem orgânica também é submetido ao procedimento de choque térmico, razão pela qual pequenas hastes alongadas são formadas, usadas como um componente solto durante a instalação de uma mesa seca. Suas qualidades isolantes também são muito altas.

Chip De Cimento

A montagem de uma mesa do DSP é muito diferente da montagem de uma mesa seca a granel, uma vez que este material já está pressionado em placas com uma espessura de até 50 mm.

Este método de nivelamento da superfície do piso tem várias vantagens:

  • Características dos componentes da composição e camadas das chapas os tornam muito duráveis, suportam cargas pesadas e resistentes a danos mecânicos;
  • A superfície da placa DSC já está lisa e uniforme e não requer esforços adicionais de nivelamento;
  • A composição dos materiais utilizados na produção de materiais inclui apenas substâncias orgânicas, portanto, as placas DSP podem ser usadas em qualquer tipo de espaço, incluindo um quarto de crianças;
  • Com características semelhantes a outras chapas, elas são menos caras;
  • As placas são resistentes a temperaturas extremas e ambientes desfavoráveis ​​e suportam melhor a alta umidade;
  • Possuir bom isolamento acústico e desempenho de isolamento térmico;
  • Não propenso a apodrecer e à formação de microrganismos nocivos, pois, além dos fragmentos de madeira, contêm uma mistura de cimento e outras substâncias;
  • Resistente ao frio e pouco passível de queima.

Betão

Todos os tipos de betonilha seca com o uso de concreto (gesso-concreto, concreto-concreto, argila-concreto expandido) pertencem às ferramentas de reparo, que podem ser chamadas de eterno clássico. Nenhum desenvolvimento de progresso técnico e científico oferece, até o momento, uma opção melhor e mais confiável para esses materiais. Além disso, composições baseadas em concreto, cimento, gesso ou areia podem ser usadas para betonilha molhada e para seca.

No primeiro caso, a solução é diluída para vazamento e, no segundo, são utilizadas placas prontas. A betonilha seca raramente é perfeitamente plana. Como regra, requer nivelamento adicional da superfície, e é importante complementá-la com misturas autonivelantes.

Características especiais

Betonilha seca é uma maneira relativamente nova no mercado russo. Nem todo mundo teve tempo para apreciá-lo, então há muitas opiniões populares sobre sua qualidade.

De fato, o dry screed tem vantagens e desvantagens objetivas.

Vantagens da tecnologia:

  • Ele pode ser usado para diferentes tipos de instalações: uma casa particular, uma casa de verão, uma casa de campo, um apartamento em um prédio de apartamentos e no primeiro andar, dependências;
  • Misturas a granel e folhas para nivelar a superfície em conjunto constituem um peso menor (especialmente se não for areia, mas materiais porosos) do que uma betonilha líquida de concreto. Não dá uma carga forte no teto no desenho da sala, prolongando sua vida;
  • O trabalho é limpo, livre de poeira e líquido;
  • Os elementos da mesa são feitos de substâncias de origem orgânica;
  • Você pode usar uma mesa seca em combinação com sistemas de aquecimento de piso, sejam eles de água ou elétricos. A ausência de cola e formaldeído na composição, neste caso, dá uma grande vantagem, porque à medida que a temperatura sobe, ela inevitavelmente começa a ser liberada no ar;
  • Você pode fazer um screed seco sozinho, sem ter habilidades profissionais;
  • O custo do material e o trabalho de instalação custam várias vezes mais barato financeiramente;
  • A instalação da mesa seca não requer trabalho operacional.Uma grande área pode ser coberta em etapas, o que é impossível quando se trabalha com formulações líquidas que rapidamente se solidificam no ar;
  • A lista de ferramentas necessárias é muito mais curta. Você não precisará, por exemplo, de um misturador de concreto;
  • Não há rachaduras, não há risco de vazamento da composição líquida para os vizinhos;
  • Betonilha seca contribui para o fato de que o isolamento acústico e isolamento no apartamento é significativamente aumentado. Você também pode usar materiais de ladrilho para betonilha seca sob um teto tensionável para abafar os sons vindos de cima;
  • Utilizando uma betonilha seca, não é necessário adiar o reparo subsequente por 30 a 40 dias. Não usa água, portanto, não requer secagem prolongada. Um revestimento de piso pode ser feito em poucos dias, quando a betonilha se acomoda naturalmente;
  • Folhas cobrindo o preenchimento seco tornam a superfície do contrapiso tão lisa e adequada quanto possível para qualquer tipo de acabamento;
  • Vida útil longa, em média - 20 anos.

As desvantagens da mesa seca também estão disponíveis:

  • A mesa não é uma sólida formação sólida, então com o tempo, partículas menores se acomodam, de modo que a própria altura da mesa muda;
  • É indesejável usar sob piso macio, como carpete e laminado, devido à falta de uma base forte. Altas cargas de ponto na mesa ao longo do tempo irão torná-lo irregular;
  • Não é adequado para uso em revestimentos de solo;
  • Sujeito a desgaste abrasivo;
  • A matéria orgânica é um bom terreno fértil para bactérias, microorganismos e até mesmo roedores em uma residência particular;
  • Betonilha seca da maioria dos materiais, especialmente laje, tem medo de umidade. Não pode ser usado em ambientes com alta umidade, pois o piso irá empolar e ficar irregular;
  • A fixação não é tão rígida como com uma betonilha, há um risco de bolhas de ar na camada de aterro e danos ao sistema de tubo de aquecimento de piso, uma vez que podem deslocar-se ligeiramente sob a pressão da água e quando a temperatura muda.

Comparação com outros materiais

As vantagens e desvantagens da mesa seca são importantes não só em si, mas também em comparação com outras tecnologias para reforçar o piso e aumentar o isolamento na casa.

Existe uma opinião de que a betonilha seca é melhor que a argamassa molhada. Os profissionais da área de reparos não dão uma resposta inequívoca a esse assunto, uma vez que o tipo ideal de mesa é selecionado levando em consideração muitos aspectos.Estas incluem a condição operacional da sala, especialmente as estruturas de suporte, e sua finalidade funcional, e os requisitos para a mesa, o tipo de revestimento de acabamento e o orçamento para reparos.

As vantagens da betonilha seca em relação ao molhado incluem:

  • A capacidade de usar este tipo de betonilha em casas antigas e edifícios, onde é proibido dar muita carga nos pisos de suporte. Como regra geral, em tais instalações existem grandes problemas com mau isolamento acústico e isolamento térmico, e uma mesa leve feita de materiais orgânicos porosos ajuda a remediar a situação. Ao mesmo tempo, a mesa líquida é impotente, uma vez que nem mesmo lhes será dada permissão para instalá-la na autoridade apropriada;
  • Betonilha seca é benéfica para usar com pequenas oportunidades financeiras. Muitas misturas nem sequer têm que comprar na forma final, você pode fazê-las você mesmo. Ao mesmo tempo, o custo das ferramentas, materiais e matérias-primas necessárias será muito mais barato do que para a instalação de uma mesa úmida. E você não precisa contratar trabalhadores qualificados;
  • Betonilha molhada requer grande profissionalismo.A mistura endurece rapidamente, então despejar grandes áreas de uma só vez pode ser muito problemático;
  • Sob condições ambientais adversas, a betonilha molhada pode rachar após a secagem;
  • O método úmido leva muito tempo quando congelado;
  • Trabalho de instalação mais limpo

Em alguns aspectos, a mesa seca ainda perde o molhado:

  • É pior combinado com um piso quente e revestimentos de piso macios;
  • Uma betonilha molhada (cimento, concreto, misturado) após a secagem torna-se uma camada monolítica uniforme e não se acomoda, o que não pode ser dito sobre seca;
  • Todos os tipos de materiais e misturas têm medo de umidade, eles não podem ser derramados sob o piso no banheiro ou no banheiro. Apenas a placa de fibra de cimento é adequada para este propósito;
  • A vida útil da betonilha líquida de alta qualidade - de 20 a 40 anos.
  • Sob ele é necessário pré-nivelar a superfície da sub-base com grandes diferenças de altura.

Entre essas duas tecnologias está uma mesa semi-seca, que também tem vantagens competitivas.

Comparando-o com uma mesa seca, podemos concluir que, em muitos aspectos, eles são semelhantes:

  • O baixo custo de materiais com alta qualidade;
  • Não requer esforços adicionais para nivelar a superfície;
  • Economiza recursos financeiros e de tempo na instalação e no custo de ferramentas;
  • Devido à menor quantidade de água na composição, ela endurece e endurece mais lentamente, de modo que o processo de assentamento pode ser longo, como com uma betonilha seca;
  • Você pode proceder à instalação do revestimento de acabamento no dia 4 depois de colocar a mistura;
  • Uma mesa semi-seca ou prensada a seco não é executada manualmente. Uma máquina é necessária para selá-la, e isso aumenta os custos financeiros e limita o uso da tecnologia em salas pequenas.

Em alguns aspectos, a betonilha seca é inferior a semi-seca:

  • Semi-seco se instala menos e é mais resistente ao estresse, respectivamente, e sua vida útil é maior;
  • Fibra aumenta a resistência ao desgaste;
  • A estrutura porosa melhora as propriedades de isolamento com menos desgaste abrasivo.

Devemos também considerar uma nova tecnologia, que geralmente é chamada de piso autonivelante ou composto autonivelante. Piso autonivelante às vezes é usado em vez de ou junto com uma mesa, e esse método também tem seus prós e contras.

Em alguns aspectos, a mesa seca é semelhante à mistura a encher.Assim, a mistura também proporciona uma superfície lisa e suave, sem esforços adicionais, seca rapidamente, permitindo que você comece a terminar o piso mais cedo, e funciona bem como uma camada isolante de som. É mais resistente ao desgaste do que a betonilha seca. Uma vantagem adicional é que o piso autonivelante pode executar simultaneamente a função de um revestimento decorativo, ou seja, não há necessidade de terminá-lo com outros materiais no topo.

Apesar das propriedades positivas dos compostos autonivelantes, existem mais argumentos a favor de uma betonilha seca:

  • Nivelar o chão com gotas de nível grande é melhor para ser removido com um empate, uma vez que é mais fácil derramar uma camada da altura desejada;
  • Mistura para derramar o chão é muito cara, e quanto mais espessa a camada, mais caro fica um metro quadrado;
  • Uma mesa seca é menos exigente quanto à condição da sub-base, enquanto a mistura líquida requer a área mais uniforme e seca;
  • Piso autonivelante - não para uso em grandes áreas;
  • A mistura seca pesa muito menos.

Tecnologia e dispositivo

O projeto da mesa seca é um sistema pré-fabricado que consiste em aterro para nivelamento do piso, chapas de fibra de gesso e componentes.Uma base ideal para o piso são pisos de concreto armado de 14 a 22 centímetros de espessura.

Antes de prosseguir com a instalação, você deve se certificar de que todas as recomendações e requisitos sejam seguidos:

  • Se os reparos forem feitos no primeiro andar de uma casa multifamiliar ou privada, a construção deve incluir adicionalmente um filme de polímero com uma espessura de até 0,3 mm, materiais de polímero de betume e mastique. Eles são necessários para proteger a mesa de condensação, congelamento, umidade;
  • Na junção do piso e paredes, é necessário deixar uma folga de 9-10 milímetros para preenchê-lo com uma junta isolante de som (fita de amortecimento, fibra de madeira macia, lã mineral e outros materiais de isolamento podem ser usados). Além disso, as paredes ao longo da altura da mesa inteira devem ser cobertas com fita de espuma para evitar rachaduras em sua superfície;
  • Kits prontos para trabalho independente devem ser acompanhados de documentação e instruções. A força da betonilha seca - 20-24 MPa (de 200 kg por 1 metro quadrado a 240);
  • Condições ótimas para a realização do trabalho ocorrem quando todos os trabalhos hidráulicos, hidráulicos e elétricos já foram concluídos.A sala deve ter um nível mínimo de umidade e uma temperatura não inferior a 5 graus;
  • Antes do início do trabalho, todos os componentes do sistema devem passar de 1 a 3 dias na sala sob a colocação para se adaptar às peculiaridades do microclima desta sala.

Progresso:

  • Preparação de bancada. Uma argamassa seca não é a argamassa mais exigente para nivelar a superfície do piso, no entanto, quanto mais lisa e seca for a superfície do piso, melhor será a montagem. Para fazer isso, o piso de rascunho deve ser despojado, em alguns casos, revestido com filme, as juntas entre os elementos do piso e a junção das paredes ao chão devem ser seladas.
  • Determinar o nível de altura (espessura) da mesa. Para realizar o trabalho geodésico será necessário um laser ou nível de água, como na mesa molhada do dispositivo. Com ele, você precisa marcar em cada parede em vários pontos a altura total (topo) da mesa e a altura de cada camada de nivelamento separadamente.
  • Instalação da camada de nivelamento. Este estágio nem sempre é necessário. Alguns dos pisos estão em condições adequadas, mas em alguns casos as diferenças de altura são muito grandes e a superfície dos pisos tem muitas falhas.Eles devem ser removidos com uma argamassa de cimento-areia ou misturas de nivelamento de fábrica (para piso autonivelante).

É importante notar que a argamassa de cimento com uma espessura inferior a 3 cm irá rachar após a secagem. Ele pode ser usado somente nos casos em que a sobreposição permite peso adicional à carga e a espessura da mesa é obrigatoriamente grande. Para economizar sua altura, ajudará o segundo método - a mistura pronta para derramar o chão. Sua espessura pode ser qualquer, e muito menos que 30 milímetros.

  • Instalação de barreira de vapor e impermeabilização. Outro passo opcional. É necessário apenas nos casos em que há risco de condensação ou aumento da umidade. A escolha de materiais isolantes e o método de sua aplicação na superfície de trabalho dependem do tipo de sobreposição.

Se forem lajes de concreto, é necessário um revestimento de filme, que é aplicado com uma sobreposição de 15-20 cm e exibido acima do nível da mesa ao longo da parede. No topo do aro está colado.

Se o piso do esboço for de madeira, a melhor ferramenta é o papel de parafina ou betume com uma sobreposição de 5-10 cm. Não é necessário removê-lo para a parede.

  • Instalação de isolamento e isolamento acústico.Dependendo do tipo de empate, diferentes fabricantes oferecem diferentes soluções nesta fase. Em alguns casos, o material isolante adicional é responsável pela qualidade do isolamento, que se encaixa sob o preenchimento a seco; Em alguns deles existe um material a granel suficientemente poroso, que já absorve sons e evita perdas de calor.

Preenchimento a seco tende a "fluir" para além dos limites da sala nos locais de portas e transições de sala em sala. Recomenda-se a instalação de barreiras em tais locais para que a mesa permaneça plana e densa em todas as partes do piso.

Para o seu alinhamento, equipamentos especiais não são necessários, apenas guias (balizas) e trilhos de nivelamento serão necessários. Você precisa começar a partir da parede, que está localizada em frente à porta. A instalação de balizas e o preenchimento são feitos simultaneamente. Não há recomendações sobre a distribuição uniforme do aterro, isso é feito a olho nu, com uma haste de nivelamento e orientação para marcas na parede. O trilho se move ao longo das guias e suaviza todas as irregularidades da superfície.

  • Instalação de folhas da sobreposição superior. Folhas colocadas, enfocando a geometria da sala.A diferença entre eles não deve exceder 0,9-1 milímetros. Folhas são aplicadas em duas camadas. Após o primeiro, é necessário aplicar adesivo mastic, colocar a camada superior de placas de fibra de gesso sobre ele. É importante que as juntas da primeira camada não coincidam com as articulações da segunda. Eles precisam mudar para 25-30 cm.
  • Antes que o mastique seque (para remover o excesso de cola que atua nas juntas ao apertar com parafusos), você deve prender duas camadas de folhas umas com as outras com parafusos, depois massa na junção das folhas. O fixador é anexado ao longo das bordas da folha com etapas de 30 cm.

    Nem todos os tipos de mesas proporcionam um procedimento de acabamento tão complexo. Em alguns casos, a fibra de gesso já tem uma espessura dupla e, em seguida, uma camada é suficiente.

  • Depois de concluir o trabalho, você deve aguardar 3-4 dias antes de prosseguir com a instalação do revestimento do piso.

Espessura

Algumas nuances de instalação exigem uma consideração mais detalhada. Um dos problemas prementes é a espessura mínima (altura) de um reboco de piso seco.

Se tudo estiver claro com o molhado (de 30 mm a 50 mm de acordo com o padrão), então ao usar uma mesa seca, tudo é um pouco mais complicado. Aqui é importante considerar os seguintes fatores: a condição do piso, a altura do teto, os requisitos para o isolamento térmico e acústico.

Com a altura do teto, a situação também é bastante óbvia. Se reparos forem feitos em um apartamento padrão, onde a altura padrão não exceda 2,5 metros, uma mesa de quinze centímetros (e isso sem terminar o acabamento do piso) não é adequada. Nesse caso, você precisa escolher a combinação ideal de materiais para o empate da equipe ou dar preferência à mistura de prensagem a seco ou nivelamento. Com uma altura de teto de 2,7 m, a espessura da mesa não afetará significativamente a aparência da sala se elevar o piso em 10 ou mais centímetros.

É fácil obter informações sobre o estado da superfície de trabalho através de uma simples inspeção. Se existirem grandes diferenças entre as lajes (tábuas), a presença de amassados, irregularidades, aparas, fissuras e trincas, a altura necessária, tendo em conta a camada de nivelamento, será de 50 a 100 mm. A diferença depende de qual material foi usado como nivelamento. Se a argamassa de cimento, então sua espessura mínima deve ser de 30 mm. Se a mistura de nivelamento, aqui você pode obter com índices muito menores.

Para isolamento térmico de alta qualidade e proteção contra ruído a partir de baixo, ou eles aumentam a espessura da mesa para 150 mm, ou usam materiais isolantes finos entre a camada protetora no chão e o aterro seco.Em média, a espessura varia de 60 a 100 mm.

Para melhorar o isolamento acústico, também são utilizadas camadas adicionais de matéria seca e placas de fibra de gesso, mas a espessura da estrutura (barreira de vapor + camada de nivelamento + altura de isolamento + preenchimento a seco + primeira camada de fibra de gesso + mástique + segunda camada de fibra) não deve exceder 15 centímetros. Além disso, é necessária uma espessura de 150 mm para nivelar superfícies de piso altamente danificadas e ao trabalhar com pisos de madeira complexos.

Pode concluir-se que a espessura mínima da betonilha seca é de 5-6 cm, a recomendada é de 9-10 cm, a máxima admissível é de 15 cm.

Como calcular a quantidade?

Uma das tarefas mais difíceis é o cálculo da quantidade necessária de materiais para executar uma betonilha seca.

Os fabricantes estão tentando facilitar este trabalho, indicando o consumo aproximado de materiais no passaporte para kits prontos. Na verdade, esses materiais podem não ser suficientes, uma vez que os não profissionais são frequentemente levados para uma mesa seca.

Cálculos precisos ajudarão a evitar situações imprevistas.

Elementos necessários para o trabalho:

  • Filme de barreira de vapor;
  • Fita de afiação;
  • Fibra de madeira macia ou lã mineral;
  • Preenchimento a seco;
  • Placas de fibra de gesso;
  • Mastic ou cola para fibra de gesso;
  • Perfil para faróis;
  • Parafusos auto-roscantes para fixação de camadas GVL entre si.

Esta não é uma lista completa das ferramentas e materiais necessários, mas o restante (chave de fenda, cortador, nível, ancinho feito de madeira ou plástico, e outros) são necessários em uma única cópia e não requerem cálculos preliminares.

O cálculo é realizado em etapas, na ordem em que os materiais serão necessários no decorrer do trabalho:

  • Barreira a vapor e impermeabilização. Requer material em folha baseado em polietileno, betume ou fibra de vidro. A quantidade necessária de filme é a área da sala mais 15 a 25% por mesada (sobreposição e parede). A largura desse material é geralmente de 1 a 2 metros. O comprimento é limitado pelo comprimento do rolo.
  • Faróis Eles precisam de um perfil, e se não estava no conjunto de fábrica, é necessário fazer à mão a partir de ripas de madeira ou polímeros. O número mínimo de perfis por área do quarto é de 1 por metro. Ou seja, se a sala é de 12 metros quadrados com 3 por 4 lados, é mais sensato comprar 4 perfis de 3 metros.
  • Qualquer material de folha sob o preenchimento a seco (isolamento, base, isolamento). É calculado de forma intuitiva: a área de uma sala é dividida pela área de uma única folha. É importante ter em mente que é possível danificar as chapas durante o transporte e não caberá inteiramente em todo lugar, você terá que cortar os fragmentos. Tendo em conta os erros, é necessário comprar material de folha com uma margem de 1-3 peças. O mesmo se aplica ao revestimento final dos painéis de fibra de gesso da mesa.
  • Fita de amortecimento e material de junção. O comprimento da fita é retirado do cálculo do perímetro da sala (menos a porta). O material para lacrar juntas e juntas é calculado de diferentes maneiras, dependendo de sua densidade e tipo. Folha - em centímetros, peso - em gramas.
  • Preenchimento a seco. Para diferentes tipos de indicadores de aterramento são diferentes, eles estão listados na embalagem ou na calculadora on-line. Por exemplo, um dos materiais mais comuns e de alta qualidade - argila expandida, é necessário na quantidade de 30 a 50 litros por metro quadrado. Os números exatos dependem da altura desejada da mesa. Quanto maior a área, maior a corrida. É melhor comprar material no consumo máximo, já que na prática é geralmente maior que a média.
  • Cola Seu consumo é grande o suficiente. 500g de cola necessária para 1 m2.
  • Parafusos auto-roscantes para fixação de chapas. O número exato de elementos do fixador para GVL depende do tamanho de uma única folha. Os parafusos são aparafusados ​​a uma distância de cerca de 30 cm um do outro. Sabendo disso, é fácil fazer cálculos de acordo com tamanhos individuais. Determinando quantos parafusos precisa em uma folha, seu número deve ser multiplicado pelo número de folhas. Em uma folha, você precisa de cerca de 10 peças, mais ou menos 2.

Quanto tempo seca?

Um dos momentos mais problemáticos ao despejar uma betonilha molhada é um longo período de secagem completa. A vantagem de uma mesa seca é que, ao instalá-la, quase não são utilizados líquidos, mas é necessário algum tempo para encolher antes de iniciar a instalação do revestimento do piso. A questão é quanto tempo deve passar

O tempo exato depende da complexidade da mesa. Então, se a construção usar uma base semi-seca ou líquida como camada de nivelamento, ela secará por cerca de 28 dias. Líquido de nivelamento congela mais rápido - de 2 a 7 dias. Se não houver camada de nivelamento, a evaporação do excesso de umidade do preenchimento a seco e seu encolhimento levará de 2 a 4 dias

Mastic ou cola entre as folhas GVL seca por um período de tempo diferente. Dependendo da espessura da camada e características do microclima da sala (umidade, circulação de ar), o mastique endurece completamente em 12-28 horas.

O tempo de secagem da cola depende da área da superfície, espessura da camada, temperatura e umidade na sala, desengraxamento preliminar das superfícies de trabalho. A hora aproximada é de um dia.

Âmbito de aplicação

A betonilha seca é um meio praticamente universal para reforçar o pavimento, nivelar a altura e melhorar as qualidades de isolamento.

A área de uso é muito ampla:

  • Para colocar em uma casa privada (casa de campo, casa de campo, moldura ou modular, bloco, tijolo ou madeira), apartamento em prédios de apartamentos. Casas e moradias podem ser residenciais ou usadas apenas como um local de férias sazonais. No primeiro caso, uma mesa seca garantirá uma estadia confortável na casa, uma vez que será tranquila e quente, e no segundo protegerá a casa e o piso aquecido, se for, do congelamento a temperaturas abaixo de zero. Uma vez que a casa raramente aquecida congela e o sobreaquecimento dos sistemas de aquecimento é indesejável, esta é uma função muito importante.

Em um prédio de apartamentos, além do piso frio por causa dos pisos de concreto entre os pisos, há outro problema - boa audibilidade. Uma mesa seca com uma espessura de 10 centímetros é capaz de isolar sons estranhos do apartamento do andar inferior. Isto é especialmente verdadeiro em novos edifícios. O problema do piso frio pode surgir no "Khrushchev", mas neste caso é melhor escolher um piso autonivelante, que não fique a mais do que alguns centímetros da altura dos quartos.

  • Para colocar em diferentes superfícies e pisos: no chão de madeira, tijolo, lajes de concreto, blocos. A betonilha úmida não é a melhor solução para nivelar o piso, cuja superfície é muito absorvente. Muita umidade irá para a árvore, haverá risco de fungos e a betonilha poderá rachar após a secagem. É difícil prevenir, mesmo usando várias camadas de composição de primers. A melhor saída é uma mesa seca usando uma fina camada isolante.

Cuidadosamente coloque a mesa no chão. A fim de evitar o efeito estufa, recomenda-se usar impermeabilização de alta qualidade com gesso de espuma para isolamento. Também ajuda o uso da camada de areia.Na areia, a betonilha seca cai muito melhor. Mas, se possível, a combinação com o solo (solo) é melhor evitada.

  • Para combinação com um piso quente. O problema pode ocorrer quando cai o aquecimento do chão de água. Uma vez que a betonilha seca não será monolítica, existe o risco de danos nos tubos. Fora de posição - betonilha seca. Para uma betonilha semi-seca, proteger o sistema de tubulação de piso de água é uma tarefa viável.
  • Para salas de vários fins funcionais. Piso aquecido é necessário em muitos quartos: no quarto das crianças, quarto, na cozinha, no banheiro e lavabo, na sauna. Neste caso, nem sempre é necessário combinar o acoplador com o sistema de aquecimento, uma camada suficientemente boa de aterro e GVL com uma espessura total de 15 centímetros.

Problemas podem ocorrer com o aumento da umidade no banheiro. Para esses locais, uma mesa combinada feita de placas DSP, que não têm medo de umidade, é mais adequada. Eles também podem ser usados ​​para betonilha na varanda e loggia, e para isolamento de paredes em áreas próximas à rua (no sótão, no sótão, na sala da cadeia).

  • Para uso em vários tipos de pisos. Betonilha seca pode ser colocada com segurança sob as telhas, placas, piso laminado, parquet, granito.Com uma camada adicional de rigidez - sob o tapete e linóleo.

Fabricantes e comentários

Um papel importante na escolha de materiais para betonilha seca desempenha a reputação do fabricante e as opiniões dos proprietários de casas e apartamentos, utilizar produtos diferentes.

De acordo com inúmeras estimativas daqueles que testaram a tecnologia de piso seco, o líder indiscutível é a empresa alemã Knauf. Existem várias razões para isso:

  • Knauf - pioneiros na indústria. Ele pertence a eles para desenvolver uma alternativa para a mesa molhado, e eles fornecem o mercado de construção do conjunto completo de ferramentas e materiais necessários. Todos os elementos são produzidos em equipamentos modernos usando tecnologias patenteadas.
  • Knauf é uma qualidade impecável. É costume esperar altos padrões das empresas alemãs e esse fabricante atende plenamente a essas expectativas. As análises confirmam que é fácil trabalhar com elementos. Elogie também o desempenho do produto. O género é não cede, sem cheiro de humidade, o que significa que uma boa impermeabilidade e a ausência de condensado, a superfície do chão permanece temperatura confortável, mesmo sem sistema de aquecimento adicional, as propriedades de isolamento na altura do revestimento.
  • A Knauf é praticamente o único fornecedor de todos os componentes para betonilhas secas no mercado doméstico. Ele é um tipo de legislador, e se outros componentes estão presentes, eles receberam a aprovação da empresa pioneira.

Existem críticas negativas sobre este produto: molde, umidade, subsidência, alto custo. O custo é mencionado em muitas revisões, mas outras deficiências surgem somente quando erros são cometidos durante a instalação. Se você segue estritamente as recomendações do fabricante, o acoplador é de qualidade e serve por muitos anos.

Os fabricantes que receberam o aval da Knauf flagship são duas empresas: Kerafloor e Kompevit. Ambas as produções estão localizadas na Bielorrússia e são especializadas em aterro a seco. Com qualidade decente, este produto é considerado mais barato.

Exemplos e opções de sucesso

Betonilha seca é uma boa maneira de economizar dinheiro em um dispositivo de aquecimento de piso. É excelente para apartamentos e casas de campo, em combinação com ou sem um sistema de aquecimento de piso. Uma mesa seca bem feita é a chave para a instalação bem-sucedida de qualquer tipo de revestimento de piso, e um piso bem feito é parte integrante de um belo interior.

Veja o vídeo a seguir para saber como fazer uma instalação de mesa seca.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto