Fita de amortecimento para betonilha: o objetivo e tipos

 Fita de amortecimento para betonilha: o objetivo e tipos

Extremos de temperatura e alta umidade são fatores que podem prejudicar até mesmo os materiais de construção mais duráveis, que incluem a mesa, nivelando o piso. Para proteger a camada de cimento de condições externas negativas, vale a pena usar fita de amortecimento de alta qualidade.

Recursos e Finalidade

A importância e o compromisso com o uso de uma fita amortizadora durante o trabalho de construção ao despejar o chão em uma sala é difícil de superestimar. A junta de compensação é montada não apenas entre a gravata e a superfície vertical, mas também compartilha com ela grandes matrizes de concreto ao construir uma área cega na rua.Uma mesa prática e tecnológica acelera o reparo e prolonga a vida útil do piso, além de garantir a secagem sem defeitos. Qual é a camada de borda, e quais os problemas que ajuda a evitar, você pode entender, referindo-se às propriedades físicas das misturas de concreto.

Todos os tipos de misturas têm a propriedade de alterar tamanhos com flutuações de temperatura que são inevitáveis ​​durante a secagem, bem como mudanças sazonais, que equivalem a 0,5 mm para concreto por metro quadrado de área quando a temperatura aumenta em 20 graus. Com uma área média de instalações residenciais típicas de 20 metros quadrados, a expansão no verão será de um centímetro inteiro. A espessura da argamassa e umidade também afetam o grau de expansão.

Tais flutuações no tamanho do piso ameaçam outras conseqüências desagradáveis:

  • A massa do bloco começará a exercer grande pressão sobre superfícies verticais e elementos de construção (colunas, arcos, pódios para encanamento), causando tensões perigosas nas estruturas do edifício do suporte da base.
  • Estresse aparecerá na camada de concreto e rachaduras e deformações são possíveis.
  • Em revestimentos decorativos, deformações e rachaduras também podem se formar, assim como a destruição de frágeis placas de gesso ou divisórias de madeira.
  • Calor excessivo na parede.
  • Umidade desastrosa.
  • Danos aos tubos e outros componentes dos pisos quentes.

regras e normas de construção moderna, impõem requisitos muito rigorosos sobre a qualidade do trabalho e prevenir a ocorrência de tais defeitos. Para resolver estes problemas anteriormente construtores utilizados como placa de memória intermédia não é mais do que 30 mm de espessura, tecido, espuma, mas estes agentes de enchimento tem diversas falhas fatais graves.

Para resolver o problema de compensação para a expansão térmica e uma série de outros problemas (isolamento, o isolamento de humidade, a absorção de vibração) desenvolveu um material inovador - espuma de polietileno, uma estrutura densa poroso especial que tem a propriedade de encolhimento, graças a este material pode expandir sem deformação. Dele e feito amortecedor (compensação), ou fita de borda (deformação).

Pontos fortes e fracos

O amortecedor quase não tem concorrentes em suas propriedades.

Suas vantagens incluem:

  • Alto desempenho de isolamento térmico e acústico, bem como resistência absoluta à umidade.
  • Este material leva o estresse de uma camada de concreto;
  • Alta ductilidade é inerente à camada de amortecimento.É repetidamente comprimido e aberto, sem quebras.
  • Capacidade de absorver vibrações.
  • Esta camada é caracterizada pela ausência de deformação devido a quedas de temperatura, indicadores inalterados com suas mudanças bruscas (quando o sistema de pisos quentes é ligado e desligado).
  • Amiga do ambiente e segurança: o amortecedor não apodrece. Ele não é amado por roedores e insetos, e ele não forma compostos tóxicos durante a operação, e também não tem cheiro.
  • O amortecedor tem uma forma conveniente, flexibilidade, facilidade de transporte e instalação, manufaturabilidade e durabilidade.

A única desvantagem da vedação de borda pode ser considerada um custo relativamente alto, mas o uso deste material paga significativamente por todos os custos incorridos.

Espécie

A fita de borda é feita na forma de uma tira de polietileno, enrolada em rolos ou bobinas com uma faixa de tamanho bastante ampla. A largura da faixa é de 50-100 mm a 150 mm, e a espessura está na faixa de 3 a 10 mm, enquanto o comprimento varia de 10-20 a 100 m, o que garante uma ótima seleção de material e, consequentemente, economia no orçamento. Para aparar rapidamente o excesso, o fabricante fez cortes especiais em intervalos regulares de largura.

Existem vários tipos diferentes de produtos de deformação, especialmente projetados para diferentes características da sala:

  • Espessura da mesa.
  • A área da sala, quando a separação é necessária costuras compensatórias.
  • Alta umidade.
  • Instalação de piso quente.

Os seguintes grupos principais de bandas de deformação são divididos:

  • O compensador de borda usual na forma de uma tira de largura predeterminada de polietileno espumado. É montado em uma superfície vertical ao redor do perímetro da sala e em torno de estruturas de edifícios (colunas, divisórias, pódios para encanamento) com cola, argamassa, suportes e grampeador de móveis, parafusos (dependendo do material da parede).
  • Pano com base auto-adesiva na parte de trás, fechado com uma tira de papel. Montado na parede com rapidez e facilidade. Só é necessário remover a tira de papel e colar o selo. Ideal para paredes com azulejos de cerâmica.
  • O produto está equipado com uma saia especial, fixada na parte da frente por uma tira de olivas finas com uma largura de 30-100 mm, que proporciona uma impermeabilização adicional.
  • Tipo T para compensar as costuras.Tal dispositivo é usado quando é necessário dividir uma matriz de concreto em partes em salas de mais de 40 metros quadrados, configurações da forma em forma de P e L, ou quando derramar uma mesa simultaneamente em todas as salas no mesmo nível.
  • Tipo em forma de L. Este selo tem uma dobra e divide a tela em duas partes desiguais. Pode ser equipado com uma saia e auto-adesivo.

Como escolher?

A escolha do modelo ideal e o tamanho da fita amortecedora podem reduzir significativamente o custo estimado, facilitar e acelerar o processo de reparo, garantir a confiabilidade e integridade da mesa. Depende diretamente da espessura da camada e das características da sala - perda de calor, umidade e o grau de diferença de temperatura, bem como a área da sala.

A seleção da espessura da faixa de borda depende da aplicação:

  • As paredes precisam de uma espessura de cerca de 1 cm.
  • Para preencher a separação das costuras, você pode ter um mais fino, de preferência em forma de T.

A altura do tampão é escolhida de modo a ficar 2-3 cm acima da camada de solução congelada, o comprimento do rolo depende do perímetro da sala. Deve fechar todo o perímetro e a sobreposição na junção deve ser de 5 cm.

O que substituir?

O mercado não oferece um substituto completo para esse material confiável e de alta qualidade, mas há situações em que não há fita de fábrica ou um orçamento pequeno força você a procurar uma alternativa mais barata. Os principais critérios de seleção são as propriedades do análogo. A maneira mais fácil de cortar em tiras é a espuma de polietileno laminado, que tem todas as propriedades necessárias, simplesmente cortando um pedaço da espessura desejada do rolo com uma faca de construção ou uma tesoura.

A madeira costumava ser usada como um amortecedor para contrapisos, mas os inconvenientes a tornam inadequada para esses propósitos:

  • A madeira não tem propriedades pronunciadas de plasticidade e depreciação, como a espuma de polietileno.
  • Fibras de madeira absorvem bem a umidade e alteram sua geometria.
  • Vida útil curta. Sem ar e umidade, a árvore começa a apodrecer, torna-se um ambiente favorável para bactérias e fungos, insetos e danos podem ocorrer e revestimentos decorativos. Além disso, o material começa a exsudar um odor desagradável e, depois de apodrecer completamente, deixa vazios entre o chão e a parede.

Todos os materiais naturais, como feltro, têm essas desvantagens.

A espuma não é capaz de assumir a forma original após a compressão. Então, deixe áreas vazias. O folgoisol pode ser usado como selante, mas é fino (apenas 2 a 3 mm), por isso deve ser colocado em várias camadas, o que pode causar deslocamento. A espuma de borracha acumula umidade e o linóleo não é suficientemente plástico. Além disso, izolon, penofol são usados ​​para substituição, mas suas propriedades isolantes de calor e à prova de som são inferiores ao polietileno espumado.

Tecnologia de colocação

A instalação da fita da borda é feita antes de derramar a mesa. A tira deve ser presa com segurança para que, quando for derramada, a solução não se mova e não saia. Para este fim, o trabalho preparatório deve ser realizado. Paredes rebocadas, cutucou o fundo das paredes, instalou as armações e apara as encostas. É melhor executar esses trabalhos antes de despejar a mesa de desbaste e, em seguida, você pode usar detritos de construção como um elemento de ligação para o concreto.

Também é necessário eliminar as quedas de nível, rachaduras, lascas, irregularidades e diferenças de altura (não mais do que 5 mm é permitido) na base áspera. O ângulo de junção entre a parede e o piso deve ser de 90 graus. É necessário remover cuidadosamente todos os detritos e poeira.Apesar da alta aderência do revestimento adesivo, é melhor descer o primer, esperar até que o primer seque. O selante para um piso quente é colocado após a construção da impermeabilização e está localizado sob a barreira de vapor ou entre os elementos de aquecimento do sistema de aquecimento de piso e a camada de barreira de vapor.

Agora você pode colar a tira de costume com unhas líquidas ou qualquer cola de polímero de secagem rápida e, em seguida, fixá-lo com pequenos pregos ou usar fita dupla face. O produto autoadesivo é ainda mais fácil de montar. Para fazer isso, desenrole gradualmente o rolo, removendo a tira protetora e pressionando a fita na parede, prendendo-a ao redor do perímetro. É aconselhável ir com um rolo na parte superior para um encaixe mais próximo do material.

Se houver uma tela com uma saia, ela deve ser horizontalmente achatada e a saia deve estar completamente escondida sob a gravata. O compactador deve ser colocado continuamente, sem quebras, e quando o rolo terminar, o próximo começa a se sobrepor a cerca de 5 cm, e um amortecedor também deve ser colocado em torno de todas as estruturas arquitetônicas e decorativas. Se a largura do compensador for escolhida corretamente, será 2-3 cm mais alta que a solução congelada.

O excedente deve ser cortado após o enchimento ou cortado com a ajuda de cortes especiais. Se o acabamento do piso envolver a instalação de rodapés, então você não pode remover elementos desnecessários, pois eles fecharão o plinto, e se o ladrilho estiver assentado, o desnecessário deve ser removido após o rejunte.

Exemplos e opções de sucesso

Graças à camada de amortecimento de alta qualidade, o pavimento manterá uma aparência atraente durante muito tempo. Isso é muito importante para qualquer quarto em um apartamento ou casa particular.

Por exemplo, tal detalhe por muitos anos salvará um belo linóleo brilhante em uma cozinha moderna e elegante, com paredes brancas e uma suíte brilhante, com uma superfície de tom vermelho.

Como instalar a fita do amortecedor, veja o próximo vídeo.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto