Betonilha: o que é e o que é necessário?
O que é um piso e porque é necessário - perguntas difíceis para um dono de apartamento comum. Este elemento na construção é invisível devido ao revestimento decorativo, pelo que as suas propriedades são erroneamente atribuídas aos materiais de acabamento do pavimento. Na prática, a instalação de um revestimento uniforme e durável é impossível sem uma mesa de alta qualidade. Portanto, é importante entender os tipos e características de seu design para escolher uma opção adequada para o seu apartamento.
Funções
A palavra "acoplador" é usada em diferentes áreas, mas o significado semântico em todos os termos é o mesmo - é um design para ligar e dar força a alguns objetos.
Considere as principais funções da mesa:
- Alinha a superfície da sub-base. Materiais de construção para a construção de edifícios padrão são fabricados na fábrica.Apesar dos padrões que regem sua qualidade, há desvios toleráveis da norma. Como resultado, ao instalar pisos entre pisos, a superfície é irregular. Colocar pisos decorativos em tal base é inconveniente e, às vezes, simplesmente impossível. Montar a mesa resolve este problema. Você pode colocar telhas em uma superfície perfeitamente plana, colocar revestimentos laminados e macios.
- Cria a inclinação do piso necessária em salas com finalidade especial. Quando há necessidade de equipar um pequeno declive, para que a água vá para o ralo e não fique no chão, você não pode prescindir de uma betonilha. É derramado ao longo de guias (balizas), e o ângulo de inclinação pode ser ajustado para uma precisão de um grau. Superfície de concreto, adicionalmente, cria impermeabilização e protege contra vazamentos.
- Ele serve como uma maneira de "esconder" as comunicações de engenharia. Estes incluem sistemas elétricos, aquecimento, aquecimento de piso. Tubos de aquecimento de água ou cabos elétricos são montados no "corpo" do acoplador sem perder centímetros adicionais.
- Melhora o isolamento acústico. A superfície de tração do piso pode apresentar rachaduras e rachaduras na junção do piso da parede e entre as lajes do piso.Especialmente este problema é comum na casa do painel e no tipo de edifícios com estrutura monolítica. Essas rachaduras e rachaduras são um caminho direto para o ruído estrutural e acústico que penetra no apartamento abaixo.
Uma mesa de piso ajuda a preencher vazios e eliminar defeitos.
Sua espessura e densidade contribuem para a melhoria do isolamento acústico, uma vez que o ruído acústico não é capaz de superar tal obstáculo.
- Reduz a perda de calor. Uma grande porcentagem de perda de calor ocorre precisamente através da superfície do piso, especialmente nos cômodos do térreo, quando um porão úmido ou terra fria está localizado em vez de uma sala de estar. Em seguida, a mesa é necessária para levantar o piso alguns centímetros e colocar materiais isolantes. Isso ajuda a economizar nos custos de aquecimento e aumenta o nível de conforto de vida.
- Prolonga a vida do piso. Quando o piso sólido (laminado, parquete, piso de madeira) não está sobre uma base sólida, mas “trava” sobre um vazio, o sistema de travamento é rapidamente afrouxado por cargas mecânicas. Os lamelos começam a "andar" e rangem. Para evitar isso, você precisa instalar uma base sólida sob eles.
- Resolve problemas de design. Às vezes, uma mesa de piso ajuda não só a nivelar o piso no mesmo nível, mas também a tornar preciso e conveniente o acabamento das diferenças de altura. Isto é aplicável quando a casa de banho está equipada com um pódio para banho ou jacuzzi, quando o chão da cozinha precisa de ser acabado com dois materiais diferentes (por exemplo, azulejos e laminado), quando são necessários passos para zonear o espaço na sala e noutros casos.
Características especiais
As características distintivas da mesa do piso dependem da tecnologia de instalação e dos materiais utilizados no processo. No entanto, existem recursos comuns para todos os tipos de mesa.
Primeiro de tudo, vale a pena notar que a mesa é uma necessidade. Este elemento deve ser previsto no mínimo de obras de acabamento que são realizadas durante a construção de um prédio de apartamentos. Em uma casa privada, casa de campo, no país, também, não pode prescindir de uma base confiável. É mais difícil escolher uma mesa para uma casa particular do que para uma casa multifamiliar, já que os pisos são geralmente feitos de madeira ou blocos. Eles têm menos força e maior porosidade do que o concreto armado.
A escolha da mesa afeta o estado operacional do teto,a presença ou ausência de comunicações sob o piso, o propósito funcional da sala, o nível de umidade e o microclima na sala. Por exemplo, uma mesa seca, relevante para a sala de estar, não é adequada para instalação em banheiros úmidos. Qualquer tipo de betonilha no apartamento e na casa não é apenas uma vantagem, mas também uma série de desvantagens.
Espécie
O piso da mesa é diferente. Existem três critérios principais pelos quais os tipos são distinguidos: em que consiste a solução ou o aterramento, como a instalação é executada e qual é o método de acoplamento ao subfloor. Alguns construtores identificam o quarto critério - por marcação. A base é a função da mesa, que se concentra na instalação.
Por composição
Por composição entende-se uma mistura de componentes para uma solução líquida ou um enchimento seco. Existem vários tipos de solução para contrapisos monolíticos:
- Cimento. Esta é uma mesa de cimento clássica com a adição de areia e água. Às vezes, existem componentes adicionais na forma de fibras, que tornam a camada de cimento endurecida mais durável. A fração fina das partículas de cimento, ao interagir com um líquido, forma uma solução de ótima consistência para o enchimento rápido e uniforme do piso.
- Concreto. Do cimento difere em que a composição contém fragmentos maiores. Por exemplo, pedra britada ou pedra do rio. A mistura é obtida universal e em sua composição próxima ao material das lajes.
- Gesso É também chamado de anidrite. Faça uma mistura seca para a solução ao usar gesso seco. Sua fração é menor que a do cimento, então quando você adiciona um líquido, obtém a solução mais plástica e maleável. Ele endurece mais rápido e não requer esforços adicionais para reforçar e nivelar a camada superior. No entanto, a espessura máxima da mesa de gesso é menor que a espessura da camada de cimento ou concreto, e o custo das matérias-primas é mais caro.
- Mosaico Esse tipo de mesa é o mais próximo da moderna tecnologia de piso autonivelante. Diferentes tipos de graus de cimento são usados para argamassa (a partir de M300 e superior), e chips de mármore ou granito são adicionados em vez de entulho. Acontece revestimento durável e suave com um efeito decorativo. Tal mesa ao mesmo tempo pode servir tanto como um rascunho quanto como acabamento de piso.
- Asfalto. Gesso ou cimento é combinado com substâncias viscosas viscosas.Devido a esta combinação, o empate é mais elástico, é melhor nivelado, não requer processamento após o vazamento, e dura mais do que apenas gesso ou cimento. Com comunicações no chão, deve ser combinado com muito cuidado.
- Sintético. Mistura com o uso de plastificantes e fibras, que conferem ao acoplador maior elasticidade e resistência sem reforçar a malha. Por suas propriedades, a camada congelada é semelhante às propriedades de pisos de concreto armado, mas o peso de 1 metro quadrado de material é inferior a metade.
Misturas de nivelamento destacam-se entre as formulações líquidas. Muitas vezes essa tecnologia é chamada de "piso autonivelante". Os materiais mais avançados, fibras, plastificantes, misturas secas da menor fração e alta qualidade são utilizados na solução. Uma característica distintiva do piso autonivelante é que, além dos componentes usuais, também há corantes e elementos decorativos na forma de lascas de pedra, glitter e feltro colorido.
O piso a granel alinha simultaneamente a superfície dos pisos e executa uma função decorativa. Com ele, você pode criar desenhos, padrões, gradientes no chão, imitar materiais mais caros.No entanto, seu preço já é maior do que o de qualquer outro material de mesa líquido.
A betonilha líquida (molhada, monolítica, de enchimento) é relevante quando o estado operacional das lajes permite que você tenha uma carga de peso maior. É indispensável para nivelar a sub-base com grandes diferenças de altura e defeitos óbvios: lascas, amassados, rachaduras.
Não é recomendado o uso de uma betonilha úmida sobre substratos porosos que absorvam ativamente a umidade: madeira, vários tipos de blocos.
O preenchimento a seco é representado por seis tipos:
- Sandy. Areia seca e componentes adicionais na forma de fibras de cimento e fibra de vidro são utilizados para a argamassa. Areia deve ser seca, fração grande ou média, sem organismos vivos. A este respeito, recomenda-se usar uma carreira limpa ou rio aluvial. A mistura é barata e dá um resultado tangível. Pode ser usado para betonilha seca ou semi-seca ou molhada, se você adicionar água à composição.
- Escória Um dos tipos mais subestimados de material. As escórias são muitas vezes contornadas porque são consideradas resíduos e materiais reciclados.Na prática, isso é o que os torna tão acessíveis e únicos no desempenho. Para o aterro a seco, utilizam-se altos-fornos, carvão, combustível e escórias metalúrgicas. A produção de alto-forno de resíduos é a menor, semelhante em propriedades às misturas de cimento. Eles são leves e resistentes ao frio, então seu uso é importante para a instalação da betonilha no primeiro andar de uma casa de campo, onde o piso deve ser levantado ao máximo acima do solo frio.
A escória, produzida na indústria metalúrgica, é a matéria-prima para a fabricação de lã mineral. As propriedades destes materiais são quase as mesmas, mas as placas minerais são várias vezes mais caras devido ao seu formato, processamento adicional e bom trabalho dos profissionais de marketing.
A composição da escória de carvão contém uma grande porcentagem de impurezas minerais que a tornam um bom isolamento. É apresentado sob a forma de grânulos de grande tamanho e areia fina. Pelo preço - um dos materiais mais baratos.
Escórias de combustível são adequadas para uso em instalações de casas particulares e prédios altos. Além da presença de propriedades isolantes, não é ruim lidar com o isolamento acústico.A vantagem de todas as escórias é que, mesmo com alta densidade, seu peso é menor que o de uma mesa monolítica. Consequentemente, a carga no chão é reduzida.
- Argila expandida. A matéria prima para este material é argila fusível. Ele sofre processamento em altas temperaturas, o que transforma as matérias-primas em grânulos com estrutura porosa e casca dura. Graças ao ar dentro dos grânulos, o material mantém o calor bem, e o revestimento duro impede que ele se desgaste durante a operação.
- Vulcânico. Materiais de origem vulcânica incluem reaterro de perlita tratada, vermiculita e matérias-primas similares. Como a argila, elas incham a temperaturas muito altas, adquirem uma estrutura porosa e uma casca forte. Em propriedades operacionais estão perto de barro expandido.
- Misturas base de cimento. É impossível nomear uma mistura completa de cimento-chip. Este material já está pressionado em placas de diferentes espessuras e está pronto para instalação em uma superfície mais ou menos plana.
- Misturas baseado em concreto. Esta categoria inclui composições universais baseadas em concreto com a adição de gesso, poliestireno, areia, argila expandida, fibras de madeira e outros materiais.A vantagem de trabalhar com o peskobeton, o uso de misturas de cimento e areia de poliestireno é que eles são universais. Ao adicionar líquido, eles podem ser usados como uma solução para a mesa monolítica.
A betonilha seca é usada quando o piso áspero é fino, em más condições de operação, absorve facilmente a umidade.
Ou seja, madeira, escória e concreto armado, mas velho.
Há também uma opção "intermediária" - uma mesa semi-seca de secagem rápida. A composição da mistura é a mesma que para a preparação de uma solução líquida, mas a porcentagem de água é de duas a quatro vezes menor. Devido a isso, a camada seca mais rapidamente e seu peso se torna menor. Betonilha semi-seca lida melhor com nivelamento subpiso relativamente suave em salas secas.
Por meio de postura
O método de colocação da mesa envolve a tecnologia de aplicar uma camada de nivelamento de componentes líquidos ou a granel. Eles foram mencionados antes. Estes são três tipos de betonilhas: enchimento (molhado), semi-seco e seco.
Molhado
A betonilha úmida ou monolítica é preenchida com uma solução de consistência líquida. É alimentado na sala através da manga, que está ligada ao tambor rotativo da máquina da categoria de equipamento de construção.Quando a camada necessária é formada, ela fica lisa com balizas e guias.
Uma maneira alternativa de preparar a solução é amassar manualmente usando um misturador de construção. Mas neste formato, a solução rapidamente se instala, reagindo com o ar e aplicando já é problemático.
Considere as vantagens da mesa monolítica:
- Alinha a superfície em qualquer estado, até mesmo o mais deplorável.
- O único de todos os tipos é adequado para organizar uma inclinação em salas com orifícios de drenagem no chão.
- Os componentes da solução e as misturas acabadas são baratos em termos de metros cúbicos.
- A camada de nivelamento é boa, durável e confiável.
- Melhora as qualidades de isolamento do sistema de piso.
- Algumas espécies servem como um acabamento decorativo. Isso economiza dinheiro, esforço e tempo para instalar todo o sistema de piso.
- Não tem medo do microclima úmido e da água.
- Vida útil - até 50 anos. Então, ele pode ser submetido a reparos cosméticos.
- Composto de nivelamento para betonilha - autonivelante. Não há necessidade de instalar balizas e guias. A mistura acabada é nivelada com um rolo de agulhas e seu próprio peso.Ao mesmo tempo resulta tanto o esboço como a mobília de acabamento.
Agora vamos falar sobre os contras:
- Grande carga por metro quadrado de sobreposição: cerca de 150 kg.
- Instalação difícil para a qual habilidades profissionais são necessárias.
- O trabalho está associado à poeira, sujeira e sedimentação de depósitos de cimento acinzentado nas paredes.
- A mistura rapidamente define, então você precisa trabalhar rapidamente.
- A superfície do chão fica fria.
- A mesa seca dentro de 28 dias. Durante este tempo, pode rachar devido ao fato de que a umidade evapora de forma desigual. Algumas áreas internas já endureceram e começaram a encolher, enquanto outras não. Isso leva ao fato de que a “teia” do laço aperta e racha.
Betonilha semi-seca
A betonilha semi-seca é um tipo leve de camada de nivelamento.
Prós:
- o teor de água na solução é reduzido em 2 a 4 vezes, respectivamente, o período de endurecimento da camada de nivelamento é reduzido (7 a 10 dias são suficientes para uma camada de espessura média e 14 dias para uma camada espessa);
- a solução é mais fácil de aplicar e nivelar, tem uma consistência confortável;
- a água evapora uniformemente, de modo que a betonilha não racha quando seca;
- a força não é monolítica inferior;
- conveniente combinar com sistemas de comunicação.
Contras:
- não destinado a quartos com microclima úmido;
- menos eficaz quando montado em uma sub-base com grandes diferenças de altura e defeitos óbvios: é necessária uma camada espessa;
- para moer e nivelar a camada superior da mesa, você precisa de um equipamento especial.
Mesa seca
Betonilha seca - a mais moderna das formas. Ela tem mais e mais adeptos devido a uma série de vantagens:
- O material é universal. Ele pode ser usado em instalações residenciais e dependências, em um apartamento e uma casa, em um concreto armado e base de madeira.
- Design leve. Ele pesa 3-4 vezes menos monolítico e 1,5-2 vezes menor do que uma mesa semi-seca. Garante a instalação segura em pisos fracos.
- Limpar o trabalho sem poeira.
- O processo de instalação pode ser interrompido, interrompido, recomeçar um número ilimitado de vezes.
- Não há necessidade de equipamentos profissionais e equipes de instaladores para organizar a mesa.
- Não racha.
- Sem encolhimento.
- Bom isolamento térmico
- A camada superior estabilizadora do material em folha proporciona um sub-chão perfeitamente plano para cobrir com material decorativo.
No entanto, a mesa seca não está isenta de certas desvantagens:
- O aterro granular tende a se desgastar ao longo dos anos, apesar da casca sólida dos grânulos.
- Não dá essa fixação rígida de tubos de comunicação como um acoplador monolítico.
- A espessura da camada estabilizadora é importante. Ao usar uma mesa seca, é ela quem é responsável por um piso rugoso. Em média, a espessura da camada chega a 8 centímetros, e toda a construção da mesa pode elevar o nível do piso em 10 a 20 cm Esse é um valor crítico para salas com tetos baixos como "Khrushchev".
Por meio de embreagem
O método de aderência descreve como a mesa entra em contato com a superfície da sub-base (sobreposição). Existem quatro métodos de montagem: empate, separação, flutuante e pré-fabricado.
Encadernado
Encadernado - um acoplador com um nome "falante". É despejado diretamente sobre o piso da laje sem uma camada na forma de material isolante ou à prova de som. O resultado: uma superfície boa e durável do piso, que durará até 50 anos.
Ao derramar uma gravata colada, pode ser difícil:
- Uma grande porcentagem de água na composição da solução de nivelamento.Através das aberturas no teto, a mistura de cimento líquido pode fluir para os vizinhos. Isto implica simultaneamente o dano potencial à propriedade de outras pessoas (decoração do teto) e a formação de pontes sonoras entre os quartos. Nestas pontes o ruído do apartamento do andar inferior penetrará até o topo.
- Alto nível de plasticidade de substâncias em estado líquido. Eles parecem se alongar e, no processo de solidificação, eles se contraem novamente. Isso pode causar rachaduras.
- Evaporação irregular da umidade da superfície da mesa. Como resultado, uma seção pode estar seca e a segunda - ainda não, e então uma parte será comprimida, formando um recesso na camada de nivelamento.
No entanto, é impossível prescindir de uma mesa encadernada se o piso estiver em condições deploráveis ou se os tectos baixos não permitirem nivelar o piso com uma camada espessa de betonilha ou se necessitar do revestimento mais durável, cujas propriedades de isolamento acústico desaparecem no fundo.
Betonilha na camada de separação
A mesa sobre a camada de separação implica despejar a solução sobre um filme de polímero fino. O filme intercalar desempenha o papel de um material de impermeabilização ou barreira a vapor.A barreira de vapor protege a betonilha contra a condensação e a impermeabilização - contra a perda prematura de umidade. A camada de separação é necessária ao despejar a betonilha sobre uma base de madeira e ao arranjar a camada de nivelamento nos apartamentos, sob a qual existem porões, e não salas de estar.
Mesa flutuante
A argamassa flutuante é chamada apenas de forma condicional, devido à falta de aderência entre o vazamento ou o enchimento a seco e o contrapiso. De fato, a camada de nivelamento é muito densa, estável e estável.
A essência da mesa flutuante é que um piso áspero e preenchimento (aterramento) separa uma camada espessa de material isolante. O mineral mais comum ou lã de basalto, espuma de poliestireno e espuma de poliuretano. Esta camada quente é necessária para evitar grandes perdas de calor no chão. Na verdade, em casas com aquecimento ruim, em apartamentos no primeiro andar, com o arranjo da mesa no primeiro andar de uma casa particular, onde o chão é muito próximo ao chão frio.
A camada não precisa ser isolante térmico. Uma membrana acústica, madeira compensada e folhas de fibra de gesso muitas vezes acabam sendo substituídas por lã mineral.Estes materiais desempenham a função de isolamento acústico. Montado sob a mesa para proteger contra vizinhos barulhentos abaixo. A mesa flutuante pode ser monolítica e em massa.
Equipe screed
A betonilha combinada é um tipo de caminho seco para nivelar os pisos, mas em sua construção não há componentes soltos e líquidos. Consiste inteiramente em materiais alternados de diferentes densidades, espessuras, pesos e texturas. Seleção adequada de materiais é muito importante. Em conjunto, a “torta folhada” da mesa da equipe contribui para o isolamento térmico e o isolamento acústico, e um bom resultado ao nivelar o piso ao mesmo tempo.
O método é adequado para instalação rápida do tipo "faça você mesmo". Pode ser usado em tetos de qualquer material, mas a superfície da sub-base deve ser relativamente plana e seca.
Qual deve ser a espessura?
Para qualquer tipo de mesa existe uma espessura mínima e máxima da camada de nivelamento permitida condicionalmente. Sob esta camada de nivelamento, neste caso, significa apenas uma camada de preenchimento ou preenchimento sem espessura adicional, que é dada por camadas intermediárias e estabilizadoras.
A escolha da espessura é influenciada por vários fatores: o valor das diferenças na altura da superfíciepisos, o tipo e condição de pisos, a presença de comunicações que passam pelo chão, a função de acentuação da mesa, a altura da sala.
- Com diferenças de altura, a espessura da mesa deve ser uma média aritmética entre os indicadores nos três pontos de medição. Por exemplo, se em um lugar o nível do piso se desvia de uma linha reta por 2 cm, no outro por 3, e no terceiro por 4, então a espessura total da camada deve ser de pelo menos 3 cm.
- O tipo e a condição operacional dos pisos exigem um cálculo da carga que um determinado tipo de empate dará por 1 metro cúbico e toda a área do piso. Este indicador é individual. Quanto a ele, a regra é verdadeira: quanto mais fraca a sobreposição, mais fácil é o empate.
- Na presença de canos ou cabos de sistemas de comunicação, o acoplador é montado a uma altura que cobre completamente os canos ou cabos. Se o diâmetro médio do tubo não exceder 5 cm, um empate de 6 cm de espessura será suficiente.
- Se a função de acentuação da mesa nivelar o pavimento, o nível da camada de vazamento pode ser de 3 a 10 cm e a betonilha seca - de 5 a 10. Para isolamento térmico e acústico, é necessária uma camada mais densa e espessa - de 8 a 40 cm.
- Muitas vezes a altura da sala torna-se um fator decisivo.Em salas com teto abaixado, uma perda de até 1-2 cm é crítica, então a camada é feita o mais fina possível. Para quartos espaçosos, permitimos um aumento extremo no chão até 40 cm.
Os tipos de mesas também têm um índice de espessura mínima e máxima:
- Para monolítico, a espessura mínima é de 3 cm, com uma espessura menor, a camada não será durável e irá rachar durante a solidificação.
- 3-4 cm de altura reforçada (mais durável) usando fibra de vidro e malha de PVC. Para uma espessura de 5 a 10 cm, você precisa de uma grade de reforço de aço sólido.
- Mais de 10 cm não montam as tiras de enchimento, pois seu peso será crítico para os pisos, e elas secam até seis meses.
- Uma camada com uma espessura menor é aceitável ao usar um piso autonivelante. Em uma superfície relativamente plana pode ser vertida a partir da mistura de nivelamento de 20 mm de altura.
- Betonilha seca menos durável e densa, então sua camada mínima - 50 mm. Mas isso é apenas uma camada de aterro ou a primeira linha de material de placa na construção da mesa composta. Um projeto completo usando componentes secos é de pelo menos 10 e normalmente - 15 cm.
- A espessura da mesa de 20-40 cm é usada extremamente raramente e apenas nos casos em que o piso da casa está muito próximo do solo frio.
Dispositivo Screed
A tecnologia de montagem de um ou outro tipo de empate envolve a estratificação passo a passo dos materiais. "Torta" para qualquer tipo de empate é montada a partir de camadas com o mesmo propósito funcional:
- Base. É uma película de polímero de alta resistência, que não permite a formação de evaporação na superfície interna da camada de nivelamento e protege o teto de vizinhos do fluxo de uma solução líquida ao despejar a betonilha de cimento. Além de polímeros, papel betume, feltro e substratos de poliéster são usados. Se um sistema de piso de betonilha estiver instalado na mesa, a base é um filme revestido de folha. A superfície refletora não permite que o calor desça do cabo de aquecimento, tubos ou filme infravermelho.
- Fita de afiação. Também chamado de amortecimento ou isolamento. Esta é uma fita larga e durável, que é montada a partir da linha da interface parede-chão ao redor do perímetro da sala. A altura da fita deve ser maior que a altura estimada da mesa junto com o revestimento de acabamento.
É impossível negligenciar esse elemento. A fita de borda desempenha o papel de um substrato de amortecimento de vibração, que não permite que a mesa entre em contato com a superfície da parede e forme pontes de som.E também retém a pressão de toda a massa da camada de nivelamento nas paredes e não permite a formação de microtrincas.
- Material de isolamento acústico. Esta camada não está presente em todos os esquemas de montagem da mesa, mas na maioria deles. Modernos arranha-céus são projetados e construídos em violação do SNiP no que diz respeito ao isolamento acústico. Em vez do conjunto de 50 dB (som de vozes, ruído de percussão), eles abafam apenas 20-30 dB (sussurro, som de uma geladeira funcionando). Portanto, é necessário aumentar a espessura do teto, a fim de proteger contra ruídos estranhos na casa.
Como material isolante, os materiais para isolamento térmico são utilizados principalmente: espuma de poliuretano, poliestireno, placas de fibra de madeira, lã mineral. Membranas acústicas especializadas e painéis à prova de som são muito mais caros, mas sua eficiência é maior e a espessura é menor. Isolamento acústico é colocado em uma fundação que protege contra a condensação. No caso da utilização da betonilha seca, como isolante térmico e isolante acústico, há um aterro a seco de argila expandida, escórias e outros materiais porosos.
- Camada de nivelamento O elemento mais importante da "torta".No projeto de contrapisos monolíticos e semi-secos, este é na maioria das vezes uma mistura de cimento-areia com diferentes conteúdos de fluidos. Em betonilhas secas, painéis de fibra de gesso, por vezes madeira compensada, desempenham o papel de uma camada estabilizadora. Eles são montados em duas camadas, devido a que uma base perfeitamente lisa e durável é formada para qualquer tipo de acabamento decorativo.
- Impermeabilização. O elemento não é obrigatório, mas é útil no “bolo”, cujo “enchimento” é de materiais hidrofóbicos (argila expandida, misturas semi-secas, drywall e outros). Não acrescenta espessura, uma vez que apenas uma camada fina de filme de polímero é colocada.
- Acabamento. Sua escolha é ilimitada. Pode ser laminado, e piso em parquet e autonivelante, além de ladrilhos e carpetes macios ou linóleo.
Ferramentas
Inventário para o trabalho de instalação e ferramentas relacionadas são divididos em dois grupos: propósito geral e foco estreito.
Ferramentas de uso geral são universais. Eles são necessários ao construir uma mesa de qualquer tipo:
- Grupo de desmantelamento. Estes incluem todos os dispositivos para remover o revestimento antigo ou betonilha, fragmentos de reforço, irregularidades na superfície da sub-base: espátulas, cinzel, perfurador, extrator de unha, martelo.Para remover a pintura e a cola, é necessário: um removedor (por exemplo, “B52”), pincéis com cerdas sintéticas, um secador de edifícios.
- Grupo de limpeza. Para eliminar a poeira e a sujeira formadas durante o processo de desmontagem, é necessário: aspirador de pó, vassouras, esfregonas, pás de lixo, luvas, sacos para resíduos de construção. É necessário trabalhar em macacão e com um respirador.
- Grupo "Preparatório". Estes são primers para o tratamento de pisos. O contato do concreto é bem colocado em lajes de concreto armado, primer universal em madeira e primer à base de silicone em superfícies porosas. É aplicado com um pincel largo em duas camadas.
- Equipe de engenharia. Inclui dispositivos com os quais a altura exigida da mesa é determinada e a marcação é aplicada. Este nível de construção e suprimentos de desenho. E também precisa de um sistema de farol. Você pode comprar ready-made ou montar-se a partir de um perfil de madeira.
- Grupo de pintura. Isso inclui regras de alumínio, espátula, "raladores".
- Grupo de montagem. Fita amortecedora, tesoura ou faca afiada.
Ferramentas e equipamentos para fins restritos são usados para montar um tipo específico de empate:
- para betonilha monolítica: tanques profundos para água e argamassa, bomba de concreto, furadeira de baixa velocidade com bocal de mistura, retificadora;
- para misturas de nivelamento: tanques com laterais altas, misturador de construção, espátula nervurada, rolo com superfície semelhante a uma agulha (para perfurar bolhas de ar) e um cabo longo;
- para betonilha seca: uma faca afiada para cortar placas de fibra de gesso, cola, parafusos, chave de fenda, massa de vidraceiro, espátula.
Estágios de preparação
A instalação da mesa ocorre em etapas. A preparação da fundação é uma das tarefas mais responsáveis, que consiste em seus próprios sub-passos. Eles diferem dependendo do tipo de sobreposição e seu estado operacional.
Sobreposição na nova casa
A opção mais fácil, uma vez que ainda não começou a camadas de materiais de isolamento e acabamento. A preparação de tal fundação consiste nas seguintes etapas: despoeiramento da superfície do piso, selagem de fissuras e costuras, processamento com composição de primer.
Superfície livre de poeira com um poderoso aspirador de pó e limpeza úmida. É importante atentar para as falhas nas juntas entre as lajes e contra a parede, rachaduras no piso de concreto armado.Todo o lixo e o pó são cuidadosamente removidos e depois preenchidos com materiais fibrosos ou selantes, para que o ruído acústico e estrutural dos apartamentos vizinhos não penetre através destes buracos.
Seque e limpe a superfície em duas camadas cobertas com um primer adequado para sub-base. Entre a aplicação das camadas deve demorar pelo menos 3 horas. Depois de aplicar a segunda camada - 24 horas.
Na velha casa
Os pavimentos antigos, em regra, apresentam muitos defeitos: irregularidades, fissuras, aparas, restos da mesa prévia e materiais de acabamento. Sua preparação consiste em remover todos os elementos antigos do piso, limpar a superfície de trabalho, fissuras de vedação, nivelar a superfície com uma camada fina preliminar de gesso, betonilha ou mistura de nivelamento. A camada não deve ser espessa, 2-3 cm é o suficiente, então esta camada é tratada com um primer.
Base secundária
"Secundário" é a sobreposição na qual a cobertura e o revestimento decorativo já estavam montados. Com o tempo, eles perdem sua aparência e desempenho, eles devem ser desmontados. Este é o processo mais demorado e consome energia.Inclui os seguintes passos: desmontar o pavimento, desmontar a betonilha, limpar, vedar juntas, pré-nivelar, escorvar.
Cada revestimento é removido de acordo com uma certa tecnologia: o azulejo antigo é cuidadosamente cortado, a cola e a tinta são dissolvidas pelo destruidor, o laminado é desmontado, o linóleo é cortado. A coisa mais difícil de desmantelar o laço monolítico. É cuidadosamente dividido em fragmentos com um cinzel ou perfurador, tomando cuidado para não danificar as lajes do piso. Em seguida, eles removem detritos de construção e executam todos os procedimentos para preparar superfícies antigas, incluindo a camada de reboco e o solo. Após 24 horas após a secagem da camada de primer, você pode continuar a trabalhar.
Preparação da solução
A solução para despejar a mesa monolítica clássica é preparada a partir da marca de cimento M300-M400, areia limpa e água. Como componentes adicionais podem ser substâncias que aumentam a força, resistência à água, elasticidade da mesa. Materiais grosseiros, brita, lascas de mármore, grânulos de argila expandida ou escórias são adicionados à solução de betonilha.
Metade do sucesso depende da qualidade dos componentes da solução.E a segunda metade - a partir das proporções corretas. As proporções de componentes secos ao usar cimento são mais orçamentais, incluindo M300: 1 ação de cimento (em kg), 3 partes de areia e 1 litro de água.
Quando usar cimento grau acima M300: para 1 porção de cimento 2,5-2,8 areia e 0,45-0,50 l de água. A qualidade mínima admissível é obtida combinando cimento e areia na proporção de 1 para 1. Quando as proporções são observadas, onde a proporção de areia é 2,5 a 3 vezes maior, a consistência da argamassa não é muito líquida, mas suficientemente fluida e plástica para se nivelar na superfície do piso. .
Para calcular a quantidade de argamassa necessária para preencher toda a superfície do piso, é importante saber o custo por metro quadrado. Não há fórmula universal para cálculo. O consumo de argamassa depende da qualidade do material, da altura da mesa e das características da sobreposição. Cada fabricante escreve na embalagem de cimento a quantidade recomendada de kg por metro quadrado. A partir deste parâmetro, conhecendo as proporções, você pode calcular o número de outros componentes.
Para o número aproximado de sacos para encher o chão da sala, você pode usar uma fórmula simples: multiplique a área da sala pela altura da mesa.O resultado será um volume de solução em metros cúbicos. Deve ser multiplicado pelo volume recomendado pelo fabricante para o preenchimento de 1 metro quadrado.
O peso total é dividido por 30 ou 50 (kg em 1 saco). O resultado é arredondado. Tantos sacos serão necessários para encher a mesa em um quarto. É importante comprar cimento com uma margem pequena, dado que a mesa encolhe.
Existem três maneiras de obter uma solução:
- Prepare você mesmo comprando todos os componentes separadamente. Este é o caminho mais barato, mas também o mais difícil. Se você cometer um erro nos cálculos, a eficácia da mesa diminuirá.
- Compre uma mistura pronta, em que você só precisa adicionar a quantidade especificada de água. Mais caro, mas mais fácil e mais confiável. O fabricante fornece instruções detalhadas e recomendações para trabalhar com mistura seca.
- Solicite a entrega da solução finalizada. Esta é a forma mais cara, porque você tem que pagar pelo aluguel de equipamentos e pelo trabalho da equipe de instalação, mas é garantido que terá sucesso. A mistura é preparada usando um equipamento especial, que amassa a solução e a alimenta para a sala de reparos. Como resultado, ele não tem tempo para endurecer, é conveniente nivelá-lo na superfície do piso, e o trabalho continua o mais limpo possível.
Como instalar balizas
Betonilha de alinhamento em toda a espessura da camada - uma garantia de sua força e adequação para a colocação do piso no topo. Se derramar a solução (no caso de uma mesa seca, faça o enchimento de grânulos porosos) sem usar um sistema de farol, dobras, rachaduras e vazios podem se formar no corpo da mesa. Sua camada superior terá que ser removida com um triturador de 1-2 cm em vez de 2 mm.
O sistema de farol é um guia para o mestre encher a mesa. Ele fornece o preenchimento mais uniforme.
Considere os tipos de faróis:
- "Reper" é um tripé de aço com uma tampa, que é imerso diretamente no corpo do laço, para alinhar a camada superior do piso autonivelante com as capas.
- Ripas de madeira. Este é um acessório barato de um perfil de madeira, que consiste em guias e uma tira móvel.
Trabalhar com faróis de madeira pode ser difícil. Primeiro, eles precisam ser embebidos em água para não absorver o líquido da solução e, em seguida, remover a argamassa do corpo. Se você deixá-los dentro, eles vão apodrecer.
- Ripas de aço. Sistema pronto para a instalação de balizas. Normalmente é usado para trabalhos de pintura, desde que a camada da camada de nivelamento não deve exceder 3 cm.Caso contrário, as ripas se dobrarão sob o peso da solução.
- Faróis do cano. Diâmetro e seção transversal não são importantes. Tais faróis só usam-se em grandes áreas ao lançar um laço de 10 cm.
- Das placas. Como o sistema de tubulação, eles são usados para betonilha grossa em uma área grande. Por um pouco, a marcação é muito difícil.
- Fio de construção. É esticado de parede a parede por marcação e revestido por cima com uma espessa camada de argamassa.
- Farol desliza da solução. As proporções de cimento, areia e água para essa solução devem ser diferentes para que a mistura seja espessa e plástica. As lâminas de cimento da mesma altura são colocadas em toda a área da superfície do chão a uma distância de 50 a 100 cm.
Para a instalação de qualquer sistema de marcação de balizas a altura é importante. É aplicado à parede com uma linha sólida com pontos. Esta linha serve como diretriz para determinar a altura do empate.
Desenhe uma linha para o olho não vai funcionar. Observe que a altura do piso em cada ponto também é impossível. Devido ao fato de que a sobreposição tem uma superfície irregular, a linha se tornará uma curva.
A linha correta estritamente horizontal é aplicada usando um nível de laser. Isso é feito em apenas alguns passos:
- Usando a medida de nível 100 cm do chão para cima.A uma altura de 1 m marque o ponto de partida.
- Movendo-se da esquerda para a direita a partir do ponto de partida, meça a altura de 100 cm do chão após cada metro e marque o novo ponto.
- Alinhe a marcação ao ponto mais alto. Deve ficar um plano horizontal.
- Descendo da linha horizontal 100 cm, coloque o primeiro ponto. Da mesma forma, marque a parede a cada 100 cm, movendo-se ao redor do perímetro da sala da esquerda para a direita.
- Ligue os pontos com uma linha sólida. A horizontal resultante é chamada de nível zero. Devido ao fato de que a sobreposição é irregular, o nível zero em diferentes pontos recua da parede a uma distância de vários milímetros ou centímetros. Por si só, esse nível é a linha correta e estritamente horizontal. Dele você pode marcar com precisão qualquer altura.
- A partir do nível zero a cada 100 cm na parede, marque o ponto na altura da mesa. Por exemplo, em 30 ou 50 mm. Nestes pontos e precisa instalar balizas.
Processo de montagem
O recheio de um acoplador no apartamento e a casa privada executa-se segundo um esquema. Pode haver pequenas diferenças em diferentes estágios, mas em geral a tecnologia é universal. Uma betonilha seca com aterro é montada em um padrão similar, mas usando outros materiais.
As principais etapas da instalação:
- Preparação de superfície.Inclui todas as atividades de limpeza e micro-reparação de pavimentos.
- Primer. Não é necessário ao fundir a betonilha monolítica, mas desejável. No acordo de um acoplador seco para não fazer sem primer.
- Marcando a altura do empate. A ferramenta mais precisa e simples para isso é o nível do laser. A marcação é aplicada com um marcador ou um lápis diferente da cor da parede.
- Colocação de impermeabilização e camada de barreira de vapor. Em salas secas e quentes, você pode ignorá-lo. A proteção adicional da mesa é necessária nas salas onde é impossível afetar o microclima úmido. Por exemplo, banheiros, salas de estar acima dos porões.
Em uma base de madeira recomenda-se usar o papel de betume. Para o resto, filme de polímero adequado.
- Materiais de isolamento. A base feita de lã mineral, poliestireno e outros materiais isolantes de calor e som é montada sob a camada de enchimento. De cima desta camada deve ser protegida uma impermeabilização.
- Instalação de balizas Ele pode ser realizado antes de ser derramado, quando um fio, slats, pirâmides são usados e ao mesmo tempo com ele, se benchmarks são usados.
- Preencher A argamassa de cimento é fornecida à superfície do piso com a ajuda de uma manga ou é aplicada a partir do tanque e é distribuída pela regra.
- MoagemEste é o último estágio para o qual você pode prosseguir quando a mesa já estiver consolidada, mas não tiver secado completamente. A moagem ajuda a tornar a camada superior o mais lisa e confortável possível para o acabamento posterior.
Fabricantes: revisão e comentários
As avaliações de instaladores profissionais e proprietários de apartamentos, que montaram a mesa com suas próprias mãos, são as melhores recomendações para a escolha de materiais. Argamassa de plástico e betonilha forte são obtidos usando cimento. Lafarge, Khauf, Cemex. Resultado não menos qualitativo, mas a um preço mais atraente dá o uso de cimento de produtores nacionais: Grupo Eurocement, Cimento Siberiano, Novorocimento, Hércules.
Entre as misturas prontas para mesa são marcas populares Bergauf, Ceresit, Thomsit, Knauf. Suas proporções são ideais para fazer a solução com suas próprias mãos, derramando e revestimento durável como resultado. Estas mesas pesam menos e congelam mais rapidamente. Todas as marcas têm uma variedade de misturas com um efeito impermeável, que são projetadas para instalação em áreas úmidas.
O líder indiscutível entre os fabricantes de sistemas para betonilhas secas e compostas é a marca Knauf.
Dicas e truques úteis
O conselho de especialistas ajudará a montar um acoplador em uma casa ou apartamento particular em um novo prédio.
Dicas de derramamento:
- a camada de nivelamento será mais forte e suave se menos areia for adicionada à mesa a 3 cm;
- o custo dos materiais será mais barato se você adicionar argila expandida à argamassa durante a instalação de uma camada de nivelamento de 4 cm (além dos grandes grânulos reduzirem o consumo de areia, a argamassa pesa menos);
- em vez de uma fita amortecedora cara, você pode usar uma fita adesiva;
- A altura da fita deve ser 10-15 cm acima do nível do empate, em seguida, o excesso pode ser cortado com uma faca afiada;
- concreto de poliestireno leve pode substituir o enchimento clássico em baixa sobreposição;
- para pisos fracos, uma mesa niveladora seca com uma pequena carga por metro quadrado é mais adequada;
- O revestimento da mesa começa da parede mais distante da sala até a saída.
Dicas de cuidado:
- o tempo de secagem da mesa não é inferior a 28 dias, você não pode começar a colocar o piso antes deste tempo;
- o quarto não deve ser rascunhos e ventilação artificial para acelerar a secagem;
- A temperatura óptima para amadurecer a betonilha não é inferior a 5 e não superior a 20 graus;
- De tempos em tempos, a betonilha deve ser irrigada com água e coberta com polietileno para que não quebre.
Essas técnicas simples fornecem resultados de qualidade nos próximos anos.
Master class na mesa de piso, veja abaixo.