Betonilha de cimento-areia: características de escolha e vazamento
Os pisos de cimento são o principal tipo de revestimento usado em quase todos os tipos de edifícios. A estrutura deste sistema assume a presença de várias camadas que executam várias tarefas. Um dos principais elementos deste design é uma mesa de nivelamento. Dependendo da composição, o material pode ter propriedades técnicas diferentes.
A betonilha de cimento e areia não apenas nivela a superfície, mas também fortalece a base.
Características especiais
Betonilha de cimento-areia é uma camada decorativa de uma solução especial, localizada na superfície da sub-base. A espessura da estrutura depende da sua finalidade. Mesas podem ser formadas tanto em concreto como em solo compactado.
Além de nivelar o piso, esses sistemas resolvem várias tarefas importantes:
- A betonilha aumenta o isolamento do piso, o que é importante para superfícies no solo ou entre andares.
- Fortalecendo a base A composição da mesa inclui cimento, que forma fortes ligações entre os componentes. Isso permite aumentar a força do subpiso.
- Com uma camada extra, você pode ocultar canos, cabos elétricos ou outras linhas de comunicação.
- Se a mesa for formada no banheiro, você poderá criar as inclinações necessárias (por exemplo, para coletar água).
Uma das vantagens das betonilhas de cimento de areia é sua simplicidade e rápida instalação. Mesmo uma pessoa inexperiente que nunca trabalhou com esses materiais pode lidar com essa tarefa. A única desvantagem de tais estruturas é um grande peso, que não permite usá-las para pisos de madeira e outras bases frágeis.
Tipos e características
A betonilha de cimento-areia é classificada de acordo com vários critérios. Dependendo da tecnologia de aplicação, essas estruturas são divididas nos seguintes tipos:
- Betonilha molhada. A formação de uma camada protetora é realizada com a ajuda de soluções líquidas, que podem ser distribuídas uniformemente pela superfície do piso.Entre as desvantagens desta tecnologia pode ser identificado um longo período de secagem e preparação completa da base.
- Semi-seco. As mesas deste tipo são também soluções, mas contêm a quantidade mínima de água. A preparação e aplicação destas misturas é realizada usando dispositivos especiais. Esses mecanismos distribuem uniformemente o empate entre os faróis. Esse tipo de contrapiso pode acelerar significativamente a secagem da superfície, o que permite otimizar o tempo de construção.
Hoje, existem formulações de cimento prontas, nas quais você só precisa adicionar água.
Este tipo de materiais tem várias vantagens sobre as composições que são preparadas independentemente:
- Todos os componentes já estão cuidadosamente preparados, o que permite obter rapidamente uma solução com os parâmetros de resistência desejados.
- Os fabricantes adicionam à composição de vários tipos de ligantes poliméricos, o que permite aumentar a resistência e vida útil da mesa após a solidificação.
- Mistura de cimento-polímero pode ser comprada em quase qualquer loja de ferragens. A preparação manual nem sempre é possível devido à falta de ingredientes.
Dependendo do método de colocação de betonilha de cimento pode ser dividido nos seguintes tipos:
- Conectado Estruturas deste tipo são montadas diretamente na sub-base de concreto. Ao mesmo tempo, a argamassa de cimento forma uma forte ligação com a base, fortalecendo-a e complementando-a. Este tipo de mesa é o mais comum. É perfeito para nivelar pisos de concreto em edifícios altos. Para que a camada formada sirva por um longo período de tempo, ela deve ter uma espessura de pelo menos 3 cm, em outro caso, o material após a cura quebrará rapidamente e ficará inutilizável.
- Incoerente. Mesas deste tipo são superfícies separadas que não têm uma ligação forte com o contrapiso. A espessura mínima da camada de concreto deve ser de 5 cm A instalação da mistura em tais casos é realizada em concreto polido ou em uma fina camada de barreira hidro ou vapor.
- Flutuante A solução em tais sistemas é aplicada a uma camada espessa de isolamento. Não permite formar uma ligação forte com a base. Muitas vezes lã mineral ou outro material similar é colocado entre o contrapiso e a mesa. Após a solidificação, a camada de concreto vai ceder,portanto, sua espessura deve ser de pelo menos 65 mm.
Composição e proporções
Mesas de cimento-areia são ótimas para nivelar superfícies.
A composição dessas substâncias é bastante simples:
- Cimento Para obter contrapisos, produtos de várias classes são usados, o que permite que você altere a força da solução.
- Areia As características técnicas das mesas dependem da qualidade dos produtos utilizados. A melhor opção é a areia do rio, que contém a quantidade mínima de argila.
- Plastificantes. Os enchimentos são adicionados à composição da mesa somente em misturas semi-secas diretamente nas plantas. Como tais produtos, pedra britada, lascas de mármore, argila expandida e outras substâncias são usadas.
Misturas resistentes à umidade podem incluir vários tipos de polímeros, que contribuem para a formação das propriedades necessárias.
A base das mesas clássicas são o cimento e a areia, que são misturados com a adição de água. As proporções de tal mistura dependem principalmente da marca do cimento e da resistência da mesa. Para a preparação de uma solução de cimento da marca M400 utilizando cimento e areia na proporção de 1 para 3.
O volume de água é obtido com o cálculo de 0,5 litros por quilograma de cimento.
Mas esta percentagem permite-lhe obter uma mesa, cuja resistência é adequada para edifícios residenciais. Se a solução for usada em instalações industriais, use outras receitas. Ao mesmo tempo, a quantidade de cimento é significativamente aumentada, a fim de obter os indicadores necessários de resistência e resistência a fatores externos.
Cálculo e espessura
A espessura da mesa depende principalmente da base de calado e das características técnicas desejadas, que devem receber um piso de acabamento. Muitas vezes esse valor varia de 3 a 8 cm dependendo. Ao formar uma camada, não faça sua espessura menor do que o mínimo, pois isso levará ao descascamento e rachadura do concreto. As superfícies finas são sempre muito frágeis e incapazes de suportar cargas significativas.
Se você quiser preencher a solução com uma espessura de mais de 7 cm, ela deve ser reforçada. Para fazer isso, dentro da mistura é colocado um reforço de metal ou plástico, que é conectado na forma de uma grade. Uma opção alternativa para o fio será um empate de fibra à base de fibra, que aumenta a ductilidade e a resistência da superfície.
Para calcular o consumo da mesa, você pode usar o seguinte algoritmo:
- Inicialmente, você deve conhecer a densidade de cimento e areia. Ao mesmo tempo, não levamos em conta o volume de água, já que o líquido pesa 1000 kg por m3. Por sua vez, este indicador para um metro cúbico de cimento é de 1300 kg, e para areia - 1600 kg.
- Conhecendo a densidade de cada componente, é necessário calcular o volume necessário de solução para a formação de uma camada particular de argamassa. Por exemplo, uma mistura de uma espessura de 5 cm e uma área de 1 quadrado. m ocupa um volume de 0,05 m3. Quando a área da sala tiver um tamanho de 100 m2, a quantidade total da solução será de 5 m3.
- Nesta etapa, é necessário calcular os parâmetros de todos os componentes da solução, para obter o valor total desejado. Faça isso bem simples. A quantidade de água é igual a metade do volume de ingredientes secos. Portanto, precisamos obter 2,5 metros cúbicos de mistura seca de cimento e areia. Com uma relação de 1 a 3, o volume do primeiro componente será de 0,625 m3, e o segundo, de 1,875 m Então, basta multiplicar esses valores pelo peso específico de cada um dos materiais. Como resultado, a massa de cimento será de 812 kg e areia - 3 mil kg.
Quanto aos mixes de fábrica, é muito mais fácil descobrir o consumo de material aqui. A maioria dos fabricantes indica a taxa na embalagem.O indicador ideal aqui é de 20 a 22 kg de produto por 1 m2 com uma espessura de camada de 1 cm.
Mas tudo depende do método de preparação e componentes utilizados.
Tecnologia de preenchimento
A mesa do arranjo é um processo bastante simples que pode ser feito à mão.
Nivelando o piso envolve as seguintes operações sequenciais:
- Preparação do projeto de base. A instalação da solução deve ser feita em uma superfície limpa. Portanto, você precisa remover toda a poeira e detritos com um aspirador de pó. Se o plinto antigo estiver pregado no piso antigo, eles devem ser desmontados.
Antes de aplicar a mistura, é desejável cobrir a base com primers especiais que aumentem a aderência entre os materiais.
Se você planeja instalar um piso aquecido, então é desejável colocar a impermeabilização na superfície áspera. Para isso, você pode usar tanto mastiques especiais quanto plásticos.
- Marcação A superfície da mesa deve ser plana. Para obter este resultado, você deve marcar as paredes de acordo com o plano horizontal. Ajudará a resolver este nível de laser de problema, com o qual é fácil fazer marcas suaves.
- Instalação de balizas Esses projetos são tiras que ajudam a alinhar o empate em um plano. Portanto, sua localização deve ser abordada de maneira responsável. Como beacons usar um perfil de plástico ou metal, que é colocado em várias linhas paralelas a uma das paredes. A distância entre eles não deve exceder 2-3 m.
As estruturas são fixadas com argamassa de cimento ou gesso. É importante que as extremidades dos faróis coincidam com as marcas nas paredes e permaneçam estritamente no nível (horizontalmente). Ao mesmo tempo, é necessário verificar tanto a parte superior dos faróis como o plano entre eles.
- O procedimento termina com a formação da mesa. Para isso, a solução preparada é colocada entre os faróis. Não use imediatamente muita mistura. Após a aplicação, ele é alinhado com a regra (barra longa e plana), que deve ter o mesmo comprimento da distância entre as balizas. Se a espessura da argamassa é significativa, uma malha reforçada é formada no chão antes de ser colocada.
Tempo de secagem
Uma característica da argamassa de cimento e areia é um longo período de endurecimento. Muitos especialistas argumentam que A espessura média da camada seca em cerca de 28 dias, se forem cumpridas várias condições básicas:
- Humidade O melhor indicador é 60-70% de umidade durante todo o período de secagem. Se esse valor for menor, a água evaporará muito rapidamente e as rachaduras se formarão.
- A temperatura deve variar no intervalo de 20 a 25 graus. Para quaisquer outros valores, a substância começará a rachar ou secará por mais tempo.
O tempo de secagem também depende da espessura da camada de concreto. A mistura, com uma espessura de 4 cm, seca completamente em 28 dias. Mas se este valor for aumentado para 60-80, então esta betonilha secará apenas em 2-3 meses.
Recomendações
A qualidade da mesa depende não apenas da areia usada ou da marca de cimento.
Para obter uma superfície durável em um apartamento, você deve seguir algumas regras simples:
- Os primeiros 3 dias da mesa não devem ser submetidos a qualquer esforço mecânico. Somente no 4º dia, você pode remover os faróis de nivelamento e preencher os furos com a mistura de concreto.
- Para evitar que o cimento se quebre, é aconselhável regá-lo várias vezes ao dia. Para minimizar a evaporação, você pode usar um filme plástico, que é simplesmente colocado na superfície da mesa.
- Espere até que o cimento esteja completamente ajustado.Se isso não for feito, com o tempo a superfície começará a diminuir ou rachar.
- Ao colocar a solução, não se esqueça de anexar a fita amortecedora às paredes ao redor do perímetro da sala. Isso permitirá que a mistura se expanda normalmente quando a temperatura mudar.
- Certifique-se de calcular a carga que uma certa camada de mesa irá criar. Deve ser menor que os indicadores de força que se sobrepõem à base áspera. Se a carga for muito maior que o desempenho ideal, a espessura da solução deve ser reduzida.
A instalação de betonilhas de cimento e areia deve ser realizada somente após cálculos preliminares de todas as características técnicas da camada de trabalho.
Como fazer uma mesa de piso com suas próprias mãos, veja o próximo vídeo.